Campos eletromagnéticos

Categories: Trabalhos

0

Escola Estadual Governador Milton Campos Campos eletromagnéticos Campo Magnético Induzido e Campo Elétrico Induzido O fislco escocês, James Clerk Maxwell (1831-1879), teve grande importância no estudo do Magnetismo e da Eletricidade, por ter estabelecido leis que se tornaram fundamental para o entendimento destes campos. Também contribuiu com os estudos de outras áreas na Física, como a percepção das cores pela nossa vista, produzindo uma das primeiras fotografias coloridas; e uma teoria sobre os anéis de Saturno.

Mas foi no c notoriedade e profun a ora das ondas eletromag tica letromagnética da que mais teve da existência nto da natureza Para elaborar as suas leis, Maxwell apoiou-se nas leis experimentais de Coulomb, Ampére e Faraday, acrescentando uma nova percepção criada por ele próprio, estruturando um conjunto de equações, denominadas equações de Maxwell, que sintetizam todos os conhecimentos sobre Eletromagnetismo adquiridos até aquela época.

Em conseqüência da elaboração deste conjunto de equações, foi a percepção de que existla ondas eletromagnéticas. Campo Elétrico Induzido O conceito de Campo Elétrico foi elaborado pelo físico inglês Michael Faraday, que denominou campo elétrico como uma entidade física que transmite para o espaço a existência de um corpo eletrizado (Q), gerador de intensidade, que influência uma formando assim, uma força de interação (F), de origem elétrica agindo sobre a carga (q), podendo ser repulsão ou atração.

Dado pela fórmula: E-=pq A partir do momento que se pode entender o conceito de campo elétrico, concluiu também que não é apenas em cargas elétricas em repouso há a criação de campo elétrico, mas também por um campo magnético variável, conhecido como campo elétrico nduzido, explicado abaixo: Quando um campo magnético, existente em certa região do espaço, sofrer variação no decorrer do tempo, os seus elétrons que antes estavam em repouso começarão a se movimentar, criando assim um campo elétrico, que varia em intensidade na mesma proporção que o campo magnético.

Este fenômeno pode ser percebido quando se movimenta um imã, para frente e para trás, segundo a direção ao eixo de uma espira e liga-se a espira a um medidor de corrente. Ao movimentar o imã, variava-se ao fluxo magnético dentro da spira, ou seja, quando se aproximava o imã um grande número de linhas de força magnética atravessava o espaço limitado pela espira criando uma corrente no circuito que provocava as linhas magnéticas em sentido oposto, afim de que o campo magnético ficasse estacionário.

E quando afastava o ima, o número de linhas atravessando a espira diminuía, restabelecendo o numero de linhas original. O esquema mostra um campo magnético existente em uma região e que sofre variação no decorrer do tempo, criando um campo elétrico induzido. Campo Magnético Induzido A idéia de um campo magnético induzido foi estabelecida por Maxwell, que considerou o fato de que se um campo magnético variável criava um campo e étrico induzido, o fenômeno inverso também ocorria.

Para entender esta idéia, considera-se duas placas metálicas separadas de uma mesma distância, no ar, ligadas a uma bateria. Quando a ligação é feita, a placa ligada ao pólo positivo da bateria vai adquirir uma carga positiva, enquanto a outra placa vai ficar carregada negativamente. Pode-se concluir que a medida que o valor das cargas nas placas vai aumentando, a intensldade do ampo e étrico também cresce, aparecendo na região entre as placas um campo magnético induzido.

Concluindo que um campo magnético induzido pode ser criado não só por uma corrente elétrica, mas também por um campo elétrico variável. Percebe-se a formação de cargas negativa em uma placa e positiva em outra placa, ou seja, a formão de um campo magnético induzido, a partir de um campo elétrico variável. Ondas eletromagnéticas Maxwell a partir da formulação de campo magnético induzido analisou a existência de um distúrbio na propagação de campos elétricos e magnéticos.

Estes distúrbios apresentavam um movimento ondulatório, que sofria reflexão, refração, d’fração e interferêncla. Percebe-se que o campo elétrico é perpendicular à direção de propagação e a onda eletromagnética é uma onda transversal. A velocidade de propagaçã da eletromagnética PAGF3mFd eletromagnética Uma onda eletromagnética, não precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ela se propaga no vácuo, e percebeu- se que a velocidade das ondas eletromagnéticas coincide com a velocidade da propagação da luz no vácuo, concluindo assim que luz é uma onda eletromagnética.

Este fato unificou assim a ótica e o Eletromagnetismo, considerando assim a Ótica, que estuda os fenômenos luminosos, um ramo do Eletromagnetismo e suas leis podem ser deduzidas a partir das equações de Maxwell. As idéias de Maxwell só foram comprovadas no final do século XIX. pelo físico alemão H. Hertz, que conseguiu obter em seu laboratório, ondas eletromagnéticas como as previstas por Maxwell. Fórmula da velocidade de propagação de uma onda eletromagnética: v-3,Ox108 m/s Bibliografia: Alvarenga, Beatriz; Máxlmo, António.

Curso de Fisica, volume três; Unidade Nove, Circuitos Elétricos de corrente contínua (321 ? 323) Site: Algo sobre vestibular e concurso Link: http://www. algosobre. com. br/fisica/ondas-eletromagneticas . html Site: MSPC — Informações técnicas Link: http://w’W/. mspc. eng. br/elemag/eletrm0310. shtml Site: Oocities Link: http://w’W/. oocities. org/zuIrmra52/inducao. html Site: Só Física Lin k:http://wvww. sofisica. com. br/conteudos/Eletromagnetismo ‘Eletrostatica/campo. php Site: E-feito Joule Link: http://www. efeitoioul 1 /campo-eletrico-e

Relatório mkt

0

Resumo Hoje é mais constante o tempo ser o fator mais importante na decisão por produtos e serviços. Precisamos fazer

Read More

Imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas

0

IRC Objectivos do Módulo • Descrever, interpretar e aplicar os conceitos afectos ao imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas

Read More