Aula tema 4 projeto multidisciplinar

Categories: Trabalhos

0

Aula tema 4 projeto multidisciplinar Premium gy ELIZABETHMARCHI anpenR 22, 2012 S gages Iniciado emquinta, 12 abril 2012, 16:47 completado em quinta, 12 abril 2012, 16:59 Tempo empregado 12 minutos 5 segundos Question 1 Segundo E Hernández, a pnncpal função dos projetos de trabalho é: Escolher uma resposta. a. simplificar a rotina e o andamento da sala de aula b. deixar o professor mais livre para conduzir a aula, sem se preocupar com uma estrutura disciplinar inflex[vel c. contribuir para a transformação da educação na escola, de modo a favorecer su atualidade d. criar um método e que possa ser vend . cnar um novo am ors Sv. pe to neZ*ge s sociais da s da sociedade atual alquer escola eocupa especialmente com a transmissão de saberes Errado Opa! Parece que você identificou inadequadamente a principal função dos projetos de trabalho! Para retomar este aspecto, você pode rever as páginas 61 e 62 do livro-texto Transgressão e mudança na educação [1] . [1] HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. Question 2 Assinale as alternativas que indicam as caracteristicas dos bjetivos e do potencial dos projetos de trabalho. luno a conhecer os conceitos de todas as disciplinas e, às vezes, sua utilidade na vida real Errado b. A educação escolar desenvolvida por meio dos projetos de trabalho favorece que o aluno aprenda a aprender Correto c. Os problemas da realidade são abordados de maneira a ultrapassar os limites disciplinares e a fragmentação do conhecimento d. Os conhecimentos aprendidos na escola por meio dos projetos têm sentido para o aluno, porque partem da realidade e ajudam a desenvolver a capacidade de resolução de problemas Correto e.

Os projetos de trabalho incorporam a noção de complexidade na educação Correto f. Os projetos de trabalho formam alunos que pensam de maneira homogénea, sem espaço para a individualidade Opa! Parece que você identificou inadequadamente algumas características dos projetos de trabalho. Para F. Hernández, o principal objetivo dos projetos de trabalho não é fazer que o aluno conheça os conceitos de todas as disciplinas e sua utilidade na vida real. Ao contrário disso, os projetos de trabalho buscam desenvolver conceitos disciplinares, na medida em que eles contribuem para a compreensão de um problema real.

Além disso, os projetos de trabalho visam à formação da subjetividade dos alunos e não pretendem que todos os alunos sejam iguais. As alternativas corretas são: • Os projetos de trabalho incorporam a noção de complexidade na educação. • Os conhecime Os projetos de trabalho incorporam a noção de complexidade • Os conhecimentos aprendidos na escola por meio dos projetos têm sentido para o aluno, porque partem da realidade e ajudam a desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

A educação escolar desenvolvida por meio dos projetos de trabalho favorece que o aluno aprenda a aprender. ?? Os problemas da realidade são abordados de maneira que ultrapassam os limites disciplinares e a fragmentação do conhecmento. Se você teve alguma dificuldade em responder a esta questão poderá retomar a leitura das páginas 61 e 62, ou retomar as Web Aulas 1 e 2. Question 3 Observe as afirmações sobre as caracteristicas de diferentes propostas de integração de currículo feitas ao longo das décadas e indique se elas são verdadeiras ou falsas.

Nos anos 1980 a proposta de projetos de trabalho era marcada pelo construtivismo VERDADEIRO O método de projetos dos anos 1920 já se preocupava em uperar a fragmentação das matérias FALSO Nos projetos de trabalho desenvolvidos na década de 1980 valorizava-se o acúmulo de conhecimentos VERDADEIRO Na década de 1920 0 método de projetos foi desenvolvido para aproximar a aprendizagem escolar à vida diária FALSO Na década de 1 970 os projetos descartavam os conhecimentos disciplinares VERDADEIRO Na década de 1970 surgiu o conceito de projetos direcionados por ideias-chave VERDADEIRO PAGF3rl(FS Question 4 Assinale a alternativa que justifica a afirmação de F. Hernández sobre o uso de termos semelhantes na caracterização de iferentes propostas de projetos e de integração de currículo. a. Termos semelhantes são utilizados porque as propostas usualmente querem dizer a mesma coisa b. Novas propostas não deveriam utilizar termos já conhecidos, para não incentivar concepções inadequadas c.

A utilização de termos semelhantes geralmente não implica na mesma concepção, uma vez que concepções de realidade e da própria função da escola se alteram em função do momento histórico em que surgem as diferentes propostas de projetos Co rreto d. Quando se utilizam termos já conhecidos o objetivo é ignorar s possíveis diferenças entre os contextos históricos e sociais que produziram as duas propostas e. A utilização de termos semelhantes mostra que não há nada novo a ser dito a respeito da educação Excelente! Você identificou corretamente a alternativa que melhor descreve a posição do autor sobre a utilização de termos semelhantes em diferentes propostas de projetos. Question 5 Os termos “método de projetos”, “trabalho por temas” e “projetos de trabalho” têm em comum: Escolha pelo menos uma resposta. a. aproximação da aprendizagem à realidade do aluno Correto b. PAGF pelo menos uma resposta. b. ideia de que sua proposta é a solução da educação Errado c. o momento histórico em que foram propostos Errado d. a preocupação com a transformação das práticas educativas e. a mesma concepção do que deve ser um projeto Errado É isso mesmo! Os termos “método de projetos”, “trabalho por temas” e “projetos de trabalho” , segundo F. Hernández, têm em comum a aproximação da aprendizagem à realidade dos alunos e a preocupação com a transformação das práticas educativas Question 6 Assinale V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas.

As mudanças sociais e históricas não estão envolvidas nas iferentes propostas de projetos interdisciplinares VERDADEIRO Os projetos interdisciplinares, em suas diferentes propostas, propõem uma mudança na concepção da escola VERDADEIRO Quando dlferentes propostas de curriculos interdisciplinares são feitas, espera-se que elas sejam cumpridas à risca, isto é, que haja apenas um único meio de realizá-las FALSO Conteúdos disciplinares não podem ser utilizados nos diferentes formatos de currículo integrado FALSO Mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem também são fatores que influenciam as propostas de projetos interdisciplinares VERDADEIRO

Palavra trabalho

0

SIGNIFICADO DE TRABALHO Adolfo Henrique de Carvalho 200802149831 Rio de Janeiro Fevereiro 2012 Trabalho A origem da palavra trabalho já

Read More

Biotecnologia na produção de substâncias terapêuticas

0

C] Diminui o número de etapas necessárias para a obtenção do produto, tornando a sua produção mais rápida e económica;

Read More