Atpsq

Categories: Trabalhos

0

– IDENTIFIQUE QUAIS OS GASES QUE COMPOEM A ATMOSFERA E SUAS RESPECTIVAS CONCENTRAÇOES (porcentagem no ar). DESCREVA PELO MENOS UMA APLICAÇÃO DE CADA GÁS. A análise de uma amostra de ar colhida ao nível do mar,acusa em média, a seguinte composição percentual: Nitrogêni0(N2)- , Argôni0(A0- 0,934%, Gás carbônico(C02)- Neônio(NE)- 0,001 818%, Hélio(HE)- Metano(CH4)- Criptônio(Kr)- 0,000114%, Hidrogêni0(H2)- xenôni0(XE). Também há traços de óxido de nitrogênio(NO,N02,N20), monóxido de carbono(CO), ozônio(03), amônia(NH3), dióxido de enxofre(S02) e sulfeto de hidrôgenio(H2S). vien Aplicações dos gases- Nitrogênio: Sendo u fabricação de aço e s análise, na purga de Oxigênio: É utilizado OF9 ao garantida na • tria química e de Swipe to view nentp ntre outros. Industria e pesquisa; na fabricação de aço; solda, corte e produtos quimicos; no tratamento de esgoto; em tratamentos médicos; fabricação de vidros; papel e até como gás oxidante para combustível de foguetes Argônlo: Na medicina é utilizado em forma de laser em cirurgias; devido a sua ação anticorrosiva é aplicado em lampadas incandescentes, para evitar a corrosão do filamento de ungstênio.

Gás carbônico: E usado comercialmente em algumas bebidas(carbonatadas), e também em extintores de incêndio. Neônio: É muito útil em laboratório na forma de detector de íons; quando misturado com argônio dá origem a válvulas para raio-x; nos sensores ultra-sensívei ultra-sensíveis de infravermelho na forma liquida;etc. Hélio: É um gás monoatômico usado em industrias de alta tecnologia, como na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões. Metano: É chamado de biogás e usado como combustível de veículos e nas industrias(nas caldeiras).

Criptônio: É utilizado na medicina em cirurgia a laser. Hidrogênio:É utilizado na fabricação de amônia; produtos hidrôgenados(margarinas,gorduras,etc); gasolina; lubrificantes e ácidos; etc. Xenônio: É utilizado como anestésico em anestesia geral; faróis de veículos; etc. COMPARE OS GASES QUE COMPÕEM A ATMOSFERA E RESPONDA SE TODOS ELES SÃO SUBSTÂNCIAS SIMPLES. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. Os gases que compoem a atmosfera não são todos substância simples, pois existem também substâncias composta.

Dentre os gases como por exemplo o oxigênio, é formado pela combinação e átomos de um único elemento qu[mico, e são reconhecidos na teoria pelas formulas escritas com um único simbolo ,sendo assim chamados de substância simples. Já o gás metano po exemplo, é formado por mais de um tipo de elemento químico,e são reconhecidos através de formulas escritas com dois ou mais símbolos dos respectivos elementos, sendo chamados de substância composta. PESQUISE COMO É REALIZADA A SEPARAÇÃO DOS GASES QUE COMPOEM A ATMOSFERA.

A separação é feita através da liquefação e destilação fracionada. Nesse processo, a mistura homogêneade gases é rimeiramente transformada em liquido(liquefação), depois seus componentes são separados por destilação fracionada. Para ——-parar o nitrogênio e o oxigênio do ar, por exemplo, o ar é resfriado até cerca -de -200 C, quando passa para o estado liquido. Depois os gases são separados por destilação fracionada, já que o ponto de ebulição do nitrogênio é de -195,8 C e o do oxigênio é de -183 C.

PESQUISE E ELABORE UM RESUMO SOBREA -PRODUÇAO NDUSTRIAL DA AMONIA PELO PROCESSODE HABER-BOSH O processo de Haber Bosch é uma reação entre o nitrogênio e o hidrogênio para produzir amoníaco. Esta reação é catalizada co o ferro , sob condiçõesde 250 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450C. Foi desenvolvido na Alemanha em 1909 por Fritz Haber e Carl Bosch- Foi usado pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial , onde os alemães depen- diam donitrato de sódio, que era importado e insuficiente. Por isso passaram a utilizar o processo de Haber na produção de amoníaco.

O amoníaco produzido era oxidado para a produção de ácido nitrico pelo processo de Ostwald e este utilizado para a produção de explosivos de azoto, usados na produção de munição. e)ELABORE UM TEXTO DESCREVENDO A IMPORTÂNCIA DA ATMOSFERA COMO FONTE DE MATERIA PRIMA. A atmosfera é essencial, pois protegem os organismos da exposição solar, e contém os gases nescessános para processos vitais de respiração celular e fotossíntese, e fornece a água nescessária para vida. O nitrogênio é utilizado na industria, como fabricação de amônia, é utilizadocomo gás refrigerante em câmaras de resfriamento. tc. O oxigênio 3 utilizadocomo gás refrigerante em câmaras de resfriamento. etc. O oxigênio é fundamental para os processos vitais do nosso planeta. É utilizado em diversos setores como na medicina, usado em cirurgias, incubadoras ,etc. Na industria é utlizizado em maçaricos e em corte de materiais. O argônio é utilizado em câmaras de gás inerte, e em lâmpadas dióxido de carbono é um composto essencial para realização da fotossíntese, também utilizado para produzir bebidas, extintores. etc. neônio é utilizado para indicadores de alta voltagem, tubo de televisão,etc. O hélio é utilizado em industria de alta tecnologia, na fabricação de condutores,soldas especiais, reatores atômicos,etc. O metano é utilizado como agente redutor em metalurgia, na obtenção de compostos orgânicos derivados,etc. O criptônio ? utilizado para enchimento de lâmpadas, tubos eletrónicos, tubos fluorescentes, refrigeração criogênica, e laser gasoso. O hidrogênio é usado para gerar energia, pode ser explorado para mover veículos ou abastecer casas e industria.

O óxido nitroso é utilizado em anestesia geral balanceada, em conjunto com outros agentes anestésicos inalatórios. O ozônio tem ação antioxidante. Também tem efeitos analgésicos e antiflamatórios . – SABENDO QUE O PETROLEO E UMA MISTURA COMPOSTA QUE CONTÉM EM SUA CADEIA CARBÔNICA PRINCIPALMENTE CARBONO E HIDROGÉNIO, ESCREVA O NOME DE CINCO COMPOSTO EXTRAIDO DO PETROLEO. Gasolina, querosene,óleo diesel, óleo lubrificantes,nafta, gás de petróleo. HÁ DIFERENÇA NO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE COMPOSTOS O PETROLEO, COM O PROCESSO DE SEPARAÇAO DO ETANOL DO MOSTO FERMENTADO?. Os dois processos as separações são feitas através da desti 4DF9 ETANOL DO MOSTO FERMENTADO?. Os dois processos as separações são feitas através da destilação fracionada, que é o método baseado no fenômeno de equilibrio líquido-vapor de misturas. Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser m método adequado para purificá-las.

O petróleo é um exemplo moderno que deve passar por varias etapas de destilação antes de resultar em produto realmente úteis ao homem,como por exemplo gases,gasolina,etc. – PESQUISE A QUANTIDADE DE CALOR LIBERADA NA QUEIMA DE 1 LITRO DE ETANOL E DE 1 LITRO DE GASOLINA(SEM ETANOL). A gasolina tem 29,8% de queima maior que o etanol, pois é mais forte, já o etanol tem uma pequena quantidade de água misturado. Portanto a gasolina sem etanol libera mais calor em sua combustão combustivel Etanol (H3C-CH20H) Gasolina (C8H18) combustão 1. 30 kJ/moI . 110 KJ/mol – O ETANOL É UM SUBSTITUTO PERFEITO AO PETRÓLEO QUANDO ESTE DEIXAR DE EXISTIR NO PLANETA É de extrema importância a retomada de politicas que visam estimular a substituição de combustíveis derivados do petróleo por bio-combustíveis, devido ao aumento do preço do petróleo e causar grandes problemas ambientais, tais como, tsunamis e terremotos, gerando a devastação da natureza, que acaba levando a demora de suprir o abastecimento de combustíveis tradicionais e aumentando os preços nas bombas.

As pesquisas de desenvolvimento do etanol vem crescendo significamente, ara que ele possa ser de fato um substituto do petroleo, por não ser tão poluente e não causar grandes impactos ambientais quanto aos combustíveis derivados d S não ser tão poluente e não causar grandes Impactos ambientais quanto aos combustíveis derivados do petróleo. As fontes do etanol são renováveis tais como o trigo, milho e cana-de-açucar. A cana-de-açucar corresponde por mais de 60% da produção mundial do etanol, que além de ser um produto renovável, pode gerar bio-eletricidade da palha e do bagaço da cana-de-açucar.

Porém na opiniaõ de alguns grupos é impossível substituir um ombustível fóssil como o petróleo que foi fabricado durante milhões de anos seguidos pela incidência da energia do sol, por umacultura temporária (milho, cana-de-açucar), que recebe sol durante apenas alguns meses até que seja possível extrair sua energia. O mundo consome 86 milhões de barris de petróleo por dia, sendo que 80% da energia do planeta vêm de fósseis (petróleo, gás carvão), 2,2% de energia hidráulica e 7% de energia nuclear.

A única possibilidade de substituir com vantagens a energia oriunda do petróleo ( quando este estiver próximo de se esgotar) , seria através da energia atômica, mas esta sendo roibida de sre disseminada em outros países pelas grandes potências. O processo de produção de etanol em todas as suas fases, desde a preparação da terra para o plantio da cana, seu plantio, sua colheita, seu processamento industrial (etanol), seu armazenamento, consomem muita energia, mais energia do que permitiria sua queima como combustível. Nesse caso haveria um balanço negativo de energia.

Porém substituir etanol por petróleo é inconcebível, pois o etanol é um produto de origem vegetal, enquanto o petróleo é hidrocarboneto, com uma estrutura altamente complexa e que produz também diversos produtos uímicos muit hidrocarboneto, com uma estrutura altamente complexa e que produz também diversos produtos químicos muitos usados na indústria. ETAPA 2 – PESQUISE COMO E REALIZADA A OBTENÇAO DO CLORETO DE SÓDIO (SAL DE COZINHA) A PARTIR DA ÁGUA DO MAR E SUA UTILIZAÇÃO COMO MATÉRIA-PRIMA EM PROCESSO PRODUTIVO (INDUSTRIAS).

O sal é produzido através de um processo continuo de evaporação da água do mar, que é bombeada com aproximadamente 3,5% de sais totais dos quais 3/4 são de cloreto de sódio. Para cada tonelada de sal produzida, utiliza-se aproximadamente 45m— – de água do ar que foi inicialmente bombeada, e vai fluindo pelos diversos evaporadores e paulatinamente aumentando sua concentração de cloreto de sódio. Ao atingir o ultimo evaporador, a salmoura já se encontra maturada e preparada para alimentar os grandes cristalizadores, onde durante os meses de junho a janeiro de cada ano, o sal é precipitado.

O sal é colhido mecânicamente ou manualmente, lavado com salmoura saturada e empilhado nas áreas de estocagem, onde aguardará para sercomercializado. No início do processo, o sal é obtido através da exploração das águas do mar, quando os rios, que são temporais enchen- e e misturam-se com a água do mar. Deste encontro ocorre o empraiameto,que então enche as varzeas , deixando nelas porções de água retidas nos tanques “chocadores”ou cristalizadores”.

Após alguns dias, acontece a evaporação através do sol e dos ventos, deixando os solos cobertos por camadas da substância cristalina. A limpeza do sal consiste na lavagem do sal bruto ainda na salina, muitas vezes acontecendo uma segunda lavagem para garantir a qualidad ainda na salina, multas vezes acontecendo uma segunda lavagem para garantir a qualidade do produto, em seguida, o al é depositado em uma centrífuga onde é secado e preparado para moagem.

O processo de refino constitui uma moagem mais sofisticada, já que o sal é aquecido a 120 graus centigrados, em uma operação conhecida por “torragem Após este processo o sal está pronto para ser embalado em sacos plasticos, tornado apto sua comercialização No Brasil o sal de cozinha costuma ser iodado, para repor a falta de iodo nas populações do interior que sofrem da doença de bócio. No norte dos EUA e na EUROPA, grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o inverno. ? utilizado em arga escala na produção de hidróxido de sódio, cloro, hidrogênio e indiretamente ácido clorídrico por eletrólise de sua solução aquosa. -DESCREVA QUAIS SAO OS PRINCIPAIS PRODUTORES DO SAL DE COZINHA NO BRASIL. No Brasil, os principais estados produtores são o Rio Grande do Norte, no chamado Pólo Costa Branca; eo Rio de Janeiro, nas chamadas Regiões dos Lagos. Nestes estados o sal marinho é obtido O NOME E A FORMULA DE 5 SUBSTÂNCIAS QUE PODEM SER PRODUZIDAS A PARTIR DO CLORETO DE SODIO EXTRAIDO DA ÁGUA DO MAR.

Hidróxido de sódio (NaOH) – Óleos vegetais, sabão, tecidos, papel, etc. Carbonato de sódio (Na2C03) – Vidro, papel, silicatos de sódio,etc. Nitrato de sódio (NaN03) – Dinamite, fertilizantes,etc. Cianeto de sódio (NaCN) – Tinta para industria textil, porcelanas,etc. Sulfato de sódio (Na2S04) – Rações para pecu 8 Tinta para industria textil, porcelanas,etc. Sulfato de sódio (Na2S04) – Rações para pecuária, papel,etc.

Cromato de sódio (Na2Cr04) – Industrias de couro. -QUAIS INDUSTRIAS UTILIZAM MATÉRIAS-PRIMAS OBTIDAS A PARTIR DO CLORETO DE SODIO. As indústrias de papel e celulose, química e petroquímica, alumínio, construção civil, sabões e detergentes, textil, etalúrgica, tratamento de água,etc. -EXPLIQUE PORQUE O CLORETO DE SODIO E UM COMPOSTO IÓNICO. É um composto químico no qual existem íons ligados em uma extrutura através de ligações iônicas.

Para formar um composto iônico é nescessário pelo menos um metal e um não metal. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o não metalico um íon de carga negativa (ânion). Para a formação de cloreto de sódio, um atomo de sódio devido a sua baixa eletronegatividade doa elétrons formando (on de carga positiva, já o cloro devido a sua alta eletronegatividade recebe létrons , formando um íon de cyarga negativa. REPRESENTE A LIGAÇAO IONICA QUE FORMA O SAL ( CLORETO DE SODIO Na (Z = 11): -152, 252, 2p6, 351 Cl (Z 17): Is2, – A AGUA DO MAR RICA EM CLORETO DE SODIO E EXCELENTE CONDUTORA DE ELETRICIDADE, MAS POR QUE O SAL DE COZINHA SÓLIDO NÃO CONDUZ CORRENTE ELÉTRICA?. Porque no estado sólido seus átomos (Na e Cl) estão agrupados no retículo cristalino, não havendo cargas ( no caso (ons) para fazer o transporte de energia. Já quando adicionada água, acontece a “quebra “dessa estrutura (dissociação), liberando os íons, os quais conduzem a corrente . g

Processos administrativos

0

Planejamento Operacional O próprio nome já nos ajuda a entender. Este planejamento é feito no nível das operações das empresas

Read More

Computador de voo

0

Navegação Aérea Referência: IO 60 MN RV ACD = pv pv DMG = PMG PMG +- Pb DER = -1

Read More