Brasil, suas diversidades e desegualdades

Categories: Trabalhos

0

[pic] or7 to view nut*ge Europa dos séculos IV a XIV (301-400 a 1301-1400 d. C), pois foi esse periodo que deu origem à nossa sociedade atual. Sabemos que no período citado, a Europa era um continente onde a organização econômica pnncipal girava em torno da terra e da propriedade da terra. O modo de vida era ligado ao trabalho rural, principal fonte de organização social. Por ser a terra fonte de riquezas é que os seus poucos proprietários se tornavam poderosos: a camada dominante dos senhores feudais, que compreendia a nobreza e o alto clero.

Por outro lado, existia uma imensa maioria de pessoas forçadas a rabalhar nas terras da nobreza feudal para sobreviver, pagando tributos pelo uso dessa terra. Nessa sociedade de base agrária, o modo de vida era completamente diferente do que é hoje em dia: pouco comércio, cidades quase não existiam, eram pouco mais que pequenas aldeias, o pensamento religioso moldava a vida da maioria das pessoas. A partir do século XIV, esse mundo começará a se transformar rapidamente. É essa transformação que nos interessa, pois, de mundo agrário, a Europa caminhou para o mundo urbano-industrial.

Essa mudança não ocorreu em pouco empo, foram precisos no mínimo três séculos para que ela se completasse. No entanto, como foi uma mudança social radical, muitos a chamaram de revolução. Essa revolução que levou a Europa do feudalismo ao capitalismo. 1 Título Nível 3 – A Importância do direito a diversidade e do enfrentamento ao preconceito. Lidar com a diversidade seja ela racial, soclal, econômica ou religiosa, não é fácil. Mas é tarefa de quem educa, pai ou professor. Porque aprender a viver em comunidade é saber lidar com as diferenças de qua PAGFarl(F7 pai ou professor.

Porque aprender a viver em comunidade é aber lidar com as diferenças de qualquer natureza. Quem nunca sofreu algum tipo de preconceito? Acredito que não exista alguém nesse mundo que não sofreu algum tipo de preconceito. Temos diversos tipos de preconceitos, desde os mais insignificantes aos mais graves. “A Maria não gosta do Pedro por que ele é evangélico, o Pedro não gosta da Janaína por que ela é negra, a Janaína não gosta da Cláudia por que ela é lésbica, a Cláudia não gosta do Carlos por que ele é pobre… ” Se eu for levar isso adiante não vai ter fim. Parece que quase todas as pessoas discriminam algo em utra.

Seja por causa de sua etnia, religião, sexualidade, situação financeira, entre outros motivos. O preconceito nasce do medo e da ignorância. O exercício da tolerância só é possível por meio do conhecimento e passa pela consciência de que não somos donos da verdade. Cada um é cada um. Todos tem o direito de ser como quiserem, do jeito que quiserem, desde que, é claro, sua conduta não prejudique outra pessoa, tirando esse argumento podemos ser o que quisermos. No Rio Grande do Sul tem churrasco, na Bahia, acarajé, no Amazonas tem índio, no Pantanal, jacaré, no Recife, o frevo… É uma diversidade inigualável e sem fim.

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. .Esse discurso nos leva a refletir sobre o tema da identidade, que varia de grupo para grupo, de pessoa para pessoa, verificando que cada pessoa possui uma identidade, assumida através de suas escolhas, de seu estilo de vida, suas ações e modo de pensar. 1 Titulo nlVel 4- Analisar o processo histórico constitutivo das diferenças PAGF3rl(F7 e modo de pensar. 1 Título nível 4- Analisar o processo histórico constitutivo das iferenças étnico-raciais, soclais e econômicas do Brasil a partir dos Quilombos.

No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas. Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão.

Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África. Foi no Brasil que o termo “quilombo” ganhou o sentido de comunidades autônomas de escravos fugitivos. Tanto os indigenas quanto os escravos africanos foram elementos essenciais para a formação não somente da população, mas também da cultura brasileira. A diversidade étnica verificada no Brasil decorre do processo de miscigenação ntre colonos europeus (portugueses), indígenas e africanos.

A cultura brasileira, por sua vez, apresenta fortes traços tanto da ultura indígena quanto da cultura africana. Desde a culinária, onde se verificam o vatapá, o caruru e chegando até a língua portuguesa, é impossível não perceber a influência da cultura dos povos que foram escravizados no Brasil. O Brasil conta hoje com três mil quilombos em processo de reconhecimento, sendo Brasil. de reconhecimento, sendo que ao todo o País já tem sete mil comunidades de afro descendentes (só no paraná são Oto). Título nlVel 5 – Construir uma análise pessoal sobre a diversidade e a desigualdade na sua região.

A Região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua população é bem miscigenada (indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, paranaenses, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos), fator que contribul para a diversidade cultural da Região. A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tao alegre e receptivo. Amazonas Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do pa[s, que ocorre em junho.

Belém do Pará Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. A Folia de Reis é outro evento comum nos estados do Norte. Comemora- se o nascmento de Jesus Cristo encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. O artesanato no Norte é bem diversificado e os trabalhos são produzidos com fibras, coquinhos, cerâmica, pedra-sabão, barro, couro, madeira, látex, entre outros. São feitos bichos, colares, ulseiras, brincos, cestarias, potes, etc.

Apesar de toda beleza e diversidade cultural da região norte, infelizmente sofremos vários tipos de preconceito com a nossa reg. ao. O preconceito contra os nordestinos tem raízes no racismo, especialmente porque mulatos negros e descendentes de Índios compõem grande parcela da população das regiões no porque mulatos negros e descendentes de índios compõem grande parcela da população das regiões norte/nordeste. A comparação com os imigrantes europeus e a maioria branca do sul/sudeste desenha um quadro de gritantes diferenças.

O ais curioso (e triste) de toda esta realidade: ao contrário de países envolvidos em conflitos ou guerras civis, o Brasil não tem divisão de etnias ou tribos, sendo o preconceito movido apenas por questões geográficas. São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil, mas até hoje ( e quase ninguém nem sequer pensa no assunto) imaginou-se um museu para contar a presença dos nordestinos, ao contrário do que existe para italianos, espanhóis, portugueses e judeus. Nas novelas, os personagens heróicos de São Paulo são europeus, quase nunca ( para não dizer nunca) brasileiros que migraram.

A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a prisão, previsto pela Lei 7. 716 de 1989. A lei define como crime de racismo não apenas a prática, mas também a indução ou incitação à discriminação ou preconceito, e estabelece um agravante se esses crimes são cometidos por intermédio dos meios de comunicação. CONCLUSÃO Concluímos que este trabalho nos mostra um pouco sobre a revolução industrial e a sociedade capitalista, vimos que ninguém esta livre de sofrer algum tipo de preconceito.

Falamos também da escravidão no Brasil, e da formação dos quilombos, ue ate hoje o Brasil tem comunidades afro descendentes. E finalizando mostramos um pou uinho da região Norte, a sua cultura e a sua desigualda REFERÊNCIAS BARROCO, Maria Lucia Silva. ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE. Capitalismo. Disponível em: http://pt. wikipedia. org/wiki/capitalismo. Acesso em: 26 Set. 2011. RUIZ, Manoel. A SOCIEDADE CAPITALISTA. 2003. Disponível em: http://www. sociedadedigital. com. br/artigo. php? artigo -17 &item -4 . Acesso em: 25 set. 2011. ERNICA, Mauricio. PLULARIDADE CULTURAL. 2004. Disponível em: http://www. ducared. org/educa/index. cfm? pg=oassuntoe. nterna Acesso em 25 Set. 2011. Quilombos. Disponível em: httpWpt. wikipedia. org/wiki/QuiIombo. Acesso em: 27 Set. 2011. Quilombos. 2009. Disponível em: http://www. historiabrasileira . com/brasll-colonia/quilombo/. Acesso em: 27 Set. ASPECTOS CUL URAIS DA REGIÃO NORTE. Disponível em: httpw www. brasilescola. com/b aspectos-culturais-regiao-norte. htm. Acesso em: 27 set. 2011. QUANDO BRASILEIROS RECLAMAR QUE OS GRINGOS É PRECONCEITUOSO… Disponfru’el em: httpWadalbertofelipe . wordpress. com/2010/03/29/quando-brasile iro-reclamar -que-gringo-e-preconceituoso/. Acesso em: OI Out.

Aspectos subjetivos e objetivos de como abrir uma empresa

0

O estudo de viabilidade ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. Abrange etapas

Read More

Romance de ficção científica

0

Ficção científica Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Livros de ficção científica e fantasia de autores polacos. Ficção científica é uma

Read More