Cirque du soleil

Categories: Trabalhos

0

Módulo: 3 Fórum: Inovar para Crescer Título: Cirque Du Soleil: a arte de ser estratégico. Aluno: Márcia Disciplina: Estratégia de Empresas Turma: C Introdução Atualmente, manter-se na vanguarda requer muitas habilidades estratégicas para a sustentação do negócio. E, diante de um cenário extremamente competitivo, as empresas precisam analisar aspectos internos e externos que ajudem a potencializar suas ações. Algumas empresas tem se destacado por apresentarem harmonia entre suas o caso do Cirque Du ar 6 site How Stuff Works, • Swipe to vie”. t page seus 20 anos, conqui ntretenimento. ela de valor. ? beth Nixon no ao longo dos na indústria do No entanto, precisamos compreender como o Cirque Du Soleil conquistou este posicionamento, através da análise das cinco forças competitivas, estratégias competitivas e cadeia de valor, transformando-se neste inquestionável sucesso empresarial. Cinco forças competitivas Segundo Porter, as cinco forças competitivas estão estruturadas na dimensão horizontal por 3 forças competitivas – rivalidade entre concorrentes, novos entrantes e produtos substitutos – e 2 forças com elementos cooperativos e ompetitivos na dimensão vertical – clientes e fornecedores.

Este modelo estrutural é amplamente defendido por Renato Ferrari para direcionar as estratégias competitivas através da gestão de relacionamento com os clientes(CRM), objetivando ganhar mais dinheiro e ganhar dinheiro por mais tempo. A primeira das 5 forças competitivas, grau de rivalidade entre os concorrentes, considera aspectos que podem neutralizar a ação da concorrência. Segundo Ferrari, as empresas podem enfrentar essa rivalidade de três formas: vendendo mais para os clientes potenciais, mantendo os clientes com maior valor e efinindo estratégias para perder os clientes que dão prejuizo.

O Cirque Du Soleil solidifica esta força no momento em que consegue destacar-se da concorrência, oferecendo uma proposta diferenciada, angariando um público diversificado e global. A evidência desta força é tanta que, em uma entrevista concedida no site do Jornal O Globo, o presidente do Circo Impenal da China, fundado em 1951, disse que a nova geração está sendo preparada para aprofundar a tendência de internacionalização. E, afirmou que assistem os DVDs do Cirque Du Soleil para conhecer jeito ocidental e moderno de fazer circo.

A segunda das 5 forças competitivas, ameaça de novos entrantes, considera ações que neutralizem ou previnam o surgimento de concorrentes. O Cirque Du Soleil adota a estratégia de proporcionar espetáculos dlferenciados e exclusivos, que marcam presença através de 4 espetáculos fixos e 5 itinerantes. Além de atuar em um nicho diferenciado, que atende aos públicos de teatros, musicais e circos. A terceira das 5 forças competitivas, ameaça de produtos substitutos, refere-se a existência de substitutos, refere-se a existência de substitutos capazes de esempenhar as mesmas funções.

O Cirque Du Soleil utiliza a contratação de profissionais especialistas e novos talentos em diversas partes do mundo, renovando as performances e cenários. No espetáculo La Nouba, que é fixo na cidade Orlando- Flórida, enquanto o público aguarda o início da apresentação, palhaços interagem com a platéia, proporcionando diversão e relaxamento. Desta forma, torna-se a experiência surpreendente desde o início, dificultando a concorrência na criaçao de algo inovador, também nos detalhes. A quarta das 5 forças competitivas, poder de barganha dos ornecedores, consiste na força da negociação. ara promover esta força, deve-se conhecer seus fornecedores, planejar adequadamentea compra de suprimentos. O Cirque Du Soleil, por priorizar a segurança e a qualidade em seus espetáculos exclusivos, utiliza produtos personalizados. O que favorece o poder de barganha dos fornecedores. A quinta das 5 forças competitivas, poder de barganha dos compradores, está atrelada à barreira de mudança que um cliente encontra para trocar seu fornecedor, ou segundo Ferrari, o quão conveniente será esta mudança. O Cirque Du Soleil posta na qualidade visual e performática de seus espetáculos.

Proporcionando um experiência única, através da originalidade e criatividade. Vivenciar a experiência e conseguir visualiza-las pessoalmente, foi um grande privilégio que eu tive ao assistir o espet conseguir visualiza-las pessoalmente, foi um grande privilégio que eu tive ao assistir o espetáculo La Nouba em Novembro de 2010 em Orlando-FL. Todos os detalhes, a organização, a música, a perfomance, a facilidade de compra e acesso aos ingressos, e muitos outros aspectos, tornam inexistentes o poder de arganha dos clientes.

Inquestionável. E, o planejamento existente atualmente dentro do Cirque Du Soleil, substituiu um passado, que nem sempre foi assim. Os diretores aprenderam que a estratégia deve fazer parte de todas as áreas da empresa. Estratégias competitivas Segundo porter, saber onde e como competir são as duas questões-chave para a formulação da estratégia competitiva. Objetivando alavancar o desempenho acima do setor, uma empresa deve utilizar as três estratégias: liderança no custo total, diferenciação e enfoque.

A Lideranca no custo total, ocorre adotando medidas que eduzam os custos de producao, para que o produto final obtenha um valor inferior aos dos concorrentes. O Cirque Du Soleil implantou um sistema de TI que auxilia na gestão dos recursos, através de uma base de dados, consegue-se gerenciar com maior precisão. Também aprimorou-se os erros do passado, através da Memória do Cirque e com investimentos em P&D. Com estas medidas, evita-se o desperdício de tempo e dinheiro e elevando a eficiência operacional. No caso do da diferenciação, a empresa deverá adotar estratégias para se destacar no mercado, diferenciando-se da concorrência.

Marca, tradição, qualidade, investimento em P&D e mercado, diferenciando-se da concorrência. Marca, tradição, qualidade, investimento em P&D e tecnologia embutida são fatores que favorecem a diferenciação. O Cirque Du Soleil conduz suas atividades com inovação, Incluindo novas tecnologias exclusivas para seus espetáculos. A utilização da música ao vivo, com pouca ou nenhuma narração( para permirtir que o público entenda como quiser), a ausência de animais e a a venda de produtos são fatores que atribuiem unicidade ao Cirque Du soleu.

O Enfoque é uma estratégia voltada para a demanda, sendo elacionada ao mercado geográfico, a um produto. O Cirque Du Soleil possui 4 espetáculos fixos em cidades distintas e 5 itinerantes no mundo. Além de desenvolver produtos exclusivos para cada espetáculo. Cadeia de Valor Outra forma de alavancar vantagem competitiva no mercado, é analisando todas as atividades executadas por uma empresa. Ela podem ser primárias- atividades principais – ou secundárias – atividades de suporte. Conhecer a cadeia de valores em um empresa permite compreender o comportamento dos custos e fontes de diferenciação.

No Cirque Du Soleil, as atividades secundarias Sao aquelas que nvolvem a seleção e contratação dos artistas, treinamento, compra de figurinos, contabilidade, Ja as atividades primárias, envolvem, além do espetáculo, a logística para cada cidade, montagem das tendas, marketing do evento, patrocinadores, venda de ingressos, Inevitavelmente, o investimento em Tecnologia da Informação também tornou-se cada ve nevitavelmente, o investimento em Tecnologia da Informação também tornou-se cada vez mais fundamental para agregar valor a qualidade dos processos.

E, desta forma, a empresa passa a ser orientada ao negócio, proporcionando a qualidade do produto ntregue e, possibilitando a gestão dos clientes. Conclusão Como vimos, existem diversas estratégias que podem ser adotadas por uma empresa para se manter saudável no mercado. Reconhecer a estratégia como ferramenta de crescimento e alicerce, é fundamental para a gestão do negócio e, essencial, em um cenário altamente dinâmico, exigente e competitivo.

O Cirque Du Soleil é um exemplo de sucesso, onde a criatividade, inovação e a estratégia, estando alinhadas, representam alavancas promissoras para a longevidade da empresa, mantendo-se sempre como diferencial competitivo. Referências bibliográficas ABOS, Marcia. Circo Imperial da China mistura tradição e modernidade para conquistar o público ocidental. DisponlVel em: . Acesso em 15 fev. 012 CANDELORO, Raul. Como ter sucesso no lancamento? Disponivel em: . Acesso em: 29 ago. 2011 FERRARI, Renato. O CRM e as conco forças competitivas. Disponível em: . Acesso em 29 ago. 2011. LOBATO, David. Estratégia de Empresas. Módulo III: modelos e planos estratégicos. http://moodle. fgv. br/. Acesso em 1 1 fev. 2012 NIXON, Elizabeth. Como funciona o Cirque Du Solei’. Publicado em 31 de março de 2004. Disp

Formação

0

Formação Livro: Formação profissional nas Organizações. Capitulo III, profissional organizações, ou Investimento? AS pequenas e médias empresas ocupam, actualmente, um

Read More

Instalação e configuração do serviço de nfs

0

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS Rogério de Campos Rangel Endrius Estevan Rodrigues de Jesus Maurício Gimenez SERVIÇO DE NFS LINS,’SP

Read More