Atps processos gerenciais

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL 10 ANO – 20 SEMESTRE PLANEAMENTO EST ar 8 to view nut*ge ITAPECERICA DA SERRA 2011. INTRODUÇAO Segundo o dicionário da lingua portuguesa, o ato de planejar quer dizer traçar, fazer plano de, projetar, programar, planificar. Quando pensamos em relação a uma empresa, existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. Pode ser considerado como estratégico todo planejamento realizado no nível institucional da empresa. É orientado para o futuro, de modo que se torna necessário tomar decisões aseadas, muitas vezes, na intuição e no julgamento. atores que afetam a empresa por longos períodos de tempo. É genérico, portanto necessita ser desdobrado em planos téticos (intermediários) e operacionais, detalhando cada atividade a ser executada. 1. 2 – ETAPAS São sete as etapas que envolvem o planejamento estratégico: 1 – Determinação dos objetivos. É a determinação das pretensões ou propósitos da empresa, como por exemplo, diminuir os custos de produção sem alterar a qualidade do produto. Os objetivos da empresa podem ser agrupados em 4 categorias: lucro, expansão da empresa, egurança, autonomia. – Análise ambiental externa. É a maneira pela qual a empresa busca conhecer as necessidades, oportunidades, recursos, dificuldades, ameaças, e contingências que estão a sua volta. Deve abranger o ambiente geral (fatores tecnológicos, pol[ticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos) e o ambiente de tarefa (clientes, fornecedores, concorrentes e agências regulamentadoras). Pode ser feita através de pesquisas e análises, estudos de previsão, espionagem e sistemas de informação gerencial. 3 – Análise organizacional interna. ?? a maneira pela qual a empresa examina seus recursos, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos ou humanos, para dessa maneira, identificar suas forças e fraquezas e explorar as oportunidades. A análise organizacional deve levar em conta: missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e cultura organizacional. 4 – Formulação de alternatlvas. É a definição das alternativas estratégicas que levarão a empresa a alcan Formulação de alternativas. alcançar os objetivos propostos.

Pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos, utilizando estratégias ativas (agressivas) ou passivas (defensivas). 5 – Elaboração do planejamento. É a maneira pela qual a estratégia será colocada em prática. A estratégia vai definir “o que fazer”, enquanto que o planejamento irá definir o “como fazer”. Deve envolver todos os níveis da empresa e deve ser resultante do trabalho em equipe da organização. O planejamento estratégico precisa considerar alguns fatores, conhecidos como os sete “S”: staff, style, skill, ystems, structure, shared values, superordlnated goals. – Implementação e Execução. É a parte da execução, de colocar os planos em ação. Sem uma execução adequada, a estratégia não acontece, por isso, requer organização, intensa coordenação, incentivo às pessoas, controles, acompanhamento e liderança estratégica por parte de executivo principal e tática e operacional por parte dos gerentes e supervisores. Para implantar com sucesso o planejamento, a empresa deve seguir estes passos: participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço ontínuo, avaliação sistemática, recompensas por resultados. – Avaliação dos resultados. É o acompanhamento dos resultados alcançados de maneira continua. Segundo o sistema de avaliação criado por Kaplan e Norton (Balanced Scorecard – BSC) existem 4 perspectivas a serem consideradas na avaliação dos resultados: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado PAGF3rl(F8 avaliação dos resultados: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. CAPÍTULO 8 2 – PLANEJAMENTO TÁTICO 2. 1 – CARACTERÍSTICAS – E um processo permanente e continuo. – É sempre voltado para o futuro. 3 – Se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões. 4 – Seleciona dentre as alternativas um determinado curso de açao 5- É sistêmico. 6- É iterativo. 7 – É uma técnica de alocação de recursos. 8- É uma técnica cíclica. 9 – É uma função administrativa que interage diretamente com as demais. IO – É uma técnica de coordenação. 1 – É uma técnica de mudança e de inovação. Planejamento tático é o conjunto de decisões tomadas com relação aos n[veis mais baixos da hierarquia, os níveis epartamentais. . 2 – PROCESSO DECISÓRIO Representa, basicamente, a escolha do caminho a se tomar e envolve no mínimo seis elementos: tomador da decisão, objetivos, sistema de valores, cursos de ação, estados da natureza e consequências. As decisões são respostas a al ma adversidade ou necessidade a ser satisfeita. O processo de ser descrito em quatro de verificar se serão viáveis. 4 – Escolha da melhor alternativa como um plano de ação. É a escolha de um novo caminho a se seguir, implicando no abandono de um antigo.

Quanto à sua forma, podemos distinguir dois tipos de decisões, s programáveis (tomadas de acordo com regras já estabelecidas para se enfrentar um assunto rotineiro) e não-programáveis (tomadas diante de situações novas e exigem esforços para definir o diagnosticar o problema). 2. 3- TIPOS DE PLANOS A ICOS Se referem a planos de produção, financeiros, de marketing e de recursos humanos e são colocados em prática de acordo com a política de cada empresa. 2. 4 – POLí ICAS A politica da empresa é seu guia para as ações. ma definição de propósitos comuns e estabelece os parâmetros a serem adotados pelas pessoas que irão implementar os planos. Podem ser consideradas 3 tipos de políticas na empresa: globais, administrativas e operacionais. Os planos táticos sempre são implementados por meio de politicas. CAPÍTULO g 3 – PLANEJAMENTO OPERA para que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos da empresa para que seja possível atingir os objetivos. 3. 3 – TIPOS DE PLANOS OPERACIONAIS Podem ser classificados em quatro tipos: 1 – Relacionados com métodos (procedimentos). – Relacionados com dinheiro (orçamentos). 3 – Relacionados com tempo (programações). 4 – Relacionados com comportamentos (regulamentos). 3. 4 – PROCEDIMENTOS Representam a sequência de passos a serem seguidos para garantir a execução dos planos. Costumam ser escritos e colocados à disposição dos que devem usá-los. Geralmente são rotinas expressas em fluxogramas (gráficos que representam o fluxo de procedimentos ou de rotinas). Os fluxogramas podem ser verticais, horizontais ou de blocos. 3. 5 – ORÇAMENTOS São planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado periodo de tempo.

Geralmente têm extensão de um ano. Alguns exemplos são fluxo de caixa, custos de produção, despesas de propaganda, encargos sociais, manutenção de quipamentos, entre outros. 3. 6 – PROGRAMAS OU PROGRAMAÇOES São planos operacionais relacionados com o tempo. Consistem em duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas. Podem variar desde métodos simples como utilização de um calendário para programar atividades até métodos complexos que exigem técnicas avançadas. O mais simples dos programas é o cronograma, representado por meio de um gráfico.

Desse modo, se têm uma fácil visualização entre planejamento e execu -o. Outro modelo de planeia onal é chamado de PERT de PERT (Program Evaluation Review Technique). É um sistema ógico que se baseia em cinco elementos: a rede básica, alocação de recursos, considerações de tempo e custo, a rede caminhos e o caminho crítico. O PERT permite um esquema de controle e avaliação de programas e projetos. 3. 7 – REGRAS E REGULAMENTOS Representam o comportamento solicitado às pessoas. São bem específicas, por isso se diferenciam das políticas.

Basicamente, mostram o que as pessoas devem ou não fazer. COMPARAÇAO ENTRE OS AUTORES A idéla dos autores é que um lider do futuro deve estar sempre preparado para as mudanças imprevisíveis que vem ocorrendo no mundo dos negócios e da tecnologia. O Professor Paulo Barreto se refere diretamente ao profissional que se compromete e se coloca a disposição de novos aprendizados e novas conquistas, enfatizando a importância do conhecimento, de aperfeiçoar as habilidades pessoais, se preparando para um futuro promissor, porém inconstante e até então fora de controle.

Porém ao mesmo tempo comprometedor, exigindo que o lider assuma responsabilidades para melhoria e torne-se um resolvedor dos problemas apresentados. O Roberto Shinyashiki destaca o profissional que tem visão, que tem a sensibilidade de enxer ar o futuro no presente, que uta para alcançar o sucess tento para aproveitar as empreendedor com visão, se transformou na realização de um parque aquático. E enquanto as pessoas limitam sua visão, perdem a essência da vida, e só enxergam os valores depois que perdem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Estratégico é o planejamento concebido no nível institucional da empresa. Sempre é projetado a longo prazo e envolve a empresa em sua totalidade. Exige a participação dos demais níveis da empresa, para que se possam atingir os objetivos propostos. O planejamento realizado no nível intermediário da empresa ? chamado de tático e é responsavel pela “tradução” do planejamento estratégico de forma que o nível operacional possa realizar com êxito as atividades e tarefas propostas.

Planejamento operacional constitui ações que devem ser feitas com base em uma rotina. São as atividades imediatistas das empresas, que se proliferam em suas diversas éreas. Se caracteriza pelo detalhamento com que são estabelecidas as tarefas. O processo estratégico está se tornando mais importante do que o conteudo estratégico. E-stá cada vez mais vinculado ? pessoas, unidades ou tare ao se possa determinar

Materiais de construçao

0

1- Materiais Cerâmicos 1. 1 – Introdução/Conceito. Materiais cerâmicos são todos os materiais compostos em sua quase totalidade de argila,

Read More

Aaaaaaa

0

Muita gente que quer formatar o computador não tem muita certeza de como fazê-lo. Por Isso, o bloglouco. com preparou

Read More