Citação

Categories: Trabalhos

0

Citação Tem a função de oferecer ao leitor condições de comprovar a fonte das quais foram extraídas as idéias, frases ou conclusões, posslbilltando-lhe ainda aprofundar as informações reunidas sobre o assunto em discussão. Registro de citações As citações registradas no corpo do texto são chamadas pela ABNT de sistema autor-data. O autor do texto deve registrar consistentemente as citações ao longo do trabalho utilizando um to view nut*ge único sistema, ou o a rodapé).

A característica do s (em notas de ora car os registros das itações entre parênteses no corpo do texto e nao em notas de rodapé. Seus elementos são: autoria em caixa alta, data da publicação do texto citado e a(s) página(s) referendada(s). “O professor precisa aprender a pesquisar, porque é a pesquisa que mais lhe define o exercício profissional. ” (DEMO, 1998, p. 182) Quando não há indicação de autoria, utiliza-se, no lugar da autoria, a primeira palavra do titulo em caixa alta seguida de reticências.

As citações retiradas da Internet seguem as mesmas normas. Contudo, nem sempre é possível indicar a página pois ão está indicada no texto. (AUTORIA, data, p. ) “Sempre dedicada e amável, cumpria com muita fidelidade seus uma única citação, o ponto final fica dentro das aspas: “A prática de pensar a prática e de estudá-la nos leva ? percepção da percepção anterior ou ao conhecimento do conhecimento anterior que, de modo geral, envolve um novo conhecimento. ” (FREIRE, 1998, p. 1 13) Quando a citação faz parte de uma sentença.

O ponto final fica fora das aspas, portanto, depois do parênteses: Há muita polêmica no tocante à pesquisa qualitativa. No ntanto, Pedro Demo afirma que ela possui também qualidades, e um dos motivos é o de querer “fazer jus à complexidade da realidade, curvando-se diante dela, não o contrário, como ocorre com a ditadura do método ou a demissão teórica que imagina dados evidentes” (DEMO, 2000, p. 152). Emprego de aspas simples Quando o autor citado assimila algum trecho com aspas, na citação direta elas são grafadas como aspas simples. Através desta valorização ‘abstrata’da educação escondia-se a dura realidade de exclusão social. ” (STRECK, 2001 , p. 57) Citação com mais de três linhas As citações que constam de mais de três linhas devem aparecer em parágrafo distinto, com recuo de quatro centímetros, sem aspas, com espaço simples e com letras menores. Uma das vantagens do estudo do caso geralmente mencionadas é a possibilidade de fornecer uma visão profunda e ao mesmo tempo ampla e integrada de uma unidade social complexa, composta de múltiplas variáveis.

Para se fazer esse tipo de análise, no entanto, o es uisador precisa investir muito tempo e recursos, sela no ampo, sela entanto, o pesquisador precisa investir muito tempo e recursos, eja no trabalho de campo, seja na Interpretação e no relato dos dados. (ANDRÉ, 1995, p. 52) Emprego da expressão “grifo nosso” Se o autor pretende destacar uma parte de uma citação direta, pode ressaltar essa parte com negrito, itálico ou sublinhado, colocando, no final do registro da citação, a expressão “grifo nosso”. Estas informações são fornecidas imediatamente a cada trabalho individual realizado, a cada relatório de grupo redigido, às questões de compreensão, interpretação ou ampliação respondidas, aos problemas e casos solucionados. (MASETTO, 1992, p. 31, grifo nosso) Emprego da expressão “grifo do autor Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão “grifo do autor no final do registro da citação. A ciência busca a formalização dos fenômenos; sendo ciência manifestação da realidade analítica, felicidade lhe parece tema espúrio pois facilmente perde-se na subjetividade emocional não formalizável. ” (DEMO, 2001, p. 65, grifo do autor) Omissões e acréscimos em citações permitido omitir parte da cita 30 desde que tal omissão não altere o sentido do texto. indicadas por PAGF30•Fd já incluído na sentença Quando o nome do autor já estiver incluído na sentença, Indica- se a data e a página entre parênteses logo após o nome do autor. Segundo Paulo Freire (2000, p. 07), “não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos”. Segundo papert (1994, p. 161 ‘transformar ciência em ‘conhecimento usado’ apresenta implicações epistemológicas porque permite meios mais ricos de pensar sobre o onhecimento do que a epistemologia verdadeiro/falso fundamentada em autoridade” Citação indireta Quando se trabalha com citação indireta, ou seja, paráfrase, não se utilizam aspas e a indicação da fonte é feita da maneira habitual.

Severino (2000, p. 133-42) apresenta detalhadamente a utilização da internet como fonte de pesquisa. Dados obtidos por informação verbal Quando os dados são obtidos em palestras, debates, comunicações ou entrevistas ainda não publicados, deve-se indicar no texto “informaç re parênteses e, em toda

Perfuração

0

.4. 1 – Histórico Desde os tempos pré – históricos, o homem tem sido compelido a trabalhar com rocha a

Read More

Serviço turístico para crianças

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTOS DE CIENCIAS ECONOMICAS, LETRAS E ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS MESTRADO EM CULTURA E

Read More