Circo na escola: propostas pedagógicas para a educação fisica escolar

Categories: Trabalhos

0

CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ÂMBITO ESCOLAR. *Tathiane Regina KuliackCandido **Joelma Montelares Resumo As discussões quanto à mudança na forma de apresentação de conteúdos tradicionais aos alunos ganhou espaço principalmente a partir do século XX, quando se viu a necessidade de criar situações educacionais de aprendizagem que motivassem os alunos, com conte de diferentes discipli interdisciplinaridade, isso, o uso da ativida interdisciplinar e nas 7 W. p next page mes ntegração cido como ades lúdicas.

Frente izada de maneira pode trabalhar as habilidades motoras, o desenvolvimento físico e cultural, a ntegração, a reiteração do conceito de cidadania e a valorização da tradição oral e da cultura popular. Este artigo, portanto, teve como objetivo estudar como o Circo pode ser aplicado como prática pedagógica no âmbito escolar nas aulas de Educação Física. Assim, correspondeu a pesquisa cuja metodologia empregou a pesquisa-ação, para que os dados coletados fossem obtidos com o pesquisador enquanto participante da ação proposta para estudo.

Neste participaram crianças de 06 a 11 anos, de ambos os sexos, desenvolvendo atividades circenses de acrobacia, malabares, perna de pau, palhaços e equilibrismo as aulas de Educação Física. Aplicadas as aulas e submetidas a avaliação do professor responsável pela avaliação e baseado nos diários de campo, concluiu-se que, as atividades circenses nas somente ajuda no desenvolvimento dos alunos, como demonstra que a criatividade podem tornar as aulas atrativas. Palavras-chave: Artes circenses; Educação Física; propostas pedagógicas.

CIRCUS IN THE SCHOOL: PEDAGOGICAL PROPOSALS FOR THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION Abstract The quarrels how much to the change in the form of presentation of traditional contents to the pupils it gained space mainly from entury XX, when if it saw the necessity to create educational situations of learning who motivated the pupils, with context and even though integration of differentyou discipline, in What he would be known as interdisciplinary, or same use of playful activities.

Front this, the use of the circus activity can be used in way to interdisciplinary and in the lessons of Physical Education it can work the motor coordination, the physical and cultural development, the integration, the reiteration ofthe citizenship concept and the valuation of the verbal tradition and the popular culture. This article, therefore, had as objective to study as the Circus can be applied as practical pedagogical in the pertaining to school scope in the lessons of Physical Education.

Thus, it corresponded the research whose methodology used the research-action, so that the collected data were gotten with the participant researcher while of the action proposal for study. In this the 11 years had participated children of 06, of both the sex. developing circus activities of acrobatics, wood juggling, leg, clowns and equilibrium in the lessons of Physical Education.

Applied the lessons and submitted the evaluation of he responsible professor for the evaluation, one concluded that, the circus activities in the lessons of Physical Education tend to offer the same one, a new instrument of work, that aid in the development of the pup Education tend to offer the same one, a new instrument of work, that aid in the development of the pupils, as it demonstrates that to the creativity and the research, not only can become the attractive lessons. Key words: Circus arts; Physical education; Pedagogical advantages. Aluna do Centro Universitário de Maringá ** Professora do Centro Universitário de Maringá 1 INTRODUÇAO A capacidade do ser humano em buscar novas conquistas é algo que nasce, quando tal é motivado a crescer e criar. Portanto, a desmotivação e desinteresse dos alunos em aprender da forma tradicional é algo que tem sido discutido, principalmente por aqueles que inconformados, buscam nas aulas dinâmicas, ou atividades inteligentes, situações de aprendizado nas quais é possível recriar e partilhar formas de conhecimento.

Isto tem sido discutido, pois, os professores frente aos recursos insuficientes, a falta de ferramentas de conhecimento de uma pedagogia realmente transformadora, são impelidos a riar maneiras de ensinar, onde a motivação pelas aulas traga aprendizagem globalizada, daí o uso do lúdico. Vygotsky (1998) considera a brincadeira uma grande fonte de desenvolvimento que contém todas as tendências do desenvolvimento de forma condensada, para o autor é no lúdico que as crianças ressignificam o que vivem e sentem.

Contudo o lúdico está longe de ser apenas uma ação natural da criança, ela é também uma aprendizagem social, aonde através das brincadeiras ela conhece o mundo que o rodeia, constrói significados e produz o seu próprio conhecimento Moraes 2006). As atividades lúdicas e culturais se tornaram possibilidades de uma con nhecimento nos propostas de educação nas mais diferentes disciplinas, ganharam destaque no século XX e tem avançado no século XXI.

Além da defesa de novas formas de ensino, a partir do século XXI, defendeu-se o estimulo de conhecimentos quanto às manifestações culturais, dai nascendo à adaptação destas, mesmo de maneira lúdica na educação de jovens e crianças. Diante disso, o Circo enquanto expressão cultural tradicional tem sido visto como conhecimento útil a ser transmitido, mas ambém reconhecido ferramenta de ensino a ser aplicado nas aulas de Educação Física.

As atividades circenses podem ser utilizadas nas aulas de Educação Física, pois trabalham diferentes habilidades, capacidades e potencialidades que são esperadas na criança. Portanto, se compreende que o Circo hoje é um instrumento que mesmo sendo tradicional, se inovou, caracterizado atualmente por uma grande mudança em seus espetáculos. De acordo com Costa (2008) a lona circense mesmo perdurando nos dias de hoje, cedeu espaço ao palco de teatro, onde os espetáculos se tornaram mais elaborados com músicas encenações que são populares no mundo todo.

Desta forma, o Circo nascido relacionado ao entretenimento, às festas sacras e religiosas, aos teatros, praças, as exposições públicas, tornou-se hoje uma arte de palhaços, trapezistas e acrobatas. Com base em Neira (2006) as artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG’s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal.

A sobrevivência do Circo enquanto algo tradicional foi determinada por sua capacidade de inovação, daí advindo o chamado “Novo Circo”. Observando o tipo de treinamento dado e seu relacionamento com a ginástica artística, acrobática e de trampolim, malabarismo, equilibris 4 trampolim, malabarismo, equilibrismo, teatro e dança do Circo moderno, este tem sido visto como forma lúdica, facilitadora e mediadora de aprendizado na Educação Física, dando a ela algo novo além dos esportes tradicionais.

Como explica Neira (2006) a escola utilizando os conhecimentos sobre o Circo e quanto as novas atividades circenses, é facilitadora e mediadora de toda a produção cultural, por visar desenvolvimento das múltiplas potencialidades umanas por meio de sua capacidade de cultivo do conhecimentos e cultura.

Desta forma Duprat (2007) e aortoleto (2006) indicam que a utilização dos jogos circense desperta sensações e produzem uma motricidade que ajuda no desenvolvimento de vários aspectos da conduta humana, o que contribui de forma especial na formação dos alunos. Ante o exposto, esta pesquisa levanta o seguinte questionamento: Como o Circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar? Logo, esta pesquisa tem como objetivo geral estudar como o Circo pode ser aplicado como prática pedagógica no âmbito scolar nas aulas de Educação Física.

Dentre seus objetivos específicos, propor práticas pedagogias viáveis ao espaço disponível para as aulas de Educação Física, contextualizar o Circo no decorrer dos séculos até os dias de hoje investigando a viabilidade deste na Educação Fisica e avaliar o potencial da prática pedagógica proposta Esta pesquisa pretende indicar que as atividades ligadas ao Circo, podem dar nova imagem as aulas de Educação Física e proporcionar maior contato as manifestações culturais valorizando e ampliando a cultura corporal do aluno. REVISAO DE LITERATURA . 1 História do circo O surgimento do univ s OF não é comprovado, História do circo O surgimento do universo circense não é comprovado, porém, segundo Ruiz (1987) alguns pesquisadores afirmam quem em 70 a. C na cidade de Pompéla já existia um enorme anfiteatro que era usado para exibir habilidades que anos depois seriam caracterizadas como circenses.

Esse anfiteatro seria destruído e no ano de 40 a. C, o imperador Julio César construiria outro anfiteatro, que de acordo com Ruiz (1987) teve como nome “Coliseu de Roma. ” Acontece que, com o passar dos tempos o uso dos anfiteatros oram substitu[dos por espetáculos de destruição aos cristãos, passando os espetáculos a serem efetuados em outros locais.

Tal é representado pelo autor supracitado da seguinte forma: Aos poucos, á vontade de divertir-se foi inventando, e, em séculos de feiras populares, barraca exibindo fenômenos, habilidades incomuns, truques mágicos e malabarismo, foram se alicerçando ao gênero, que tinha raízes nas praticas atléticas gregas e nos espetáculos populares entre gregos e romanos, onde entroncam as criações dos palhaços, originadas na baixa comédia, com seus tipos característicos (… (RUIZ 1987, p. 15).

Isto aconteceu, pois os artistas foram perseguidos e proibidos de fazerem seus espetáculos e como não possuíam lugares fixos de apresentações, se dirigiam a lugares públicos como praças e grandes portas de igrejas, onde havia maior concentração de pessoas mantendo seu caráter popular. Na Grécia, por sua vez, o equilíbrio mão a mão, os números de força, as paradas de mao e o contorcionismo eram modalidades olímpicas, passando os artistas a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas como citado por Ruiz.

De acordo com Mauclair (1995 apud DUPRAT 2007, a acrobacia manifestação artística acordo com Mauclair (1995 apud DUPRAT 2007, a acrobacia foi a primeira manifestação artística corporal do homem, além de uma forma de treinamento para os guerreiros de quem se exigia agilidade, flexibilidade e força. Porém existem alguns dados históricos, que afirmam que outras etnias assumem a origem do circo, como é o caso dos chineses, que descobriram pinturas de 5000 anos atrás, onde há desenhos de acrobatas, contorcionista e equilibristas.

Inclusive para o treinamento de guerreiros, a acrobacia era usada para dar orça, agilidade e flexibilidade nas lutas (Duprat, 2007). Outro exemplo é a índia, que possuíam espetáculos sagrados onde o contorcionismo fazia parte do ritual. Na antiguidade o que predominou foi uma noção mítico- religiosa que dentre outras implicações, aportava as praticas esportivas, artísticas e políticas. golognesi (p. 24, 2003) cita que: Poder-se-ia argumentar que as raízes do circo estariam postas no hipódromo e nas Olimpíadas da Grécia antiga.

No primeiro, porque os conquistadores gregos expunham os resultados de uma façanha bélica, exibindo os adversários vencidos e escravizados. Alem dessa exibição, os chefes dos exércitos traziam animais exóticos, muitos até então desconhecidos, como prova de bravura e testemunho das distâncias percorridas e das terras conquistadas. As olimpíadas, por sua vez, sob o signo do esporte, expunham os atletas em disputadas acrobáticas, no solo, em corridas e saltos, ou em aparelhos que permitiam a evolução do corpo no ar, em barras e argolas.

Assim, durante o decorrer dos anos o circo reiventou- se e com a queda do Império Romano, artistas que antes se apresentavam para os imperadores, sentiram a necessidade de buscar novas possibilidades. Assim começaram a se apresentar em novas festas, ruas, fest em novas festas, ruas, festivais e praças e com números das mais variadas formas. Com essas apresentações em ruas e festivais, grupos de saltimbancos a partir do século XVII Iniciam uma forte cultura na forma de viver, e assim começam a percorrer a Europa para fazer seus espetáculos.

Juntamente com o crescimento desses artistas, cresce também a cultura a arte equestre, onde homens demonstravam suas habilidades como domador de cavalos. Num momento de paz relativa entre as nações aparecem bons professores de equitação, militares com grande ontrole sobre os cavalos adestrados e habituados com as paradas e fanfarras militares, animais estes que após o fim das guerras do Império Britânico se tornaram inúteis para tal fim (DUPRAT, 2007 apud COSTA TIAEN; SAMBUGARI, 2007, p. 6) Neste período Phillip Astley um membro da cavalaria britânica organizou um espetáculo equestre com saltimbancos, funâmbulos, saltadores e até um palhaço que se revezava com os numeros hípicos. Este teria contribuição para o Circo atual, pois idealizou um picadeiro com 13 metros de diâmetro e o cobriu com mastros e lonas, também havia os uniformes, o rufar os tambores e as vozes de comando e até mesmo aquele que diz “respeitável público” e graças à força centrifuga, um homem podia manter- se em pé sobre um cavalo pelo fato de o picadeiro ser um círculo.

Informa Bolognesi (2001) que a data precisa da origem dessa tenda circense foi em 1770. O destaque dado a este tipo de espetáculo durante o século XIX, conforme Silva (2003 apud DUPRAT (2007) fez com que tais proliferassem pela Europa muito rapidamente, em apenas meio século a arte circense impunha-se por todo o mundo, surgindo novas companhias eqüestres na França por exem rte circense Impunha-se por todo o mundo, surgindo novas companhias eqüestres na França por exemplo. Com a expansão dessas companhias, as mesmas vieram para a América do Sul e para o Brasil e num curto período tornaram- se populares, ganhando fama e status.

Para Silva (2003 apud DUPRAT, 2007) o primeiro registro de circo estruturalmente organizado no Brasil data em 1834, a companhia de Giuseppe Chianr,i. A vinda dos primeiros circos parece que estimulou circos de outros países, correndo o mundo à notícia de que era possível ganhar muito dinheiro no Brasil. Assim, artistas de diferentes aíses vieram para o Brasil, formando as fam[lias circenses que construiriam futuramente o circo brasileiro. Conforme Torres (1998) com o nascimento de “companhias circenses” viriam às escolas de circo, onde são formados verdadeiros profissionais diretos para os espetáculos.

A primeira escola de circo nasceu na URSS, em 1921 quando o governo soviético resolveu criar uma escola de circo tendo como professor Vsevolod Meyerherhold. O contato entre os tradicionais do Circo e a vanguarda do teatro resultou na criação de uma escola que coloca o circo num patamar de arte. JACOB (1 992 apud DUPRAT, 2007). Com o nascimento das escolas circenses, nasce também um interesse na formação de artistas, assim foram incluídas nessa formação ginastas e atletas para melhoria da performance no palco, surgindo o novo circo.

O novo Circo, de acordo com Henriques (2006), seria chamado de “Circo do homem,” que conforme alguns historiadores neste modelo apenas a figura humana e suas performances iriam compor o espetáculo, excluindo-se o uso de animais. O maior exemplo conhecido do “Circo do homem” seria o Cirque de Soleil, com espetáculos mágicos envolvendo dança, inástica, malabarismo, equilibrismo, tea de Soleil, com espetáculos mágicos envolvendo dança, ginástica, malabarismo, equilibrismo, teatro e espetáculos aéreos.

Com a evolução do Circo, no século XXI, há um considerável número de escolas no mundo e no Brasil, principalmente no eixo RIO/São Paulo. No primeiro localiza-se a Escola Nacional de Circo e no segundo estão alguns dos mais importantes grupos de circo contemporâneo do país. Essas escolas abriram espaço para que pessoas que nao nasceram em famílias circenses, pudessem aprender a arte e entrar para este mágico universo. As escolas circenses e seu papel em muitas comunidades carentes revelaram grandes artistas.

Em face disso, os treinos com base em conhecimentos de ginástica artística, ginástica acrobática e trampolim acrobático, bem como outros elementos, provariam as possibilidades educacionais das atividades circenses junto às crianças e adolescentes, daí a defesa de seu uso nas 2. 2 0 PAPEL DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA ESCOLA A escola é um dos principais locais onde ocorre a transmissão da cultura, tendo um determinado sentido e sign’ficado dentro de um contexto histórico, e considerando as artes circenses como ma importante manifestação cultural, ela pode ser Inserida no universo escolar, como um conteúdo curricular.

Segundo Silva e Tamaoki (2004 apud FIGUEIREDO (2007) o circo era um lugar de grande e expressiva produção cultural, fazendo intercâmbios com várias outras manifestações artísticas. As atividades circenses junto com o circo e suas inúmeras artes circenses podem ser um excelente conteúdo, nos quais os conhecimentos levam os alunos à uma boa formação cidadã. O tema artes circenses possui varias possibilidades e benefícios quando trabalhados dentro da escola, além de levar o aluno ao mundo de ima 0 DF 37

O templo de salomão

0

O TEMPLO DO REI SALOMÃO O rei Salomão Com o tempo, a Irmandade dos Filhos de Israel, na forma como

Read More

Felicidade no trabalho

0

Metodologia de Pesquisa Científica Brendon Lucas C. P. Silva – 10 A. “Conhecimento” . Qual a relação do homem com

Read More