Atps de processos administrativos

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS(A PS) Curso de Administração de Empresas período: 20 Semestre Disciplina: Processos Administrativos Unidade: Taboão da Serra Entrega: 03/04/201 2 Professor: Manuel Estrada Integrantes: ETAPA 1 — PASSO I Definições de Planeja to view nut*ge Planejamento Estratégico O planejamento estratégico é elaborado nos n(veis hierárquicos da organização. Seus objetivos é a elaboração de metas a serem cumpridas a longo prazo, com a intenção de se manter competitivo no mercado, sendo um processo contínuo, onde os níveis hierárquicos tomam decisões.

Etapas do planejamento estratégico. 1 -Definição dos objetivos. 2-AnáIise ambiental externa. 3-Análise organizacional interna. 4-Formação de alternativas , 5-Elaboração de planejamento. específicos de são de curto prazo. O planejamento operacional coloca em prática os planos elaborados no planejamento estratégico e tático, é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. Tipos de planos operacionais 1 -Procedimentos: métodos; 2-0rçamento: dinheiro; 3-Programações: tempo; 4-Regulamentos: comportamento pessoal, regras a serem seguidas. Bibliografia CHIAVENATO, Idalberto.

Administração : teoria, processo e prática. 4a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. WEB ARTIGOS. Níveis de Planejamento. Disponível em: wvm. webartigos. com/artigos/níveis-de-planejamento/1 6808. Acesso em: 20 mar. 2012 CIDADE MARKETING. Objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Disponível em: wvm_cidademarketing. com. br/2009/ ar/33/objetivos-estratégicos-tticos-e-operacionais. Acesso em: 20 mar. 2012 ETAPA 1 – PASSO 2 Análise do texto 1: Veja o futuro antes dos outros Algumas pessoas tem uma wsão negativa das coisas, pensam apenas no errado.

Outras tem a arte de ver a oportunidade na esma vlsao. Quando passamos a observar as coisas ao nosso redor com outros olhos nos tornamos diferenciados de outras pessoas. Para os empreendedores, o futuro é pensado a PAGF da globalização e assim poder empreender neste mercado global. Para ter sucesso no mercado global precisamos abrir janelas para o futuro tendo como o “impéno” o conhecimento da informação e da tecnologia, pois hoje é extremamente necessário as pessoas conhecerem e possuírem estas habilidades.

O mundo dos negócios está se tornando um lugar ameaçador e fora de controle. As pessoas podem perder milhões em minutos. Não há estabilidade no mundo dos negócios. Hoje pode ser, amanhã já não é. Ao realizar uma pesquisa com a nova geração executiva podemos perceber a diferença de liderança de hoje e de anos atrás. Hoje esses executivos procuram pessoas que os ajudem e não pessoas que apenas cumpram ordens. Eles conseguem fazer com que essas mesmas pessoas sigam sua linha de pensamento sem se impor á eles.

Esses executivos não tem uma perspectiva de vida como antes. Eles querem trabalhar em média 10 anos para alcançar seus objetivos (tempo que antes chegava a durar 20, 30 anos), nem ue para isso eles precisem trabalhar 14,16 horas por dia. o esforço de hoje será o fruto de manhã. para resumir esse texto, poderíamos usar apenas duas palavras: Atitude e ousadia. Muitas empresas quebram nos primeiros anos de atuação. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, 98% dos casos estão relacionados a falhas e a falta de planejamento.

O administrador deve planejar e organizar sua empresa orientando cada departamento o uso devido dos recursos e buscar soluções para cada tipo de problema administrativo. Para isso há orientações de novos métodos, planejamento de tividades, cálculo de despesas que garantem a circulação de informações e orientações com o objetivo de evitar falhas de comunlcaçao, gas garantem a circulação de informações e orientações com o objetivo de evitar falhas de comunicação, gastos necessários e até mesmo outros problemas como desperdício, prejuízo na produção ou ineficiência.

Além de toda essa parte de planejamento e organização o administrador deve traçar métodos e objetivos a serem cumpridos. Em casos de crise ele é o principal atuante, pois deve pensar em uma forma de como fazer com que a empresa saia a atual situação. Sendo assim, ele deve estar sempre preparado para eventuais riscos. ETAPA 1 – PASSO 3 O que é planejamento? Planejamento faz parte das funções básicas de um administrador. A função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer. Consiste em determinar os objetivos principais de uma empresa e mostrar as melhores alternativas, para como alcançar esses objetivos.

E uma técnica de Mudança e de inovação. Necessita de bastante conhecimento e de pesquisas. Sendo um processo contínuo e voltado para o futuro. Envolve a empresa como um todo,podendo assim dentificar suas vulnerabilldades e suas potencialidades. Tipos de Planejamento: Planejamento Estratégico: É realizado no n[vel institucional da empresa,sendo um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. planejamento estratégico exige sete etepas. endo elas: . Determinação dos objetivos; 2. Análise ambiental externa; Análise organizacional interna; 4. Formulação de alternativas . Elaboração do planei execuçao; 7. Avaliação dos resultados. Caracteristicas fundamentais: 1. ? projetado no longo prazo; 2. Está voltado para relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa; 3. Envolve a empresa como um todo. Planejamento Tático É tradução e a interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível Departamental, ou seja o Nível intermediário da organização.

Podemos citar os departamentos ou unidades de negócios. Este planejamento ilustra como é implementado os planos téticos e explica os processos Decisórios. É aplicado a médio-prazo. Algumas Caracteristicas deste planejamento: 1. O planejamento é um processo permanente e contínuo; . Planejamento sempre é voltado para o futuro; 3. planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão; 4. O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis; 5. O planejamento é sistêmico; 6.

O planejamento é interativo. Planejamento Operacional Este planejamento basicamente se preocupa em como executar as tarefas. Focaliza a otimização e a maximização de resultados, por meio deste planejamento. Os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional. Para que melhor alcance empresa. tempo, denominados programas e programações; Planos relacionados com comportamento, denominados regulamentos. ETAPA 2 – passos I e 2 Definição da função administrativa “Organização’?

Organizar é a atividade subseqüente a ser tomada pelo administrador após efetivamente ter finalizado 0 10 passo, que neste caso é o Planejamento. É também o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos na organização, criando a estrutura organizacional, de modo que ela possa alcançar eficientemente seus objetivos. Objetivos diferentes requerem estruturas diferentes. Assim, os administradores devem adequar a estrutura da organização aos eus escopos e recursos. Em suma, organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos.

O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas. Etapas da função Organização: 10) Listar o trabalho; 20) Dividir o trabalho e tarefas; 30) Ajustar tarefas por unidades organizacionais; 40) Criar mecanismos de inte ra 30. departamentos, produtos, linhas de trabalho, entre outros. Portanto vamos focar nesta etapa em Tipos de Organização, abendo-se que dela derivam-se o Desenho Departamental e a Modelagem do Trabalho.

Tipos de “Organização”‘ Com base em todas as características inerentes à organização, as empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias, atividades, produtos, ambiente de tarefa, tecnologia etc. O desenho organizacional – estrutura ou formato organizacional — precisa compatibilizar e interligar todos esses dlferentes aspectos para favorecer sua inclusão e viabilizar o alcance dos objetivos organizacionais. Há 3 tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a rganização linear, a organização funcional e a organização linha- staff.

Cada um deles possui suas próprias características, porém, nem sempre podem ocorrem em sua forma pura na realidade das empresas. Tipos tradicionais de estrutura organizacional: 10) Organização Linear: A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos, e na organização eclesiástica dos tempos medievais* formas mais antigas de organização possuem em comum o princípio linear, também chamado princípio escalar da autoridade.

O nome organização linear ignifica que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre os superiores e subordinados. Daí seu formato piramidal. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais de organ estabelecidas. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais de organizações.

Em resumo: A organização linear é a forma estrutural baseada em linhas únicas de autoridades e responsabilidades e na qual predormna a plicação do princípio de autoridade linear e do comando único. Apresenta uma conformação piramidal em função de a cadeia escalar e da centralização das decisões na cúpula. Principais caracter[sticas da Organização Linear: * Autoridade linear ou única; * Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; * Formato piramidal.

Vantagens: * Estrutura simples e de fácil compreensão; * Clara definição das responsabilidades; * Facilidade de implantação; * Estabilidade; Ideal para pequenas empresas; * Ideal para situações de permanência e estabilidade. Desvantagens: Estabilidade e constância nas relações formais; * Autoridade linear baseado no comando único e direto; * Exagero na função de chefia e de comando; * Chefe torna-se um generalista; * Congestiona linhas de comunicação com o crescimento da empresa; ‘k Comunicações indiretas. 20) Organização Funciona o funcional é o tipo de baseada na especialização e na supervisão funcional.

As linhas de comunicação são diretas, a autoridade é funcional (dividida por especialistas) e as decisões são descentralizadas. Principais características da Organização Funcional: * Autoridade funcional ou dividida; Linhas diretas de comunicação; * Descentralização das decisóes; * enfase na especialização. * Fornece o máximo de especialização; ‘k Permite a melhor supervisão técnica possível; * Desenvolve comunicação direta e sem intermediação; * Separa as funções de planejamento e controle das de execução.

Diluição e consequente perda de autoridade; * Subordinação múltipla; ‘k Tendência entre concorrência entre os especialistas e conflitos dentro da organização; * Confusão quanto aos objetivos. 3D) Organização linha-staff: O tipo de organização linha-staff é o esultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se Incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

Alguns autores o denominam organização do tipo hierárquico consultivo. Na organização linha-staff há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas pro orcionam um tipo organizacional mais completo e complex cáo linha-staff coexistem assessoria e serviços especializados. Em resumo: à o formato estrutural hibrido que reúne caracteristicas lineares (unidade de comando) e características funcionais (assessoria de staff). ? também denominada organização hierárquica consultiva.

Principais características da Organização Linha-staff: * Fusão da estrutura linear com a funcional; * Coexistência entre as linhas formais com as diretas de comunicaçao; * Separação entre órgãos operacionais; * Hierarquia versus especialização; * Assegura assessoria especializada e inovadora; * Mantém atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff; * Possibilidade de conflito entre órgãos de linha e de staff; ‘k Dificuldade na obtenção e na manutenção do equilíbrio entre linha e staff; Projeto de extensão universitária

Termogenese

0

Termo genes e BIOTERMOLOGIA BIOFISICA DAS TROCAS DE CALOR CORPORAL mecanismos argànlcas que produzem (termogénese) e que dlsslpam calor (termblise)

Read More

Atividade interdisciplinar 1 semesre unopar

0

[pic] to view nut*ge determinados pontos de vista? 12 4CONCLUSA014 5REFERÊNCIAS 15 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo aprofundar o

Read More