Comunicação e linguagem

Categories: Trabalhos

0

[pic] or7 to view nut*ge para cada tipo há diversas formas padronizadas, o que facilita o trabalho de quem escreve. Abaixo, visualizaremos três tipos de comunicação escrita e suas particularidades. 1 BILHETE O bilhete é uma forma rápida, simples e informal de transmitir uma mensagem. Geralmente é destinado a uma pessoa próxima com quem se tem intimidade. Contudo, deve-se atentar para a qualidade da redação e da sua apresentação. Pois, mesmo sendo uma comunicação breve e informal, o bilhete deve seguir uma forma de organização para que possa atingir o seu maior objetivo: comunicar de forma rápida e precisa.

No exemplo a seguir, podemos observar essa estrutura: No e PAGFarl(F7 fora da situação pode entender o que está sendo tratado. 2 MEMORANDO INTERNO O Memorando Interno é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Deve ser escrito de forma rápida e simples e ser empregado para transmitir mensagens de poucas palavras, como: perguntas, consultas rápidas, avisos, solicitações e informações breves.

Pode apresentar também outras finalidades, como: complementar uma correspondência anteriormente enviada, expor projetos e Idéias, bem como, apresentar novas dlretrizes. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos, onde o despacho pode ser feito na própria folha do memorando de forma resumida, o que permite agilidade e transparência no andamento da tomada de decisões.

As empresas ou instituições podem personalizar a sua forma de apresentação, desde que a sua estrutura básica seja mantida, como veremos no modelo abaixo: PAGF3rl(F7 realização de um Trote Solidário com os calouros do curso, onde uma parte da população mais carente do Rio de Janeiro foi eneficiada com tal iniciativa. O memorando encerra com uma saudação e logo abalxo com a assinatura e o cargo da pessoa responsável pelo setor emitente do documento.

Atualmente, em algumas empresas e instituições, essa modalidade de comunicação interna já foi absorvida pelo Correio Eletrônico, porém em outras, usa-se rotineiramente para os fins que já foram citados anteriormente. 3 REQUERIMENTo O Requerimento é um instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos. É importante sabermos que o requerimento pertence ? hamada Redação Técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas específicas para redigi-lo, possuindo uma estrutura básica e bastante rígida.

Vejamos como se compõe, observando o exemplo a seguir: 4. O encerramento: geralmente encerra-se o requerimento como o usado no exemplo: “Nestes termos, pede deferimento”, ou ainda poderiam ser usadas essas variações: “Termos em que pede deferimento” ou “aguarda deferimento”. 5. Local e data. 6. Assinatura. Em algumas instituições, os formulários já estão prontos, bastando apenas preencher os espaços em branco, como no exemplo a seguir: Quando nos encontramos em uma situação informal, em que precisamos deixar um recado ou informação para alguém próximo, de uma forma rápida e direta, provavelmente escreveríamos um bilhete.

Em uma empresa ou órgão oficial, o memorando interno seria como um “bilhete comercial”, em que é utilizado para se estabelecer uma comunicação interna entre seus setores e departamentos. Ambos possuem uma estrutura simples e utilizam uma linguagem informal, afinal, são um tipo de correspondência cotidiana, rápida e objetiva, levando-se em conta as diferenças das esferas em ue são utilizadas: uma particular e outra comercial. nos comunicar, seja ela verbal ou não verbal; escrita ou falada; formal ou informal.

CONSIDERAÇOES FINAIS Vivemos num mundo cada vez mais competitivo, onde a comunicação, seja ela oral ou escrita, tem sido um fator determinante para o sucesso das organizações. Dentro desse contexto, este trabalho possibilitou um conhecimento mais aprofundado nessa forma escrita de comunicação: os ‘Textos Técnicos”. Isso foi possível através da pesquisa em diversas fontes colhendo informações, selecionando exemplos pr arando as estruturas um deles. ? muito gratificante e proveitoso quando podemos plicar em nossa Vida diária os conhecimentos que adquirimos, mas em contrapartida aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com a qualidade naquilo que nos propomos a fazer. REFERÊNCIAS bibliográficas STRECKER, Heidi. Comunicação e linguagem: administração Paulo: pearson, 2009. MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 14. ed. São Paulo: Futura, 2001. . São GRION, Laurinda. Manual de redação para executivos. I. ed. São Paulo: Madras, 2003. SIGNER, Rena. Curso prático de reda 30 e gramática. São Paulo: sjvadi Editonal, 2001.

Projeto de pedagogia em ambiente não escolar

0

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA CURSO: PEDAGOGIA Projeto orlo Hiperdia e Diabete S to view nut*ge mana APARECIDA MOREIRA

Read More

La vía silenciosa

0

Universidad de Brasilia Profesora: Glória Pacita Alumna: Stéfany Ferreira Tabosa La Vfa Silenciosa Introducción: 05/24000 El trabajo es la parte

Read More