Atividade – evolução da arte

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ENGENHARIA ELÉTRICA SEU NOME ors to view nut*ge ATIVIDADE VIRTUAL 01 – ARTE CULTURA pessoas, povos, nações, etc. , aumentando a sensibilidade humana do individuo. Em cada uma das suas modalidades – teatro, música, dança, literatura e artes visuais, possuem uma linguagem únlca, caracteristlca dela, que pode ser fundida com outras, podendo proporcionar novas e agradáveis experiências.

Estando presente antes mesmo do surgimento da escrita (linguagem textual), a arte pode ser observada com frequencia nas antigas cavernas, templos, pinturas, esculturas, dentre outros, omo também se manifestando como um elemento importante para a estética dos produtos fornecidos ao mercado em nosso cotidiano. 2 DESENVOLVIMENTO Segue abaixo questionário respondido, conforme o conteúdo das aulas e apostila fornecida: Questão 01 – O homem desde sempre teve o ímpeto de criar objetos para serem cultuados e admirados, estabelecendo uma forte relação entre arte e ritual.

Comente, com suas palavras, cada uma das três imagens, procurando analisar qual o seu contexto histórico, bem como a relação entre arte e ritual que cada uma delas evoca. A primeira imagem retrata o ritual da caça aos animais em arte rupestre, caracterizando o homem que ainda não cultivava plantas e, por isso, necessitava matar outros animais para sobreviver. Acredita-se que a pintura desses animais, pelos homens pré-históricos, tinha como objetivo perpetuar as almas desses indivíduos e obter poderes “sobrenaturais” sobre os mesmos.

A segunda image o ritual fúnebre, na sendo verificada no desenvolvimento das construções (posição da pirâmide, por exemplo), decoração, dentre outros. A última ilustração trata-se do teto da Capela Sistina, onde diversos pisódios decisivos da históna da humanidade, segundo a bíblia, são descritos em forma de arte. Em todos os quadros de Michelangelo, podemos perceber a interferência divina sobre os habitantes da Terra. Questão 02 – Faça uma pesquisa sobre a cultura e a Arte Grega e responda: quais foram as principais contribuições desse povo para a cultura ocidental?

Existe alguma forma de arte desse povo que se encontra presente na nossa vida? A civilização grega antiga teve uma influência na linguagem, na polltica, no sistema educacional, na filosofia, na tecnologia, na arte e na arquitetura moderna. Ela é a base cultural da civilização ocidental, teve forte influência sobre os romanos, que por sua vez difundiram essa cultura pela Europa. No aspecto religioso, a história de vida de Sócrates em diversos momentos é idêntica a história da vida de Jesus, remetendo a influência grega sobre a religião romana.

Algumas das artes que ainda estão presentes em nossas vidas atualmente são, por exemplo, o teatro e a filosofia. Fomos influenciados pela maneira mais racional de pensar, temos mais consciência sobre nós mesmos, passamos a analisar mais os fatos nao mais por aspectos divinais e passamos a ser ais científicos, caracterizando cada fase de um determinado acontecimento através de explicaçóes lógicas. Questão 03 – Existe um consenso que Leonardo da Vinci foi realmente um grande gênio para a humanidade.

De posse dos seus conhecimentos em Renascimento e em pesquisas, discorra: quais foram as contribuições de Leonardo da Vinci para a engenharia e a arquitetura? PAGF3rl(FS discorra: quais foram as contribuições de Leonardo da Vinci para a engenharia e a arquitetura? Quais grandes obras constam em seu legado? Podemos citar uma importante contribuição de da Vinci no studo da Resistência dos Materiais, onde se passou a obter os conceitos básicos de lógica acerca de carga máxima que uma viga de um determinado material pode suportar, qual a posição terá melhor aproveitamento, quando é seguro usá-la.

Por esse motivo, ele era considerado por muitos um engenheiro. Na área de arquitetura, podemos citar a perspectiva, amplamente utilizada em alguns de seus quadros, através da variação de tonalidade das pinturas. Algumas das obras de Leonardo da Vinci são consideradas por diversos críticos umas das mais importantes de oda história da humanidade, sendo atribuído valor incalculável para algumas delas, tais como La Gioconda e A última ceia. Da Vinci desenvolveu alguns projetos como o para-quedas, a asa delta, dentre outros.

Questão 04 – Hoje em dia, costuma-se dizer que existem quatro grandes linguagens: artes visuais, teatro, dança e música. Segundo os PCNs, a educação brasilelra deve contemplar essas atividades em seu ensino. Entretanto, sabemos que você não está mais na “escola” e, sim, na universidade. Desse modo, comente: seu curso de graduação dialoga com alguma dessas quatro linguagens? De que modo a arte está presente no curso que você escolheu? O curso de Engenharia Elétrica, assim como outras variantes de engenharia, se comunica diretamente com as artes, desde a concepção de pequenas peças a construção de arranha-céus.

O estilo das construções, por exemplo, determina quais tipos de materiais devo utilizar adequadamente, de acordo com as necessidades estruturais do edifício. A iluminação adequ PAGF utilizar adequadamente, de acordo com as necessidades estruturais do edifício. A iluminação adequada ao ambiente, por exemplo) nada mais é que a fusão da necessidade de sua tilização, de sua elaboração, atrelada ao design das peças e a sua aplicabilidade.

Os microcomputadores, aparelhos ultramodernos de telefonia e comunicação em geral estão além da necessidade básica que o produto deva atender e passam a observar outras tendências. Hoje, deixa-se de obter um aparelho com desempenho semelhante a outro com um preço mais elevado por causa de um design mais elaborado. O acabamento do produto tornou-se tão importante quanto o seu uso. Pode- se concluir que a arte, diferente do que pode parecer para muitos, cada vez mais é peça chave na obtenção do sucesso de orporações nos mais diversos ramos da sociedade, inclusive da engenharia. CONCLUSAO A partir dessas prmeiras aulas da disciplina Arte e Cultura, reforçamos a importância deste importante conteúdo, bastante presente em nosso dia-a-dia, que abrange inúmeras áreas do conhecimento humano, sendo também parte integrante deste. Percebemos a influência das civilizações e suas culturas sobre outras, e a importância histórica, na retratação, através de obras de arte, de um determinado período no contexto da evolução da humanidade. 4. REFERÊNCIAS LOPES, Cida et al. Módulo ura. Salvador:

Marketing

0

UNIVERSIDADE APOLITECNICA INDICE . Introdução 2. Desenvolvimento or7 to view nut*ge 3 . O que é Marketing 2. Mix de

Read More

Tecnicas de expressao

0

Kjkj kjkjkj kjk jkjkj kj kj kjkjkj kj kjkjkj kjlkjkjk kjkjkjkj kjkjkjkj kkjkjkj kjkjklJk kjnk]kjkj kJjkj Kjkj kjkJkj kjk Jkjkj

Read More