Caderno de atividades

Categories: Trabalhos

0

TEMA 01 Questão 01 Está altamente favorável, visto que a estabilidade econômica é fato, apesar de estar sujeita, em muitos aspectos, às alterações no cenário internacional. Mas empreender, no Brasil de hoje, está mais do que nunca, favorecido por essa estabilidade que está gerando um crescimento econômico, e por consequência, alavancou o aumento da população na chamada classe “c”, onde está o principal consumidor dos produtos e serviços oferecidos pelas micro e pequenas empresas, fortalecendo assim, o dc mercado interno.

Questão 02 Partindo do principio fazer algo novo, com oncorrentes. Signifi terão que melhorar s que poderão perder 10. or7 to next*ge bém inovar, etição entre concorrente(s) s, tendo em vista rticipaç¿o no mercado. Então, quanto mais surgirem empreendedores com ideias inovadoras e de sucesso, mais o pais estará qualificando o restante das demais empresas afins, uma vez que só se é concorrente aquele que oferece o mesmo produto/serviço ou participa do mesmo nicho de mercado, com a mesma ou superior qualidade ou um diferencial.

Sendo assim, uma maior qualidade deverá ser buscada pelos empreendedores concorrentes o era um movimento na economia, mesmo que seja informal. Porque muitas vezes, a informalidade é o primeiro passo para a formalidade. Questão 03 Historicamente, ainda predo Swlpe to vlew next page predomina o desejo de estabilidade financeira. O empreendedorismo de necessidade, ou seja, o indivíduo se aventura numa expectativa de ser seu próprio patrão, não por chegar a conclusão de que isso é realmente o que ele quer como trabalho, mas por falta de outras alternativas de emprego mais estáveis.

Então, o empreendedor por oportunidade, que enxerga uma chance de negócio que vá gerar lucro, riquezas, baseado um planejamento prévio de objetivos e metas a alcançar, está em número menor, porém em ritmo de crescimento. E ainda devemos considerar que as empresas baseadas na oportunidade e não na necessidade tem vida mais longa, uma vez que a mortalidade das recém-criadas empresas por necessidade é alta, devido ao despreparado dos donos.

Obs. No PLT página 28, a informação é de que o empreendedor por necessidade ainda está em maior número que o por oportunidade, diferentemente do que é dito pela professora na vídeo aula, lá pelos seus 45/ 46 minutos, em que ela afirma que oje o número de empreendedores por oportunidade está em maioria. Questão 04 Sim. Cai o mito de que o empreendedor nasce com a característica de inovar e criar.

Aprender a pensar como um individuo empreendedor passa pelo curso de graduação em Administração, com foco no empreendedorismo aplicado de várias formas: abertura de micro e pequenas empresas, criação de novos produtos/sewiços, planejamento de uma carreira, e outras. A criação de encubadoras dentro de universidades, levando o aluno da teoria à prática, uma ve PAGFarl(F7 criação de encubadoras dentro de universidades, levando aluno da teoria à prática, uma vez que essas estruturas universitárias são contratadas por futuros empresários para a prestar consultonas antes de concretizar o sonho de “ter o próprio negócio”.

E ainda, o direcionamento de organismos sociais privados e do Estado para capacitar profissionais para um mercado mais competitivo, a exemplo, a SOFTEX e o SEBRAE. A primeira incentiva o ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior, bem como ao empresário de informática a participar do mercado externo, proporcionando então capacitação em gestão e tecnologia, necessários ao mbiente externo, muito competitivo, mas, que hoje, o Brasil já desponta como referencial.

O segundo, que hoje já é bastante conhecido no país por incentivar o micro e pequeno empresário, levando informação em todos os níveis que o negócio necessita ( administrativo, contábil, financeiro, recursos humanos, etc). E ainda, pode-se destacar a criação de cursos e programas nas universidades voltados ao ensino do empreendedorismo, inclusive com cursos de MBA (Master of Business Administration). Esses incentivos ao empreendedor surgiram a partir da década de 90.

Questão 05 A relação entre o crescimento de empreendedores e o número de inovações não está diretamente relacionada, uma vez que o Brasil empreende consideravelmente, ranqueando entre os três maiores empreendedores dentro do G20 (grupo das principais economias do mundo), no entanto, não surgem na m PAGF3rl(F7 empreendedores dentro do G20 (grupo das principais economias do mundo), no entanto, não surgem na mesma proporção, produtos de tecnologia inovadora.

Letra c Questão 07 Letra d Questão 08 Letra a Questão 09 Questao 10 Duas alternativas corretas: d e e. A mais correta é a letra a, está mais completa. TEMA 02 – CRIATIVIDADE A ideia. A partlr da percepção de que essa ideia pode se transformar num negócio viável é que o empreendedor visualiza a oportunidade. Questao 02 É a base para novas ideias. Ex. : TV, jornal, internet, brainstorm, obsewaçáo do empreendedor do mundo em que vive e outros.

As novas ideias são o ponto de partida para o empreendedor. A importância é máxima. Até porque algumas situações em que o negócio, a empresa já existe, mas não se desenvolve, não cresce, se um novo empreendedor ou seja um novo gestor passa a administrar esse negócio, com a sua criatividade, sua gestão ? que farão o diferencial, podendo levar ao crescimento da empresa. empreendedor; V; F; V; V. Questão 08 – Letra a. Questão 09 – V; V; V; F; V. Letra b. Questão 10- Letra e.

TEMA 03 PERFIL DO EMPREENDEDOR Questão OI Lideres por excelência e formadores de equipes; compartilham conhecimentos com seus colaboradores; é também um administrador; são tomadores de decisão; enxergam à frente, olham para o futuro; determinados, dinâmicos, organizados, dedicados; otimistas e têm paixão pelo se negócio ou área de atuação; exploradores de oportunidades em grau máximo; êm excelente networking obtido a partir da sua bagagem de conhecimentos; não nascem excelentes; assumem riscos calculados; são estrategistas.

Stive Jobs: visionário, antecipando e criando tendências ou inovando algo que já existe ( fazendo a mesma coisa de forma diferente); Donald Trump: vaidoso, o suficiente para buscar o sucesso, insistindo numa oportunidade. Paul Allen: co-fundador da Microsoft: excelente líder e gestor, sabendo compartilhar a gestão com os colaboradores. Questao 03 Administrador é diferente do empreendedor. Sendo que o primeiro foca no presente e o segundo, tem sempre um olhar ara o futuro.

Nascem empreendedores; assumem riscos altíssimos e são “lobos solitários”, que não conseguem trabalhar em equipe. Porque pensava buscando criar algo novo ou fazer melhor e diferente algo que já existia. Questão 06 – Letra a. Questão 07 – F; V; E V; F. _ V; F; F; F; V. Letra d. – V; F; E F; F. Letra a. Questão IO —V; V; F. TEMA 04 – PLANEJAMENTO Falta de preparo do empreendedor, do planejamento e projeção de faturamento.

Realizando um planejamento estratégico. Processo inicial para a criação de uma empresa, com o objetivo de definir metas, tarefas, atribulr funções com projeções de rescimento num período de tempo pré estabelecido, ou seja, os objetivos. Por meio de um planejamento o empreendedor levantará uma série de dados que servirão para as etapas seguintes para o progresso da empresa. Se o que foi planejado está ocorrendo, se não, o que poderá ser ajustado.

A empresa que tiver um planejamento, gere melhor o seu negócio, e este será melhor anallsado por investidores, financiadores, clientes. Gera confiabilidade ou não. O planejamento é a fonte de dados para análise de risco pelos financiadores e outros. A falta de conhecimento para construir um Plano de Negócios e evantar informações quanto à vendas, marketing, fluxo de caixa, projeções de faturamento, enfim, a gestão do negócio.

P CLIENTES O OBJETIVOS S ESTRATEGAS T TECNOLOGIAS São as quatro etapas do processo de planejamento. A aplicação obedece a ordem: saber o que o cliente quer e como satisfazê- lo; 20 onde a empresa que che ar montar a estratégia para concretizar os objetivos e f ecidir quais tecnologias PAGF50F7 finalmente, decidir quais tecnologias serão aplicadas. Questão 05 – V; F; E V; F. Questão 07 – F; F; v; V. Questão 08 – Letra e. Questão og – V; p; E Questão 10 Letra d.

TEMA 05 – GESTAO DE NEGOCIOS Apoiar os micro e pequenos empreendedores do Brasil, com suporte em todas as áreas de administração, com cursos, capacitações, consultorias, promovendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável entre estes. Atua de forma abrangente, proporcionando desde conselhos técnicos específicos para a abertura de uma empresa, até cursos de gestão em todas as áreas da empresa e ainda, consultorias básicas e específicas sobre a gestão da empresa. Deverá buscar assessoria jurídica e contábil (advogados e contadores) para já iniciar a empresa na conformidade das leis.

Empresa que incentiva o desenvolvimento de novos negócios e apoia novos empreendedores, criada por ex-alunos de Harvard com a missão de eliminar fatores que dificultam o aparecimento de novos profissionais com perfil empreendedor. Capacitação, consultorias, informação técnica, promoção e acesso ao mercado e a serviços financeiros. Questão 06 – F; V; V; F; v. Objetivo: apoiar, fortalecer e estmular a implantação de empreendimentos de base tecnológica no Estado de São Paulo. Letra a. Letra b. Questao 08 – Questão og – Letra d. Questão 10 – Letra c.

Fisica

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS NSTITUTO DE FISICA E MATEMATICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1 Disciplina: Física Básica I

Read More

Faça o que tem que ser feito

0

Há quem diga que afirmar o óbvio seja uma arte. Mas algumas pessoas como Bob Nelson, autor do livro “Faça

Read More