Computador

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Alvorada to view nut*ge COMPUTADOR Prof: Plataformas (Sistema operacional) 6. 1 Harware 6. 2. Software 1. Computador [pic] A acessibilidade a esta máquina esta, por grande parte da população bem presente, mas nem sempre foi assim. Descreverei sucintamente uma breve história da evolução ao acesso e até mesmo da própria máquina. 1951/1959 – Computadores de primeira geração: • Circuitos eletrônicos e válvulas • Uso restrito • Precisava ser reprogramado a cada tarefa • Grande consumo de energia • problemas devido à muito aquecimento

As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo, no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina. 1959/1965 – Computadores de segunda geração: • Início do uso comercial • Tamanho gigantesco • Capacidade de processamento muito pequena • uso de transistores em substituição às válvulas A válvula foi substituída pelo transistor.

Seu tamanho era 00 vezes menor que o da válvula não precisava de tempo ergia, era mais rápido para aquecimento, consu PAGF foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de sil(cio). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o Cl (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo.

Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos. 1975/19?? – Aparecimento dos aplicativos de quarta geração: • Surgem os softwares integrados • processadores de Texto Planilhas Eletrônicas • Gerenciadores de Banco de Dados • Gráficos • Gerenciadores de Comunicação Em 1 975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar os micros atuais.

O processo de miniaturização continuou e foram denominados por escalas de integração dos circuitos integrados: CSI (Large Scale of Integration), VISI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta geração começa a utilização das linguagens de altíssimo nível, orientadas para um problema. 19?? – 19?? – As principais caracteristicas da quinta geração: • Supercomputadores • Automação de escritónos • Automação comercial e industrial CAD/CAM e CAE • Robótica • Imagem virtual • CAD/CAM e CAE Multimídia

Era on-line (comunicação através da Internet) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicações para eles são muito especiais e incluem laboratorios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altíssima tecnologia, produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles são os mais poderosos, mais rápidos e de maior custo. ndispensável hoje, o computador esta presente no cotidiano, pois a porcentagem de leigos da informática tem diminuído a cada dia.

Mas o que é um computador? Computador é uma máquina que processa informações letronicamente, na forma de dados e pode ser programado para mais diversas tarefas. E assim temos uma fase de processamento que são: • Entrada de Dados (Informações iniciais) • Processamento (Instruções) • Saída de Dados (Resultados) Vamos supor que você solicitou ao computador somar 4 4. Os dados entram no computador através do teclado, a Unidade Central os processa e envia o resultado para o v[deo. 2.

Finalidade do computador Durante multo tempo, o computador, devido seu tamanho e ter a necessidade de estar em manutenção por tempo integral, foram apenas privilégio de grandes empresas, pois haveria de ispor de grande espaço físico. Após algumas décadas ele sofreu rande transformação, porém a mais relevante fo nho, ates com tamanho possível, que até um individuo alfabetizado e com senso tem capacidade de manuseá-lo. Desde a década de 60 eles têm sido utilizados para manipular grandes informações em curto prazo, como por exemplo: no controle de contas bancárias, e nas reservas de companhias aereas.

Com o inicio do PC de baixo custo, ele passou a ser um equipamento de uso doméstico, uma ferramenta indispensável no dia a dia. A vantagem mais relevante pode se dizer que sua finalidade ais relevante, é sua capacidade de exercer múltiplas funções, através deste instrumento podemos criar textos, imagens, sons e vídeo e também fragmentar informações de banco de dados e ainda simular treinamentos em planilhas, planos de apoio e gerenciamento de pesquisas. Alem de ser um instrumento de trabalho, ele também pode ser usado para o entretenimento, através de jogos e redes sociais.

Ele garante a seus usuários cada vez mais acesso a informações, pois houve um grande aumento na capacidade de armazenamento de dados. Devido a grande oferta de informações, percebemos que ltrapassa nossa capacidade de aproveitamento, tendo então que nos esforçar para manuseá-la corretamente, pois a complexidade ultrapassa nossa capacidade de compreensão. odavia fica claro que, para melhor aproveitamento da tecnologia depende mais do que nunca do ser humano.

Assim torna-se, portanto necessário que todos aprendam algo de informática e conheça minimamente a parte operacional, obtendo assim o aumento de produtividade, melhor qualificação e desempenho. 3. Periféricos A unidade central do computador necessita se comunicar com o mundo exterior para receber e enviar informações e ai que ecessitamos dos periféri exterior para receber e enviar informações e ai que necessitamos dos periféricos. Alguns periféricos por suas funções desempenhadas são tornados fundamentais.

Por periféricos entende que são os dispositivos que estão ligados ao computador, que permite a introdução de dados e informações, e que também nos permite receber informações. Conforme as funções, os periféricos se dividem em três tipos: • Periféricos de entrada • Periféricos de saída • Periféricos de entrada/saída Estaremos falando abaixo sobre cada um deles, suas funções sua importância para o bom desempenho do computador, para alcançar êxodo em qualquer que seja o trabalho a realizar na maqulna. . 1. Periféricos de entrada Entende-se dispositivo de entrada como um sistema que permite introduzir dados do exterior num computador ou outro sistema informático com o intuito de processá-los ou de servirem para controle do processamento. Considera-se, por exemplo, um teclado, ou um sensor de temperatura como um dispositivo de introdução de dados. O teclado converte a ação do utilizar sobre determinada tecla num sinal digital correspondente.

O sensor e temperatura converte uma grandeza mensurável em graus (Celsius ou fernheit) num valor digital correspondente. Resumidamente definimos como um dispositivo cuja função e a transformação dos códigos normalmente entregues pelas entidades que roteiam o computador em códigos que este possa entender. Estaremos agora falando sobre cada um deles. 3. 1. 1. Teclado conjunto de teclas, associadas aos caracteres utilizados para escrita e para controle (letras, algarismos, sinais de pontuação, teclas de movimentação de cursor, teclas de função,etc. A parte visivel do teclado é o conjunto de teclas. or baixo das teclas, existe uma matriz de condutores que, quando uma tecla é pressionada, fecha contato entre dois de seus condutores, de forma que um processador (processador de teclado) possa identificar qual tecla foi pressionada. Uma vez identificada a tecla, esta informação é codificada e enviada para o processador principal do computador. 3. 1. 2. Mouse Peça pequena e deslizante que serve para movimentar o cursor na tela.

Com o uso do mouse se pode apontar comandos na tela e ativá-los pressionando seu botão esquerdo, bastando o cursor estar sobre uma palavra ou figura que represente o comando. Disponibiliza quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar. Permite executar as mais diversas funções: selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar etc. Desde que foi inventado, por Douglas Engelbart, na “Xerox Corporation”, em 1 963, o mouse tem praticamente as mesmas funções.

O nome “mouse” rato, em inglês) foi adotado pela equipe de Engelbart Entretanto, na época em ue sur iu, o mouse se mostrou pouco prático, iá que os c ainda eram incapazes PAGF 7 8010, em 1981, mas ainda era um produto de pesquisa, sem comercialização. Mas o mouse só se popularizou realmente em 1984, quando Apple lançou o computador Macintosh, que tinha sistema operacional orientado à objetos, ou seja, baseado em figuras para acionar comandos, o que facilita o diálogo com o usuário. 3. 1. 3.

Touch-pad É um pequeno ecran táctil, que faz corresponder o deslizar do dedo do utilizador a um movimento dum apontador no ecran É possível usar o próprio ecran como botão ou botões. Quando o ecran “sentir” um toque mais forte, o driver intrepeta-o como um toque no botão esquerdo. Quanto ao toque no botão direito, é comum especificar a parte direita superiora como a parte correspondente ao toque no botão direito. ? muito utilizado em computadores portáteis, e exige menos habituação que o track-ball ou o apontador, no entanto, a precisão é difícil de atingir devido ao deslizar inconstante do dedo. . 1. 4. Microfone PAGF 8 OF apreciar este produto. 3. 1. 6. Leitor de Barras Os leitores de código de barras foi um grande aliado para os comerciantes, antes os caixas que digitavam os preços, este sistema de registrar compras era bem lento. O leitor de código de barras favoreceu bastante esta profissão agilizando o atendimento. Veja abaixo como funciona: As barras escuras do código de barras absorvem luz e os spaços brancos a refletem e assim formam a onda que volta para o fotodiodo.

Este tipo de onda é decodificado pelo scanner de uma maneira semelhante à decodificação dos pontos e riscas do código Morse. Os códigos fornecidos pela leitura são traduzidos e assim registram os preços da mercadona. Em ambos os leitores, a luz emitida pelo leitor tem uma frequência determinada e o fotodiodo é desenvolvido para detectar esta mesma frequência. 3. 1. 7. Identificador Digital Aparelho que permite mals segurança aos seus usuários, devido ao sistema reconhecer somente as digitais do titular, como cada um tem a sua, esse sistema de codificação e considerado bastante seguro.

O Identificador digital ho•e está im ‘antado nas maiorias das empresas pois o sistema ficácia nas jornadas dispositivo semelhante a uma caneta, denominado “stylus”. A imagem geralmente não aparece no tablete propriamente dito, mas é exibida na tela do computador. É interessante notar que o criada com um único objetivo não danificasse a superfície do tablete ao “desenhar”. 3. 1. 9. Joystick e Game pad Se perguntar a um adulto o que é um joystick, talves não saiba responder, porém se perguntar para uma criança certamente ela ai dizer o que é. ? usado principalmente para melhorar o desempenho do usuari0 em Jogos Permite movimentar de forma mais eficiente as imagens dos objetos na tela e acionar efeitos especiais (giro, tiros, etc. ). 3. 1. 10. WebCan Com uma camera de vídeo torna-se possível a utilização dos serviços da Internet que permitem a transmissão de imagem em tempo real, como o vídeo-papo e video-conferência. A câmera de vídeo pode captar a imagem em preto e branco ou colorida. Ela geralmente fica sobre o monitor para captar a imagem do rosto do usuário. 3. 1. 11. Scanner de mão

Ponteiros basicos

0

UNIT 1 CONSCIENTIZAÇÃO A finalidade do Inglês Instrumental é auxiliá-lo a “ler” em Inglês. Embora você possa ter pouco ou

Read More

Gestao de pessoas em instituiçoes do terceiro setor;uma reflexao necessaria

0

TERRA E CULTURA, ANO XVIII, NO 35 40 GES AO DE PESSOAS EM INSTITUIÇOES DO TERCEIRO SETOR: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Read More