Aula tema 3 de projeto multidisciplinar

Categories: Trabalhos

0

3 Iniciado em I segunda, 2 abril 2012, 14:33 Completado em segunda, 2 abril 2012, 14:40 | Tempo empregado | 7 minutos 32 segundos I Notas | 5. 92/5 Nota | 1. 479 de um máximo de 1. ( 99%) | Questionl Notas: 1 Escolha D para as expressões referentes ao currículo disciplinar; e T para as expressões referentes ao currículo transdisciplinar, conforme a síntese que Fernando Hernandez apresenta em seu livro: Professor facilitador I Orientação curricular Conceitos disciplinar Aprendizagem volta Provas I Forte foco em questi Livros-texto I ors to view next*ge Rejeição de uma única fonte de informação, com priorização de ontes diversas Aprendizagem voltada ao mundo real e às necessidades da comunidade I Lições Trabalho em grupo por projetos I Forte foco em atividades individuais Parcialmente correta Notas relativas a este envio: 0. 92/1 . Question2 Assinale as alternativas que caracterizam a metáfora da “rede” como estratégia de organização de currículo integrado. Mais de uma alternativa pode ser assinalada: “ideias-chave” d. A noção de “rede” foi proposta por Efland e favorece a prática do currículo transdisciplinar e.

As ideias-chave podem ser comparadas às estações de onexão por seu isolamento e relevância em disciplinas especificas Muito bem! Você identificou corretamente todas as alternativas que caracterizam a metáfora da “rede”, discutida por F. Hernández nas páginas 57 a 59. A proposta de ideias-chave alinha-se à de transdisciplinaridade e estende-se a mais de uma disciplina, por isso é entendida como uma estratégia para a organização do currículo integrado. Além disso, a metáfora de “rede” fol assoclada à proposta de “ideias- chave” porque pressupõe a exploração de ideias importantes em campos diversos e, ao mesmo tempo, são interligadas.

Historicamente, Efland (1997) propôs a noção de “rede” em 1997; por carregar a ideia de que os conhecimentos são interligados e de que um único conhecimento permeia várias esferas, essa noção alinha-se ao currículo transdisciplinar. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question3 Leia o parágrafo abaixo, retirado do livro de F. Hernández: O currículo integrado pode ser usado “como estratégia para que os alunos aprendam os procedimentos que lhes permitam continuar aprendendo ao longo de toda sua vida e, sobretudo, para que o conhecimento escolar seja atualizado e responda ? ecessidade de que a escola ofereça um suporte básico para explorar as diferentes parcelas da realidade e da experiência dos próprios alunos. Selecione as alternativas cujas ideias estão pressupostas no trecho anterior. Mais de uma a trecho anterior. Mais de uma alternativa pode ser assinalada: Escolha pelo menos uma resposta. a. Há necessidade de que os alunos aprendam tudo o que precisam para a sua vida no período escolar b. A atualização do conhecimento escolar é necessária c. O currículo integrado favorece a aprendizagem significativa, porém restringe a visão dos alunos a uma única parcela da ealidade d. Faz-se necessária a exploração de diferentes parcelas da e. É desejável que as pessoas aprendam por toda a vida cujas ideias estão pressupostas no parágrafo de F. Hernández.

Ao ler o trecho extraído do livro de F. Hernéndez, podemos entender que a aprendizagem ao longo da vida deve ser privilegiada. Isso está implícito na sugestão do autor de buscar estratégias para que os alunos aprendam ao longo de toda sua vida. É possível perceber também que F. Hernández enfatiza a necessidade de oferecer aos alunos um conhecimento escolar atualizado ao mencionar uma das possibilidades do uso do urrículo integrado “para que o conhecimento escolar seja atualizado”. Finalmente, uma das necessidades apontadas por F. Hernández é a de que o ensino escolarizado favoreça a exploração de diferentes parcelas da realidade.

Como você viu em aulas-tema anteriores, a visão do mundo como um conjunto de fenômenos complexos é imprescindível para a compreensão de problemas fundamentais e globais. Question4 PAGF3rl(FS fundamentais e globais. Escolha Verdadeiro ou Falso para as seguintes afirmações: A educação para a aprendizagem e compreensão nos remete ao papel do currículo integrado A interpretação é feita de forma descontextualizada; só é possível quando os objetos são separados de seu contexto original I Reflexões individuais são imprescindíveis para a interpretação Interpretação pode ser entendida como compreensão e manifestação explicita de compreensão.

Interpretar nos remete ? dec fração e decomposição de objetos sem o esquecimento da totalidade que se interpreta Um currículo transdisciplinar tem como parte principal o ensino da interpretação Question5 A noção de transdisciplinaridade está intimamente relacionada ? proposta de currículo integrado uma vez que: Escolher uma resposta. a. o professor transmite seus saberes aos alunos, que aprendem a reproduzir uma interpretação de mundo I b. a transdisciplinaridade se define pela superação dos limites disciplinares e um currículo integrado se baseia na articulação de saberes c. os fenômenos estudados são reduzidos e separados da realidade a fim de facilitar uma maior compreensão deles. d. transdisciplinaridade não se preocupa com o diálogo ou com a conexão entre os saberes mas, sim, com o currículo integrado. currículo integrado os saberes disciplinares são o eixo da aprendizagem. Muito bem! Você percebeu que um currículo integrado é sustentado pela noção de transdisciplinaridade — a articulação entre os saberes de diferentes disciplinas voltados para a compreensão e solução de um problema real. Question6 O papel do professor em um currículo integrado e transdisciplinar a. Transmitir seus saberes e esperar que os alunos aprendam b. Indicam os conhecimentos disciplinares que devem ser aprendidos enquanto os alunos estabelecem as relações I c.

Coordenar e organizar o processo de aprendizagem, favorecendo a busca por informações, o contraste entre pontos de vista, a relação entre informações etc I . Permitir que os alunos façam o que quiserem, desde que aprendam os conteúdos preestabelecidos I e. Pesquisar todo o material a partir do qual os alunos estabelecerão relações e conhecerão o assunto I Muito bem! Dentro de um currículo integrado o papel do professor não é “transmitir todo o seu sabed’ nem tampouco permitir que os alunos façam o que quiserem. O papel do professor é facilitar o processo de aprendizagem, favorecendo pesquisas e contribuindo para o questionamento e a reconstrução do significado do que conhecem e aprendem. Co rreto Parte superior do formulário Parte inferior do formulári

A importância do lorem ipsum

0

Corem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sed est est. Nunc ante enim, eulsmod vel laoreet a, lacinia

Read More

Escrituração contábil

0

Escrituração Contábil e Fiscal Docente : Uriel Carvalho de Oliveira Acadêmico: Alcantara Marcos Silva 20 Período de Administração 10 Bimestre

Read More