Canais de auto atendimento

Categories: Trabalhos

0

UNIJlJí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DEAd – Departamento de Estudos da Administração Curso de Administração QUAIS OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES PROPORCIONADOS PELOS CANAIS DE ATENDIMENTO PARA UNIDADE DO SICREDI DE TIRADENTES DO SUL Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso NOME DO ALUNO Orientador: prof. xxx Três passos, março SUMÁRIO INTRODUÇAO org to view nut*ge 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO 1. 1 Caracterização da Organização 1. 2 Apresentação do 1. Definição dos Objetivos „ 1. 3. 1 Objetivo geral „ 3. Plano de Coleta de Dados 3. 3 plano de Análise e Interpretação dos Dados — 3. 4 Proposta de Sistematização 4 CRONOGRAMA — BIBLIOGRAFIA . ANEXOS INTRODUÇÃO 1 . CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO Esta etapa compreende a caracterização da organização onde se realizará o Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, a apresentação e delimitação do tema, a formulação da questão em estudo, bem como a definição dos objetivos e a justificativa do presente estudo. . 1 Caracterização da Organização A empresa na qual o Projeto de rabalho de Conclusão de Curso será realizado enomina-se Sicredi Noroeste – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Noroeste do Rio Grande do Sul localizada na Av. Tiradentes, 1179, Tiradentes do Sul – RS. Caracteriza-se como empresa pnvada, pertencente ao Sistema de Crédito Cooperativo, sendo que esta autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

O Sicredi Noroeste surgiu em 1 996 com a fusão entre três Cooperativas de Crédito iá Cooperativa de Crédito de Horizontina Ltda. Atua em doze municípios em 18 pontos de atendimento: Alegria, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Dr. Maurício Cardoso, Horizontina, Humaitá, Independência, Inhacorá, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Tiradentes do Sul, Três de Maio. Possui também uma central chamada de Sureg Noroeste-RS localizada na cidade de Três de Maio – RS, a qual trabalha ao lado das unidades dando suporte, e gerenciando o rumo das mesmas.

Atualmente trabalham nesta cooperativa 189 colaboradores distribuídos entre unidades de atendmento e Sureg, os quais atendem as necessidades de mais de 45. 196 associados. Sua missão é: Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer so Iuções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da ualidade de vida dos associados e da sociedade. A visão é: Ser reconhecido pela sociedade como instituição financeira cooperativa, com excelência operacional e de gestão, voltada para o desenvolvimento econômico e social.

Seus valores são: a preservação irrestrita da natureza cooperativa do negócio; respeito ? individualidade do associado; valorização e desenvolvimento das pessoas; preservação da instituição como sistema; respeito às normas oficiais e internas e eficácia e transparência na gestão. A organização possui sistema formal de planejamento, o qual estabelece com ntecedência as ações e estratégias a serem executadas no período futuro a fim de alcançar os objetivos traçados em sua missão visão e valores.

Através da organização a e e sua estrutura, PAGF30Fq destes. Em nível institucional a organização se preocupa com o desenho ou estrutura da empresa no âmbito global, seu formato organizacional e processos de comportamento. Em nível intermedlário cabe a função de detalhar o desenho dos departamentos ou divisões que serão responsáveis pela administração de um ou mais recursos, de acordo com objetivos organizacionais. O nível operacional ocupa-se de desenho dos cargos e tarefas, responsável pela produção propriamente dita da empresa.

A Unidade de Atendimento do SICREDI Noroeste de Tiradentes do Sul possui aproximadamente 3. 701 assoclados. A equipe de colaboradores é composta da seguinte forma: 02 caixas, OI coordenador administrativo financeiro, OI gerente de negócios pessoa ffsica, 02 estagiários, 02 assistentes de negocios, 02 assistentes administrativos, OI gerente da unidade de atendimento, 01 auxiliar administrativo, além do vigilante e 01 faxineira que prestam serviço terceirizado.

Tendo uma breve apresentação da empresa onde será realizado o trabalho é necessário escolher um tema a ser estudado, o qual será apresentado no próximo capítulo. 1. 2 Apresentação do Tema. Para as instituições financeiras, o mercado tem se tornado cada vez mais competi tivo. Nos períodos de inflação eram as pessoas que procuravam os bancos para que o seu dinheiro não perdesse o valor. Hoje, como a inflação tem se mantido a patamares baixos os papéis se inverteram: os bancos é que são obrigados a buscar os clientes.

Inclusive as Instituições financeiras tiveram que re pois tiveram seus altos nstituições financeiras com o intuito de divulgar e estimular o uso dos “home bankin<', consulta de saldos e transferência de valores por aparelhos de celular. Outra forma de proporcionar o auto- atendimento utilizada pelos bancos é a instalação de Terminais de Atendimento em locais de grande circulação, como supermercados, shopping centers, eventos e feiras.

O SICREDI também tem buscado proporcionar aos seus associados formas de autoatendimento, tais como: Caixa Eletrônico, SICREDI Total Internet, SICREDI Total Fone e Agente Credenciado. Tendo em vista a necessidade da delimltação de um tema para ealização do estudo, fica definido como delimitação do tema os quais os beneficios e dificuldades proporcionados pelos canais de atendimento para a Unidade do SICREDI de Tiradentes do Sul, onde se pretende identificar e analisar a importância destes para esta Unidade de Atendimento.

Formular uma questão de estudo significa o que se pretende buscar, qual o objetivo a se alcançar. Neste contexto, formula-se a seguinte questão de estudo: quais são os benefícios e dificuldades proporcionados pelos canais de atendimento para a Unidade do SICREDI de Tiradentes do Sul? 1. Definição dos Objetivos “Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar” (MARCONI; LAKATOS, 1986, p. 22). I . 3. Objetivo Geral O objetivo geral do Trabalho de Conclusão de Curso é analisar quais os benefícios e internet, celular e agente credenciado) contribuem para o atendimento aos associados do SICREDI. Verificar quais as dificuldades encontradas pelos colaboradores da Unidade de Atendimento para fazer com que associado use os canais de relacionamento. Entender a visão da Cooperativa sobre os benefícios e desvantagens dos anais de relacionamento. Identificar as adequações a serem tomadas, para que os associados façam um maor uso desses canais, de forma eficiente e eficaz. 1 . Justificativa Justificar significa apresentar os motivos pelos quais se executa um projeto de estudo. O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se numa grande oportunidade para que o acadêmico de administração obtenha uma boa qualificação, aprimorando seus conhecimentos através da experiência de reallzação de um estudo junto a uma organlzaçào, permitindo desse modo ? aplicação das teorias estudadas ao longo de sua formação. O mundo passa por constantes mudanças, a fim de que tudo fique mais prático, fácil e cômodo. Com o intuito de essas mudanças o PAGF5tFq horários alternativos.

Também possui sua importância para o acadêmico, pois poderá fazer uma relação entre teoria e prática. 2 REFERENCIAL TEORICO Ambiente Organizacional – Ambiente geral Ambiente especifico – Gestão Administrativa Recursos Humanos Processo Administrativo – Organização – planejamento dos Recursos Humanos – Gestão por Competências 3 METODOLOGIA Esse capítulo descreve qual a natureza da pesquisa que será realizada. Define o plano de oleta de dados, o plano de análise e interpretação dos mesmos, bem como a estrutura do relatório a ser elaborado. 3. 1 Classificação do Estudo Segundo Vergara (2004, p. 6), as pesquisas podem ser classificadas em dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios. Para melhor entendimento estão descritos a seguir os dois aspectos com os tipos de pesquisa utilizados neste estudo. Quanto aos fins: Pode-se dizer que se trata de uma pesquisa exploratória por ser realizada no ambiente do sistema cooperativo, mais PAGF3tfq na Cooperativa de aprofundado do ambiente organizacional. 3. 2 plano de Coleta de Dados Na coleta de dados, o leitor deve ser informado como você pretende obter os dados de que precisa para responder ao problema” (Vergara, 2004, p. 54).

A coleta de dados segundo Lakatos (2003), é a etapa da pesquisa em que se Inicia a aplicação das técnicas selecionadas e dos instrumentos elaborados, ou seja, é a fase em que se buscam informações da realidade estudada. Desta forma, os dados serão coletados através da observação direta e entrevistas com o gestor da Unidade de Atendimento e os colaboradores, com base num roteiro previamente estabelecido, acesso a documentos da organização, no caso de anuais e regimentos, conversas informais com os colaboradores e através da visita e observação a todos os setores da Cooperativa de Crédito Rural Noroeste do RS.

Sendo que, os dados coletados a partir destes instrumentos servirão de base para melhorar, elaborar e interpretar o presente projeto de Estágio Supervisionado em Administração II. 3. 2. 1 Sujeitos da Pesquisa Os sujeitos da pesquisa são: o gestor da UA e os colaboradores. As entrevistas serão agendadas com antecedência a fim que efetivamente haja tempo suficiente para que as questões sejam respondidas. 3. 3 Plano de Análise e Inte

PAGF8Üfq Dados qualitativa e quantitativa: o objetivo da qualitativa é investigar, de forma profunda, a opinião de um dado público com relação a um produto, bem ou serviço. Os resultados não serão em dados numéricos, mas em depoimentos e informações dos pesquisados. A partir das atividades no agrupamento por afinidade das informações que serão obtidos na etapa qualitativa, será estruturado um questionário quantitativo para que possam ser atribuidos pesos de importância por parte dos respondentes. A sistematização de resultados se dará em forma de um relatório.

Vergara (2004) iz que o relatório é o relato do que desencadeou a pesquisa, de forma pela qual ela foi realizada, dos resultados obtidos, das conclusões a que se chegou e das recomendações e sugestões que o pesquisador faz a outros. BIBLIOGRAFIA FARIA, Jose Carlos. Administração introdução ao estudo. 3a ed. sao Paulo: Pioneira, 1997. MARCONI, Marina de A. ; LAKATOS, Eva M.. Técnica de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1986. VERGARA; syIVia constant. latórios de pesquisa em PAGFgrlfq

Introdução ao direito público e privado

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIENCIAS CONTABEIS VALDIRENE MEDEIRO NOVAIS INTRODUÇAO AO DIREITO PUBLICO E PRIVADO DIREITO INTRODUTÓRIO Brumado 2007

Read More

Pa – o estudo dos fundamentos da educação e sua influência na relação entre comunidade e escola

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA to view nut*ge O ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE

Read More