Comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

Introdução Este trabalho fala sobre o Comportamento Organizacional, uma ciência que se usada com sabedoria, fará com que uma determinada organização trabalhe eficientemente e obtenha resultados eficazes. Para isto, temos que conhecer as estruturas e as pessoas que formam essa organização, pois através deste conhecimento, podemos fazer o mapeamento das prioridades organizacionais. Hoje em dia é necessário compreendermos o comportamento de uma determinada organização, pois através dessa compreensão, saberemos se haverá sucesso em atingir seus objetivos ou não. ? necessário conhece entusiasmo dentro d sto é feito através d a organização tem a ors bsz, tado de satisfação e des e dificuldades e em esquecer o que da pessoa. Capitulo 1 – Definição de Comportamento Organizacional O Comportamento Organizacional (CO) é uma área da ciência que analisa o comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, com objetivo de promover melhorias, facilitando o convívio profissional com outras pessoas, e tem como principais metas explicar, prever, e controlar o comportamento.

Em ANO, Peter Drucke expos suas ideias de maneira mais profissional, voltado para o lado administrativo que age de acordo om a razão das situações, ele afirma que uma organização se forma a partir dos lideres que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos expl[citos e implícitos, das normas politicas, missão, visão, valores, e princípios organizacionais, pois é o homem qu que com seu potencial, faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos e consigam atingir seus objetivos.

Soto (ANO), já tem um pensamento diretamente relacionado às emoções, na forma como as pessoas se comportam no cotidiano organizacional, ele resume que CO não esta ligado somente na razão mas sim a um conjunto de conceitos fundamentais que iram em torno da natureza das pessoas e das organizações. Já Chiavenato (1999), coloca que a organização é mais do que estudar somente o comportamento humano de um grupo de pessoas mas enfatiza que o grupo só consegue alcançar seus objetivos trabalhando juntos e não individualmente.

Podemos observar que os autores divergem seus pontos de vista em determinadas situações, alguns preferem agir com a razão pois dizem que tudo é movido por uma boa liderança, enquanto os que trabalham com as emoções preferem trabalhar próximo aos indivíduos que fazem parte da organização tendo m consideração que cada individuo tem uma forma de agir e pensar, e reagem de formas distintas as pressões dentro de uma liderança.

O CO é dividido em duas formas de liderança, o sistema aberto e o sistema fechado. Podemos definir o sistema aberto como uma organização, pois foi criada pelo homem e tem interação com o ambiente. Ex. : fornecedores, clientes, concorrentes, etc. sta por sua vez recebe influencias externas para ser caracterizada como um sistema aberto e apresenta os seguintes aspectos: – conflito entre a dinâmica do ambiente com a estática da organização; garantia de absorção de seus produtos pelo mercado; acompanhar as informações para manter o padrão estabelecido pela organização; Já o sistema fe acompanhar as informações para manter o padrão estabelecido Já o sistema fechado apresenta aspectos diferentes, tais como: – foco em regras internas e não em programas; – é insensível a mudanças e adaptações do ambiente; – segue os princípios de seus lideres.

Capitulo 2 – Conceitos de Inovação A inovação não pode ser definida apenas como “algo novo”. Para qualquer empresa, este termo se torna muito mais complexo, já que o “novo” é o que todas as organizações buscam a todo omento. Inovar é fazer diferente, é surpreender o consumidor final do seu produto ou serviço de maneira inesperada, do jeito que o mercado espera e exige, sem perder o foco das atividades. Ou seja, inovar é se destacar diante de um mercado tão exigente e cheio de concorrências.

Sendo assim, os efeitos da inovação para as organizações é o grande crescimento das variedades de produtos e serviços em oferta no mercado para as diferentes classes sociais. Um exemplo disso, são as indústrias automobilísticas. Se compararmos a variedade de modelos de carros a 20 anos percebemos que hoje em conseguimos lembrar o nome dos modelos existentes e ? disposição de todos. Visando este conceito de inovação foi realizada uma pesquisa, com 20 pessoas de varias idade, participantes organizações diferentes, as idades variaram de 16 à 57 anos.

A pergunta feita a eles foi: O que você entende por inovação? As respostas foram variadas, tendo vários pontos de vista, porem o conceito geral foi o fato de coisas novas. Os indivíduos relatam de maneira geral que se trata da evolução do ser humano que procura sempre melhorar o que já tem, buscando sempre informações par volução do ser humano que procura sempre melhorar o que já tem, buscando sempre informações para melhorar as coisas que já estão em funcionamento.

Capitulo 3 – Características de uma Equipe e a Importância de uma Liderança Existem varias formas de comandar uma equipe, se em uma organização existe mais de uma equipe, seus lideres tem que se comunicar para que quando as duas equipes forem gerar a produto final não tenha divergência nas opiniões, pois quando há falta de comunicação gera um prejuízo para empresa, pois o produto final não será compatível com o objetivo gerado pela organização.

Os fatores que levam ao fracasso dentro de uma organização, esta divido entreo fracasso da liderança e da equipe sendo assim apontamos alguns fatores responsáveis pelo fracasso: quando a liderança não tem uma formação adequada ela não consegue fazer com que o grupo busque junto com a empresa os seus objetivos sendo que o papel do líder é facilitar o caminho, encorajar, compreender, saber ouvir, comunicar-se com as pessoas de forma que o grupo entenda e lute para atingir as metas impostas pela empresa; – reagir de forma irracional as mudanças; – falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas eve se colocar metas para serem atingidas , mas dever também ser oferecidos meios para que o mesmo aconteça; – falta de capacidade do líder de prever/antecipar possíveis situações; – outro fator é quando não há comunicação eficiente pois em um mesmo grupo cada um está buscando atingir um objetivo quando todos deveriam estar focado nos mesmos. Capitulo 4 – Percepção e Comunica ão estar focado nos mesmos. Capitulo 4 – Percepção e Comunicação Percepção é um processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensórias visando dar significado ao seu ambiente. A percepção é importante no comportamento organizacional, já que costuma fazer com que diferentes pessoas tenham diferentes interpretações ou visões, inclusive contraditórias do mesmo fato ou pessoa.

Muitas vezes no ambiente de trabalho, os administradores e seus subordinados ou supervisores veem e descrevem a mesma situação de maneiras dlferentes. Em uma psicologia, neurociência cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um individuo organiza e interpreta as sua impressões sensoriais ara atribuir significado ao seu meio. Consistem na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Do ponto de vista psicológico a percepção também envolve os processos mentais, a memoria e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados recebidos.

A comunicação é essencial na nossa vida. Mas não adianta só se comunicar, tem que ser uma comunicação eficaz. É um processo de transferir informação, significado e compreensão de um emissor para um receptor, ou seja a comunicação tem que ser entendida pelo receptor, ter conteudo. Hoje em dia tudo esta voltado para comunicação, os tempos mudaram e com a tecnologia todos se comunicam facilmente. Ela pode ser verbal ou não-verbal. O administrador tem que entender bem cada uma dessas formas de comunicação para cons não-verbal. O administrador tem que entender bem cada uma dessas formas de comunicação para conseguir melhores resultados e evitar falhas.

Comunicação oral é a mais comum das interações humanas POIS se esta face a face com a pessoa, assim recebendo mais atenção do receptor. Podemos de diferentes formas passar uma mensagem, a mesma história pode ser ontada de formas diferentes e num espaço de tempo reduzido Já a comunicação escrita seja por carta, memorandos, ou e- mails tem um maior grau de precisão pois esta gravada, porém muitas pessoas não dominam a arte de escrever bem, fazendo com que pensam em uma coisa e acabam escrevendo outra. E por fim temos a comunicação não-verbal que nada mais é do que a linguagem corporal, como por exemplo os movmentos faciais, corporais, os olhares, o modo de se vestir, você pode estar falando uma coisa mais seu corpo dizendo outra.

Temos que prestar atenção na mensagem passada e no que há por traz la, através das palavras ou dos gestos, é importante também na comunicação sabermos ouvir a outra pessoa. Saber ouvir é um dom que poucas pessoa tem. Conclusão Podemos concluir que um fator essencial para atingir esse sucesso, é analisar as pessoas que compõem uma determinada organização, já que a mesma não é formada somente por suas infraestruturas físicas, mas sim por pessoas responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. Nunca esquecendo que o objetivo principal, tanto para o indivíduo quanto para a organização do qual ele faz parte, é chegar ao resultado final, razão pela qual ambos existem e trabalham juntos.

Logistica

0

A negociaзгo й um processo interpessoal, e o maior obstбculo й a nossa tendкncia de agir sem pensar, o que

Read More

Plano de curso

0

Escola Estadual Sérgio de Feitas Pacheco Professora: Elaine Pacheco Vieira 90ano Turma: B PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUA PORTUGUESA – 2012

Read More