As comidas tipicas das rigião sudeste

Categories: Trabalhos

0

ESCOLA ESTADUAL LEONISIO LEMOS MELO AS COMIDAS TIPICAS DAS RIGIÃO SUDESTE ar 8 to view nut*ge nos Rio de Janeiro a feijoada criada, na época colonial, pelos negros. Mergulhada em denso caldo de feijão preto, temperado com alho, folhas de louro e cebola, esconde-se uma fartura de carnes: carne-seca, palor chouriço, lingulças variadas, costela, costelinha, toucinho defumado. E, também, partes suculentas de carne bovina, como a alcatra e o peito, acompanha das de couve desfiada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta.

No Rio de Janeiro, como em São Paulo, números restaurantes oferecem todos os tipos de cozinha. São Paulo é conhecida como a Capital Gastronômica Mundial devido aos seus inúmeros restaurantes de comidas internacionais. Excelentes churrascarias e pizzarias completam os paladares mais exigentes mas São Paulo conserva especialidades própnas, com destaque para a galinha d’Angola à paulista, as empadinhas de Cananéia, o cuscuz paulista e a capivara à caipiraJá no Espírito Santo, Estado vizinho que integra a Região Sudeste, entregue- se às tortas capixabas, às moquecas de camarão, de peixe, de siri.

Tudo rigorosamente acompanhado de pirao. No Estado de Minas Gerais, que geograficamente integra a Região Sudeste, é fundamental provar três delicias: a galinha ao molho pardo, a leitoa pururuca e o tutu de feijão com torresmo e couve picada. Minas val além, multo além. Com o feijão tropeiro. o frango com quiabo, o arroz-de-suã e a canjiquinha de milho verde com costela. E nas barrancas do rio São Francisco, também chamado de “Velho Chico”, uma deslumbrante fartura de peixes de pele. Para, depois, virem os doces. Em calda, cristalizados. Tudo acompanhado, à caráter, por um bom bocado de queijo de Minas.

Pa Em calda, cristalizados. Tudo acompanhado, à caráter, por um bom bocado de queijo de Minas. Para arrematar, um café mineiro, coado na hora, em coador de pano. 2. OBJETlVO Mostrar a importância das comidas típicas da Região Sudeste e a sua origem aos alunos a Escola Estadual Leonisio Lemos Melo. 3. DESENVOLVIMENTO PAGF3rl(F8 outras. Virado a Paulista VIRADO À PAULISTA (12 porções) 1 kg de feijão-mulatinho selecionado e lavado 3 folhas grandes de louro 6 dentes de alho grandes 2 cebolas grandes 1 molho bem grande de cebollnha verde 1 kg de toucinho defumado magro e sem o couro Farinha de milho flocada (amarela ou branca)

Pimenta-do-reino preta em grãos Cozinhe o feijão em 3 litros de água com 1 colher (sopa) cheia de sal, o louro e o couro do toucinho, até que os grãos estejam macios, porém inteiros. Pique o toucinho em bastões curtos e grossos e frite até obter torresmos bem sequinhos. Soque o alho com 1 colher (chá) rasa de pimenta-do-reino moída na hora e com 1 colhe (sopa) cheia de sal. Doure essa pasta de alho na gordura dos torresmos, junto com as cebolas batidinhas. Misture este refogado com os grãos do feijão (apenas os grãos).

Acrescente a cebolinha cortada miudinho e 3 x(caras cheias com o caldo do feijão. Abaixe o fogo de médio para brando e vá adicionando farinha de milho, sem parar de mexer com colher de pau até obter um virado bem úmido. Sirva bem quente, com os torresmos por cima. A comida de Minas Gerais é uma das mais conhecidas do Brasil, com um delicioso toque rural ue faz um enorme sucesso. O pão de queijo, por exemplo, é icional do café da manha PAGF Modo de Preparo Coloque para ferver o óleo, o leite, e a água. Quando levantar fervura despeje sobre o polvilho que deverá estar num recipiente.

Misture a fervura com o polwlho e vá mexendo bastante, até ficar bem misturado. Deixe sfriar, quando estiver fria a massa, coloque um a um os ovos e vá sovando a massa com as mãos, após adicionar todos os ovos, acrescente o sal e o queijo ralado, sove bem a massa. Ela gruda mesmo na mão. Vá fazendo bolinhas, passe óleo nas mãos para não grudar, ou vá colocando com a colher, a forma não precisa estar untada. Forno bem quente. As bolinhas crescem bastante e o pão de queijo fica um delicia, experimente.

Dicas: este pão de queijo fica uma delícia recheado. E pode ser congelado, também. A galinha caipira é feita com bastante caldo e batatas assadas, e também faz muito sucesso. Outras comidas típicas muito preciadas são o tutu de feijão, que é uma comida típica feita com feijão cozido e refogado, carne de porco, carne seca, carne de sol, verduras como couve, mllho verde, qulabo, queijo branco, angu de fubá de milho, arroz soltinho cozido em panela de pedra, peixes de rio frescos, salgados e secos, compotas de frutas, doce de leite e biscoitos de goma.

No Rio de Janeiro, estado cheio de encantos e também muitas iguarias e comidas gostosas que agrada a todos os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Assim como São Paulo o Rio de Janeiro também apresenta uma variedade enorme de pratos para todos os gostos. Seu prato mais conhecido em todo o Brasil é a famosa feijoada, assim como os bolinhos de bacalhau, de carne e de queijo, e também a canjica e caldos e sopas em geral. Os pr bolinhos de bacalhau, de carne e de queijo, e também a canjica e caldos e sopas em geral.

Os pratos do Rio de Janeiro têm muita influência de pratos portugueses, assim como também camarão ensopado com chuchu, bacalhau, picadinho, bollnho de aipim, estrogonofe de carne, entre outros. Receita de Feijoada: Feijoada Carioca Tome 1 kg de feijão preto, uberabinha. Cate. Ponha de molho. Ponha de molho separadamente as carnes salgadas: carne-seca, ombo, língua, carne defumada (mude a água constantemente). Rabo, lombo de porco, pés e orelhas devem ser escaldados. Separe paio, carne fresca, toicinho de fumeiro, lingüiças. No dia seguinte, leve o feijão ao fogo, com égua até cobrir.

Deixe ferver, o que leva uns 40 minutos. Quando estiver fervendo, tome as carnes, por ordem de rigidez: primeiro a lingua defumada, em seguida a carne-seca, logo a carne de vaca, depois a costela, adiante a lingüiça-do-padre, paio, lingüiças, depois orelha, lombo, toicinho de fumeiro, toicinho branco e bacon, metendo-as na panela. Fogo brando. Deixe cozinhar tudo, sem mexer. Refogue o feijão, como feijão comum, numa panela à parte. Mas sem sal. pnncpalmente, nada de tomate no refogado. Esmague os caroços no refogado, deixe fritar, junte um pouco do caldo de feijão.

Derrame tudo no caldeirão. Quando as carnes estiverem cozidas, a feijoada estará pronta. Coloque o feijão e seu caldo num recipiente separado, para sentir. Numa travessa, separadas, as carnes: língua no centro, carne frescas numa ponta, a seca na outra, de um lado as linguiças e salsichas, do outro o lombo, orelha, pés, etc. Em outra travessa, a couve cortada fina, apenas aferventada, bem lombo, orelha, pés, etc. erdinha, ornada com torresmos fritos. A outra travessa é do arroz, branco e solto. Numa molheira, caldo do mesmo feijão, com molho de pimenta ardida e limão.

Acompanha ainda: farinha torrada, bem moreninha, e laranja cortada em pedaços O Esp[rito Santo como fica em uma região litorânea, apresenta os pratos típicos a base de frutos do mar e outras iguarias, e ao contrário do mineiro que o acompanhamento é sempre o arroz branco, para eles é sempre o pirão (uma espécie de sopa mais grossa, ou um purê feito de farinha de mandioca). Receita de Empadão Capixaba: Alguns dos pratos tipicos do Espírito Santo são: moqueca de amarão capixaba, moqueca de peixe capixaba, pirão, múmia de Slri, caranguejada, casqulnha de siri, empadão de frango e torta capixaba.

CONCLUSÃO Não se preocupe com a diversidade. Ela existe. Em formas as mais variadas. Na Região dos La os a nordeste do Estado do Rio de Janeiro, pequenos resta cem, mal sardos do mar, acompanhadas de couve desfiada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta. E prato para saciar os paladares mais exigentes. Mas não é só. No Rio, como em São Paulo, inúmeros restaurantes oferecem todos os tipos de cozinha. Opte, contudo, pelos pequenos restaurantes à beira-mar, ocalizados a partir do Recreio dos Bandeirantes, especializados em frutos do mar.

São Paulo é conhecida como a Capital Gastronômica Mundial devido aos seus inúmeros restaurantes de comidas internacionais. Excelentes churrascarias e pizzarias completam os paladares mais exigentes, mas São Paulo conserva especialidades próprias, com destaque para a galinha d’ Angola à paulista, as empadinhas de Cananéia, o cuscuz paulista e a capivara ? caipira. já no Espirito Santo, Estado vizinho que integra a Região Sudeste, entregue-se às tortas capixabas, às moquecas de camarão, de peixe, de siri. Tudo rigorosamente acompanhado de pirão.

No Estado de Minas Gerais, que geograficamente integra a Região Sudeste, é fundamental provar três delícias: a galinha ao molho pardo, a leitoa pururuca e o tutu de feijão com torresmo e couve picada. Minas vai além, muito além. Com o feijão tropeiro. O frango com qulabo, o arroz-de-suã e a canjiquinha de milho verde com costela. E nas barrancas do rio São Francisco, também chamado de Velho Chico, uma deslumbrante fartura de peixes de pele. Para, depois, virem os doces. Em calda, cristalizados. Tudo Para arrematar, um café mineiro, coado na hora, em coador de pano. PAGF8rl(F8

Terceira idade

0

Autor: Elizandro Zilli Tema: Educação Física UNO ESC Campus Xanxerê Média: 4,041 Terceira Idade APRESENTAÇÃO Neste trabalho, fica claro a

Read More

Trabalho sobre variaveis macroeconomicas

0

[pll$] c/’ Trabalho sobre variaveis macroeconomicas Custo de Opurtunidade8 Agente Circuito 13 Estado 15 Bens públicos 18 Objectivos de politica

Read More