Biomecânica

Categories: Trabalhos

0

RELAÇÃO ENTRE A PROPORCIONALIDADE CORPORAL DE JUDOCAS E AS TÉCNICAS DE PREFERÊNCIA: UM ENFOQUE BIOMECÂNICO Daniele Detanico, Saray GiovDaana dos Santos, Diogo Cunha dos Reis Laboratório de Biomecânica – universidade Federal de Santa Catarina – IJFSC – Florianópolis. Resumo: este estudo descritivo quantitativo teve por objetivo analisar as características biomecânicas das técnicas do judô e relacioná-las com a proporcionalidade corporal de judocas graduados de Florianópolis. Participaram deste estudo 29 judocas do sexo masculino, participantes de centros de treinamento de judô intencional quanto ? amostral.

Foram me altura trocantérica, a para análise dos dad ors -dos de forma mática quando ao n d sujeitos, a to view primento de tronco. descritiva (frequência simples) e inferencial (Qui-Quadrado a ps 0,05). Os resultados indicaram que dentre as técnicas projeção no judô, as técnicas de preferência mais utilizadas pelos judocas, correspondente ao grupo Ashi-waza foi o Uchi-mata e no Te-waza o Seoi-nage; a maioria dos judocas possui apenas uma técnica de preferência; os judocas deste estudo não utilizam seu tokui-waza ideal para suas proporções corporais. Palavras-chave: biomecânica, artes marciais, biotipologia

Abstract: This quantitative descriptive study had as objective to analyze the biomechanics characteristics of judo’s techniques and to relate them with the body proportionality of Florianopolis’ judokas. Twenty nine judokas of the masculine gender, participant of the judo train training centers in Florianopolis participated of this study. They were chosen through intentional form for the graduation and, systematic- chance. Stature, trochantenc height, acromial height and trunk length of judokas were measured. For the analysis of the data, descriptive statistics (simple frequency) and inferential statistics (Chi-Square with 0,05) were used. results had indicated that amongst the projection techniques in judo, the preference techniques more used by judokas, correspondent to the Ashi-waza group was Uchi- mata and in Te-waza group was Seoi-nage; majority of judokas had only one preference technique; the judokas of this study don’t used his ideal tokui-waza to his body proportion. Key-words: biomechanic, martial arts, biotypology INTRODUÇÃO O judô, assim como as demais modalidades esportivas apresenta especificidades que precisam ser consideradas quando o objetivo é melhora de performance.

Nesse sentido, de acordo com essas especificidades, Santos e Melo [1] sugerem que a ase de projeção de uma técnica no judô de forma eficaz, biomecanicamente, está relacionada a três fatores: tipo de técnica – Koshi-waza (técnicas de quadril), Ashi-waza (técnicas de perna) e Te-waza (técnicas de braço); estrutura corporal (características de proporcionalidade) e; encadeamento com a fase de desequilíbrio, que devem ser considerados na aplicação de qualquer técnica.

Com relação ao tipo de técnica, a literatura propõe [1] que técnicas de Koshi-waza são projeções que utilizam o quadril como ponto de apoio do sistema de alavancas para provocar a elevação e a rotação no momento de rojetar o uke judoca que recebe a técni e, quanto rotação no momento de projetar o uke (judoca que recebe a técnica), sendo que, quanto menor o comprimento de membros inferiores do tori (Judoca que está aplicando a técnica), maior será a eficiência do movimento [2], ou seja, quanto mais baixo estiver o centro de gravidade (CG), maior a estabilidade conseguida pelo judoca que está aplicando a técnica e, simultaneamente maior será a velocidade de execução do movimento.

Quanto às técnicas de Ashi-waza, cujas características podem ser tanto de bloquear a perna ou pé do uke (Sasae-Tsuri-Komi-Ashi) quanto de varrer (De-Ashi-Barai), sendo que o loqueio ou varrida, respectivamente, próximo do Page 2 eixo de rotação do segmento que será atingido, irá propiciar uma vantagem mecânica, pois o torque por ele aplicado aumenta a magnitude em função das dimensões do raio, definido pela distância entre a pegada e o bloqueio ou varrida Dessa forma, quanto maior for a estatura do sujeito, assim como o comprimento de membros, maior é a velocidade no momento de aplicação da técnica. As técnicas Te-waza se valem dos princ[pios biomecânicos das técnicas de projeção com o quadril juntamente com as técnicas de perna.

Com relação a proporcionalidade corporal, ode-se caracterizar três pressupostos: o primeiro é de que quando o judoca utiliza a técnica de preferência de acordo com as suas proporções corporais prioriza-se a eficiência mecânica na execução do movimento, ou sea é erado um menor gasto de energia [3 sa melhor preservação osteo- articular do indivíduo, pois atua no sentido de evitar uma sobrecarga excessiva elou repetitiva nesses componentes funcionais [2]; terceiro, uma aplicação correta do movimento pode resultar em melhora de performance, pois utilizando-se dos artefatos de estudo da biomecânica, entre eles o CG e as alavancas, pode-se auxiliar o judoca na ficácia da técnica, evitando falhas e exageros no treinamento [1]. Quanto ao encadeamento com a fase de desequilíbrio, é importante ressaltar que existem, no judô, fases de aplicação da técnica, sendo a primeira e mais importante denominada de kuzushi (desequilíbrio), conseguida pelo somatório de forças provenientes da pegada com o posicionamento de mãos, pernas e tronco [1] ou de forma aproveitada, quando se utiliza o desequilíbrio do oponente para a aplicação da técnica desejada. Na Ilteratura, poucos foram os estudos encontrados no que se refere às características mecânicas das técnicas no judô. No entanto, em se tratando de proporcionalidade, Santos et al. 2] relacionaram a técnica de preferência de judocas com a proporcionalidade corporal, concluindo que os mesmos não utilizam como determinante da escolha da técnica de preferência uma adequação às suas proporções corporais, o que implica em prejuízos corporais, como sobrecarga nos componentes funcionais do movimento e muitas vezes queda de performance. Contudo, há necessidade de outros estudos que relacionem essas características, contribuindo não só para a diferenciação dos sujeitos , mas específico às particularidades dos judocas. Deste modo, partindo do pressuposto que o estudo da proporcionalidade corporal, direcionado para o aprimoramento de técnicas no judô (tokui- waza), poderá contribuir tanto na performance quanto na preservação do corpo do próprio judoca, este estudo objetivou analisar as características biomecânicas das técnicas do judô e relacioná-las com a proporcionalidade corporal de judocas graduados de Florianópolis.

Mais especificamente, objetivou-se: a) identificar as características biomecânicas do grupo de técnicas de preferência dos judocas; b) associar a técnica de preferência (tokui-waza) co m roporcionalidade corporal dos judocas. MATERIAIS E METODOS Este estudo caracterizou-se como abordagem quantitativa, utilizando-se dos page 3 procedimentos técnicos de uma pesquisa Fizeram parte deste estudo 29 judocas do sexo masculino, participantes de três centros de treinamento de judô de Florianópolis, escolhidos de forma intencional quanto à graduação (mínimo faixa roxa) e, casual-sistemática por serem convidados aqueles que estavam treinando nos dias da coleta. O grupo apresentou média de idade de 22,4±6,1 anos e média de tempo de prática de 11,8±5,0 anos. Com referência à raduação, seis pertencem ao 20 kyu (faixa kvu

A importância da historia da educação

0

A importância da História da Educação A importância da história da educação abrange muito mais do que nosso curso de

Read More

Comissão de controle de infecção hospitalar (ccih)

0

Introdução Segundo a Portaria do Ministério da Saúde n. 261 6, de 1998, todos os hospitais devem possuir uma Comissão

Read More