Comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

DESVENDANDO A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA ibi ar 17 to view nut*ge FACULDADE ANCHIETA São Bernardo do Campo – sp – 2009 SUMÁRIO RESUMO • • • • ORGANIZAÇÃO.. 5. 1. OUTRAS 5. FORMAS DE COMUNICAÇÃO…. … . … 17 6. 1. COMUNICAÇÃO INTERNA… .. ….. ….. … — 17 6. 2. COMUNICAÇÃO EXTERNA. • • • • • • • • • • • • 1 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS . ANEXOS. • • 21 BIBLIOGRAFIA… 24 RESUMO No tema abordado para o projeto integrador, pretende-se relatar o cotidiano da financeira ibi. O ibi nasceu da Modas, uma organização varejista multinacional com mais de 160 anos no mercado.

Desta forma, a cultura vare’ista esta impregnada na financeira ibi. PAGF70F17 cultura conseguiu prevalecer diante da crise econômica e quais as alterações que sofreram durante este periodo. Após conhecer suas diretrizes, como ela mantém o equilíbrio entre resultados x pessoas, se esta de acordo com seus processos e estratégias comerciais, qual a mensagem que passa para seus clientes internos e externos, projetos futuros diante da situação atual do mercado e seus planos de melhoria de serviços, como isto se dá diante da cultura do nosso país.

O trabalho será realizado através de pesquisa no site da empresa, ntrevistas com gestores de algumas áreas e funcionários ibi. PALAVRAS CHAVES Cultura organizacional, estratégia, resultados, pessoas, financeira INTRODUÇAO A organização ibi é o braço financeiro da COA. que se consolidou no mercado como uma financeira diferente, trazendo a cultura do varejo para suas lojas. Devido o alto crescimento da carteira de clientes da C, houve a necessidade de passar esta administração para um banco, no início, a própria empresa era quem administrava.

Em 2001 com a liberação do Banco Central, fundou o Banco ibi, em dezembro deste mesmo ano, abriu a primeira loja ibi, portanto, a empresa stá no mercado há quase oito anos. A organização possui uma estrutura familiar, herança de sua origem (Irmãos Brenikmeyer, fundadores da Modas). Hoje, o ibi é uma empresa especializada no varejo que oferece produtos e serviços financeiros com mais de 20 milhões de clientes, presente em todo aís -untamente com administração de carteiras de outras loia izaçáo chama de 17 necessidades, ser a melhor no segmento de forma diferenciada.

Seu slogan, marketing interno e externo, gestão de pessoas, são a estratégia da organização para a obtenção de resultados. Antes de a crise econômica chegar ao Brasil, o ibi e demais inanceiras começaram a sentir no final do ano de 2007 os problemas com a concessão de crédito. Quase todos seus concorrentes, já na época da crise, faliram. quem ficou no mercado, diminui número de lojas.

O ibi foi vendido para o banco Bradesco por 114 bilhões, graças ? estratégia utilizada para rentabilizar o negócio no período antes da crise, com isso a venda foi considerada um sucesso para ambas as partes, pois o Bradesco irá sair de quinto lugar em emissor de cartões de crédito para o segundo lugar, posição que havia perdido com a fusão Itaú e Unibanco. Mostraremos como empresa com a expectativa com a venda ara o banco Bradesco e as primeiras medidas tomadas pela mesma.

O estudo da financeira ibi será baseado nas disciplinas de processos administrativos, gestão da qualidade, comunicação e expressão, técnicas de planejamento, cultura organizacional e liderança. atividade aonde se concentra seus esforços no futuro, o que pretende vender, seu conhecimento, agilidade, fatores diferenciais e competitivos para essas vendas, mercados alvos, reglão de atuação, quais as necessidades sociais que pretendem atender, qual a imagem que faz de si próprias e como quer ser reconhecida. . 1. Qual a Missão e Valores do ibi Missão – Existimos para oferecer, de forma alegre e inovadora, soluções financeiras adequadas para as necessidades do cliente, baseando em princípios éticos e comunicação transparente, (anexo um), conforme ibi (2009). • Missão das lojas ibi – Fazer o cliente sair mais feliz do quando entrou. ?? Valores – o ibi é uma empresa que tem como objetivo principal fazer a diferença na vida das pessoas, de forma jovem, dinâmico e acessível, procura entender as necessidades de cada um de seus clientes e parceiros, oferecendo os melhores serviços financeiros. Nossos valores são: Continuidade, Dedicação, Empreendedorismo, Integridade, Desenvolvimento Profissional. • Código de Ética – Esforço coletivo, solidariedade, transparência, respeito e honra aos compromissos são alguns dos principais pontos do código. . 2. A Cultura no Dia a Dia das Lojas ibi Podemos dizer que o pilar estraté ico dos recursos humanos da organização é a divulga a e tradições da do ibi para detectar se a missão da empresa esta sendo aplicada no seu dia a dia e detectar a real cultura da organização. Conversamos com Elton Nunes, Sênior da loja ibi: A empresa trabalha com motivação das equipes focando em esultados, a cobrança e ferrenha, mas têm suas compensações, as pessoas valorizam a empresa.

Meu trabalho com pessoas é focado o tempo todo em motivação e trabalho em equipe, além da campanha interna da empresa, a loja também faz outras campanhas com metas estipuladas, se alcançadas, os melhores associados recebem premiações como folga, vale compras, aparelhos eletrônicos e pelo menos uma vez ao mês fazemos o dia “D”, um dia especial que foca um determinado produto que não esteja projetando a meta para alavancar o resultado.

Trabalhar com pessoas é como ser um maestro ou um diretor e peça de teatro, onde somos responsáveis pelas notas dos instrumentos e ações dos artistas deste palco chamado vida. 2. 3. O Tipo de Cultura do ibi Existem vários tipos de cultura nas organizações que são denominadas conforme traços existentes em seus funcionários, a citação abaixo é a denominação da cultura que verificamos na financeira ibi: De acordo com a pesquisa Goffe e Jones, a cultura de comunidade valoriza tanto a camaradagem quanto o desempenho.

As pessoas têm uma sensação de familiaridade, ao mesmo tempo em que existe um foco implacável sobre a conquista de objetivos. Os lideres costumam ser inspiradores e arismáticos, com clara visão do futuro da organização. pontos negativos desta cultura é que elas consomem totalmente a vida das pessoas, seus lideres freqüentemente buscam criar discípulos em vez de seguidores, resultando um clima de trabalho quase religioso, (ROBBINS, 2004, p. 51 6 clima de trabalho quase religioso, (ROBBINS, 2004, p. 1 6). Conforme análise da entrevista acima e outras que identificamos no decorrer do trabalho, a cultura da organização é a de Comunidade, onde os funcionários da empresa se dedicam ao maximo para a obtenção de resultados, pois “vestem a camisa da empresa” literalmente. Começando pela integração onde é passado a historia da empresa e a importância dos resultados e deixando claro que serão avaliadas pelo desempenho obtido mais a interação com o ambiente e relacionamento interpessoal.

A empresa tem como principio o desenvolvimento de seus funconários, prefere formar seus profissionais, nos cargos executivos, poucos são contratados do mercado, devido ao ritmo intenso e dinâmico e inovador da empresa. Os “associados” da organização são estimulados a fazer carreira na empresa, neste ambiente, acaba criando discípulos, a dedicação é maior para atingir os objetivos da empresa do que pessoal. A organização considera seu maior ativo “os seus associados”, termo usado para denominar seus funcionários, (anexo dois). 2. 4.

Gestão de pessoas Dentro da organização ibi e entrevistas com seus funcionários se fala constantemente em gestão de pessoas, veja definição abaixo: De acordo com CHIAVENATO (2008, p. 34), tratar pessoas como recursos organizacionais é um desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva, assim, hoje se fala em gestão de pessoas e não mais em recursos humanos, exatamente para proporcionar essa nova visão de pessoas — não mais como meros funcionários emunerados em função tempo disponibilizados para a organização – mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.

Levantamos os seguintes dados sobre gestão de pessoas da financeira ibi dentro de suas lojas: • Forte atuação endomarketing (Campanhas motlvacionais); • Contratação de jovens, preferencialmente sem experiência para que seja formado dentro dos padrões da empresa; • Treinamento sobre cultura e valores da empresa; • Foco no trabalho em equipe; • Avaliação de performance baseado em produtividade x ambiente e comportamento • * participAÇÃO de resultados baseado em metas. a forma de escrita é a utilizada pela empresa, ressaltando que para receber este bônus, depende da ação de seus funcionários); • Programa face to face, avaliação feita a cada dois meses, onde fica acordado entre associado e a empresa pontos a desenvolver, reconhecimento dos pontos fortes e conforme avaliação, o funcionário recebe aumento ou promoção no período estipulado pela organização. ?? Feed back e coaching constante da supervisão referente aos três pilares da empresa que são produtividade, ambiente e comportamento e a prática do EOS (entender, oferecer e solucionar); ?? Pontos de partida diários (pequenas reuniões com a equipe com duração máxima de 20 minutos), onde é posicionado o resultado do dia anterior e atual, atenção aos pontos a serem trabalhados, dinâmicas motivacionais e elogios ou críticas. ?? Treinamentos específicos para os “associados” conforme área de atuação ou que vai atuar futuramente, denominados POP, (People on Performance), treinamento de gestão em diversas áreas para os supervisores, divididos em oito estágios, o super pop que é preparação para futura coordenação, o pop+ que é para promoção para supervisão.

ORGANIZAÇÃO BASEADO EM SUA CULTURA Dentro da visão e missão da empresa ibi, a organização elaborou o planejamento que se pretende mostrar, cita-se a definição de planejamento conforme OLIVEIRA (2007, p. 178), numa empresa, a estratégia está relacionada: “Ã à arte de utilizar, adequadamente, os recursos físicos, financeiros, e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas e a maximização das oportunidades”.

Distlnguem-se três tipos de planejamento considerando os níveis hierárquicos. 3. 1 Planejamento Estratégico A estratégia do ibi procurou sempre atender os valores da família. A citação abaixo é sobre definição de planejamento estratégico e como a empresa procurou em sua estratégia seguir as diretrizes da sua missão: “Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa”. (OLIVEIRA, 2007, p. 1 7).

A Cofra, holding que cuida dos negócios financeiros da família no Brasil, usou como estratégia, o conhecimento sobre o varejo para implantação nas lojas ibi, com isso, a organização seria um diferencial no mercado, atuando de forma diversificada e com servlços agregados que nenhuma outra financeira tem como: ?? Pagamento de contas, inclusive parcelamento das mesmas em três vezes sem juros; • Recarga de celular parcelada também no cartão de crédito; • Venda de seguros e capitaliza ões• e da casa própria, feitas • Financiamentos e compr PAGF que é uma exigência comum de mercado.

Esses são exemplos de atuação de forma diferenciada junto aos concorrentes, com isso a captação de receita não fica restrita somente a um tipo de serviço, estratégia que fol fundamental durante a crise econômica, onde a área afetada foi o crédito, esta ação foi fator determinante neste período de recessão, várias edidas foram tomadas como redução custos totais, inclusive diminuição do quadro de lojas e EC (Escritório Central, onde fica a matriz da empresa). 3. 2.

Planejamento Tático A diretoria do ibi fica no escritório central, onde determina como será realizada a estratégia da empresa e procedimentos para demais éreas. “É a metodologia administrativa que tem a finalidade de otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo”, (OLIVEIRA, 2007, p. 18). Na organização ibi possui seis diretorias especificas que são recursos humanos, planejamento e finanças, credito e risco, ojas ibi, marketing e produtos, tecnologia e operações.

São responsáveis pela implantação do planejamento estratégico, como desenvolvimento de novos produtos, analise de custos, gerenciamento de risco, desenvolvimento de pessoas, treinamentos e metodologia de trabalho e sistemas. Dentro dessas diretorias há varias divisões, que são os elos de comunicação com todos os departamentos da empresa e pela aplicação das diretrizes da organização 3. 3. Planejamento Operacional As lojas ibi são a base operacional da financeira ibi e a porta de entrada para os clientes da em resa_

Caso cbc

0

Cláudio Barros,gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda da capital,demitiu-se do cargo para associar-se a Marcel,imigrante francês recem

Read More

Irpf

0

O software Este é o programa que você deve baixar para declarar suas fontes e acertar as contas com o

Read More