Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CINTABEIS VÂNIA ALMEIDA SILVA MACHADO ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNC AS CONTÁBEIS CON PRIMAVERA DO LESTE 2012 ASPECTOS INTRODU Trabalho apresentad o C Semestre. 1 da CINOP Produção Textual Int ZOLEIDE CASSOL 12 ÁBEIS lências Contábeis do Paraná, para Orientadores: Equipe de Professores do 10 semestre SUMÁRIO INTRODUÇAO– CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE. ESCRITURAÇÃO CONCLUSAO- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS——————– INTRODUÇAO A intenção deste trabalho é apresentar que a contabilidade, lgo de indispensável necessidade em uma empresa, esta sempre em continua evolução, cada vez mais considerada uma ciência para o processo decisório da administração, que depende sem duvida do acompanhamento da tecnologia para o desenvolvimento de seus projetos. Desde seu inicio a contabilidade passou por muitas mudanças, adaptando-se as axigências do mercado em tempos reais.

A contabilidade é para a empresa como a história e para a humanidade, sem ela não saberíamos o passado da empresa, não teríamos conhecimento do presente, e jamais poderíamos fazer previsões para o futuro da empresa, nem como, nem em que e em porque mudar sua administração. Desta forma é indispensável o conhecimento da contabilidade pelos administradores de uma empresa, pois estratégia e planejamento envolvem toda a organização em diversos níveis para que ocorra tomadas de decisões naturalmente.

CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE A contabilidade é uma ciência ue estuda, orienta, controla, fornece relatório atos e fatos contábeis PAGF 19 usuários externos da empresa, sendo eles: sócios, bancos, fornecedores, etc. O objeto da contabilidade é o patrimônio, são seus móveis e imóveis, capital social, é no patrimônio de uma empresa que stá a razão da contabilidade. O objetivo da contabilidade e analisar, controlar, mensurar e fornecer informações prática, precisas e úteis aos seus usuários e socios.

Escrituração contábil A escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa gerada, é toda a movimentação e ocorrida na empresa. A contabilidade na gestão empresarial A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, ao decorrer dos tempos administradores de empresas e contadores se convenceram que as informações ontábeis iam alem dos cálculos de impostos e atendimento de leglslaçbes comerciais, previdências e legais. Contabilidade gerencial é a utilização dos registros e contratos contábeis com o objetivo de manter uma empresa.

A gestão empresarial é um processo muito complexo que necessita de muitas informações e a contabilidade é a principal estrutura destas informações. A contabilidade gerencial dispõe de dados precisos e reais dos documentos, contas e outros fatos que influência o patrimônio empresarial. Dados vindos da contabilidade podem ser empregados na gestão de uma empresa, como por exemplo, Planejamento de fluxo de caixa- tendo uma boa projeção do fluxo de caixa vindo da contabilidade podemos planejar o crescimento de uma empresa.

O desempenho- podemos saber se uma empresa esta evoluindo ou esta estagnada, tendo panhamento do fluxo de podemos ter valores mais precisos. Para auxiliar a gestão empresarial existem fatos que devem ser considerados. – A depreciação dos bens e direitos deve sempre ser contabilizada. – Deve haver comunicação entre contabilidade e administradores. Os administradores devem ter uma visão precisa dos impostos que estão sendo pagos e suas origens. Demonstrações contábeis para o entendimento dos usuários de uma empresa, a mesma devera apresentar suas demonstrações contábeis ou demonstrações financeiras.

As demonstrações contábeis são uma demonstração da posição patrimonial e financeira realizada por uma empresa no termino de um per[odo que irão ser uteis aos seus usuários na tomada de decisões, demonstrando assim os resultados que foram confiados aos seus gerenciadores. Tais informações influência seus usuários na tomada de decisões futuras, são elas: Balanço patrimonial – é a demonstração do resultado do xercício, é constituído pelo ativo, passivo e patrimônio liquido. O ativo- compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos constatados pela empresa capaz de gerar beneficio futuros.

O passivo- representa as obrigações com terceiros que dependem do ativo para sua liquidação. O patrimônio liquido- compreende os resultados da empresa, seu valore é a dlferença positiva ou negativa entre o ativo e o passivo. Demonstração de resultado do exercício – tem como principal objetivo apresentar de forma vertical e resumida resultado apurado de operações realizadas em um determinado eríodo, normalmente 12 esmo, a empresa deve mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto. – as despesas com as vendas, as despesas financeiras deduzida das receitas, as despesas administrativas e outras despesas operacionais. o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e despesas. capital social. Após ser feito o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, também devera constar no livro diário a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados com data e assinatura dos administradores e responsáveis pela contabilidade com o registro no CRC. A missão da empresa A missão de uma empresa deve responder o que a mesma se propõe a fazer e para que fazer, é um conjunto de responsabilidades e propósitos para com os clientes.

A missão retrata o resultado do que é feito em uma empresa. A missão da empresa deve ser como uma identidade para a mesma, e deve ser bem definida, como por exemplo: – por que a empresa existe, – o que a empresa faz, – para quem ela faz, pra que ela faz, – onde deve fazer, qual a responsabilidade que deve ter sobre o que faz. A visão da empresarial A circunstância de visão é a descrição do futuro que a empresa deseja. Essa circunstância reflete o alvo que a empresa procura: pelos esforços individuais, – pelos esforços em equipe, pela aplicação dos recursos.

A visão significa ter um PAGF ler a pena e merecer que intenção, boa vontade ou projetos, que serão implantados. A visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar, quando toda a intenção, a boa vontade e os projetos que se tem em mente em comum acordo com os sócios forem implantados. Tendo uma visão pratica e realista a empresa chegara a determinadas conclusões: – no que a empresa se tornara, qual a direção seguira, – onde a empresa estará, onde aplicara seus esforços, – os recursos a serem investidos terão resultado desejado.

Seguindo esses passos a empresa terá: – melhona da produtividade, – redução dos custos operacionais, melhor aproveitamento de materiais e equipamentos, – redução nos desperdícios, – eficiência no uso do tempo, – melhoria no ambiente de trabalho. Processo administrativo Administrar uma empresa e sem duvida uma das atividades mais complexas nos tempos atuais, isso significa que é necessário os administradores terem bastante habilidade, conhecimento e competência. Uma das maneiras mais pratica de administrar um mpresa significa saber interpretar as fases que compõem a administração.

Planejamento, organização, direção e controle. Planejamento é a união do conjunto de decisões dos administradores para o futuro da empresa. É a identificação de tudo o que envolve o negoc10. Planejar é preciso antes saber qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível para superar eventuais problemas que venham a surgir. No planejamento podemos evidenciar: As oportunidades – situa que se bem aproveitadas 12 característica dos administradores que os fortalece perante seus oncorrentes.

Fraqueza- característica dos administradores que se não minimizadas trazem influencia negativa a empresa. Para um bom planejamento deve-se levar em consideração: diagnóstico, objetivo, estratégia e criterios de avaliação. Organização a organização significa ordenamento dos recursos e funções para facilitar o trabalho e criar nova visão da empresa, para isso envolve: O espaço – cada objeto em seu devido lugar. O tempo – cada tarefa executada em seu devido tempo, tendo uma agenda para o controle dos compromissos, tendo prioridades e pontualidade.

O trabalho — a organização e disponibilização das tarefas de maneira mais adequada que de forma eficiente sejam concluídas no menor tempo possível. As pessoas — tendo pessoas responsáveis para designar as tarefas e a prestação de contas dos mesmos com os Os recursos financeiros – a distribuição correta dos recursos financeiros da empresa, para obter um maior rendimento. Direção O administrador tem o papel de orientar seus colaboradores na realização de tarefas, na solução de conflitos, por tanto precisa estabelecer objetivos e metas.

Para tanto precisa ter as seguintes habilidades: Habilidade de comunicação – precisa ser claro, preciso, respeitoso e sincero para que não ajam distorções e para fortalecer as equipes no ambiente de trabalho. Habilidade de motivação – se preocupar com fatos importantes, ser justo na solução de conflitos, permitindo-se a ouvir ideias e opiniões. Habilidade para exercer autoridade – qualidades dignas de resp 19 demonstrando ao, para ser um exemplo capacidade de identificar e promover novos profissionais.

Habilidades para tomar decisões – saber entre varias alternativas qual se encaixará melhor na empresa. Competência — nada mais é do que desempenhar todas s tarefas com habilidade e atitude, tendo assim o êxito dos resultados esperados. Controle O controle é a comparação dos planos com os resultados, para verificar se foram cumpridos e corrigir eventuais falhas. Consiste nas seguintes atitudes: – Retomar as metas estabelecidas. – Recolher informações sobre resultados. Comparar as metas com os resultados obtidos. – Corrigir distorções e falhas.

Ambiente das organizaçdes: ambiente-tarefa e macro- ambiente Ambiente é tudo o que envolve a empresa é tudo o que esta alem das fronteiras e limites da organização. É um contexto mplo, vasto e complexo no qual a organlzação esta inserida. Assim as organizações precisam explorar o ambiente para não ter incertezas a seu respeito. Tal mapeamento é feito por pessoas que possuem cargos e posições destinadas para isso. Envolve aspectos relacionados a: Seleção ambiental – de acordo com a natureza, dos est(mulos, as condições da empresa e o que esta em jogo.

Percepção ambiental – de acordo com as expectativas, experiências, problemas e motivações das empresas e dos Limites de fronteiras – identificação dos aspectos que ajudam a separar do seu contexto ambiental. Ambiente geral de tarefas Em função da complexi ureza muito variada e das fatores externos que envolvem e influenciam as organizações, é um conjunto de condições que contribuem de um modo geral para tudo aquilo que ocorre em cada organização. Geralmente podem ser constituido das ações que não estão no dia-a-dia da organização, tecnologia, políticas, econômicas, sócias, etc.

Ambiente e tarefa – É o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas e recursos e informações, bem como a distribuição das saídas ou resultados. O ambiente de tarefas é constituído pelas partes do ambiente ue são praticamente revelantes para a organização estabelecer e alcançar seus objetivos, geralmente constltuido de agentes que a organização tem relação direta no dia-a-dia, como os consumidores, clientes, usuários, fornecedores e concorrentes.

Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade O mundo globalizado, o mercado competitivo e as pesadas cargas tributaria que sufocam as empresas requerem muita pratica do profissional da contabilidade para a continuidade de uma empresa. O contador é para a empresa como um medico para seu paciente, tem a resposta positiva ou negativa para seu futuro. O contador deve sempre procurar formas licitas para reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo estar atento as mudanças da legislação, isso tem total influencia nos lucros da empresa.

Cabe ao contador efetuar o planejamento tributário, que seria uma ação juntamente com um profissional da área jurídica, promover menos custos aos cofres da empresa, visando a economia de tributos de forma legal levando em conta as possíveis mudanças rápida e eficaz para a empresa. É de responsabilidade do contador, orientar o empresário se sua empresa esta devidamente en uadrada na forma tributaria orreta, sendo elas: simpl cro presum devidamente enquadrada na forma tributaria correta, sendo elas: simples nacional, lucro presumido ou lucro real.

A empresa optante pelo simples nacional tem uma redução de imposto o “ICMS”, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é um beneficio que o governo concede ao pequeno empresário, já a optante pelo lucro presumido pode estar pagando impostos sobre lucros e prejuízos se houver, paga sobre o lucro bruto, a optante pelo lucro real paga o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro liquido. O profissional da contabilidade deve estar sempre atento aos mpostos a serem recolhido pela empresa, para que sejam justos e na data correta evitando assim multas . ara o bom êxito de uma empresa, cabe ao contador esclarecer ao empresário a porcentagem de imposto que a empresa paga, para que seja acrescentando nas mercadorias a serem vendidas, já que e o consumidor o maior pagador de impostos. Outro papel muito importante do contador é cuidar da escrituração e dos livros fiscais e comerciais, que envolve os lançamentos de notas fiscais emitidas e recebidas, par a geração de impostos posteriores, estes livros são mantidos ou apresentados periodicamente aos órgãos de fiscalização.

O contador tem a inteira responsabilidade pelos registros dos funcionários de uma empresa, cabendo a ele orientar o empresário das serias consequências de trabalhar com funcionário sem registro, para isso ele precisa ter muitos conhecimentos sobre direitos trabalhistas, pois um pequeno deslize pode causar um processo de fiscalização trabalhista. O contador deve executar sua profissão com muita clareza orientando o empresário sobre carga horária, deveres e direitos dos funcionários, sobre o perigo que a empresa corre em contratar um funcionário de menos, sem seguir as normas legais, perante o juizado

Durkheim e os homens de seu tempo

0

Durkheim nasceu em Épinal, Departamento de Vosges, que fica exatamente entre a Alsácia e a Lorena, a 15 de abril

Read More

Epidemiologia

0

A glândula normalmente, pesca cerca de 30 g e tem rico suprimento de sangue, recebendo 80-120 mL de angue a

Read More