Brasil caboclo

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DE VÁRZEA GRANDE SERVIÇO SOCIAL. DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA TURMA 2012. IB DOCENTE: ROSANA LIA RAVACHE DICENTE. MARIA APARECIDA FERREIRA DA SILVA CUIABÁ 20 DE ABRIL DE 2012 RESENHA RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. 2. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 470 páginas. O Brasil caboclo O Brasll caboclo re Amazônia e a explora Entendo que Dar ar 2 to view next;Ege as raças na leiras e a sua condição de povo mestiço, levados a integração racial das diferentes etnias, que para o Brasil vieram e se misturaram aos ovos indígenas.

Os Europeus vieram explorar as florestas brasileiras para tirar delas suas riquezas e foi com a chegada dessas pessoas brancas que se dá a mestiçagem do branco com o índio, surgindo à raça do caboclo da Amazônla. Então essa nova raça que não era índio e não era europeu se transformou no povo brasileiro. Em o “Povo Brasileiro” livro de Darcy Ribeiro, ele explica como o abito indígena de incorporar pessoas estranhas em sua comunidade ficou conhecida como o “cunhadismo” e a importância do mesmo para formar a proto- élula de que viria a ser o brasileiro, um novo mestiço que não pode se identificar com suas origens ancestrais. Todo brasileiro, mesmo o alvo de cabelo louro, traz na alma, pinta do indígena ou do negro… ” (Gilberto Freire, Casa Grande Senzala). O “Brasil Caboclo” é também marcado pela opressão dos dominantes à população indigena e mameluca (cabocla) dos seringais da Amazônia. O caboclo e o índio tem sua mão de obra explorada pela classe dominante e durante séculos a floresta brasileira será o empório de onde serão extraídos bens omercializáveis, mas que não trará riqueza para a população que lá vive.

O ouro no Brasil surge logo em seguida e junto a ele o sonho de riqueza para os caboclos e outras pessoas que vieram a sua procura, mas Darcy Ribeiro nos mostra que esse sonho só acontece para a classe dominante. Como podemos acompanhar pela leitura do texto, o Brasil e a sua população vem sendo escravizada desde o inicio dos tempos, os americanos, europeus e tantos outros só vieram até o nosso país para usufruir de nossas riquezas e os nossos governantes não azem nada para melhorar essa situação.

O Amazonas um estado tão rico de biodiversidade só foi valorizado com a criação do projeto “Biodiversidade Brasil”, o trabalho apresenta toda a riqueza natural existente no estado. Com o projeto pretende-se conservar a maior porção posslVel da biodiversidade que é tanto cobiçada pelos estrangeiros. Isso nos faz ver que o Brasil uma terra de tantas raças, rico em culturas e biomas naturais deve ser valorizado e nunca descriminado, pois como diz no texto o “primeiro mundo é aqui”.

Projeto de fabrica

0

FACULDADE PITÁGORAS ENGENHARIA DE PRODUÇAO ora to view nut*ge PROJETO DE FÁBRICA Empresa de Vassouras Edvan Vitoriano Emanuelle Caetando Hudson

Read More

Filosofia da educação

0

A construção histórico filosófica do conceito de infância Patrícia Ferreira da Silva Lucilene de Oliveira Alves Queila Correia de Miranda

Read More