Comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Tutora: Ana patricia de Lelis Gomes Barbosa CICNCIAS CONTÁBEIS KELLY CRISTINA FURIAN NEWTON KOITIRO N NANCI APARECIDA C GRAZIELE RAMOS DA 4351866249 LILIAN DA ROCHA PA 4351864202 Comportamento organizacional to view nut*ge PACE 1 orlo RA 3830705387 RA 3875738176 RA 3876728741 Campinas, 16 de abril de 2012.

INTRODUÇÃO Em um mundo em que a economia e a cultura vivem cada vez mais globalizadas e em constante competição, onde as organizações vivem sob constantes ameaças, é necessário que essa operacionalização conte cada vez mais com colaboradores apacitados e o mais importante, integrados com essa organização. Para tanto usamos o estudo do Comportamento busca a eficiência e a eficácia nas organizações, com propostas e missões claras e concisas, e o mais importante, tendo todos os seus colaboradores envolvidos.

A eficiência é definida e concretizada nas organizações pelas pessoas que procuram realizar o máximo de si em prol da missão proposta pela empresa. para isto se utiliza de todos os meios existentes e possíveis, para resultar na eficácia da organização, que é a realização do objetivo, agregando resultados positivos. CAPÍTULO 1

O Comportamento Organizacional é definido basicamente pelo estudo e análise do comportamento humano, suas ações e atitudes, individualmente ou em grupo, no ambiente de trabalho com a finalidade de promover a produtividade, reduzir faltas injustificadas, e a rotatividade de funcionários em determinadas funções, alcançando assim, seu objetivo. As organizações exercem um importante papel na vida do ser humano porque modelam comportamentos, influenciam as necessidades e motivos individuais ou do grupo, incentivam a produtividade, resultando em respostas rápidas e estratégias administrativas eficientes.

Tem como propósito a explicação, que identifica causas que resultam em determinados fatos ou acontecimentos; a previsão que se refere a eventos futuros estabelecendo metas de resultados a serem alcançados através de uma ação específica e o controle, utilizando resultados anteriores para melhorar as estratégias futuras e assim monitorando o comportamento humano.

O estudo do Comportamento Or anizacional tem como características observar p e interações nas 10 estruturas organizacionais, sendo uma ciência aplicada, onde é envolvida a psicologia, a sociologia e a administração entre utros, combinando conhecimento aplicado e a facilidade no aprendizado natural. Abordando este conceito, podemos encontrar vários autores que contextualizam o assunto, entre eles podemos citar Howard Gardner, e sua teoria das inteligências múltiplas, onde “as pessoas não são iguais”.

O autor apresenta a eficácia de um processo educacional que levasse em consideração as diferenças e o potencial biopsicológico de cada indivíduo, onde dessa forma, a inteligência deixa de ser vista como um número que pode ser quantificado através de testes e passa a ser vista como nteligênclas potenciais, ou inteligências neutras que podem ou não serem ativadas, dependendo dos valores de determinada cultura.

Podemos dizer que Gardner é o desafiador da crença largamente difundida de uma inteligência unidimensional, sinônima unicamente daquilo que era medida pelos testes de QI, estudando uma série de capacidades dos indivíduos que antes não eram sequer considerados, melhorando a eficaz dos processos de aprendizagem e a forma com que c indivíduo se relaciona com esse conhecimento.

Continuando na mesma linha de pensamento de Gardner, que considera “pobre” a inteligência que pode ser medida, temos teoria de Daniel Goleman, precursor da teoria da Inteligência Emocional, que é o equilíbrio das emoções, colocando-as a nosso favor, melhorando assim o desempenho pessoal e organizacional, e consequentemente tornando a aprendizagem mais fácil e prazerosa. Portanto, Gardner diz que somos guiados pela cultura em que vivemos e que iremos aprender melhor se tivermos uma aprendizagem voltad pela cultura em que vivemos e que iremos aprender melhor se tivermos uma aprendizagem voltada para o que identificamos.

Já Goleman, afirma que a aprendizagem pode até ser direcionada para o que nos identificamos, mas que se não tivermos um ontrole das nossas emoções jamais conseguiremos ter um bom funcionamento de nosso intelecto e uma boa aprendizagem em todo o processo organizacional. Características Sistema Aberto Sistema Fechado Interação com o meio Ambiente Aberto ao meio externo recebendo através de Feedback tudo que está acontecendo fora da organização Está Isolado dentro da sua organização Adaptação ao Mercado Tem facilidade de se adaptar ao externo Tem dificuldade a adaptação.

Organização São mais organizadas e não tendem a cair ou desorganizar com o passar do tempo Tendência a se desorganizar com o passar do tempo (Entropia Negativa) Estrutura A uma interação de todos os departamentos e estruturas organizacionais. De pirâmide, onde todos estão concentrados e distribuídos em graus de Hierárquicos, não há relação do individuo com o todo Visão O sistema é mais que a soma de suas partes é a Inter – relação existente entre elas. ? vista com uma estrutura fechada e sem nenhuma relação entre as partes que compõem a organização, é visto cada departamento como um ser fechado sem ligação com o todo. Feedback Seja ele positivo ou negativo é o motor da evolução da Organização Não existe a visão de feedback. Qualificação Boa Qualificação de seus colaboradores – o pensamento tem um valor monetário atribuido dentro da organização. Baixa qualificação – é visto somente o lado “braçal” do colaborador.

CAPÍTULO 2 Sabendo que a inovação é o ato de introduzir algo novo ou modificar substancialmente algo já existente, entendemos a importância da inovação organizacional, a qual visa a implementação de um novo método para administrar as práticas de negócio de uma empresa (incluindo a gestão do conhecimento), na organização do trabalho ou nas relações externas que não foram utilizados anteriormente, visando perfeiçoar os resultados.

A inovação está no melhor tratamento das informações buscando extrair todos seus sentidos e significa também romper com paradlgmas pré-existentes. Trazendo transformação e vantagens ao crescimento do negócio. Ela causa um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc. Proporcionando vantagens competitivas de médio e longo prazo, pois se trata de um novo método organizacional nas práticas de negócio.

Sabemos da importância da inovação nas empresas e identificamos a dificuldade de se inovar, de lançar mão das nformações pré-existentes, de padrões já estabelecidos, sendo certo dizer que há exceções, principalmente entre os jovens e os empreendedores natos, que não se prendem a estereótipos e amam tudo que é novo. A maior parte das pessoas encara o novo com muita precaução e desconfiança atrapalhando o ambiente de criação.

Devemos criar um cenário encorajador, que instigue a mente a inovar e a colocar as idéias em prática, fuja da mesmice e pense sempre no futuro, sendo certo que inovar é fazer diferente, ou abrir novos caminhos. As empresas brasilelras vêm apresentando talentos, nvestimento em pesquisas cientificas e os recursos humanos necessários, mas não há motivaçã pesquisas cientificas e os recursos humanos necessários, mas não há motivação para a inovação, ou seja, para efetivamente investir no mercado.

A falta de um ambiente encorajador, pollticas mais fáceis para empreender, transforma o pais em um mercado de empresas em crescimento, mas, em contrapartida com relação a outros países em desenvolvimento, o Brasil apresenta baixo progresso na capacidade de transformar o conhecimento em valor. CAPITULO 3 É certo dizer que equipe é bem mais que uma junção de essoas. para a formação de uma equipe é necessáno, acima de tudo, os interesses e objetivos em comum, e essencialmente um líder, capaz de orientar e motivar seus colaboradores para a conquista do objetivo.

Dentro deste conceito podemos identificar equipes em que os colaboradores têm objetivos em comum, apresentam a comunicação e a motivação necessária para a concretização da tarefa, porém, em contrapartida falta a liderança para orientar acerca do trabalho a ser realizado, que direcione e atualize a equipe A liderança tem grande responsabilidade ao administrar entre s colaboradores os conflitos – normais no ambiente de trabalho – importantes por operarem mudanças e conscientizar a equipe do problema buscando uma solução para resolvê-lo e levando aos melhores resultados.

Se na administração de conflitos o líder e os colaboradores recusar o diálogo, a liderança fracassará. E se o líder permitir a declaração de guerra entre as partes, isso levará um a querer eliminar o outro. Mas se o lider tomar frente e conversar com a equipe assumindo a existência do problema e conscientizando as partes, então a equipe terá um novo desafio, encontrar a solução ara esse problema. E esse é PAGF 10 então a equipe terá um novo desafio, encontrar a solução para esse problema.

E esse é o caminho para o sucesso de uma liderança, mediante á uma administração de conflitos. Na maioria das vezes, os conflitos surgem por muitos motivos. “Informações divergentes levando á mal entendidos, percepções diferentes do problema, interesses opostos (o que é bom pra um, não é para o outro), estados emocionais alterados (cabeças quentes), jogo de poder (um pode, ou pensa que pode mais do que o outro), questões irrelevantes que não contribuem ou não tem a ver com o problema.

Autor desconhecido, site: http://www. attender. com. br//publico/dicas/comp-conflito. htm) Mas, para uma equipe ter sucesso, depende não só de buscar um objetivo comum, ou de um lider capaz de gerenciar e auxlliar seus colaboradores, mas é fundamental que esses colaboradores exercitem o equilíbrio do individualismo (ego), o espirito de cooperação, o conhecimento, incentivando a satisfação de todos.

Afinal, uma equipe de sucesso se constitui de pessoas que não se preocupam apenas consigo mesmas, mas que tenha empatia, que vibre com o sucesso do outro, pois reconhece que o sucesso do outro também é o seu sucesso. CAPÍTULO 4 PERCEPÇAO A percepção é a análise que o homem faz do objeto, da situação, sensação, ambiente etc. , organizando-as conforme a familiaridade entre elas, identificando cada grupo por suas características próprias.

A percepção faz com que o homem interprete aquilo que vê de forma naturalmente a ele estimulando a usar estratégias que o ajude naquele momento. Em contato com o ambiente pode-se analisar a profundidade, a temperatura e a distância, obtendo-se a noção básica da informação necessária para aqu profundidade, a temperatura e a distância, obtendo-se a noção ásica da informação necessária para aquele momento.

Portanto, ter percepção é de grande importância para administrar, desde o momento em que se tem uma idéia de abrir um negócio, percebendo a oportunidade de um negócio rentável através das necessidades expressadas pela sociedade. Na gestão de pessoas, percebendo os melhores candidatos para o perfil da empresa e formando as melhores equipes de trabalho, pela percepção de afinidades e combinação de inteligência, levando em consideração a individualidade de cada um da equipe.

E também na percepção de melhorias para o negócio, analisando s novidades do mercado e inserindo uma inovação para o crescimento do negóc10. COMUNICAÇÃO A comunicação é a troca de informações entre pessoas, interagindo em busca de entendimento e compreensão de forma clara e transparente, não possui uma técnica definida para a sua aplicação, pois cada assunto deve ser tratado de maneira viável conforme a sua necessidade, sendo utilizadas estratégias com argumentos persuasivos, baseados na experiência e nas relações para o convencimento, para orientar, corrigir, adequar e moldar. ara ter uma comunicação eficaz, o administrador deve ter redibilidade pessoal através do seu conhecimento na área de atuação, deve ser ético e ter profissionalismo em convivência com a sua equipe. Buscando despertar o interesse emocional da equipe e os convencer da sua idéia informada com base na justiça e exemplos antes vividos, para que a equipe entenda á fundo a situação e não só a logica do argumento.

Porém a argumentação deve ser estrategicamente configurada na prática, para que o exemplo firmado induza a equipe á acomp estrategicamente configurada na prática, para que o exemplo firmado Induza a equipe á acompanhá-lo na execução da idéia. CONCLUSÃO Nos dias de hoje a humanidade experimenta uma mudança rápida no comportamento das pessoas, o que decorre de vários fatores e essa alteração comportamental nos hábitos e costumes dos indivíduos e da sociedade, e causa impacto em como as organizaçóes operam.

Essas alterações afetam a demanda por produtos e serviços, e para obter e manter desempenho superior, as organizações necessitam buscar novos produtos, novos processos, novas formas de comunicação, novas formas de gestão, enfim, novas maneiras de realizar as mesmas coisas e não apenas novas coisas a serem realizadas, essas mudanças e inovações dentro das rganizações são necessárias também para revigorar a gestão da liderança.

Esta liderança repaginada deve ser baseada no uso da influência para dirigir e coordenar as atividades de uma equipe, entusiasmando essas pessoas a terem uma capacidade pró-ativa e fazendo com que o sentimento de ganho seja compartilhado em toda a organização, encorajando a conquista das metas. A liderança é variável e também determinada pelo seu conhecimento externo da situação, ou seja, a decisão a ser definida como solução de um problema – que existe, pela sua interpretação própria – é somente a reação à percepção da ealidade e não a realidade em si.

Essa liderança deve ser focada nas necessidades das pessoas, tendo a capacidade de atingir os objetivos a serem trabalhados e preservar os interesses dos outros, traçando as metas e oferecendo os meios necessários para alcançá-los. De um lado são as empresas querendo aumentar a produtividade e a qualidade alcançá-los. De um lado são as empresas querendo aumentar a produtividade e a qualidade de seus produtos, de outros são as pessoas querendo melhor qualidade de vida.

Esta relação, entre colaboradores e organização sendo mal lideradas não seria o único motivo para o fracasso das mudanças, capacidade do líder em antecipar situações que podem ser vistas como ameaça, como a falta de conhecimento da situação atual da empresa, identificando a necessidade da inovação de uma prática mantida ao longo dos anos por esta organização, também é um ponto fraco determinando no sucesso ou não das mudanças positivas que busca a eficiência organizacional.

BI BLIOGRAFIA 1) Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas. Limong Francai, Ana Cristina. 2) Gestão do Clima Organizacional. Luz, Ricardo. 3) PLT Comportamento Organizacional. Caravantes, Geraldo R. ) PLT Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Robbins, Stephen P. 5) Comportamento Humano nas Organizações: o homem rumo ao século XXI. Kanaane, Roberto. 6) Leis da Percepção.

Disponível em: 7) Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Disponível em:. 8) Comunicação Empresarial, uma ferramenta estratégica. Disponível em: http://www. bocc. uff. br/pag/pessoa-sonia-comunicacao -empresarial-estrategica. pdf 9) Elementos da Comunicação e suas formas de planejamento. 10) Eficiência e Eficácia: conceitos distintos, porém interligados.

Torre de resfriamento

0

Trabalho de torre de resfriamento O que é? As torres de resfriamento são equipamentos utilizados para o resfriamento de água

Read More

Filosofia

0

Para entender a filosofia й necessбrio primeiramente tentar definir o fazer humano, mas somente isso nгo basta para compreendк-la, a

Read More