Coleta seletiva

Categories: Trabalhos

0

Com a chegada da civilização o homem passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Começou também a desenvolver hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar de forma permanente em um local. A produção de lixo consequentemente foi aumentando, mas anda não havia se constituído em um problema mundial. Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando com o passar dos anos.

A população humana foi aumentando e, com o d Coleta seletiva Premium gy milenapedra anpenR 24, 2012 pages a FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Lixo e sua história: Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. porém, é necessário modificar esse conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem e deveriam ser reciclado.

Para entendermos a questão do lixo é necessário olharmos para história do mundo. No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Swipe to page Moravam em cavern de peles e formavam ar B Quando a comida co Sv. içxto n ut * ge região e os seus “lixo logo decompostos p pesca, vestiam-se aria sobre a terra. udavam para outra io ambiente, eram advento da revolução industrial – que possibilitou um salto na produção em séne de bens de consumo – a problemática da geração e descarte de lixo teve um grande impulso.

Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação malar. o que estava em lta era o desenvolvimento e não suas consequências. É a partir da segunda metade do século XX que se inicia uma reviravolta. A humanidade começa a preocupar-se com o planeta onde vive e que planeta ficará para seus filhos, netos, etc. Mas isso ocorre não por acaso: fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da Terra despertam a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente.

Nesse “despertar”, a questão da geração e destinação final do lixo foi percebida, mas, infelizmente, até hoje não vem sendo ncarada com a urgência necessária. O lixo é um indicador curioso sobre o desenvolvimento de uma nação. E quanto mais pujante for à economia, mais sujeira o país produzirá. Isso é um sinal de que o país está crescendo, de que as pessoas estão consumindo mais. O grande problema é que com o aumento do consumo, muda-se o perfil do lixo.

Na metade do século passado, a composição do lixo era predominantemente de matéria orgânica, de restos de comida. Com o avanço da tecnologla, materiais como plásticos, isopores, pllhas, baterias e celular e âmpadas são presença cada vez mais constante na coleta. Outro dado curioso é que há cinquenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que não eram jogadas PAGFarl(F3 dado curioso é que há cinquenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que não eram jogadas fora. Tomavam sopa feita em casa e bebiam leite mantido em garrafas reutilizáveis.

Hoje, os bebês usam fralda descartáveis, tomam sopa em potinhos que são jogados fora e bebem leite embalado em “tetrapak”. Ao final de uma semana de vida, o lixo que eles produzem equivale, em olume, a quatro vezes o seu tamanho. De acordo com Leff (2001), “o custo social da destruição e da degradação ambiental gerada pela maximização do lucro e dos excedentes econômicos em curto prazo deram, pois impulso à emergência de novos atores sociais mobilizados por valores, direitos e demandas que orientam a construção de uma racionalldade ambientar’.

Nesta perspectiva, e considerando que toda a questão do lixo passa por um aspecto básico, qual seja a educação para uma nova consciência ambiental, seja da criança, o trabalhador em geral, do cidadão, acreditamos que a educação será efetiva através de ações concretas que apresentem resultados visíveis a toda sociedade, a exemplo da coleta seletiva e da organização de catadores.

Um dos maiores problemas do lixo é que grande parte das pessoas pensa que basta jogar o lixo na lata e o problema da sujeira vai estar resolvido. Nada disso! O problema só começa aí. É preciso uma mudança de paradigma, uma nova consciência para que o problema do lixo seja resolvido. PAGF3ÜF3

Teoria do corte com jato d´agua

0

Sumário Resumo.. 03 Introdução. 13 Objetivo…. 15 Metodologia da pesq Cientifica… … …. ….. …… Resultados… 16 OF6 p a

Read More

Uma teoria marxista da desigualdade

0

Uma teoria marxista sobre desigualdade e pobreza 1. Uma teoria marxista da desigualdade • A desigualdade й inerente ao Modo

Read More