Aspectos introdutorios da contabilidade basica

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. 1. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade 2. 1. 1 Escrituração Contábil; 2. 1. 1 . IA Contabilidade na Gestão Empresarial – A importância da Contabllidade para as empresas e para o Gestor. (discorrer sobre a Contabilidade como ferramenta da Gesta org 2. 1. 1 . 1. 1 Demonstraç s c Demonstração do Resultado do Exercíci atrimonial e 3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5 3. 1 EXEMPLO DE GRÁFICO S 3. 2 EXEMPLO DE FIGURA5 3. 3 EXEMPLO DE QUADRO 6 3. EXEMPLO DE TABELA 6 4 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8 APÊNDICES 9 APÊNDICE A — Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de ados 10 revender sendo assim de pequenas complexidade o seu controle,já uma industria,que adquiri os matérias e os transformas em um novo bem aplicando mão de obra,utilizando equipamentos,lnstalações e edlfícios para o desenvolvimento de sua atividade,tem no controle de seu patrimônio uma complexidade muito maio Toda organização usa contabilidade não importa o tamanho,a finalidade ou a constituição jurídica. Mais,afinal, por que a contabilidade é tão importante?

Alem de ajuda os gerentes a entender mais sobre a empresa,ela procura responder a 3 perguntas criticas de qualquer grupo de pessoas: Qual é o desenvolvimento da empresa em dado período? -Qual é a posição da empresa neste momento? -Onde estão aplicados recursos e como foram obtidos? A função fundamental da contabilidade é fornecer informação útil para a tomadas de decisões econômicas. Segundo Ludicibus (1 997,p 20) “A contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomadas de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos. Podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um istema de informação gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais. A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados.

A finalidade da contabilidade é fazer o controle do património, fornecer informações sobre a composição do patrimônio PAGFarl(Fq ? fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucratlvos ou sociais. De uma forma bem explicada,pode se afirma que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.

Os registros contábeis,alem de interessar aos administradores,interessam ainda aos fornecedores, aos concorrentes,aos bancos,ao governo,cada usuário utiliza as nformações contábeis para analisar a situação patrimonial da empresa. A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios.

De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações – e a contabilidade é a principal delas.

Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc. ) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental. PAGF3rl(Fq esperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental. A Contabilidade Gerencial capacita o empresário a assumir riscos, porque o conscientiza e ajuda a escolher oportunidade de mercado e promove a visao necessária sobre seu negócio.

Dessa maneira, demonstra que é necessar. o que o pequeno empresário tenha conhecimento e tome consciência da importância da realização de uma Contabilidade completa e eficiente que reflita a realidade da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele Os Micros e Pequenos Empresários que lutam para consolidação e seus negócios, necessitam de profissionais com foco em gestão empresarial, orientando os processos no âmbito dessas organizações. As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente.

A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes. Balanço Patrimonial É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma osição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passwos.

Demonstração do Resultado do Exercício — DRE Destina-se a evidenciar a formação de resultado liquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DRÉ oferece uma síntese econômica dos resultados operaciona- presa em certo período. econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo periodo. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais.

A ORE, pode ser utilizada como indicadores de auxílio a decisões financeiras. A missão da empresa é sempre cumpri seus objetivos que é alcançar suas metas. Uma empresa nao se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. “Uma missão bem difundida desenvolve os funcionários um senso comum de oportunidade, direção, Slgniflcância e realização. ma rmss¿o bem explic ta atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa. ” “Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer pol[ticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo. ” Visão empresarial é o que o empresário consegue enxergar no eu segmento. ? um exercício de futurologia onde o empresário percebe as tendências do negócio, compra o que for suficiente, enfim é a análise antecipada de seu negócio. Quem tem visão empresarial se mantém no mercado e pode auferir maiores lucros. O processo administrativos são considerados de forma separada,planejamento,organização,direção e controle constituem funções administrativas. Quando tomados em conjunto,para o alcance de objetivos,formam o processo administrativos. planejar e organizar representam aspectos mais ab objetivos,formam o processo administrativos.

Planejar e rganizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos. processo administrativo é o nome que se dá a uma série de medidas que ocorrem dentro da administração pública, elencadas para o bom andamento dos projetos a serem executados para melhor desenvolvimento da sociedade, podendo o mesmo, ser divido em vários tipos de processo. Dessa forma, o processo administrativo não tem definido um patrão para a resolução de todas as situações ocorridas na administração, ele ocorre de acordo com as necessidades da sociedade.

O processo administrativo agora é visto como um mecanismo de garantias, por isso sua noção é essencialmente teológica, vinculada ao fim de todas as funções estatais, que é o interesse público. Portanto o processo administrativo disciplinar apesar de não ser judicial está dotado de jurisdicionalidade, pois é uma previsão Constitucional e regulamentado por Lei, o qual traz efeitos na vida dos servidores públicos. Portanto os princípios básicos do processo administrativo aplicam-se na instauração do processo administrativo disciplinar, sendo seguidos de acordo com as normas pertinentes à matéria.

Ambiente é tudo que envolve uma organização. É o contexto na qual ela está inserida. É tao vasto e complexo que é impossível conhecê-lo e compreendê-lo totalmente. Assim as organizações precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito. Em outros termos a organização precisar mapear seu espaço ambiental. Tal mapeamento não e feito pela organização em si, mas por pessoas – sujeitas as diferenças indlviduais – que nela ocupam cargos ou posições destinados a isso PAGFsrl(Fq sujeitas as diferenças individuais — que nela ocupam cargos ou osições destinados a isso. ? constituido de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. Esses fatores compõem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças Por decorrência, a complexidade e a incerteza respeito das situações e circunstâncias que são criadas. O cenário ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando-as com aior ou menor impacto e criando condições mais ou menos.

O papel do contador é primordial, pois é ele quem fornece as informações úteis para que o administrador possa tomar as melhores decisões, isso também em longo prazo, pois, através dos fatos contábeis o administrador poderá pensar no futuro da empresa. A contabilidade deve manter-se sempre atualizada com todos os seus relatórios em dia para que todas as áreas, compras, RH, Administração, Marketing, financeira, entre muitas outras, possam se sincronizar e obter os melhores resultados possíveis. As informações apuradas devem ser analisadas em conjunto com odo o meio que a cerca.

As operações matemáticas são uma constante em várias atividades relacionadas a contabilidade, no exemplo que cita, sobre folha de pagamento, os percentuais são importantes para se determinar o valor a ser retido do funcionário referente a tributações trabalhistas e imposto de renda, bem como para se calcular a parte que é de responsabilidade da empresa. Há também os cálculos de comissões, como cita, bem como cálculos como Horas Trabalhadas e Horas Extras. São importantes t como cita, bem como cálculos como Horas Trabalhadas e Horas Extras.

São importantes também em avaliações e mensurações de ativos, de cálculos de dívidas, estimativas, montagem de orçamentos entre outras tantas atividades. 3EXEMP OS DE ELEMENTOS DE APOIOAO EXTO É importante observar que, dentre as pessoas pesquisadas.. 3. 1 EXEMPLO DE FIGURA Segue abaixo um exemplo de apresentação de uma figura. Flgura 1 – Hierarquia das necessidades humanas Fonte: Chiavenato (1994, p. 170) 3. 2 EXEMPLO DE QUADRO Segue abaixo um exemplo de apresentação de um quadro. Quadro 1 – N[veis do trabalho monográfico Nível acadêmico Subnível Título Trabalho monográfico Escrito Apresentação

Graduação Não há Bacharel Licenciado Obrigatório Obrigatório pós-Graduação Lato sensu – Especialização Especialista Obrigatório Facultativo Stricto sensu – Mestrado – Doutorado – Livre-docente – Mestre – Doutor – Livre-docente Obrigatório Obrigatório Fonte: Silveira (2012, p. 30) 3. 3 EXEMPLO DE TABELA Segue abaixo um exemplo de a resentação de uma tabela. abela 1 – Atitudes per s civis AAKER, David Austin. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996. ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na politica de alfabetização. 1990. 283 f.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Campinas, Campinas, 1990. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2001 BRASIL Consolidação das Leis do Trabalho. Texto do Decreto-Lei n. 0 5. 452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n. 0 9. 756, de 17 de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999. CARVALHO, Maria Cecllia Maringoni de (Org. ). Construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: papirus, 1995. 175 p. CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório de atividades. Curitiba, 2004. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico.

São Paulo: Atlas, 1999. . Pesquisa: princípio cient[fico e educativo. 6. ed. Sáo Paulo: Cortez, 2000. MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996. RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientifica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998. REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2. PAGFgrl(Fq

Fotogrametria

0

2 FUNDAMENTOS 2. 1 FOTOGRAMETRIA Segundo [EFIO] a Fotogrametria (do grego photon – luz, graphos – escrita, metron medições, ou

Read More

Biefing

0

TENDÊNCIAS ECONÔMICAS POR FLAVIO CASTELO BRANCO E PAULO MOL PIB do Brasil segue o ritmo de expansão do mundo A

Read More