Cintas e cabos de aço

Categories: Trabalhos

0

Introdução O presente trabalho tem como finalidade o estudo de cintas e cabos de aço voltado ao uso nas empresas que tem por objetivo atuar em trabalhos tracionados sob tensão e sustentar ou elevar cargas extremamente pesadas com o auxilio das cintas. Estes equipamentos necessitam estar de acordo com as normas de segurança e administradas por pessoal qualificado para que não haja acidentes. As cintas e cabos de aço vêm sendo utilizada há muito tempo com o aprofundamento das minas e com a construção de navios de grande porte foi sendo requisitados cabos cada vez mais fortes para estas ativ- roduzidos com difer atividades.

As pesquisas refere de sites e matérias di PACE 1 or17 to view nut*ge s de hoje são para diversas m realizadas a partir ara cada tema que segue nos capítulos abaixo. Os cap tulos nos mostram de como são feitos estes equipamentos, a quantidade de peso que aguentam, quando deve ser feito as inspeções para verificar se deve exercer trabalhos de acordo com as normas referentes para uso. Sendo assim podemos concluir que os equipamentos citados neste trabalho, podem ser usados em qualquer empresa ou residência, oferecendo total segurança com atitudes que devem er tomadas com suas devidas responsabilidades.

Cabos de Aço Como praticamente toda tecnologia moderna que conhecemos o cabo de aço dos dias de hoje foi inventado pelos alemães e teve seu “boom” “boom” na época das grandes guerras mundiais, pois houve a necessidade de prender as minas e bombas aquáticas ao fundo do mar. Mais de 28 milhões de metros de cabo de aço foram usados para estes fins. Cabo de aço é um tipo de corda feita de vários arames de aço enrolados em forma de hélice.

Quando foi inventado, era comum a utilização de ferro forjado na fabricação destes arames, porém os dias de hoje o aço é o material utilizado para a fabricação deste produto. Historicamente, o cabo de aço evoluiu das correntes de aço, uma vez que as mesmas apresentaram falhas para diversas utilizações. A flexibilidade do cabo de aço faz com que ele se torne peça essencial para a funcionalldade de guindastes e elevadores, assim como seu uso em gruas, e principalmente em sistemas de elevação de cargas.

Torções do Cabo A torção do cabo de aço nada mais é do que o modo de dizer para qual lado os arames foram torcidos na fabricação do cabo de aço. Esquerda, ou direita. Para determinar a torção do cabo de aço, basta olhar o cabo de uma certa distância e notar se os arames parecem estar sendo torcidos na direção que um relógio flui, e verá que é um cabo com torção à direita. Em caso contrário, será um cabo de aço com torção à esquerda. Existem ainda as formas de torções: regular e lang.

No cabo de aço de torção regular os arames que formam as pernas são torcidos em sentido oposto à torção das pernas. Por consequência se tornam mais manuseáveis e com boa resistência ao desgaste pela fricção das pernas internas. Já o cabo de aço de orção lang PAGF70F17 resistência ao desgaste pela fricção das pernas internas. Já o cabo de aço de torção lang os arames que formam as pernas são torcidos no mesmo sentido da torção das pernas. Por consequência são mais flexíveis e resistentes à abrasão. orém o cabo de aço de torção lang estão mais sujeitos à amassamentos e distorções. Tipos de Alma e Construções Além das pernas do cabo de aço, que são formadas por arames torcidos, existe a alma do cabo de aço, que é a parte central do cabo. Esta alma pode ser de fibra (natural ou sintética) chamada e AF quando de fibra natural e de AFA para alma de fibra sintética, ou de aço (formada também por arames) chamada de AA (alma de aço constituída por uma perna) ou AACI (alma constituída por outro cabo independente).

A alma de fibra dá uma maior flexibilidade ao cabo de aço, porém menor resistência à tração, enquanto a alma de aço dá uma maior resistência à tração, porém menor flexibilidade. A especificação de um determinado tipo de cabo de aço – incluindo o número de arames por perna, o número de pernas, e a torção – possui um padrão normatizado. Este padrão foi criado ara que seja possível a identificação de um cabo de aço.

Atualmente, existem 8 tipos de construção das pernas de um cabo de aço (além de cordoalhas): 6×7, 6×19, 6×25, 6×36, 6×37, 6×41, 8×19 e 19×7. O primeiro número indica a quantidade de pernas, e o segundo a quantidade de arames que formam as pernas. Cada tipo é indicado para um trabalho em específico, pois cada um deles possui vantagens e desvantagens comparando-os uns contra os em específico, pois cada um deles possui vantagens e desvantagens comparando-os uns contra os outros. Recomendações de uso Os cabos de elevação devem ter uma construção adequada ara seu uso.

A carga total (carga máxima a ser levantada pelo equipamento mais o peso do moitão), dividida pelo número de linhas que suportam a carga, não deve ultrapassar 20% da carga de ruptura mínima efetiva do cabo de aço; Quando o cabo estiver exposto a temperaturas que excedam 82C (180F), deve ser usado cabo com alma de aço independente (AACI), ou alma de aço formada por uma perna (AA); Para a substituição de um cabo de aço, deve ser usado o mesmo diâmetro, resistência e construção do cabo original fornecido pelo fabricante do equipamento, ou de um profissional qualificado;

Se a carga for suportada por mais de uma linha de cabo, a tensão entre as linhas deve estar equalizada; Os ganchos e manilhas devem atender às especificações do fabricante e não podem ser sobrecarregados. Se os ganchos forem do tipo giratório, eles devem girar livremente. Os ganchos devem possuir travas de segurança, a não ser em alguns usos específicos, onde a trava se torna impraticável ou desnecessária.

A trava deverá ser usada para evitar que os laços, correntes e outros acessórios escapem do gancho quando fora de trabalho; Quando, em condições normais de trabalho houver possibilidade ue o cabo de elevação sofra batida ou atritos contra o equipamento, devem ser instalados protetores para se minimizar os danos ao cabo. Inspeções no Cabo de Aço Inspeção Freqüente 17 protetores para se minimizar os danos ao cabo. a) Todos os cabos devem ser inspecionados visualmente pelo operador ou outra pessoa responsável, no inicio de cada turno de trabalho.

A observação visual te por objetivo detectar danos no cabo de aço que possam causar riscos durante o uso: * Distorções no cabo, tais como: dobras ou nós, amassamentos, alongamento do passo, gaiola de passarinho, perna fora de posição ou alma saltada; Corrosão em geral; ‘k Pernas rompidas ou cortadas; * Número, distribuição e tipo de ruptura dos arames visíveis. b) Deve-se tomar muito cuidado ao inspecionar trechos do cabo que estão sujeitos a rápida deterioração tais como nas extremidades das flanges do tambor, nos pontos de cruzamento e entrada do tambor e em pontas vivas.

No caso de se detectar um dano no cabo de aço, o mesmo deverá ser retirado do serviço ou submetido a uma inspeção periódica. Inspeção Periódica a) A frequência das inspeções deve ser determinada por uma pessoa qualificada e deve estar baseada em fatores tais como: expectativa de vida do cabo determinada pela experiência anterior ou em instalações similares; agressividade do meio ambiente; relação entre a carga usual de trabalho e a capacidade máxima do equipamento, frequência de operações e exposição a trancos.

As inspeções não recisam necessariamente ser realizadas em intervalos i ser mais freqüentes freqüentes quando se aproxima o final da vida útil do cabo de aço. b) As inspeções periódicas devem ser realizadas por uma pessoa qualificada. Esta inspeção deve abranger o comprimento total do cabo de aço. Os arames externos das pernas devem estar isíveis ao inspetor durante a inspeção.

Qualquer dano no cabo que resulte em perda significativa da resistência original deverá ser registrado e considerado risco, implicando na continuidade do uso do cabo, tais como: * Todos os itens listados em inspeção freqüente; * Corrosão acentuada ou arames rompidos junto aos terminais; * Terminais mal instalados, desgastados, tortos, trincados ou com corrosão acentuada; Redução do diâmetro do cabo abaixo do seu diâmetro nominal, devido à deterioração da alma, corrosão interna / externa ou desgaste dos arames externos; Para cabos das classes 6×7, 6×19 6×36, é recomendada uma redução máxima conforme a tabela abaixo: Tolerância no Diâmetro Diâmetro do Cabo I Redução Max. Admissível em Relação ao Diâmetro do Cabo I Até 8 mm (5/16*) 0,4 mm I Acima de 8 mm até 13 mm (1/2*) | mm Acima de 13 mm até 19 mm (3/4″) | 1,2 mm Acima de 19 mm até 29 mm (1. 1/8*) 1,6 mm Acima de 29 mm até 38 mm (1. 1/2*) 2,4 mm I OBS. É necessário ressaltar, porém, a correta medição do diâmetro. Desta forma, quando comprovada a redução no diâmetro, o cabo deverá ser substituído. c) Devem ser tomados cuidados especiais para se inspecionar rechos do cabo de aço que possam sofrer deterioração muito rápida, conforme: * Trechos em contato com roletes de apoio, polias equalizadoras ou outras polias onde o percurso do cabo é limitado; Trechos do cabo junto ou próximo aos terminais onde possam aparecer arames oxidados ou rompidos; * Trechos sujeitos a flexões alternadas; * Trechos do cabo que normalmente ficam escondidos durante a inspeção visual, tais como as partes que ficam sobre as polias. Obs. Para que se possam obter dados para decidir o momento adequado da substituição de um cabo de aço, deve ser mantido m registro de todas as inspeções periódicas realizadas. Neste registro deverão constar os pontos de deterioração listados anteriormente. Cabos de Aço Galvanizados Cabos de aço galvanizados são fabricados com uma alta camada de zinco. Este tipo de acabamento possui algumas vantagens aos cabos polidos como: maior resistência à corrosão e consequentemente maior durabilldade. São comumente utilizados em operações onde o cabo de aço está sujeito à atritos durante a operação e também para fins estáticos, como estais. Cabos de aço galvanizados são normalmente utilizados pela indústria pesqueira, naval e ffshore.

Atualmente trabalhamos com 3 tipos de construções dos cabos de aço galvanizados: 6×7, 6×19/6×25 e 6×36/6×41 , Cabos de Aço Galvanizados 6×7 Cabos de aço galvanizados de construção 6×7 possuem excelente resistência à abrasão e à pressão, porém de baixa flexibilidade sendo sua aplicação limitada. porém de baixa flexibilidade sendo sua aplicação limitada. Cabos de Aço Galvanizados 6×9/6×25 Cabos de aço galvanizados de construção 6×19/6×25 possuem as formações das pernas com 19 a 26 arames sendo duas ou três camadas destes arames sobre uma camada central. Possuem boa resistência à flexão e boa resistência à abrasão.

Cabos de Aço Galvanizados 6×36/6×41 Cabos de aço galvanizados de construção 6×36/6×41 possuem as formações com 31 a 39 arames com no máximo 18 arames externos em uma perna, com três ou mais camadas de arame sobre uma camada central. A grande quantidade de arames dos cabos desta classe torna o cabo altamente flexível. Os cabos desta classe, nas bitolas mais comuns, se adaptam bem em aplicações onde necessitam trabalhar sobre tambor e polias. Já as bitolas maiores esta classe possui excelente resistência ? abrasão e ao amassamento suficientes para operações mais críticas, considerando que a classe 6×19/6×25 não possui boa flexibilidade.

Cabos de Aço Inox Cabos de aço inox são cabos de aço fabricados e destinados para aplicações que exigem uma alta resistência à corrosões. É indicado para a utilização em ambientes onde exista o ataque de substâncias corrosivas ao aço, tais como ácidos sulfúricos, ácidos sulfurosos, banhos clorados, soluções alcalinas, soluções salinas, Fabricados a partir de aço inoxidável, seu custo acaba sendo mais elevado que os demais tipos de cabos de aço. Por este motivo, ? muito importante ter a certeza que sua aplicação realmente demanda cabos de aço inox. Atualmente traba importante ter a certeza que sua aplicação realmente demanda cabos de aço inox.

Atualmente trabalhamos com 2 tipos de construções dos cabos de aço inox: 6×7 e 5×19/6×25. Cabos de Aço Inox 6×7 Muito utilizado em máquinas, medidores, controladores, aviação, adriças de veleiros de pequeno porte e, até mesmo na decoração de ambientes. Cabos de Aço Inox 6×19/6×25 Comumente utilizados em náutica para movimentação de velas (cabo de adriça), em guinchos, medidores de nível, controladores locais que exigem maior flexibilidade. Cabos de Aço Polido Cabos de aço polidos são fabricados a partir de arames de aço convencionais e geralmente cobertos com uma camada externa de graxa de proteção. São os tipos mais comuns de cabos de aço fabricados.

São cabos de aço que normalmente serão utilizados em operações onde está sujeito à atritos durante a operação como em gruas, pontes rolantes, guindastes e elevadores, e não indicados para fins onde o cabo permanecerá permanentemente exposto ao tempo/ambiente. de aço polidos: 6×7, 6×19/6×25 e 6×36/6×41. Cabos de Aço Polido 6×7 Cabos de aço polidos com construção 6×7 são cabos com até 7 arames externos em uma perna e com uma camada de arame sobre o arame central. Po te resistência à abrasão e PAGF construção 6×19/6×25 são cabos formados por 1 9 a 26 arames com no máximo 12 arames externos em uma perna, com duas ou três camadas de arame sobre um arame central.

Possuem boa resistência à flexão e boa resistência à abrasão. Esta é a classe de cabos de aço polidos mais utilizada, tendo as construções mais adequadas para a maior parte das aplicações nas bitolas mais comuns. cabos de Aço polido 6×36/6×41 Cabos de aço polidos com construção 6×36/6×41 são cabos formados por 31 a 49 arames com no máximo 18 arames externos em uma perna, com três ou mals camadas de arame sobre um arame central. A grande quantidade de arames dos cabos desta classe os torna altamente flexlVeis. Os cabos desta classe nas bitolas mais comuns se adaptam bem em aplicações onde necessita-se trabalhar dinamicamente com tambor e polias.

Em bitolas maiores, esta classe possui excelente resistência ? abrasão e ao amassamento, suficientes para operações mais críticas, considerando que os cabos da classe 6×19 para estas itolas não possui boa flexibilidade. Cabos de Aço Revestido/Encapado Cabo de aço revestido ou cabo de aço encapado é aquele que contém uma camada externa de proteção plástica, geralmente o PVC ou o nylon. Isto constitui uma proteção extra contra meios ambientes corrosivos. São utilizados principalmente em estais de embarcação, escoras, controles industriais, usos marítimos em geral, e até mesmo em equipamentos de ginástica (academia), para a fabricação de varais domésticos, indústria automobilística (cabos de comando), laços de teares, este

Sindrome de down

0

EYAMES. Hoje, já é possível rastrear a síndrome de Down sem submeter o feto a perigos desnecessários. Basta combinar estes

Read More

Est[agio supervisionado de alfabetizacao

0

1) INTRODUÇÃO O estágio foi realizado com uma turma de alunos do 1 a ano do ensino fundamental. Durante o

Read More