Ciências

Categories: Trabalhos

0

Alunas: Fabiane M. Flor Silva e Ana Paula Coêlho da Silva de Paula Relatório da Entrevista com o cliente: Cliente: Lucas Natal Maciel Caixeta Série: fano do ensino fundamental Irmãos: Beatriz 2anos, Mateus18 anos, Laion 23 anos, Natália 24 anos, Adriana 25 anos, Adriano 28 anos Lllian 31 anos, André 15 anos (cada um com uma mãe diferente) Profissão da mãe: Ele disse que não sabe e o pai respondeu que é dona de prostibulo.

Profissão do pai: Autônomo (Faz frete) O que mais gosta de fazer é jogar vídeo game, estudar e lavar louça, não gosta de Ir Não tem horário fixo uxllio do pai ou da A família não costum É uma criança com p casa. ra PACE ar 26 to view nut*ge escola, sempre tem scola como em Não gosta de ler e prefere assistir desenhos infantis como os três porquinhos e a cinderela. Tem muito medo de morrer e sempre sonha que esta caindo e acorda chorando.

Quando foi perguntado se havia algo que ele gostaria de me contar, ele relatou que o irmão do padrasto mais um amigo, tentaram abusar sexualmente dele , mas ele conseguiu fugir e ao contar para a mãe ela achou graça. Psicopedagogos: Fabiane Mendonça Flor Silva e Ana Paula Coelho da Silva de Paula ?rea: Psicopedagogia Clínica Idade: 11 anos DN: 05/01/200 aprendizagem e observar suas condutas e defesas além de verificar sua modalidade de aprendizagem.

Atividades(s): * Hora do jogo Desenvolvimentos da sessão: Atitude em atividade: Apresentar a caixa ao cliente, dizer a consigna e deixar que ele explore livremente os materiais (folhas de papel coloridas e brancas, lápis de cor, canetinhas, tesoura, cola, livros… ) Desenvolvimento da(s) atividades(s): *ESTRUTURADAS: Deixar que o cliente manuseasse livremente os materiais contidos na caixa, realizar as atividades escolhidas por ele. Observar sua postura, gestos, atitudes e todos os sinais que fornecerão base para posteriores hipóteses. JOGOS: Não houve. *Outros: Não houve. Avaliação: a) Do sujeito: Durante a atividade o cliente não demonstrou muito interesse, explorou pouco o matenal da caixa, ficou o tempo inteiro de cabeça baixa fazendo um desenho. b) Do processo corretor: *Etapa pedagógica (atividades estruturadas): Realizar Provas operatórias e projetivas. PAGF com os objetos e conteúdos de aprendizagem e observar suas condutas e defesas além de verificar sua modalidade de aprendizagem. . Instrumentos utilizados: Caixa Lúdica com diversos materiais. 3.

Observação avaliativa: 4. 1. Atitude em atividade: Foi oferecida a caixa à criança contendo papel branco e colorido, tesoura, cola, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, régua, canetinha, revista para recorte, livros literários, etc. Ao serem oferecidos materiais para que fizesse o que havia aprendido o cliente prontamente pegou a caixa e abriu. Escolheu uma folha de papel azul, lápis de escrever, lápis de cor e borracha, fez um desenho e coloriu, durante esse período em que estava esenhando se manteve calado e muito sério.

Ao ser informado sobre o fim do tempo ele guardou o que havia pegado, tampou a caixa e devolveu. 4. 2. Desempenho: * O Lucas Natal observou o conteúdo da caixa sem muito interesse, pegou uma folha e lápis para realizar um desenho e se manteve assim até o fim da sessão. 4. Leitura Psicopedagógica: A sua modalidade de aprendizagem é hipoassimilação/ hiperacomodação. Alunas: Fabiane M. Flor Silva e Ana Paula Coêlho da Silva. horizontal e vertical do cliente a fim de detectar a modalidade de aprendizagem que ele possui. Objetivos:

Investigar os vínculos que o cliente possui com os objetos e os conteúdos de aprendizagem escolar, observar suas defesas, condutas e como ele enfrenta novos desafios. Avaliação do sujeito Observar os aspectos que fornecerão um sistema de hipóteses a serem verificados como: o que o sujeito dlZ o que ele faz sua postura corporal e tudo que o sujeito deixa no papel. Consigna: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, você pode utilizar todo o material que está nessa caixa. ” tesoura, cola, Iápis de cor e de escrever, borracha, régua, aprendido, o cliente atendeu prontamente pegando a caixa a abrindo.

Preferiu pegar uma folha para desenhar. Não se interessou em outros materiais, demonstrou ser uma criança de pouca conversa e muita séria. Ao ser informado sobre o fim do tempo ele guardou o material que havia usado. Considerando a atitude do cliente durante a Hora do jogo, observamos que ele não explorou o material da caixa, segundo Alicia Fernandez, este comportamento indica que o cliente possui a modalidade de aprendizagem Hipoassimilação, que tem como características: pobreza de contato com o objeto, esquemas de objetos empobrecidos.

Tendo como conseqüência: incapacidade e coordenar estes esquemas déficit lúdico e criativo, prejuízo da função antecipatória, da a criação. antecipatória, da imaginação e da criação. da SIIva de Paula Escola: Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis 60 ano Data: 09/04/2011 4a sessão: Prova Projetiva PAR EDUCATIVO E provas operatórias SERIAÇÃO DE PALITOS E CONSERVAÇAO DE PEQUENOS CONJUNTOS DISCRETOS DE ELEMENTOS. SESSAO PSICOPEDAGOGICA Objetivos(s): * Observar e detectar a relação do cliente com o aprendizado e sua capacidade de conservação e seriação de elementos.

Par Educativo e Provas Operatórias Seriação de Palitos e Conservação de Pequenos Conjuntos Discretos de Elementos. Desenvolvimento da(s) atividades: * Par Educativo: Entregar uma folha de papel ao cliente, dizer a consigna, deixar realizar o desenho e perguntar o nome e idade das pessoas e o que está acontecendo. Pedir para que dê título ao desenho e escrever sobreo ue desenhou. * Provas Operatórias: Re s de acordo com roteiro PAGF s OF Prova Eu e meus companheiros e Provas Operatórias de Intersecção de classes e prova Pedagógica de leitura. sicopedagogos: Fabiane Mendonça Flor Silva e Ana Paula Coelho ?rea: Psicopedagogia Clinica Cliente: ucas Natal Maciel Caixeta 4a sessão: Prova Projetiva PAR EDUCATIVO e Provas Operatórias SERIAÇAO DE PALITOS E CONSERVAÇAO DE PEQUENOS CONJUNTOS DE ELEMENTOS. I . ObjetiV0(S): * Folhas de papel e instrumentos referentes às provas operatórias contidos na caixa de Piaget. 3. Observ’açÉo avaliativa: 4. 1. Atitude em atividade O cliente esteve atento, participativo e interessado para manusear os objetos da caixa de Piaget.

Provas Operatórias: Seriação de Palitos, o Lucas Natal realizou a atividade de forma descontraída. Não apresentou dificuldade em realizar a atividade, podemos notar ue ele se encontra no niVe13 (êxito) educativo. Sobre as provas projetivas Weiss observa que: O principio básico é de que a maneira do sujeito perceber, interpretare estruturar o material ou situação reflete os aspectos fundamentais do seu psiquismo. É possível, desse modo, buscar relações com a apreensão do conhecimento como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado.

Podem-se detectar, assim, obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nível geral e specificamente escolar. (2003, p. 117) Disponibilizar ao cliente folhas brancas, sul fite lápis preto, borracha e apontador. Dizer a consigna: “Gostaria que você desenhasse duas pessoas, uma que ensina e uma que aprende”. Deixar que o cliente desenhe ao terminar pedir para que ele dê os nomes e a idade de cada indivíduo desenhado, posteriormente pedir para que ele escreva sobre o desenho que fez.

Investigar os vínculos que o cliente possui com a aprendizagem escolar, assim como com a pessoa que o propicia. a serem verificados como: O que o sujeito diz o que ele faz sua ostura corporal e tudo que sujeito deixa no papel O cliente desenhou a professora de artes, com 30 anos, ao lado do quadro, ele e uma colega de 11 anos sentados em suas carteiras. A história criada foi à seguinte: A professora de artes estava ensinando escrever o nome da escola e a data do dia.

Ele e sua colega aprenderam muitas coisas boas com a professora como: não brlgar, não xingar e nem falar palavrões… Tema da história: Arte escolar Análise Tamanho dos personagens Pequeno onde indica qu PAGF 7 palavroes… Pequeno onde indica que o vinculo não é importante. Podendo indicar desvalorização. Tamanho do professor grande e aluno pequeno. Quem ensina é supervalorizado Tamanho dos objetos Tamanho adequado podendo significar depósito de projeções positivas. osição dos personagens Lado a lado regula o vínculo de aprendizagem Distância entre os personagens e o objeto de aprendizagem Pequena distância indica que o conhecimento está sendo supervalorizado no momento da transmissão. Local da cena: Âmbito escolar melhor vínculo com a aprendizagem sistemática, podendo ser positiva ou negativa. provas Operatórias: Visca afirma que: As provas operatórias tem o objetivos de determinar o nível de pensamentos do sujeito, realizando uma análise quantitativa e reconhecer as diferenças funcionais realizando um estudo predominantemente qualitativos. (Visca, p. ll, 1995) Atividade: prova operatória Senação de palltos. Colocar dez palitos desordenadamente na mesa e pedir ao cliente que os coloque em ordem do menor para o maior ou ao contrário, ordenação dos alitas entregar o décimo primeiro palito a ele e pedir que en onde deve encaixá-lo. vermelhas e dez azuis, pedir para que ele escolha uma cor, m seguida organizar um grupo de 7 fichas na frente do cliente e pedir para que ele coloque a mesma quantidade que você. romover a junção e o afastamento das fichas, sempre perguntando aos cliente se as quantidades continuam as mesmas. por fim organizar suas 7 fichas em um circulo e pedir ao cliente que disponha as dele ao redor das suas e questionar novamente se as quantidades continuam as mesmas. Avaliação do sujeito: Demonstrou conservação em todas as variáveis, estando no nível 5a sessao: prova projetiva EU E MEUS COMPANHEIROS e provas Operatórias INTERSECÇÃO DE CLASSES e CONSERVAÇÃO DE MASSA e prova pedagógica de leitura. ua capacidade de classificação e conservação de elementos e o nível em que se encontra a leitura. ‘k Atividades(s): * Eu e Meus Companheiros Provas Operatórias Intersecção de classes e Conservação de Pedagógica de leitura. e escrever sobre o que desenhou. * Provas Operatórias: Realizar as provas de acordo com o roteiro proposto no livro de Simaia Sampaio. prova pedagógica :deixar que o cliente leia o texto sem interferir com correções atentando-se para o modo como ele o faz e seus erros e dificuldades. *JOGOS: Não houve *OUTROS: Não houve

Durante a atividade o cliente manteve a expressão séria e falou pouco, foi solicito em realizar a atividade proposta, desenhando claramente o que foi solicitado. b) Nas provas operatórias demonstrou não compreender o conceito de intersecção de classes. Porém conseguiu conservar a idéia de massa em todas as variáveis. c) Do processo corretor: Etapa pedagógica (atividade estruturadas): Realizar provas operatórias, projetivas e pedagógicas Etapa cognitivista (jogos): Aplicar os quatros momentos do dia e Provas Operatórias de Quantificação e inclusão de classes e prova pedagógica de matemática.

Adolescer

0

Colégio Visão – Unidade Célestin Freinet Projeto Lúdico “Adolescer Disciplinas: Ciências e Língua Portuguesa 7a série/80 ano Objetivo: Socializar, discutir,

Read More

Experimento 06 – física ii

0

Centro Universitário Anhanguera Experimento 6 Equilíbrio em um plano inclinado ar 3 Swipe to page Santo André 2012 Centro Universitário

Read More