Calorimetria

Categories: Trabalhos

0

Calor Quando são colocados em contato dois ou mais corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas inicials. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura para os de menor temperatura. Essa energia térmica em trânsito denomina-se calor. Unidades de Quantidade de Calor Caloria (cal) é a quan a temperatura de Ig normal.

No SI, a unidade de q ag ora to view nut*ge a para aumentar DC,scb pressão ule O) A relação entre a caloria e o joule é: Icai-4,186J Calor sensível – É a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo ao sofrer uma variação de temperatura, sem que haja mudança de fase. Calor latente – Se ao receber ou ceder calor o corpo sofrer apenas uma mudança de fase, sem haver variação de temperatura (permanece constante), o calor é chamado latente. Calor Específico – É a quantidade de calor, característica de cada substância, necessária para que Ig de substância sofra variação ua temperatura de 1 oc.

O calor especifico de uma substância varia com a temperatura, aumentado quando esta aumenta. Entretanto, consideraremos, para simplificar, que o calor especifico não varia com a te mperatura. Capacidade térmica – É o quociente entre a quantidade Q de calor recebida ou cedida por um corpo e a correspondente variação de temperatura Como a capacidade térmica da água é muito grande, as águas dos mares e dos rios funcionam como reguladoras de temperaturas em locais próximos a eles.

A explicação é a seguinte: durante o ia, a água absorve grande quantidade de calor sem se aquecer muito e, durante a noite, libera muito calor sem se esfriar muito. Com a areia da praia ocorre o oposto: a capacidade térmica da areia é pequena e faz que, durante o dia, ela se aqueça rapidamente e, durante a noite, esfrie-se facilmente. Balanço energético Vejamos vários corpos com diferentes temperaturas, onde não há trocas de calor com o meio externo, tornando-se assim um sistema isolado.

Pelo fato das temperaturas serem diferentes, podemos afirmar que eles trocam calor entre si, até chegarem ao equilíbrio térmico. Por apresentar um sistema isolado, sua energia térmica total permanece constante, fazendo com que, tanto a soma da quantidade de calor cedida pelos corpos mais quentes, como a quantidade de calor recebida, pelos corpos mais frios, sejam igu PAGFarl(F3 pelos corpos mais quentes, como a quantidade de calor recebida, pelos corpos mais frios, sejam iguais.

Veja: Porém se o calor recebido for e o calor cedido for a expressão será: Exemplo: Conforme a convenção abordada temos Qa e Qb negativos e Qc, Qd e Qe positivos, de fato que: O raciocínio feito acima estabelece o principio da igualdade as quantidades de calor trocadas, que pode ser expresso da seguinte maneira: “Quando dois ou mais corpos, em temperaturas diferentes, são postos em contato, constituindo um sistema termicamente isolado, eles trocam calor até atingir o equilíbrio térmico”.

Equivalente em água O equivalente em água de um sistema é dado como a massa de água que tem a mesma capacidade térmica do sistema considerado. Podemos considerar E o equivalente em água de um determinado sistema, e com isso temos: Csistema = Cequv. em água. ou seja Csistema . cágua Capacidade térmica (c) PAGF3ÜF3

Violencia domestica

0

1- TEMA: Dependência Emocional da Mulher 2- DELIMITAÇAO DO TEMA: Dependência Emocional da Mulher dentro do seu núcleo familiar 3-

Read More

Imunidade diplomática

0

FACULDADE ESTÁCIO RADIAL CURSO DE DIREITO osg AUGUSTO CONFORTO CLÁUDIA BAGGIO LIPSKI ANDRIELLI p. C. ZANELLA IMUNIDADE DIPLOMATICA CURITIBA 2012

Read More