Broxamento

Categories: Trabalhos

0

índice Introdução. Brochadeiras….. 2 Tipos de Brochadeiras.. Brochadeira Vertical. Brochadeira Horizontal… Broxas…….. — — 4 Formas Diversas…….. cr 7 Swipe to page Formas para brocha nem interno.. Formas para brochamento Vantagens do brochamento…. 6 Velocidade de 7 Cavaco durante usinagem… Fluidos usados no brochamento……. 7 Refrigeração do Corte.. consiste em remover material da superficie de uma peça, de forma progressiva pela ação ordenada dos fios de cofie, dispostos em série, de ferramentas multicortantes.

Essas ferramentas, que se deslocam segundo uma trajetória retilínea, hamam-se brochas e a máquina que realiza a operação é a brochadeira ou brochadora. A brocha é feita de aço, provida de dentes, formando uma série de elementos cortantes, para trabalhar diversos tipos de materiais. Pode ser usada para aplainar ou gerar superfícies internas ou externas, de perfis regulares ou irregulares. As brochas são temperadas e revenidas porque os dentes de sua superfície cortante são submetidos à grande esforço. ? um processo voltado para a produção de grandes lotes POIS cada operação exige o projeto e a confecção de uma ferramenta própria complexa e de alto custo. No processo de brochamento a transformação de um perfil é feita gradualmente porque os elementos de corte da brocha têm tamanhos que aumentam gradativamente ao longo de seu comprimento. As brochas podem realizar uma operação completa de usinagem, desde o desbaste grosseiro até o acabamento permitem criar rapidamente encaixes de diversas geometrias para diversos tipos de fixação com bom acabamento nas peças trabalhadas, dispensando, geralmente, usinagens posteriores.

Exemplo de aplicação: Equipamento utilizado para realizar a operação de construir raias em câmaras nternas de peças usinadas. Confere a superfície do metal elevada característica mecânica, pois sua utilização é feita por compactação e esmagamento da superfície. [pic][pic] BROCHADEIRAS As brochadeiras consistem basicamente de um mecanismo mecanismo capaz de produzir o movimento relativo entre a ferramenta chamada brocha e a peça que normalmente é linear, denominadas maquinas de brochar.

A grande maioria das maquinas são acionadas hidraulicamente devido a grande força necessária. TIPOS DE BROCHADEIRA As brochadeiras são divididas em dois tipos: horizontal ou ertical, com comando mecânico ou hidráulico. [PiC] Brochadeira vertical (características): utilizam principalmente da força de compressão. – Quando não se dispõe de grande espaço físico, é a mais indicada devido a sua característica estrutural. – possuem cabeçotes múltiplos que podem executar operações em várias peças simultaneamente.

Brochadeira horizontal (características): – possibilita o trabalho com ferramentas de grande comprimento. – No trabalho por força de tração, que utiliza ferramentas de longo comprimento, a montagem do material na brochadeira eve ser feita com cuidado para evitar a flexão da brocha devido ao seu próprio peso. furos cilíndricos em perfis acanelados, estriados, quadrados, hexagonais etc. Essa operação é feita num furo aberto anteriormente por outro processo qualquer. Externa: é uma operação feita sobre a superfície externa de uma peça, dando acabamento ou semi-acabamento aos seus perfis. pic] BROCHAS As brochas são as ferramentas utilizadas nas brochadeiras, a fim de realizar os mais diversos tipos de cortes lineares, nas mais diversas formas, com algumas exceções. É normalmente feita de m determinado aço temperado e revenido, baseado no tipo de material à usmar, relativamente comprida e que possui diversos tipos de dentes dispostos em seqüência e com dimensões progressivas em alturas crescentes até a forma final desejada, para trabalhar diversos tipos de materiais.

Pode ser usada para gerar superfícies internas ou externas, de perfis regulares ou irregulares. As brochas podem ser forçadas por tração ou compressão, no caso de um brochamento interno ou arrastado sob superffcie, no caso de brochamento externo. As formas obtidas pelo processo nterno, externo e hellcoidal respectivamente. TIPOS DE BROCHAS Os tipos de brochas lassificações quanto ao crescentes, lateral ou combinado) e quanto a função (rasgo de chaveta, furos redondos, alisamento, etc. FORMAS DIVERSAS FORMAS PARA BROCHAMENTO INTERNO [picl FORMAS PARA BROCHAMENTO EXTERNO Todas as operações de desbaste e acabamento são realizadas pela mesma ferramenta, a qual possui as seguintes características básicas: haste que é a ponteira da ferramenta, anterior aos dentes, sendo constituída de guia dianteira e cabeça de tração; dentes de desbaste que ficam na parte inicial da peça, etirando a maior parte do material a ser usinado; os dentes de acabamento que por sua vez localizam-se na parte posterior da ferramenta tendo como função o alisamento da peça e definir a precisão e medida final da peça; e os dentes de reserva que ficam logo após os dentes de acabamento tendo a função de substituírem os dentes de acabamento ao longo do tempo de desgaste da ferramenta, aumentando a vida útil; e guia traseira localizada na outra extremidade guiando a ferramenta no seu curso completo (pode ter uma cauda ra encaixe mais preciso) seqüência continua. A operação é realizada em uma só passada fazendo desbaste e acabamento.

VELOCIDADE DE CORTE A velocidade de corte no brochamento é determinada em função de vários elementos, como o perfil da aresta cortante, os ângulos de incidência de corte, o material da peça, a profundidade de corte etc. CAVACO DURANTE A USINAGEM O cavaco de uma superf(cie é arrancado em linha reta e progressivamente pela sucessão ordenada das arestas de corte. Como essas arestas de corte se dispõem em torno do corpo cônico da ferramenta, elas cortam quantidades distintas e definidas de material. O alojamento correto do cavaco, bem como a afiação da ferramenta é um fator de redução do esforço de corte. Quando a afiação e o alojamento estão incorretos, o cavaco se quebra antes da sua formação completa, aumentando o esforço de corte.

Se o alojamento for insuficiente para o volume de cavaco, haverá um aumento do esforço de corte, o que provocará a quebra da ferramenta. FLUIDOS USADOS NO BROCHAMENTO Durante a operação de brochar, devem ser empregados fluidos para refrigeração do corte. As funções específicas que eles desempenham são: lubrificar as cavidades dos dentes a brocha, reduzindo o atrito entre o cavaco e a ferramenta e diminuindo o desgaste, absorver o calor gerado durante o corte pelo atrito da plataforma dos dentes da brocha sobre a superfície da peça, remover os cavacos que ficam impregnados nos dentes da brocha. A importância desses fluidos no processo se relaciona com o aumento da vida útil das ferramentas de corte.

REFRIGERAÇÃO DO CORTE Materiais brochados Aços sem li as ou com poucas ligas Líquidos para o corte, Materiais brochados Aços sem ligas ou com poucas ligas Líquidos para o corte, usa-se Óleo mineral com base de enxofre u misturas de óleos graxos, Aços inoxidáveis ou com alta percentagem de ligas, usa-se Óleo mineral com base de enxofre e tetracloreto de carbono Ferros fundidos Latões-Bronzes Ligas leves, usa-se Óleo solúvel e parafina ou trabalho a seco óleo solúvel puro ou óleo mineral com base de enxofre óleo soluvel (ligas pouco siliciosas) óleo mineral (ligas siliciosas) CONCLUSÃO O brochamento é um processo rápido, uma vez que a remoção de cavaco é bem rápida, pois, em uma única passada da brocha faz -se o desbaste e o acabamento. A brochadeira é ma maquina relativamente simples, já que determina apenas a velocidade e a força de corte. O avanço é estabelecido pela brocha, e essa, determinada pela altura crescente de seus dentes. Como o projeto de uma brocha e a combinação de fatores específicos como material da peça, perfil a serem usinadas, velocidade e profundidade de corte da brochadeira, etc. , ela é projetada para uma operação definida. Devido à especificidade de uma brocha, a mesma se torna uma ferramenta cara, porém ao se usinar até 10000 peças sem afiação, conclui-se que o processo é econômico se feito em larga escala.

Divisões de um laboratorio

0

Grupos de Exames (tipos de análises realizadas). OI . Bioquímica 02. Esperma Fezes 04. Hematologia 05. Hormônios 06. Imunológico 07.

Read More

Caso toyota

0

O modelo japonês de administração tem como principais características: O sistema Toyota de produção, círculos da ualidade, fatores culturais na

Read More