Bobbio, norberto. estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da politica

Categories: Trabalhos

0

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da politica. Tradução Marco Aurelio Nogueira. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1987. Trata-se de uma obra que procura analisar a democracia, abordando a atitude que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível.

Analisou ainda a possibilidade nesse conhecimento questionamento, mo ano forma de governo qu respeitando o espaç ora a confiança rdade sem ocracia e a unica ade do cidadão, ao tomadas, livre de influência externa e que por seu intermédio, o homem pode xercer sua vontade no processo politico de distribuição do poder, efetuando a escolha que julgar melhor para si e evitando a dominação alheia. A saída do estado de menoridade significa uma relação proporcionalmente inversa entre democracia e autocracia.

Na medida em que um numero sempre maior de indlviduos conquista o direito de participar da vida politica, a autocracia retrocede e a democrac SWipe to page democracia avança. Nessa visão, toda forma de governo que não é democrática é autocrática, sendo que a autocracia é o oposto a democracia, porque nela a liberdade política do indivíduo, a liberdade como não impedimento, não é exercida plenamente.

O livro está divido em quatro grandes capítulos dentre os quais estão: A grande dicotomia: público/privado, A sociedade civil; Estado, poder e governo; Democracia e ditadura, sendo que na obra é indiscutível a vocação de Norberto para trabalhar temas pol(ticos, em patamar de elevada qualidade metodológica, notando-se assim o método indutivo na fase de investigação, abendo, como poucos, expressar o conjunto da obra e explorá- los ao máximo na função de informar e fornecer elementos de formação ao seu leitor.

Desse modo nota-se que um dos malares problemas é à impossibilidade de se implantar uma democracia direta dos Estados modernos, ou seja, a representação, a publicidade do poder e a educação para a cidadania. Em toda a sociedade isso não passa apenas de um artefato utilizado para o cálculo dos votos e que, para o bom funcionamento da democracia, os representantes eleitos não podem exercer mand

PAGFarl(F3 o bom funcionamento da democracia, os representantes eleitos não podem exercer mandatos vinculados a interesses particulares, portanto, é imprescindível que haja ampla divulgação dos atos de governo, para que o poder estatal esteja em consonância com as vontades dos governados, é preciso que ocorra uma educação para a cidadania.

Não basta apenas existir em um Estado o regime democrático, é necessário o desenvolvimento de uma consciência politica que precisa atingir determinado grau de amadurecimento, despertando um maior nteresse político nos indivíduos aos quais é conferida a liberdade politica no jogo democrático.

Sendo assim com respeito ao seu significado descritivo e segundo a tradição dos clássicos, a democracia é uma das três possíveis formas de governo na tipologia em que as várias formas de governo são classificadas com base no diverso número dos governantes. Em particular é a forma de governo na qual o poder é exercido por todo o povo, ou pelo maior número, ou por muitos. Palavras-chave: democracia; governo; direito; Estado; sociedade. PAGF3ÜF3

Projeto de pesquisa

0

Ao direcionar seu foco para as questões metodológicas relacionadas ao projeto e desenvolvimento de pesquisas na área de Administração, os

Read More

Relatorio de experimentos com ratos

0

Kovбcs (2003), stroe de que o adulto, ao a OF4 da crianзa, compartil a favoreзa a comunica Nos casos em

Read More