Atps – processos administrativos – 2 sem

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE TAUBATÉ ADMINISTRAÇÃO PROCESSOS ADMIN ISTRATIVOS ATPS 10 TRIMESTRE INTRODUÇAO Esta ATPS refere-se ao Processo administrativo, que estão divididos em duas etapas: Planejamento da ação empresarial, organização e direçã de objetivos para a s execução, também c deve respeitar para q sustentação, fizemos PAGF 1 cro peito á formulação açao e para sua • -s b cas que a empresa Swipe to page a coerência e rtigos de dois professores acadêmicos que talam sobre a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso nas ações empresariais.

No item Organização da ação empresarial, fizemos uma breve pesquisa sobre o conceito do planejamento nas organizações e relatamos os passos resolvidos envolvendo as funções de planejamento e de organização. ETAPA I A) Roberto Shinyashiki Para este autor Visão é a arte de enxergar o invisível, isto transforma você em uma pessoa especial. Ver além cria uma competência para enxergar oportunidades. O futuro é uma consequência do planejamento no presente, esta visão faz com que o individuo esteja atento a novas um processo. Podemos afirmar que o planejamento surge através de uma ecessidade de gerenciar um projeto.

Um Plano é o resultado formal do planejamento sendo o documento com registro das intenções. Este planejamento serve para definirmos quando, onde e como as ações deveram acontecer. O Planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando uma maior eficiência. Bom como podemos observar os dois autores estão falando sobre ver no futuro, isto quer dizer tem uma visão que possa enxergar no futuro e o planejamento é quando queremos atingir um determinado objetivo, para isso devemos planejar para no uturo termos atingido o alvo almejado.

Para no futuro alcançarmos o que desejamos, devemos planejar ter uma visão ampla. Para um dos autores, planejamento antecipa a visão das ações que iram acontecer no futuro. E para o outro autor, futuro é uma consequência da visão que o indivíduo tem das oportunidades. PLANEJAMENTO O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma posslVel, alguns objetivos pré- definidos. DESENVO VIMENTO PLANEAMENTO ESTRATÉG nível institucional da empresa, estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevislVeis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico apresenta três características rincipais: 1- É projetado a longo prazo; 2- Está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa; 3- Envolve a empresa como um todo; Ou seja, é projetado a longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado a longo prazo e macro orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nivel operacional, por meio dos planos operacionais.

O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: ) a determinação dos objetivos empresariais; b) a análise ambiental; c) a análise interna da organização e seus recursos; d) a geração, a avaliação e a seleção de alternatlvas estratégicas; e) a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais; f) o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

O Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas. PLANEJAMENTO ÁTICO O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os lanos operacionais voltados para a execução das tarefas e o 3 OFg estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.

As principais características do planejamento tático são: a) o planejamento é um processo permanente e continuo; b) o planejamento é sempre voltado para o futuro; c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão; d) o planejamento seleciona entre varias alternativas isponíveis em um determinado curso de ação; e) o planejamento é sistêmico; f) o planejamento é interativo; g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos; h) o planejamento é uma técnica cíclica; i) o planejamento é uma função administratlva que interage com os demais; j) o planejamento é uma técnica de coordenação; k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação. Ou seja, é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, ocalizando a alocação de recursos. O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvldas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.

Nesse sentido, o planejamento tático apresenta características típicas, por ser um processo permanente e cont[nuo, está voltado para o futuro, preocupa- se com a racionalidade do processo decisório, visa selecionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ção, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação. O planejamento produz um resultado imediato que é um plano.

Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, quando, como, onde e por quem. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer, quem eve fazer, quando, onde, e muitas vezes como fazer. A decisão é um processo sequencial e engloba seis elementos comuns: tomador de decisão, objetivos, sistema de valores, cursos de ação, estados da natureza, consequências. As decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza sobre três formas : incerteza, risco e certeza.

Os planos táticos, para alcançar a integração de esforços e plena identificação com a estratégia empresarial precisam ser complementados por pol[ticas. Uma política é um guia genérico ara a ação, delimita a ação, mas não especifica o tempo. Os planos táticos geralmente se referem a: planos de produção, planos financeiros, planos de marketing, planos de recursos humanos. PLANEAMENTO OPERACIONAL O planejamento no nível operacional é chamado de planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais.

Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para otimização e maximização de esultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. O planejamento operacional se baseia numa Infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa, no nível operacional. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos.

Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequência de passos ou etapas a serem seguidos para execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos como fluxogramas (vertlcal, horizontal, de blocos) ou listas de verificação. Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro (como por exemplo, o fluxo de caixa, orçamentos, encargos sociais, reparos e manutenção de máquinas, despesas). Os programas são planos operacionais relacionados com o tempo. Os regulamentos são planos operacionais relacionados om comportamentos solicitados. ETAPA 2 Organização da Ação Empresarial Desenho Organizacional O desenho organizacional corresponde a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamentos e responsabilidades que não são imutáveis e têm seu comportamento influenciado por variáveis técnicas, individuais, sociais e organizacionais.

Constitui a escolha pela qual a empresa pretende estruturar-se e comportar-se para atingir seus objetivos, serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Neste contexto, o Desenho Organizacional é parte constituinte a estratégia empresarial. Servir de estrutura básica, operar, decidir e coordenar, são as principais funções do Desenho Organizacional, constituindo desta fo coordenar, são as principais funções do Desenho Organizacional, constituindo desta forma uma das prioridades da Administração. É influenciado pelas características do ambiente de tarefa da empresa (clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores). ? o meio pelo qual a empresa procura encontrar coerência e compatibilidade entre multiplicidade de variáveis: os objetivos, as divisões, colaboradores, mudanças que ocorrem no mbiente externo. As principais características do desenho organizacional são: diferenciação ( que pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas), formalização ( por meio do cargo, do fluxo de trabalho ou de regras), centralização ( pela dispersão do poder formal, do poder de tomar decisões ou dispersão física de serviços) e integração ( por meio da hierarquia administrativa, objetivos e planos, departamentalização, regras e procedimentos, entre outros). preciso que haja planos, para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá- os.

Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a consecução de seus objetivos, os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos, seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatório. Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleção de objetivos para a organização. Depois, estabelecem-se objetivos para as subunidades da organização – suas divisões, seus departamentos, e assim por diante. Uma vez determinados os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. É claro que, na seleção dos obje estabelecem-se programas para sua consecução de maneira sistemática. ? claro que, na seleção dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles poderão ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organização. CONSIDERAÇÕES FINAIS A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional. Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedlca a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades.

Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondldo nas entrelinhas. Ele se antecipa. para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente. “Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio), “Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc. , visando ? realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss) “O planejamento é uma atrlbuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do eio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificado”. (FRIEDMAN, 1960) Planejamento é o esforço para dirimir o caos que se instala quando especificado”. (FRIEDMAN, 1960) quando inumeras atividades concorrem na realização de um intento. Planejamento é um conjunto de intenções necessárias e suficientes para o atingimento de um propósito. O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer.

O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas. Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer. O planejamento não é uma iniciativa onde se pretende acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, 1. ; SAPIRO, X Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 41 5p. Ghallab, M. , Nau, D. 5. , and Traverso, p. (2004). Automated Planning: Theory and Practice. ALMEIDA, M. C. B. de.

Planejamento de bibliotecas e ser,’iços de informação. . ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144p. BARBALHO, C. R. S. ; BE-RAQIJET, V. S. M. Planejamento estratégico para unidades de informaçao. sao Paulo: poliMAPB, 1995. 69P. (Coleção Palavra-Chave, 5) DRUCKER. P. Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1984. p. 133-136 FARIA, J. C. Administração: introdução ao estudo. 3. ed. São Paulo: Thomson/Pioneira, 1997. 168p. MEGGINSON, L. C. , MOSLEY, D. C, PIETRI JR. , p. H. Administração: conceitos e aplicações. 4. ed. São Paulo: Harbra, 1998. 614p. STE-INE-R, G. A. Strategic plannin : what every manager must know. New York: Free Pres pnGF q OFg

Lei ohms

0

Esse experimento foi feito em laboratório com auxilio de uma fonte de energia,uma âmpada (led), um resistor, multímetro e fios

Read More

Peps e ueps

0

Confira também outros artigos do Blog! Clique aqui Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de

Read More