Como elaborar plano de aula

Categories: Trabalhos

0

Fase Histórica do Plano de Aula A história do planejamento iniciou no campo profissional , na década de 1950, por parte de Getulio Vargas. Nessa época, o planejamento era feito sem grande preocupação com a perspectiva formal; era basicamente circunstancial. A preocupação era com a tarefa, pois se entendia que o objetivo estava contido nela. Nada havia se explicitado em termos de objetivos, nem se pensava nos passos ou na estratégia da aula.

A partir do final da década de 1960 e durante a de 1970, o objetivo fundamental do planejamento era organizar o ensino de maneira que o aluno adquirisse o conhecimento com o menor umero de insucess A ordem crescente d I PACE 1 orfi um planejamento efi todo analisado em s pre- requisitos. Tudo sabe e nao daqueles que aprendem erada essencial para conteúdo era idade, dependência e a lógica daquele que Planejamento cujo objetivo fundamental é forçar o aluno a aceitar os conhecimentos e os valores do professor.

O professor determinava antes o que o aluno deveria aprender e lhe dava um novo impulso quando este desviava do objetivo. Nessa fase, não entrava em questão nem a liberdade, nem a criatividade e também não se questionava sobre outras alternativas de aprendizagem no “desvios” ocorridos. A dependência do mestre era total,tanto no que se refe Swipe to nex: page refere ao objetivo do conhecimento, como em relação aos modos de aprender e de avaliar.

O planejamento era espaço do professor, isso,quando não utilizava instituições programadas organizadas por especlalistas que impunham não só os objetivos, o modo de aprender e de avaliar, como também a suposta sequência racional do conteúdo. Nesse longo período, o planejamento parecia uma camisa de força a qual o aluno deveria se adaptar. Embora muitos acreditassem na aprendizagem como sendo uma “caixa-preta” da qual se desconhecem os processos internos, retendia-se controlar todas as suas etapas, pela colocação de regras e esquemas, pretendia-se impor uma aprendizagem e controlar as ações dos aprendizes.

Apareceram em nosso contexto as idéias que denunciam e anunciam novas formas de educação. Dentre os autores, exatamente por suas raízes e experiências, destacou-se a figura de Paulo Freire. Suas idéias foram vivenciadas em novas experiências de educação e nas experiências de “aprender fazendo”. Ancorados na descoberta que a aprendizagem se dá na ação. Também deixou-se de aceitar que outras pessoas decidissem o ue deveríamos realizar, abrindo-se espaços para a descoberta, a analise e a reflexão do próprio fazer integrado a uma teoria sempre reconstruída.

Nas salas de aula, iniciaram-se experiências novas em que alunos e professores perceberam que não se tratava apenas de fazer uns chegarem ao ponto em que os outros estavam, mas que todos conjuntamente tivessem questões reais p chegarem ao ponto em que os outros estavam, mas que todos conjuntamente tivessem questões reais par desenvolver. O trabalho do professor passou a ser, basicamente, o de ajudar o grupo a se organizar, integrando-se nele. Nesse tipo de planejamento, a participação e a comunhão é uma exigência básica.

Porém, não se trata de uma participação qualquer, mas daquela em que todos os membros do grupo atuam decisivamente na construção do conhecimento. Plano de Aula Chama-se plano de aula aquele planejamento feito para uma ou mais aulas que compõem uma unidade de ensino. por meio dele, o professor organiza os assuntos que serão abordados a forma como isso será feito, os recursos que serão utilizados e o tempo que será gasto com cada assunto. Quando se trata de planos de aula, planejamos desta ou daquela orma em função daquilo de desejamos para os alunos com os quais trabalhamos.

O professor, de posse de seu plano de trabalho, decide a maneira de operacionalizar o conteúdo proposto, o que pode ocorrer sob a forma de plano de aula, projeto de trabalho ou roteiro, tendo em mente propiciar condições para que o aluno realize uma aprendizagem com significado. Para um professor com menos experiência é essencial dedicar um tempo à elaboração do plano aula. Até mesmo um professor mais experiente não se arrisca a entrar em uma sala de aula sem se preparar antes.

O plano de aula é importante porque garante ma melhor eficiência das aulas e, consequentemente , otimiza o aprendiz PAGF3rl(F6 porque garante uma melhor eficiência das aulas e, consequentemente , otimiza o aprendizado dos alunos. Há instituições que exigem que sejam feitos planos diários, semanais, mensais ou bimestrais, assim o professor tem a idéia de todo o conteúdo do período e pode dividir melhor o tempo que será gasto em cada unidade. O conhecimento para desenvolver o plano de aula é aprendido nos cursos de formação, já que planejamento e plano de aula fazem parte do currículo dos futuros professores.

A preparação de um plano de aula deve considerar dois elementos: os alunos com quem o professor ira trabalhar e os objetivos que busca com a sua disciplina. Cada classe possui uma personalidade, diferentes niveis de entendimento sobre certos assuntos e alunos com dificuldades diversas. À frente da classe, o professor tem que perceber essas diferenças e ser capaz de identificar a melhor forma de ensinar determinado assunto, nem que isso signifique fugir da programação e do padrão de aula que tradicionalmente são utilizados pela escola. Como montar um plano de aula

Não existe um modelo pronto e acabado de plano de aula. Algumas escolas adotam modelos próprios, seja num formato resumido ou mais detalhado. Isto significa que não há modelos certos ou errados e, sim, elementos que a maioria dos educadores usa para elaborar o seu plano de aula. A seguir, resumidamente os elementos para elaborar um plano de aula: Cl Escolher o tema da aula. Minha aula será sobre o quê? Definir o objetivo. PAGF plano de aula: Escolher o tema da aula. Minha aula será sobre o quê? C] Definir o objetivo. O que quero que meus alunos aprendam? C] Metodologia. Como será desenvolvlda a aula?

Listar os recursos (humanos e materiais). Vou precisar de livros, TV, DVD, filmes, musicas, computador, sites, sucata, tinta, cola, etc. Vou precisar de ajuda de mais alguém, neste caso quem? Avaliação. De que forma vou avaliar a compreensão dos alunos, com exercícios, trabalhos ou apenas pela observação? As atividades pedagógicas devem ser: C] coerentes com os objetivos; adaptadas as necessidades e características da faixa etária; apresentadas com clareza; inter-relacionadas e ordenadas; Cl atrativas; variadas. Uma característica do plano de aula é que ele pode ser mudado a qualquer tempo.

Como tem a função de orientar a pratica do professor partindo da própria pratica, o plano de aula não é documento rígido e absoluto. Ele é a formallzação dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez envolve desafios e contradições. O plano de aula também de caracteriza por ser um processo continuo de reflexão, decisão, execução, acompanhamento e, novamente, reflexão. Apresentamos a seguir uma sugestão de roteiro de plano de aula. Sugestão de roteiro de plano de aula Plano de aula ne Dados de identificação: Escola: Componente curricular (di Professor(a) titular:

Conteúdo/assunto: identificação de tema/conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Objetivos: explicitação dos objetivos específicos referentes aquele determinado assunto. (O que desejo mesmo com este trabalho? O que esperar dos alunos com esta atividade? Quais habilidades e competências devem ser desenvolvidas) Procedimentos: explicitação dos procedimentos metodológicos a serem utilizados no desenvolvimento do assunto/tema. Éo camlnho concreto a ser trilhado, tanto pelo professor como pelos alunos. Observar os correspondentes momentos que são: introdução; desenvolvimento; fechamento.

Recursos: especificação de todo o material de apoio a ser usado para realizar as atividades previstas. Atividade: explicitação das tarefas propostas aos alunos. Observações: Avaliação (explicitando os critérios de acompanhamento da aprendizagem): Definir critérios sen,’e para se avaliar de forma a possibilitar a valorização do que efetivamente importa e prever uma flexibilidade na correção de acordo com a realldade dos educandos. Com estas dicas o planejamento para a sala de aula, que se constitui num documento (plano o rofessor pode ir ao encontro dos interesses d foco de estudo deve ser

Artigo

0

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: Por. Maurício Gonçalves Carvalho Resumo: – Este artigo discute o uso das teorias da motivação pelos administradores,

Read More

Tcc trafo

0

2. 1 PRINCIPAIS COMPONENTES 2. 1 . 1 Enrolamento (Bobinas) Primário e secundário são condutores elétricos enrolados ordenadamente sobre um

Read More