Barroco

Categories: Trabalhos

0

Contexto Histórico – Ciência e religião O surgimento desse novo estilo, o Barroco decorre de uma inquietação humana proveniente de duas formas de entender a realidade: pelo conhecimento científico e pela fé. Disso resulta uma crise moral, espiritual, que se refletiria nas manifestações artísticas do periodo. Essa inquietação do século XVI aumentava conforme as monarquias europeias do século WIII enriqueciam, em razão do desenvolvimento do comércio e das conquistas de novas terras com as Grandes Navegações.

A Inquisição recusava-se a acompanhar os avanços científicos e pregava o imobilismo, não aceitando as descobertas stronômicas de Galileu, que, para fugir à punição da Igreja, Swtp view next page renegou suas teorias Nas ciências, foi gran e Descartes. A esses no desenvolvimento métodos de investig OF2 al da Inquisição. ileu, Francis Bacon s um grande passo avam modernos filosófica.

Se, por um lado, houve todo esse progresso decorrente do desenvolvimento do comercio e das descobertas cientlflcas, por outro, após a Reforma Protestante, registrou-se a Contra-Reforma, movimento da Igreja que se opôs a esses avanços. Arte Barroco no SV’ipe to klew next page no Brasil O Barroco esteve presente em diversas regiões brasileiras, as várias formas de manifestação artística -música,escultura, pintura e literatura. Nascido no período da Contra-Reforma, adotou a religiosidade como tema predominante na produção artística.

O Brasil atravessava um momento de riqueza, em virtude da mineração, da produção de açucar, fumo e da extração de madeiras. lsso se refletiu principalmente em Minas Gerais, onde o movimento mostrou mais força na arquitetura suntuosas, com ricos detalhes em ouro. É de Minas o artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Com um cinzel amarrado ao pulso, porque as mãos estavam comprometidas em razão de uma doença egenerativa, Aleijadinho criou grandes obras-primas, como o santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. ma das características desse movimento é que ele visa ao infinito. Assim, os tetos das igrejas não limitam o espaço, pois são decorados com pinturas que se projetam para as nuvens. No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes em madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores e muitos outros elementos decorativo.

Marketing

0

Eficácia operacional não é estratégia Para o especialista tanto eficácia operacional como estratégia são essenciais para o desempenho superior, que,

Read More

Analise

0

Análise Marginal – Problemas de Taxas Relacionadas Custo Marginal Em Economia a variação de uma quantidade em relação ? outra

Read More