Asdasd

Categories: Trabalhos

0

1 -O objetivo maior do capitalista (dono dos meios de produção) é a obtenção do lucro. Neste sentido, o dito popular que afirma que “tempo é dinheiro” está de acordo com: a idéia de que o tempo pode ser comprado pelos que detém poder econômico. [pic]o julgamento segundo o qual o dinheiro e o tempo são produtos do lucro capitalista. [picla estratégia capitalista de aumentar a produção e diminuir o tempo gasto para isso. [pic]o sentimento popular de que o tempo é extremamente valioso, assim como o dinheiro. pic]o sonho dos trabalhadores de ter uma poupança que lhes Swipe to page renda bastante, conf 2. A partir da Revoluç I or 14 acumulação de capt e , caracterizado, ao lon ais o processo de e processo tem se [pic]Alianças econômicas bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos. [pic]Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saude das populações pobres. pic]Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros. pic]Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associado a grande endividamento externo. [pic]Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços das matérias-primas níveis superiores aos dos produtos industrializados. 30 capitalismo já passou por várias crises.

Mas a mais importante delas foi a que ocorreu: [pic]em 1998/99 [pic]nos anos de 1930 [piclpor volta de 1993/94 [pic]no início da década de 1970 [pic]em 2002. 4. 0 capitalismo industrial é um sistema de organização conômica e social adotado por muitos países a partir de meados do século XIX. Leia as afirmações a seguir sobre este sistema e escolha a alternativa que contenha a(s) afirmação(ões) INCORRETA(S). l. Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. II. O pagamento de salários é a forma de remuneração do trabalho. III. A sociedade está dividida em duas classes principais: burguesia e proletariado.

IV. O mercado é o principal “motor” da economia. V. Ocorreu da mesma forma em todos os países. [pic]Todas estão incorretas. [pic]Apenas a afirmatlva III está incorreta. [PiC]llI e IV [PiC]ll e III 5. Dentre as transformações tecnológicas e de organização do trabalho trazidas pelo capitalismo industrial, podemos citar: [pic]O cooperativismo e o uso da máquina a vapor. [pic]O individualismo e a robotização da produção. [pic]A divisão do trabalho e a produção em série. [pic]O cooperativismo e a produção de excedentes. [pic]A divisão do trabalho e a produção planificada. 6.

Considerada uma das mais importantes inovações produtivas trazidas pelo capitalismo industrial, a produção em série revolucionou a forma deo anizar o trabalho. Leia as alternativas abaixo e escolha a que me que é a produção em ocial, onde há uma nítida divisão de classes. De um lado os trabalhadores e de outro os capitalistas. [pic]Uma forma de organização fabril na qual os trabalhadores se concentram na realização de um produto, realizando todas as etapas produtivas dele. [piclLJm conjunto de técnicas produtivas baseadas em alta tecnologia e que emprega poucos trabalhadores, permitindo a padronização do produto. pic]Uma forma de produção baseada na divisão do trabalho, onde cada trabalhador realiza uma pequena etapa do processo produtivo. O resultado é padronização dos produtos. 7. 0 termo “fordismo” deriva da aplicação da produção em série ? fabricação de carros na fábrica de Henry Ford, um americano que foi influenciado pelas idéias de Frederick Winslow Taylor. Que idéia central de Taylor foi aplicada por Henry Ford, em sua fábrica de automóveis? [pic]Ford aproveitou a idéia de que os carros deveriam ser fabricados todos iguais, pois assim seria mais fácil vendê-los. pic]A idéia de que era possível fazer uma administração científica do tempo de trabalho, otimizando a mão-de-obra fabril. [pic]Taylor defendia a tese segundo a qual a produção de automóveis deveria ser feita artesanalmente, aproveitando o alento específico de cada trabalhador. [piclFord aplicou a idéia de produção limitada, fabricando modelos de carros em pequeno número, o que aumentava o valor unitário dos carros. 8. Fordismo, taylorismo e toyotismo são considerados: [pic]Formas de organização do capital hegemônico. [pic]Formas de organização do trabalho. piclFormas de organização da produção. [pic]Sistemas econômicos. [pic]Modos de produção. 9. 0 toyotismo foi um mod cão fabril que surgiu no econômicos. 9. 0 toyotismo foi um modelo de organização fabril que surgiu no final dos anos de 1 950 como uma alternatlva ao modelo fordista. Leia as afirmações a seguir sobre estes dois modelos e escolha a alternativa que contenha somente afirmação(ões) INCORRETA(S). l. Enquanto no fordismo o trabalho está organizado em longas linhas de montagens, no toyotismo o trabalho está organizado em pequenas células produtivas administradas pelos trabalhadores.

II. Tanto no fordismo como no toyotismo, a eficiência produtiva é alcançada por meio da máxima especialização do trabalhador, que se torna altamente hábil em executar uma única atividade. III. No modelo toyotista é mais fácil replanejar as atividades produtivas, respondendo com mais rapidez às oscilações do ercado. Já no modelo fordista, a produção nem sempre corresponde à medida exata da relação entre produção e consumo. IV. Uma das inovações mais importantes do fordismo foi a introdução do que se convencionou chamar de produção flexível.

Um modelo de adequação entre produção e consumo completamente dlferente do modelo toyotista. V. O modelo fordista surgiu nos Estados Unidos, enquanto o modelo toyotista surgiu no Japão. [PiC]l e II [pic]ll, III e V [PiC]llI [pic]ll e IV [PiC]V e 10. Produção flexível, trabalho em equipe, alta qualificação profissional, redução do trabalho humano em várias etapas do rocesso produtivo, são características do: [piclToyotismo. [pic]Fordismo. [piclTaylorismo. [pic]Marxismo. o transformam localizam-se prioritariamente nas megalópoles da América do Norte, do Japão, e da Europa Ocidental.

AÍ, 5% da população mundial vive em 0,4% da superfície da Terra. É aí que se localiza a grande malona das 500 maiores empresas financeiras e industriais, os governos e as instituições que pesam sobre o mundo. Também nestas áreas se elaboram cerca de 90% dos novos conhecimentos e tecnologias”. Marque a alternativa que apresenta a idéia central do texto: pic]a) o surgimento de novos tecnopolos neste final de século. [pic]b) as repercussões espaciais da implosão do mundo capitalista. [pic]c) as disparidades econômicas em países do Hemisfério Norte. picld) o processo de distribuição da riqueza tem caráter mundial. [picle) A forte concentração espacial do poder e do saber em escala mundial. 12. Seus principais objetivos são promover a cooperação monetária internacional, favorecendo a expansão e o desenvolvimento do comércio mundial, dando assessoria aos países que enfrentam dificuldades financeiras. Estamos falando do (da): [PiC]UNCTAD [piclFMI [PiC]BlRD [pic]GATT PiC]CECA 13. Faça a associação correta e depois marque a alternativa que a expresse corretamente: 1 . cartel; 2. truste; 3. monopólio; 4. oligopólio; 5. holding ( ) Domínio do mercado p mpresa. -1-3-4-5 [PiC] [pic] C) 3-4-2-5-1 [picl d) 5-4-2-3-1 -2-4-3-5 14. A livre concorrência entre as empresas é um dos princípios sustentado pelo liberalismo, conjunto de idéias que fundamentam o funcionamento do modo de produção capitalista. No entanto, a constituição das grandes empresas transnacionais subverteu este princípio, formando grupos empresariais que passaram a monopolizar alguns ramos da produção de bens. A rigem deste tipo de formação empresarial está(ão): no conclave meio do controle das taxas de juros, estabelecimento de politicas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos. ) o redimensionamento do papel do setor financeiro na economia por meio da estatização escalonada de instituições bancárias originárias da iniciativa privada e regulação do mercado de ações. 16. As políticas neoliberais implantadas na América Latina e outros países subdesenvolvidos, nas últimas décadas do século XX, trouxeram diversas consequências às sociedadesenvolvidas, entre as quais não se pode considerar: Valorização do poder de compra do trabalhador de baixa renda, com aumento do salário mínimo. Privatizações e estímulo à entrada de empresas estrangeiras no pais.

Estabilidade econômica, controle das taxas de inflação e estímulo às exportações. do gênero humano jamais discou um número de telefone. Há mais linhas de telefone em Manhattan do que em toda a África, ao sul do Saara. Nos EUA, os brancos representam dos utilizadores da internet e os negros, 1,3%, embora correspondam a 12% da população. Considerando os textos, marque a alternativa correta: a) os fluxos de informação telefônica não devem ser confundidos om as infovias que têm uma distribuição mais igualitária no mundo. ) a cibercultura é universal e constitui um instrumento de massificação e construção de uma identidade cultural global. c) o nível de vida das populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição da rede internet. d) os custos da conexão virtual são mais elevados nos países ricos do que nos países pobres, o que explica sua desigual distribuição. energia. 20. Desempregado, Mércio passou a vender bugigangas importadas. Ele perambula pelas ruas da cidade à procura de clientes sem enhuma garantia sobre o produto ofertado.

Em relação ? economia informal praticada por Márcio, é correto afirmar que: Privatizações e est[mulo à entrada de empresas estrangeiras no país. Facilidade de acesso ao crédito, permitindo endividamentos de longo prazo. 1. Estímulo à capacitaçã m áreas diversificadas. e na planificação econômica, como forma de produção e distribuição dos bens. 23. O principal teórico do socialismo científico foi: Proudhom Karl Marx Lênin Adam Smith Stálin 24. Cuba fez parte do chamado bloco socialista, que ruiu depois da dissolução da União So 1. A dissolução da

Classificação de riscos

0

TABELA DE CLASSIFICAÇAO DE RISCOS, NATUREZA E PADRONIZAÇAO DAS CORES CORRESPONDENTES. GRUPO I:VERDE I GRUPO 2:VERMELHO I GRUPO 3:MARROM I

Read More

Implementação de uma base de dados em sql

0

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém Licenciatura: Informática IO Ano (Pós-caboral) – 20 semestre 2010/11 Base de Dados

Read More