Biologia molecular

Categories: Trabalhos

0

Tuberculose A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, a qual é transmitida predominantemente pelas vias aéreas, esta acomete pnncpalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos e tecidos. O contagio, quase sempre está relacionado a proximidade com o doente em casa, ocorrendo também em ambientes fechados como no local de trabalho, salas e espaços refrigerados. A doença pode atingir todos os grupos etários, embora cerca de 85% dos casos ocorram em adultos e 90% em sua forma pulmonar.

De cada 1 cerca de 10 a ad cer ar 3 o view nut*ge Técnica para diagnós am com o bacilo, PCR- Reação em cadeia da Polimerase. A PCR é a técnica onde uma curta região de um gene, de um determinado DNA. é copiada muitas vezes por uma enzima DNA polimerase. As sequências de nucleotídeos das extremidades da região a ser amplificada devem ser conhecidas para que dois pequenos oligonucleotídeos(iniciadores) possam hibridizar(se ligar) com a molécula de DNA, cada um com uma das fitas da dupla hélice.

Essa técnica foi descrita por Kary Mullis no final dos anos 80 e tem revolucionado a genética molecular pois possibilita uma nova stratégia na análise dos genes por meio de um método simples e rápido de amplificação de sequências, dispensando todas as Swlpe to vlew next page as trabalhosas etapas de clonagem gênica. Para o diagnóstico de tuberculose em material de escarro, esta técnica possui média sensibilidade(65%) e grande especificidade(acima de 90%), e pode ser realizada em algumas horas.

Algumas limitações são a possibilidade de contaminação da amostra(o que pode gerar um resultado falso positivo), a presença de proteínas inibidoras da reação(o que geraria um resultado falso negativo) e o custo dessa metodologia, que inda é elevado. A sensibilidade do método se prende, ainda ao número de bacilos presentes no escarro. Quando o escarro é positivo na pesquisa de BAAR(presença de 5 mil a 10 mil bacilos existentes no material analisado. Diagnóstico da tuberculose O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax.

Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indiv(duo são procedimentos confirmatórios. – Novos métodos para diagnóstico de tuberculose pulmonar. As técnicas de amplificação de ácidos nucléicos(AAN), tendo como alvo sequências especificas de micoorganismos, urgiram como promlssores instrumentos para o diagnóstico de tuberculose sensível ou resistente. Entre estas, as mais utilizadas para o diagnóstico de tuberculose são as técnicas de reação em cadeia de polimerase(PCR), amplificação mediada por transcrição, amplificação por deslocamento de fita e reação em cadeia da ligase.

Epidemiologia (surto) A tuberculose continua sendo um i PAGFarl(F3 cadeia da ligase. A tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. Estima-se que cerca de 1,7 bilhões de indivíduos em todo o undo estejam infectados pelo M. tuberculosis, correspondendo a 30% da população mundial. Nos países desenvolvidos, cerca de 40. 000 mortes são devidas à tuberculose e mais de 400. 000 casos novos são descobertos a cada ano. Nesses países, a tuberculose é mais frequênte entre as pessoas idosas.

No Brasil , estima-se que, do total da população, 35 a 45 milhões de pessoas estão infectadas, com aproximadamente 100 mil casos novos por ano. Resultado e Discussão Pode-se considerar que a tuberculose no Brasil vem sendo coibida ao longo do tempo, porém com uma eficácia enor que se esperava no fim dos anos 1980 e inicio dos anos 1990, época em que a batalha contra a doença ganhou mais força no Brasil; a tuberculose vem se firmando como uma das principais causas da morbimortalidade, atingindo diversas faixas etárias e classes sociais.

Gradativamente o campo da saude pública está se baseando em diversos estudos de epidemiologia, equipamentos de técnicas estatísticas e geográficas, como mapeamento para análises posteriores e direcionamento de ações que objetivem a diminuição dos casos da doença ou até mesmo sua erradicação. PAGF3ÜF3

Proteínas e ácidos nucleicos

0

Aula 24 -Biorreatores e Processos Fermentativos. * Biorreatores, Reatores Bioquímicos ou ainda Reatores Biológicos: são reatores químicos nos quais ocorre

Read More

Topicos em adm

0

Tópicos Especiais em Administração I Professor: Jorge Bezerra – jmsolucoes@terra. com. br 2 RIO de Janeiro OF p viemos? Para

Read More