As 10 competências mais procuradas pelo mercado de trabalho atual:

Categories: Trabalhos

0

As “10” competências mais procuradas pelo mercado de trabalho atual: 1. Adaptabilidade. É a capacidade de adaptação às mudanças, a diferentes situações e realidades, a novas atividades e projetos. As empresas hoje estão constantemente transformando-se para acompanhar as freqüentes mudanças no cenário econômico mundial. Para sobreviver financeiramente na competição acirrada do mercado, as empresas estão buscando os profissionais com um elevado nivel de adaptabilidade, que sejam abertos, que aceitem mudar de posto, de cidade, de país, que modifiquem projetos e prioridades, que aceitem novas idéias. . Criatividade. É o processo através do qual as idéias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valores. O processo envolve a descoberta de maneiras novas e eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influência. A criatividade manifesta-se pela capacidade de inovar e de resolver situações Inesperadas e da capacidade de decidir autonomamente e, acima de tudo, pelo senso crítico: não aceitar passivamente o que a tradição, moda e opiniões dominantes procuram impor incondicionalmente.

O mercado de trabalho busca os profissionais que têm ideias novas e originais. Mas, para er criativo é necessário expor, apresentar idéias e pontos de vista e permitir riscos, sem medo de errar. 3. Iniciativa. É tomar a iniciativa de resolver problemas e realizar tarefas fáceis ou difíceis. Não só ter a idéia ou solução, mas acima de tudo, tomar med -lal Studia medidas. O mercado está procurando profissionais que respondem com rapidez e agilidade às demandas da vida cotidiana. 4. Facilidade de comunicação. Com a evolução da tecnologia surgiram várias ferramentas de comunicação.

A Internet permite que a comunicação seja feita em alta velocidade e atravesse grandes distâncias. Por outro lado, fazer uso destas novas ferramentas, nao significa ter facilidade de comunicação. Você precisa saber expôr claramente as Idéias e opiniões, o que exige ser capaz de observar os acontecimentos e situações e ouvir os outros. A comunicação pode ser feita de várias maneiras: verbalmente, por escrito e não-verbalmente. Às vezes nós nos comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também há a necessidade de desenvolver outras. ?s vezes dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou sorriso podem dizer o oposto. para trabalhar na atualidade é preciso se comunicar através e vários instrumentos, em línguas diferentes e você tem que entender a linguagem dos vários membros da equipe profissional. 5. Facilidade de relacionamento interpessoal. Relacionar-se facilmente com os outros exige ser empático, aceitar a si mesmo e aos outros com os pontos fortes e fracos de cada um, estar disponivel para o outro. Na sociedade de hoje as relações são cada vez mais breves, superficiais, temporárias, e até mesmo virtuais.

No mundo do trabalho é agora falado da importância da “rede” ou rede de contatos, pois ela frequentemente facilita, desde novas oportunidades de carreira, té a troca informações, realização de negociações e parceri novas oportunidades de carreira, até a troca informações, realização de negociações e parcerias. 6. Capacidade de resolver problemas. Resolução de problemas faz parte da rotina diária de trabalho em todas as atividades de trabalho, o que muda é o tipo e a dimensão de tais problemas.

Há dificuldades muito simples e outras que exigem maior esforço e persistência para serem resolvidas. Para resolver um problema, devemos analisá-lo de diferentes ângulos, Investigar possíveis formas de resolver, avaliar alternativas, prever conseqüências e tomar uma decisão ssumindo riscos. 7. Capacidade para trabalhar em equipe. Não podemos mais trabalhar sozinhos, vivemos em um mundo globalizado que exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes composta de pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância.

Não é fácil trabalhar em conjunto, porque isso requer expor idéias e ouvir os outros; aceitar sugestões, respeitar opiniões diferentes, colaborar, construir juntos, e aceitar os limites de si e dos outros membros da equipe. 8. Liderança. “Não é a posição que faz o líder, mas o líder que faz a posição” um bom líder ouve as idéias dos outros, inspira confiança nos olegas de equipe, respeita os outros, é seguro o suficiente para defender suas idéias e as dos seus subordinados, é capaz de atrair voluntários para suas iniciativas e projetos, influencia outros e cativa a sua atenção, coordena e organiza projetos.

O mercado de trabalho hoje procura as pessoas que podem, em algum momento ou ocupação, assumir o papel de líder e conquistar seguidores. 9. Empreen 3 podem, em algum momento ou ocupação, assumir o papel de líder e conquistar seguidores. 9. Empreendedorismo. Esta competência nao é necessária apenas para aqueles que querem seu proprio negócio, mas para qualquer profissional. É uito importante saber mostrar o seu conhecimento e valor, seu “know-how”, saber vender seu produto ou projeto, tratar o negócio como se fosse seu, buscar novas oportunidades, ter perseverança e compromisso, assumir riscos, planejar e definir metas.

No mercado competitivo, ter um espírito empreendedor abre muitas portas. Você nao pode esperar até que alguém lhe dê uma oportunidade de emprego ou negócio, você deve ir a campo para encontrá-la. 10. Domínio das novas tecnologias de comunicação e informação. Hoje em dia é essencial conhecer e saber usar as novas tecnologias de comunicação e informação. A Internet mudou as elações e lugares de trabalho. Hoje você trabalhar em qualquer lugar, nao precisa mais estar na empresa ou escritório.

Você pode se comunicar facilmente com os profissionais que estão longes, trocar idéias por e-mail, msn, Skype, fazer reuniões, fazer cursos e conferências através de vídeo conferência, comprar e vender produtos em sites comerciais de diferentes países o mundo e assim por diante. As relações Interpessoais foram facilitadas e expandidas com redes como Orkut, Twitter, Facebook, MySpace, e outros. Hoje, quem nao está conectado nem acompanha o mundo tecnológico fica em desvantagem no mercado de trabalho. 4DF4

Mineração

0

MEIO BIOTICO CPRM Serviço Geológico do Brasil VOLUME II Gisela Herrmann Heinz Charles Kohler Júlio César Duarte Patrícia Garcia da

Read More

Capítulo ii – mal estar na civilização

0

Capítulo II – Mal estar na civilização A fim de suportar os sofrimentos impostos pela vida, o texto propor—e 3

Read More