Atividade ead aula tema 3

Categories: Trabalhos

0

Centro Universitário Anhanguera de Santo André DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Curso: Ciências Co cro Swipe to page Santo André 2012 AULA-TEMA 3 Atividade Colaborativa Procure em jornais e revistas de grande circulação (Estadão, Folha, Veja, Época, Exame) informações sobre PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo da população da China. Em seguida, busque informações sobre a pauta de exportação e de importação da China, empresas mais importantes, produtos exportados para o Brasil, entre outros fatores.

Escreva um texto, listando os dados e informações que encontrar liberalização econômica, foram criadas, nas áreas litorâneas, mais de 10 Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), onde floresce a economia de mercado com a participação de empresas e capitais internacionais. Atualmente, a China é considerada, pelos Estados Unidos da América, um país “comercialmente privilegiado”, o que amplia as cotas de importação de produtos chineses para os mercados norte-americanos. Além disso, com lojas que ultrapassam 4 mil m2 e com uma infinidade de produtos, fazer compras está se transformando em passeio para os chineses da lasse média.

Além de estratégias tradicionais como localização e preço baixo, os hipermercados adoraram o “Total shopping experience”, que incorpora ao espaço: restaurantes, cinemas, lojas de departamentos e cafés. Uma das maneiras encontradas pelo Partido Comunista Chinês (PCC) foi de oferecer atrativos para a entrada de recursos em forma de investimentos no país, principalmente para as cidades exportadoras da costa chinesa, esse estímulo está na grande oferta de mão-de-obra de baixo custo, isso devido à abundância existente na maior população mundial.

O incremento de grandes grupos empresariais atraídos pela ferta de mão-de-obra tem colocado um arsenal de produtos de procedência chinesa em âmbito mundial. No entanto a condição de trabalho dos chineses muitas vezes não atende ás condições mínima de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho, etc. ), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos. Na China adota-se o sistema de nove anos de es fatores ferem e violam os direitos humanos. Na China adota-se o sistema de nove anos de estudo obrigatório. – 99,1 % na escola primária; – 92,3% na escola intermediária (do sétimo ano até o nono ano);

A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária. Após o nono ano escolar, o Índice de continuidade era de 51 , 2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%. Até o final do ano 2000, havia 553. 622 escolas primárias e 1. 041 faculdades e universidades na China. No ano 2000, havia 10,9 milhões de professores formados e 219,4 milhões de estudantes universitários e alunos em geral. O povo chinês já possui atitudes capitalistas, como o consumismo, uso crescente do cartão de crédito, celular e carro, elementos que produzem status na China.

Apenas quatro capítulos da Nomenclatura Comum do Mercosul NCM, que englobam basicamente soja, minério de ferro, produtos siderúrgicos e óleo de soja, responderam por 67,53% das exportações brasileiras destinadas à China: o capítulo 12 (sementes e frutos oleaginosos), que participou com 32,81%; o capítulo 16 (minérios, escórias e cinzas), com 24,15%; o capítulo 72 (ferro fundido, ferro e aço), com 5,56%, e o captulo 15 (gorduras, óleos e ceras animais e vegetais), com 5,02% (Tabela 5. ). A China foi o principal país de destino das exportações brasileiras de soja (NCM 1201 tendo essas operações representado 27,19% o total exportado, superando a Holanda (17,96%) e a Alemanha (1 0,17%). O mesmo ocorreu com as expor total exportado, superando a Holanda (17,96%) e a Alemanha (1 0,17%). O mesmo ocorreu com as exportações de minério de ferro NCM 2601, que representaram 19,5% do total exportado, superando o Japão (13,73%) e a Alemanha (11,43%).

Quanto ao óleo de soja (NCM 1 507), a China foi o terceiro país de destino, com 1 do total exportado, superada apenas pelo o Irã (28,99%), que foi o primeiro e a Índia (20,47%), o segundo. As razões para a elevada concentração da pauta nesses produtos foram as seguintes: ) soja e óleo de soja A soja e o óleo de soja são tens que fazem parte dos hábitos alimentares dos chineses, uma vez que são utilizados, respectivamente, na fabricação do “tofu’ , “shoyu” e do óleo de cozinha.

A entrada da China, um dos maiores importadores do complexo de soja, na OMC gerou mudanças significativas no mercado internacional de soja, uma vez que possibilitou-lhe um maior acesso ao mercado chinês e limitou os subsídios do governo chinês aos produtores domésticos. O crescimento das exportações brasileiras para a China decorreu da estratégia das transnacionais que atuam no mercado de rãos, da produtividade da soja brasileira e da prolbição dos transgênicos no Brasil, o que provocou um deslocamento de parcela da soja americana no mercado internacional.

A estratégia das transnacionais é baseada na idéia de eficiência global, que consiste em utilizar as regiões economicamente mais produtivas para suprir as regiões mais populosas, como a China. Com esse procedimento, as transnacionais procuram também diver mais populosas, como a China. Com esse procedimento, as transnacionais procuram também diversificar as suas cadeias de oferta. Elas atuam em ambas as regiões. Segundo as suas próprias previsões, as regiões mais populosas apresentam perspectivas de crescimento da renda.

A produtividade da soja brasileira é superior à da americana, favorecida por fortes subsídios que aumentaram significativamente a área plantada nos EUA, o maior produtor mundial. A soja é o segundo cultivo em termos de área plantada nos EUA, que exportam 40% da produção total. Os custos totais de produção dos EUA são significativamente mais altos do que os do Brasil devido aos custos fixos, especialmente o preço da terra.

Por isso, na segunda metade dos anos noventa, houve uma perda elativa de parcela do comércio internacional dos Estados Unidos para o Brasil, o segundo maior produtor, ainda que os custos variáveis do meio-oeste americano e os sistemas portuários e de transporte norte-americanos tenham sido mantidos competitivos em relação ao Brasil. A China resiste aos transgênicos, razão pela qual a sua preferência recaiu naturalmente sobre Brasil, onde os transgênicos eram proibidos em 2002.

A despeito daquela proibição, a China exige, em acordos temporários, um certificado indicando que as remessas brasileiras de soja estejam a salvo do produto ilegal. Assim sendo, mesmo a recente liberação dos transgênicos pelas autoridades brasileiras não impedirá, a curto ou médio prazos, a contínua exportação de soja não-transgência para a China. b) minér curto ou médio prazos, a contínua exportação de soja não- transgência para a China. ) minério de ferro A demanda da China por matérias-primas como o minério de ferro decorre do fato de o seu modelo de crescimento econômico ser baseado no uso intensivo de tecnologia moderna e no baixo custo da mão-de-obra especializada. A questão do suprimento de minério de ferro para a China é muito importante, pois esse roduto é usado na fabricação de aço, o qual possui intensa procura no país. Ocorre, porém, que o minério produzido pelas minas chinesas contém apenas 30% de teor de ferro, o que confere uma vantagem comparativa ao produto brasileiro no mercado chinês.

A Cia. Vale do Rio Doce é a segunda no “ranking” de empresas com o mais baixo custo por tonelada (a primeira empresa é a Rio Tinto). Por outro lado, a qualidade do teor do minério de ferro brasileiro coloca a Cia. Vale do Rio Doce em primeiro lugar no “ranking” de empresa com o menor custo por unidade de ferro. c) produtos siderúrgicos O crescimento econômico da China requer um enorme consumo de produtos derivados do aço, cuja demanda em 2001 alcançou 1 60 milhões de toneladas métricas. or isso, a maioria das siderúrgicas estrangeiras dirigiu-se para o mercado da China, o maior comprador mundial, com importações de 25 milhões de toneladas métricas do produto. Os EUA são o segundo maior importador, com 23 milhões de toneladas métricas. As siderúrgicas brasileiras são competitivas nesse mercado, como por exemplo: a Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST), a Usinas Si competitivas nesse mercado, como por exemplo: a Companhia

Siderúrgica de Tubarão – CST), a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais -Usiminas e a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. A CST é líder mundial no mercado de placas de aço, registrando um dos mais baixos custos de produção de aço do mundo. A Usiminas produz aço semimanufaturado por um custo que é a metade do custo das aciarias norte-americanas. E o custo do produto acabado da CSN é 40% mais baixo que o das similares norte-americanas.

Dentre as causas da competitividade internacional do aço brasileiro destacam-se: a) o elevado teor de ferro do minério de ferro brasileiro; b) o carvão de alta qualidade importado da China ob o regime de drawback; e c) os acordos de assistência técnica firmados com as maiores siderúrgicas mundiais, como a japonesa Nippon Steel Corporation. A redução de barreiras tarifárias decorrente da entrada da China na OMC é outro fator importante que explica também a venda de produtos siderúrgicos brasileiros para o mercado chinês.

Principais mercadorias da pauta de exportação brasileira para a China: NCM – DESCRIÇÃOI US$ mil FOB I PART. 12- Sementes e frutos oleaginosos. | 822. 595 32,81 1201- soja, mesmo triturada. | 822. 363 32,80 26 – Minérios. 605_397 | 24,15 601 – Minérios de ferro e seus concentrados 593. 608 | 23,68 | 72 – Ferro fundido, ferro e aço | 139. 495 5,56 7209 – Laminados planos de ferro ou aços não ligados. 41. 928 1,67 7207 – Semimanufaturados de ferro ou aços não ligados aços não ligados. | 41. 928 1,67 7207 – Semimanufaturados de ferro ou aços não ligados.

I 23. 285 0,93 7210 – Laminados planos de ferro ou aços não ligados | 20. 525 0,82 | 7219 Laminados planos de aços inoxidáveis 16. 979 | 0,68 | 7202 – Ferrongas | 16. 315 0,65 15 – Gorduras, óleos e ceras de origem animal ou vegetal 125. 756 5,02 1507 – Óleo de soja. 124. 156 | 4,95 | SUBTO AL 1 1. 693. 2441 67,53 | DEMAIS 814. 013 | 32,47 TOTAL 2. 507. 2571 100,00 Principais empresas que exportaram para a China em ordem alfabética I ADM Exportadora e Importadora AS Bunge Alimentos AS Cargill Agrícola SA Cia.

Vale do Rio Doce Minerações Brasileiras Reunidas AS I Samarco Mineração AS I A Companhia Vale do Rio Doce é a maior produtora mundial de minério de ferro. Lidera o mercado transoceânico do produto com vendas de 164 milhões de toneladas, o equivalente a do mercado global. A Bunge Alimentos SIA pertence ao grupo Bunge, que é o maior exportador mundial de soja para a China. A Cargill Agrícola SIA e ADM Exportadora e Importadora SIA são, respectivamente, subsidiárias dos grupos Cargill e Archer Daniels Midland, dois principais concorrentes da Bunge no mercado mundial de soja e óleo de soja.

Apenas dois capítulos da NCM, que tratam principalmente de material eletro-eletrônico e de carvão mineral, responderam por 43,82% das importaçóes b inárias da China, Cap[tulo originárias da China, Capítulo 85 – máquinas, aparelhos e material elétricos -, que participou com 29,29%; e o Capitulo 27 – combustíveis óleo e ceras minerais -, responsável por 14,52% das mportações. Principais mercadorias da pauta de importação brasileira originária da China: 85- Máquinas, aparelhos e materiais elétricos 455. 37 29,29 | 8529 – Partes de aparelhos de reprodução e gravação de som e imagem 96. 712 | 6,23 | 8522 – Partes de aparelhos de transmissão e recepção de som e imagem 44. 690 | 2,88 | 27 – combustíveis minerais | 225. 606 14,52 2704 Coques | 102_688 | 6,61 | 2701 – Hulhas 98. 449 | 6,34 | SUBTOTAL | 680. 643 43,82 | DEMAIS 872. 787 | 56,18 TOTAL 1. 553. 4301 100,00 Principais firmas que importaram da China em ordem

Companhia Siderúrgica de Tubarão I Companhia Siderúrgica Paulista – Cosipa Motorola Industrial Ltda I Nokia do Brasil Tecnologia Ltda Philips da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais SIA – Usiminas I A Companhia Siderúrgica de Tubarão, Companhia Siderúrgica paulista – Caspa e a Usinas Slderúrgicas de Minas Gerais SIA Usiminas foram as empresas que compraram basicamente o carvão; a Motorola Industrial Ltda, Nokia do Brasil Tecnologia Ltda e a Philips da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda importaram prioritariamente materiais eletro-eletrônicos.

Física

0

Óptica Geométrica OI . (UFRGS) O ângulo entre um raio de luz que incide em um espelho plano e a

Read More

Relações irterpessoais

0

FEEDBACK O que é, para que serve, tipos, como fazer e sua aplicação. Feedback já é uma palavra amplamente conhecida

Read More