Ciências contábeis

Categories: Trabalhos

0

Atenção alunos: Este material é formado por recortes de textos, por este motivo não tem introdução e nem conclusão. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade Para conceituar contabilidade é necessário pensar no patrimônio, POIS no patrimônio das entidades está a razão de ser da contabilidade e patrimônio, segundo Padoveze (2000, p. 6) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém O sistema de inform patrimônio de uma e definição para contabilidade. para Francisco D’Áuria apud Padoveze (2000, p. 49) tivo o controle do eze (2000, p. 36) é a org to view nut*ge ontabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo. Cabe ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações.

Usuários da contabilidade São todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Podemos citar como exemplo de tais pessoas: os administradores, os sócios e acionistas da entidade, o governo, os bancos, etc. Note-se que, nesse aspecto, temos tanto usuários internos como suários externos que se interessam, cada um a seu modo, pelas informações contábeis como um todo.

De uma forma mais completa e detalhada podemos dizer que os usuários externos são aqueles que se utilizam dos relatórios formatados pelos órgãos reguladores da profissão: acionistas investidores; instituições financeiras; governamentais. Assim, todas as pessoas jurídicas por força de lei faz parte do campo de atuação da contabilidade, além delas as pessoas físicas possuidoras de um grande patrimônio normalmente contratam um contabilista para controlar o seu património.

Algumas atividades econômicas tem características peculiares, necessitando assim de uma aplicação específica da contabilidade. Uma atividade comercial adquire as mercadorias para revender, sendo assim de pequena complexidade o seu controle, já uma indústria, que adquire os materiais e os transforma em um novo bem aplicando mão de obra, utilizando equipamentos, instalações e edifícios para o desenvolvimento de sua atividade tem no controle de seu patrimônio uma complexidade muito maior.

Com relação à atividade econômico-financeira podemos classificar as mpresas em três grandes grupos: indústria, comércio e serviços. Alguma atividades utilizam da contabilidade geral ou empresarial para o registro de seus fatos contábeis, outras precisam de contabilidade específicas, tais como: Indústria; Instituições Financeiras; Seguradoras; Órgãos públicos.

O profissional da contabilidade Para atingir os objetivos da contabilidade os profissionais devem habilitados e vinculados a se, que além de PAGF3t(F8 ressaltar que o aluno concluinte do curso superior de ciências contábeis é chamado bacharel em ciências contábeis, para ser contador e atuar a contabllidade há a necessidade de registro no CRC — Conselho Regional de Contabilidade, está em regulamentação o exame de suficiência para habilitar o bacharel a ter o registro como contador. Conforme Marion (1998, p. 6) tanto o contador quanto o técnico contabilidade podem ser responsáveis pela contabilidade das empresas, analistas de balanços, pesquisadores contábeis etc. “. Cabe no entanto ao contador algumas atividades que o técnico em contabilidade não pode assumir: auditoria; perícia contábil e professor de contabilidade, esta última com o complemento de no mínimo uma specializaçao. Segundo Marion (2003, p. 25) “A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. ” Marion demonstra da seguinte forma (fig. 1 ): 6.

Estrutura Patrimonial O que é patrimônio? Como ele é formado? Como se calcula? São algumas questões que surgem quando o assunto estrutura patrimonial é abordado. Antes de vermos estrutura patrimonial é necessário sabermos o que é patrimônio. pois sendo o objeto da contabilidade é necessário entendê-lo bem. 6. 1 Patrimônio Ao recorrer ao dicionário ( p 488) as primeiras omo contabilidade: “A parte jurídica e material da azienda. ” O CFC (2006, p. 19) no apêndice à resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o qualitativo e o quantitativo.

No aspecto qualitativo entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. “, por outro lado, o aspecto quantitativo ‘ refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma poslção sobre o que seja valor, . 2 Patrimônio Líquido ludícibus (2004) ao falar sobre patrimônio liquido cita diversas formas de abordagens: teoria do proprietário; teoria da entidade; teoria do acionista ordinário; teoria do fundo; teoria do comando e teoria do empreendimento.

Embora não apresente de forma conclusiva qual é a melhor abordagem, cita que para um pequeno empreendimento “a teoria da entidade para o patrimônio líquido está mais de 2004 p. 189). Podemos resumir que o patrimônio é composto de bens, direitos obrigações, mensuráveis em dinheiro, que pertence a uma pessoa fisica ou jurídica. A xpressão melhor aplicável é Patrimônio Líquido, uma vez que dos valores dos bens e direitos (parte positiva) deduz-se as obrigações (parte negativa).

Em outra definição, Patrimônio Lí uido é o patrimônio que os sócios situação líquida ou riqueza líquida. Pode-se também representar o patrimônio líquido por duas equações: Patrimônio Líquido = Bens + Direitos (-) Obrigações Patrimônio Líquido = Capital Social Reservas + Lucros Acumulados Enquanto na primeir equação o patrimônio líquido é encontrado partir de inventários ou levantamentos da situação da empresa, a segunda é encontrado a partir da soma dos sub-grupos do lado direito do balanço patrimonial, após a apuração do resultado. . 3 Bens São as coisas em geral, que por satisfazerem as necessidades das pessoas e empresas se tornam úteis e são expressas em valor monetário. São considerados itens de riquezas, porque se são úteis é possível negociar, vender, trocar, arrendar. As coisas que não forem passíveis de avaliação e mensuração econômica nao podem ser consideradas bens. Quanto a forma fisica os bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis. Tangíveis são os bens que têm forma fisica, são palpáveis.

Ex: veículos, máquinas, equipamentos industriais, móveis, imóveis, instalações etc. Também chamados bens materiais. Intangíveis são os bens que não são materiais, mas que são mensuráveis. Ex: Marcas d eistrada, registro de construções, árvores e alguns tipode instalações e máquinas industriais. Bens móveis são aqueles que podem ser transferido de local sem destruição ou perda de valor. Alguns dependem de outras pessoas para serem transferidos e outros se movem por si próprios. Ex. máquinas, quipamentos, animais, veículos, estoques, etc 6. 4 Direitos Em contabilidade nos referimos a direito para os haveres que temos contra alguma pessoa ou empresa, é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém. São exemplos de direito as duplicatas e títulos a receber, os aluguéis a receber, os impostos recuperáveis entre outros. Automaticamente se a sua empresa tem um direito, a outra empresa tem uma obrigação. 6. 5 Obrigações São dívidas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas.

Podemos denominá-las também de obrigações exig[veis. As brigações normalmente têm prazo de vencimento determinado. A algumas obrigações cujo vencimento não é previamente definido damos o nome de provisões, porque deverão ser pagas, mas não tem um vencimento previamente conhecido. Como exemplo de obrigações exigíveis as dívidas com fornecedores, os empréstimos bancários pagar, os impostos e patrimônio, por convenção, será sempre demonstrada do lado esquerdo e a parte negativa do direito. Segundo Saldini (2002, p. 7) podemos dizer que os bens e os dlreitos são positivos porque seus recursos estão disponíveis para operacionalizar a mpresa, e as obrigações, por se tratarem de dividas, fazem com que esses recursos diminuam. Assim, os elementos positivos do patrimônio são chamados de Ativos e os elementos negativos de Passivos. O Patrimônio Liquido aparece do lado direito, juntamente com os elementos negativos por representar a diferença entre a parte positiva e negativa dando assim o equilíbrio na estrutura patrimonial. Referências BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Princípios e normas rasileiras de contabilidade. Brasília: CFC, 2006. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994. IUD[CIBUS, Sérgio de e MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2000. IUDÍCIBI_JS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 7a ed. São Paulo: Atlas, 2004. MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 6a ed. São Paulo: Atlas, 1998. MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10a ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Protocolo de kyoto

0

Protocolo de Kyoto Objetivo: Diminuir a emissão de gases poluentes e o aquecimento global protocolo de Kyoto é um Instrumento

Read More

Direito empresarial

0

Presidencialismo e Parlamentarismo no Brasil Críticas, favorecimento e entendimento á favor ou contra. O que é melhor? Você é adpto

Read More