Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Categories: Trabalhos

0

ASPECTOS INTRODUTORIO EM CIÊNCIAS CONTABEIS CONCEITO,OBJETO OBJETIVO DA CONTABILIDADE CONCEITO E DEFINIÇÃO Segundo um professor chamado Francisco D’ Aurea a contabilidade ” é a ciência que estuda e prática as funções de orientação, controle e registros relativos aos atos e fatos da administração econômicai’_ Já segundo Hendriksen i’a contabilidade é um p org econômicas para pro sit administração como r aqu relatórios externos”. OBJETO E FINALIDADE d de informações cisão tanto pela itam fiar-se nos O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, esta é a razão de ser da contabilidade.

Sendo o patrimônio o objeto da contabilidade, a finalidade ou objetivo da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. ESCRITURAÇÃO CONTABIL A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de individualizadas, tem-se assim um controle por conta.

DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS As demonstrações contábeis observam os pricípios fundamentais de contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Os relatórios contábeis devem evidenciar informações diferenciadas para cada tipo de usuários. Precisamos delas para analizar a situação patrimonial, a rentabilidade, as taxas de retorno, etc. O balanço patrimonial evidencia a situação patrimonial da entidade resultado do processo contábil de um determinado período ( normalmente 12 meses).

A demonstração de redultado do exercício demonstra o que aconteceu para que a empresa abtivesse um determinado lucro (ou prejuizo). BALANÇO PATRIMONIAL O balanço patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição atrimonial e financeira da entidade. No especto qualitativo estão os grupos e subgrupos de contas, e contas e subcontas, itens e subitens e no aspecto quantitativo os valores de cada uma dessas contas, totalizando os subg upos e grupos de contas.

Do lado esquerdo do balanço partimonial demonstra as contas do ativo; e do lado direito, o passivo e o patrimonio líquido. DEMONSTRAÇAO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE) A DRE é uma demonstração din¿mlca dedutiva, isto é, demonstra o resultado de um determinado período. Fazem parte da DRE todas as contas que contribuem positiva ou negativamente para a apuração do resultado da entidade, omeçando pelas receitas brutas menos os custos e despesas. GESTOR.

AREAS DE APLICAÇAO DA CONTABILIDADE E SUA IMPORTANCIA As áreas de aplicação da contabilidae são multas; podemos citar: CONTABILIDADE FINANCEIRA OU SOCIETÁRIA: esta área é responsável pela escrituração dos fatos financeiros acontecidos na empresa, isso é básico e obrigatório para qualquer companhia. A natureza das informações da contabilidade financeira é objetiva, confiavel e exata. O período das informações é referente ao passado e seu escopo é agregado, mostrando a empresa como um todo. A contabilidade financeira pode ter inúmeras vertentes:

Contabilidade comercial, prestação de serviços, contabilidade hospitalar, contabilidade para empresas de seguro, contabilidade agrícola, construção civil, contabilidade bancária, contabilidade governamental, entre outros. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA OU CONTABILIDADE ASCAU esta área é resposável pelo planejamento fiscal das companhias, objetivando uma diminuição da carga de tributos de maneira lícita. Por causa da forte carga tributária que existe em nosso país, faz- se necessário ter um bom controle e planejamento fiscal, para que a empresa possa se beneficiar de todos os incentivos fiscais autorizados pela legislação.

CONTABILIDADE DE CUSTOS: e a área responsável pelo gerenciamento de todos os custos da empresa, seja em uma indústria, seja em uma empresa comercial ou prestadora de serviços, para avaliar e escolher o melhor método de custeamento para absorver os custos de produção ou de comercialização, pois a contabilidade de custos estuda, analiza e apropria os custos de produção dos produtos, caucula o custo unitário de cada produto, entre outros cálculos, inclusive ajuda no combate ao disperdício, retrabalho e processos improdutivos, que nao agregam v inclusive ajuda no combate ao disperdício, retrabalho e processos mprodutivos, que nao agregam valor ao negócio. Ela e muito importante para o empresário na preparação da estrutura e formação do preço de venda.

CONTABILIDADE GERENCIAL: esta contabilidade ajuda o administrador, fornecendo informações para a tomada de decisões. O controller ou o contador analisa o comportamento dos custos, investimento, despesas e receitas em diversos níveis de produção, explica as oscilações dos resultados; dessa forma, auxilia o adminstrador a entender melhor a rentabilidade de diversos niveis de produção. Essa vertente da contabilidade não observa a obrigatoriedade os princípios contábeis, porque sua finalldade é gerencial. A natureza das informações da contabilidade gerencial e mais subjetiva, interpretativa e importante. A contabilidade finanaceira precede a contabilidade gerenciai, pois a sua estrutura provê a base para as duas contabilidades.

AUDITORIA CONTABIL: esta área se divide em auditoria interna , a qual e responsável pela averiguação da prática dos controles internos e de gestão da empresa. Esses controles internos correspondem às diretrizes e aos procedimentos para serem seguidos pelos funcionários da companha. Caso não haja bservância desses controles, pode causar desorganização, frudes e perdas para a companhia. A auditoria externa emite parecer com o propósito de autenticar a precisão e a integridade das demonstrações financeiras da empresa auditada, averiguando se estas demonstrações refletem a real situação econômico-financeira da empresa e se utilizou os principios contábeis.

A autoria externa é obrigatória para empresas de capital aberto, que vendem parte de seu capital social no mercado de ca PAGF para empresas de capital aberto, que vendem parte de seu capital social no mercado de capitais-bolsa de valores. PERÍCIA CONTÁBIL: é uma área que tem como propósito a busca da integridade dos fatos passados realizados por um profissional de grande conhecimento da área contábil. A função do perito contábil, de forma resumida, é elucidar os fatos acontecidos no passado, ajudando assim o juíz a tomar decisões. A MISSÃO DA EMPRESA A missão reflete uma relação direta entreo mercado de atuação e a empresa. Estamos concientes de que os mercados estão em constante mudança. ortanto, a missão deve ser dotada de flexibilidade no sentido de verificar a real validade no contexto atual do mercado. Se for preciso mudar parte ou toda a missão, e melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições a uma empresa que não consegue justificar sua existência. Apartir da visão e missão da empresa pode-se estabelecer ações que serão implantadas, analizadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e as metas estipuladas. A VISÃO EMPRESARIAL A declaração de visão é a declaração da direção em que a empresa pretende seguir ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Trata se ainda da personalidade e caráter da empresa. Assim, a declaração de visão de uma empresa deveria refletir as aspirações da empresa e suas crenças

A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação,uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Além de apontar um caminho para o futuro, faz com que você queira chegar lá. para que a declaração de visão cumpra seu papel é fundamental que seja adotada e promovida pela alta administração da empresa. Dessa forma, o processo de declaração de visão é feito promovida pela alta administração da empresa. Dessa forma, o processo de declaração de visão é feito de maneira que todos os níveis da empresa possam colaborar, o que garante uma maior redibilidade à sua declaração.

PROCESSO ADMINISTRATIVO A adminstração está focada em atingir todo o conjunto para atingir os abjetivos e isso é feito através da coordenação do esforço humano e de outros recursos. Eles estabelecem os processo de gestão que são feitas para o planejamento, organização, direção e controle que simplifica o trabalho para estabelecer principios, métodos e procedimentos para maior velocidade e eficácia da empresa. PLANEJAMENTO. é para definir o curso de ação especifico para emergir,estabelecendo os princípios que irão orientá-lo, a sequência de operação para a sua realização. Planejamento e decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

ORGANIZAÇÃO: é a estrutura das relações que devem existir entre as funções, níveis e atividades de elementos humanos e materiais de um organismo social, a fim de alcançar a máxima eficiência dentro do plano e objetivos identificados. Organização é o processo administrativo que visa a estruturação da empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado. DIREÇÃO: é o processo adminstrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem. CONTROLE: é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas.

AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES:AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE Denominamos amb as ordens dadas. Denominamos ambiente a tudo aquilo que envolve externamente uma organização. para operacionalizar o conceito de ambiente, definiremos duas formas ambientais: ambiente geral(macro ambiente) e ambiente tarefa (micro ambiecante). AMBIENTE GERAL OU MACRO AMBIENTE ? constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. Esses fatores compõem um campo dinamico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações. nstabilidade e mudanças. Por decorrências, a complexidade e a incerteza a respeito das situações e circunstâncias que são criadas. O cenário ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando-as com maior ou menos impacto e criando condições mais ou menos avoráveis. Seu efeito é genérico e abrangente para todas as organizações. Forças que afetam o ambiente geral ou macro ambiente: variáveis económicas, tecnológicas, socio ambientais, politicas, legais,culturais,demográficas. AMBIENTE DE TAREFA OU MICRO AMBIENTE O ambiente de tarefa é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É o ambiente específico de cada oaganização.

Cada organização tem seu próprio ambiente de tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados. Assim, no ambiente de tarefa estão as entradas e saídas do sistema, ou eja, fornecedores, de recursos ( materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc) de un lado, e os clientes ou consumidores de outro. no ambiente de tarefe que a or anização cria lado, e os clientes ou consumidores de outro. É no ambiente de tarefe que a organização cria seu nicho de operaçoes e estabelece seu domínio. O domínio define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais. O ambiente de tarefa oferece recursos, maios e oportunidades.

Impõe também demandas, condições, coações, restrições, desafios. contigências e ameaças à organização. A organização bem sucedidaé capaz de coordenas o trabalho dos indivíduos e grupos que executam as tarefas, de maneira que permita ao sitema total operar dentro das restrições, responder às demandas e tirar vantagem das oportunidades que surgem no ambiente. A primeira característica do ambiente é o crescimento da complexidade. A segunda é a permanente mudança. Dai decorre a terceira, que é a incerteza que a organização tem a respeito daquilo que ocorre no ambiente. Com o advento da tecnologia da informação, da globalização dos mercados, o mundo virou uma enorme aldeia global.

A competição passou de nacional a regional depois a internacional. Os fenômenos que ocorrrem em qualquer parte do mundo passam a influenciar todas as demais partes do mundo que nem sequer conhecemos. Se antes o concorrente ficava na outra esquina, agora ele fica em vários outros países do mundo que nem sequer conhecemos. Se antes o mercado era local ou municipal, agora é global e mundial. Forças que afetamo ambiente de tarefa ou micro ambiente: fornecedores de recursos, concorrentes quanto a fornecedores e clientes, clientes (usuários e consumidores), agências regulamentadoras. ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE PAGF8rl(F8

Sistemas operacionais

0

1. Quais são as unidades funcionais de um sistema computacional? Processador ou unidade central de processamento, memória principal e dispositivos

Read More

Bioquimica clinica

0

INTRODUÇAO Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o

Read More