Como que o consumo e o investimento impulsionaram o crescimento do pib

Categories: Trabalhos

0

trimestres se deve e OF3 famílias. O Brasil possui atual grande produtor e ex tipos, como: agrícola Como que o consumo e o investimento impulsionaram o crescimento do pib Premium By megafreitas vapTa 24, 2012 pages Como que o consumo e o investimento impulsionaram o crescimento do PIB Introdução O PIB representa a riqueza e a produção de um país no período equivalente há um ano, equivalendo ao poder de compra da moeda nacional possibilitando a comparação de crescimento entre todas as nações do mundo.

O PIB de 2010 brasileiro cresceu em um ritmo acelerado em relação aos anos anteriores e a países em desenvolvimento no nivel brasileiro. A alta expansão do PIB apenas nos primeiros Swipe view next mi consumo das rte e sólida e um s de diversos os, etc. Os setores de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidos e encontra-se em expansão. Considerando o Brasil como um país emergente, o mesmo ocupa 0 8 lugar no ranking das maiores economias do mundo que esta inserida no processo de globalização. Desenvolvimento

O setor de economia do Brasil experimentou um crescimento de 7,5% no ano de 2010 com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), totalizando R$ 3, 675 trilhbes, sendo o maior avanço desde 1986, ainda na época do Plano Cruzado, onde o houve o mesmo crescimento (O GLOBO abut IBGE, 2011). Consumo de Famílias, correspondendo a cerca de 60% do PIB e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) com alta de 10,3% (O GLOBO, 2011). Pelo âmbito da oferta, o maior aumento coube a Indústria, apresentando expansão de 10,1% em comparação com o ano anterior.

Na área industrial, os destaques foram o setor de extrativismo mineral (15,7%), seguido pela construção civil, sendo a indústria de transformação obtendo um crescimento de 9,7%. Serviços avançaram 5,4% e Agropecuária 6,5% (O GLOBO, 2011). Com relação à demanda, a Despesa do Consumo de Famílias e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) tiveram aumento de 7% e 21 ,8%, respectivamente, sendo as maiores altas desde 1 996 (IBGE, 2011). Pela ótica do setor externo, as Exportações e Importações tiveram expansão de e 36,2%, respectivamente, sendo a alorização cambial o que mais contribuiu para esse crescimento.

A taxa de investimentos foi de 18,4% em 2010 e a taxa de poupança obteve 16,5% do PIB no mesmo ano (IBGE, 2011). Dados do índice de Economia Subterrânea de 2010, divulgado 01/0112010 pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), relata que o trabalho informal, relacionado ás riquezas produzidas pelo país, equivaleu a 1 8,6%, essa análise revelou que o Brasil perdeu R$ 656 bilhões, que ficaram de ora da economia formal.

Observa-se essa questão como uma preocupação, pois, existe então a falta de medidas para a redução da informalidade. Es uma preocupação, pois, existe então a falta de medidas para a redução da informalidade. Essa informalidade além de estar relacionada com o crime organizado, precariza as relações de trabalho, criando prejuízos, transgressão, comportamento econômico oportunista e principalmente redução de recursos governamentais destinados a programas sociais e investimentos m infraestrutura (JORNAL O TEMPO, 2011).

Conclusão Apesar do pouco distanciamento entre o PIB de 2009 e 2010, este apresentou um crescimento expressivo. A meta é conseguir um aumento em torno de 5 % ao ano, sem interrupções Temos que considerar que crescimento não é desenvolvimento, pois o crescimento do Brasil ao longo de sua historia não foi justo com grande parcela da população, pois muitos contribuíram e poucos se beneficiaram. Este crescimento deverá vir com melhoria da qualidade de vida da população, o que não significa omente adquirir bens de consumo duráveis, mas sim itens indispensáveis, como educação, saúde, habitação e saneamento básico.

Referências Bibliográficas 1. Disponível em: WWW. oglobo. com. Acesso em: 23/06/2011. 2. Disponível em. • www. ibge. gov. br. Acesso em: 23/06/2011. 3. Disponivel em: WWW. exame. abnl. com. br. Acesso em: 23/06/201 1 . 4. Disponível em • . WWW. estadao. com. br. Acesso em: 23/06/2011. 5. Disponível em: WWW. economia. ig. com. br. Acesso em: 23/06/201 1 6. Disponível em. WWW. folha. uol. com. br. Acesso em: 23/06/2011. 3

Contracultura

0

A contracultura e as relações de poder na contemporaneidade ARMANDO ALMEIDA[I O objetivo discussão do papel e to view nut*ge

Read More

Controle de qualidade em supermercados

0

Desnutrição nos primeiros anos de vida provoca hipertensão, diabetes e obesidades em adolescentes e adultos. Uma criança com 1 ano

Read More