Aula tema 08 economia

Categories: Trabalhos

0

Aula-tema 8 — Macroeconomia: o lado externo da Economia Nesta aula-tema, apresentamos o setor externo da economia, as relações comerciais e seu processo de contabilização, bem como as relações entre importação, exportação e taxa de câmbio. A presente discussão baseia-se no livro-texto Economia[l] (páginas 84a 115). Relações comerciais externas mantêm-se, entre outras razões, porque nenhum pais é auto-suficiente em todas as suas necessidades. ? necessário estabelecer relações comerciais com outros países para que cada um dos parceiros comerciais possa suprir-se de bens de que não dispõe e ofertar produtos e serviços os mercados estrangeiros. A teoria moderna do vantagens comparati dadas pela escassez aba produção. Os países consumo podem ven org to view ostula que as comércio) são os fatores de roduçao de bens de preço menor no mercado internacional. Assim, estabelece-se uma competitividade saudável. Quando o preço do mesmo bem, lá fora, fica mais alto que o preço dele internamente, a tendência é exportar mais.

Mas se o preço interno for maior que o desse bem no exterior, será mais vantajoso para o empresário vender seus produtos ou serviços no mercado interno. O regime cambial é outro aspecto que pode afetar o equilíbrio ntre importação e exportação. Vários países têm sua própria moeda. A conversão de uma moeda estrangeira em real se dá pela taxa de câmbio nominal, que é o preço da moeda estrangeira (também chamado divisa) em termos da moeda nacional. Esse valor é determinado pela oferta e demanda de divisas, ou seja, pelas relações entre importadores e exportadores.

A oferta de divisas depende do volume de exportações e da do volume das importações e da saída de capitais externos. Se a oferta de divisas – digamos, do dólar – for maior que a demanda por dólares, ocorrerá valorização cambial. Isso está ocorrendo no Brasil atualmente. Mas, se a demanda for maior que a oferta de dólares, ocorrerá desvalorização cambial, que vai proporcionar aumento nas exportações e redução nas importações. E o processo inverso também pode ocorrer: com a valorização cambial, nossa moeda fica mais forte e, com isso, as importações tendem a aumentar.

O regime cambial está relacionado com as regras de como se dará a conversão de moedas. Isto é, com as regras de como será a relação entre oferta e demanda de divisas. Existem quatro tipos de regimes cambials. E o Brasil já passou por todos eles. No regime de câmbio fixo, o Banco Central (BC) fixa a taxa de câmbio, ou seja, fixa o valor da moeda estrangeira, independentemente da oferta ou procura pela moeda. Esse tipo de regime cambial permite que se tenha mais previsibilidade dos agentes do mercado e se controle os aumentos de preços de produtos importados, tão útil para controle da inflação. ? a chamada âncora cambial. As minibandas cambiais são outro tipo de câmbio fixo: o regime é flutuante, mas o câmbio varia dentro de limites Impostos pelo Banco Central. Temos, ainda, a taxa de câmbio flutuante em que a taxa é eterminada pelo mercado de divisas (oferta e demanda), sem a interferência do BC. Uma variante das minibandas cambiais, o tipo mais recorrente no mundo, é o regime de câmbio flutuante, também conhecido como Dirty Floating (“flutuação suja”). Nesse regime, o Banco Central tem alguma atuação na venda e na compra de divisas, de forma a mantê-las em níveis relativamente estáveis.

A contabilização das operações do Brasil com os demais países ocorre por meio de uma conta denominada Balanço de Pagamentos, composta de três contas: balança comercial, balança de serviços e balança de ca PAGFarl(Fq Balanço de Pagamentos, composta de três contas: balança comercial, balança de serviços e balança de capitais. O saldo do Balanço de Pagamentos é a soma dessas três contas. para ampliar a compreensão sobre o tema, assista às Web Aulas e descubra que, para as relações de importação e exportação ficarem equilibradas, é importante ter uma pauta de exportação diversificada.

Complemente o estudo do tema fazendo a atividade de autodesenvolvimento, respondendo a atividade colaborativa e consultando as fontes indicadas no Saiba Mais. Dúvidas sobre os conceitos podem ser esclarecidas a seção Conceitos fundamentais desta aula. Para testar seus conhecimentos sobre o tema, faça a atividade questões para acompanhamento da aprendizagem. [pic] (1] VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel Enriquez. Economia. Edição especial para o Programa do Livro- texto da Universidade Anhanguera. 2. ed. revista. São Paulo: saraiva, 2008.

Aula-tema 8 — Macroeconomia: o lado externo da economia Economia internacional é a área da economia que estuda como se dá a comercialização de bens, serviços e outros ativos com outros parses. Balanço de pagamentos é um sumário das transações de um país om outros países. Ela é composta de três contas: balanço de transações correntes, balanço de serviços e balanço de capitais. Taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra, determinado no mercado de câmbio. Taxa de câmbio nominal é a relação de quantas unidades monetárias de um país são necessárias para comprar uma unidade de uma moeda estrangeira.

Taxa de câmbio real é a relação entre o preço de um bem no exterior representado em reais e o preço do mesmo bem no Brasil. Pauta de exportação são todos os bens e serviços que um país exporta para o resto do mundo. anto mais diversificados e com maior tecnologia são xportados, menor é o AIGF3rlFq produtos exportados, menor é o risco de perdermos mercado. 4 – Atividade de Autodesenvolvimento Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados.

Caso tenha interesse, você poderá trocar ideias com o seu professor-orientador na sua unidade. Mas atenção! Certifique se esta atividade será avaliada verificando o documento Orientações sobre Avaliação e Frequência nas Disciplinas EAD dos Cursos Presenciais (no ícone Orientações do Menu). Neste caso, elabore a atividade e entregue ao seu professor- orientador na unidade de ensino. Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 8 e já assistiu à Web Aula 1 sobre as relações comerciais exteriores, bem como sobre as relações entre importação, exportação e taxa de câmbio.

Vamos fazer a atividade de autodesenvolvimento! Esta atividade deve ser realizada individualmente e tem como objetivo ajudá-lo a compreender o que é curva de produção e curvas de custo. ara isso, você deve retomar o Capítulo 7 do livro-texto Economia[l] e realizar os passos indicados a seguir. passo 1 • Assista ao vídeo disponível no link (acesso em: 18 dez. 2010). • Quando assistir ao filme, reflita sobre estímulo e desest[mulo de importação e exportação de produtos. • Faça anotações, se achar necessário.

Passo 2 • Marque um X nas colunas do quadro abaixo, para Indicar medidas que estimulam ou desestimulam a importação ou a exportação. • Para responder a esta atividade, utilize as anotações feitas no Passo 1 e as informações apresentadas na Web Aula 1. Se achar ecessário, assista à Web ente. DESESTIMULA A Exportação I Exportação I Importação mportação 1. O governo tributa a compra de bens no I I exterior. 2. O governo concede um subsídio ao Icarro nacional quando é exportado para al I Argentina. 13. Ocorre uma desvalorização cambial. 14.

Nos Estados Unidos há uma alta de Ipreços dos produtos agr[colas básicos. 15. Ocorre uma geada na Califórnia, ‘prejudicando a safra de laranja. 16. AEuropa aumenta os impostos sobre os aviões fabricados no Brasil. I aviões fabricados no Brasil. 7. O Brasil reduz a carga tributária I total sobre carros importados. Passo 3 • Justifique as respostas que você deu no Passo 2. [1] VASCONCELLOS, Marco Antonio sandoval; GARCIA, Manuel sarava, 2008. 5. Atividade Colaborativa A Atividade Colaborativa é uma atividade elaborada em forma de estudo de caso, situação problema, projeto, e e realizada com o seu grupo de sala de aula.

O objetivo é estimulá-lo a resolver uma tarefa por meio da discussão com os membros de seu grupo, promover a troca de ideias e a construção do conhecimento. Portanto, você tem responsabilidades individuais para cumprir, de modo a colaborar com o seu grupo na execução do trabalho. Converse com seus colegas na unidade e organize a melhor forma de elaborar as tarefas propostas por aula-tema. Quando o grupo finalizar a tarefa, um elemento do grupo entregará a atividade ao professor-orientador na unidade de ensino. Vamos começar?

Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 8 e já assistiu a duas Web Aulas. Na primeira, você viu as relações comerciais exteriores bem como as relações entre importação, exportação e taxa de câmbio; na segunda, você aprendeu o que são regimes cambiais. Além disso você já realizou a atividade de utodesenvolvimento, cui álise de medidas que e atividade de autodesenvolvimento, cujo foco foi a análise de Antes de responder ao questionário para acompanhamento da aprendizagem desta aula-tema, você e seu grupo devem responder a esta atividade colaborativa.

Aqui, vocês irão retomar a noção de exportação e suas implicações. Para isto, assistam novamente à Web Aula 2 desta aula-tema. Passo 1 • Observem o gráfico a seguir, sobre a pauta de exportação brasileira: Gráfico 1 . Pauta de exportação brasileira • Se acharem necessário, assistam novamente à Web Aula 1, restando atenção nas explicações do professor sobre pauta de passo 2 • Agora, respondam às questões: 1. O Brasil tem uma pauta de exportação com alta ou baixa diversificação? Na opinião do grupo, isto é bom? 2.

O que vale mais, em termos de valor: uma tonelada de madeira exportada ou mil chips de computador? Questões para Acompanhamento da Aprendizagem – Tentativa 1 Parte superior do formulário Question 1 Notas: 1 Considere a fórmula abaixo para avaliar as afirmações. Escolha VERDADEIRO para as afirmações corretas e FALSO para as afirmações incorretas: (picl Id) A letra “Pi” indica a preferência do empresário em vender o produto dentro do Brasil. O sinal ‘negativo indica que, quan preço aqui dentro, f) A letra “e” minúscula representa o câmbio.

O sinal positivo em cima dela indica que será mais l[pic] vantajoso exportar, pois o câmbio se valorizou. ‘b) O sinal positivo em cima da letra “PW’ indica que há uma relação positiva entre o preço do [pic] bem no Brasil e o preço concorrente no exterior. Em outras palavras, indica que, quando o preço do mesmo bem no exterior fica mais caro do que o nacional, vamos exportar mais. ) O sinal positivo em cima da letra “P*” indica que há uma relação negativa entre o preço do I [pic] ‘bem no Brasil e o preço concorrente no exterior.

Em outras palavras, indica que vamos exportar ‘menos. Ic) A letra “Pi” indica a preferência do empresário em vender o produto no exterior. O sinal Inegativo indica que, quanto mais alto o preço aqui dentro, mais exportação ocorrerá. Question 2 Observe a fórmula abaixo e assinale a alternativa correta: Escolher uma resposta. l[pic] a. O sinal positivo em cima da letra “P*” indica que, quanto mais rico o mundo, mais produtos brasileiros serão I exportados. l[picl b. O sinal positivo em cima de “Sub” indica que, quanto mais rico o mundo, mais produtos brasileiros serão exportados. [pic] I c. O sinal positivo e ra minúscula “e” indica PAGF8tfq exportados. l[pic] I c. O sinal positivo em cima da letra minúscula “e” indica que, quanto mais rico o mundo, mais produtos brasileiros Iserão exportados. ‘[picl d. O sinal positivo em cima da letra “Y” indica que, quanto Question 3 Identifique a definição correta de câmbio nominal: l[pic] la. Câmbio nominal é o nome da moeda (divisa) estrangeira l[pic] b. Câmbio nominal refere-se a maior exportação de rodutos brasileiros para outros países l[pic] c.

Câmbio nominal é o preço da moeda (divisa) estrangeira em termos da moeda nacional ou vice-versa l[pic] d. Câmbio nominal é o preço do produto estrangeiro em relação ao nacional ou vice-versa Question 4 Escolha “oferta de divisas” ou “demanda de divisas” para as alternativas a seguir: Depende do volume das importações e da saída de capitais os ‘Se a oferta de dólares for maior que a demanda por dólares, por exemplo, ocorrerá uma l[picl I valorização cambial Depende do volume de e PAGFgtFq da entrada de capitais

Pipa 2010

0

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO DE ADMINISTRAÇAO PRÁTICAS DE COMEX: IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONAIS, LOGÍSTICA INTERNACIONAL METALURGICA

Read More

Portfólio

0

PORTFOLIO UTA: EDUCAÇAO, CIENCIA E TECNOLOGIA 2009 Trabalho apresentado à disciplina de Ciência, Tecnologia e Educação, no curso de Pedagogia,

Read More