Conceito de gestão de operações de comercio exterior

Categories: Trabalhos

0

http://www. comexblog. com. br/downloads Artigo-A importância da Gestão de Custos Logísticos A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá- las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio.

O comércio entre países e entre regiões de um mesmo pais é freqüentemente eterminado pelo fat 2 produção podem ma o Swip to page necessários para o tr port logística é influenciad suas atividades. O au custos de custos logísticos s. A relevância da tos associados ? rnacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo.

Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes. O mundo está se tornando cada vez mais um mercado global. As fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é de que as empresas devem estar mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, sendo levadas ao desenvolvimento de estratégias para projetar produtos para um mercado global, maximizando os recursos ao produzi-los.

O mercado exige das empresas atuar com velocidade e flexibilidade com preços reduzidos e elevados niVeis de qualidade. Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo- hes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros.

Definida como o campo da administração que se preocupa com a organização de recursos necessários para colocar produtos e serviços onde e quando os consumidores os desejam, de acordo com Ballou (1993), a logística empresarial, tem na literatura diversas definições e significados, o que nos leva a um conjunto de terminologias para designar as áreas onde se desenvolve, tais como: transportes, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais, operações e logística.

A logistica empresarial, ainda segundo definição de Ballou (1993) “associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento” e implica tanto no suprimento fisico ou administração de materiais como na distribuição física. A este conceito alguns autores chamam de “gestão da cadeia de suprimentos” ou “supply chain management”, que contém importantes implicações para o gerenciamento estratégico dos negócios em geral.

FIGURA 1: LOGÍSTICA EMPRESARIAL Fornecedores Fábricas Clientes Administração de materiais Distribuiçã o fisica Cadeia de suprimentos Fonte: Adaptado de Ballou 22 evoluir para captar com propriedade, os efeitos positivos que a logística tem proporcionado as empresas, contudo cabe aos profissionais da contabilidade maiores cuidados quanto a classificação dos custos, para que se possa ter de forma transparente e precisa a contribuição dos custos com logística sobre os resultados das empresas, como veremos no decorrer deste trabalho.

Segundo Bio, Robles e Faria (2002), “é comum deparar-se com a afirmação que custos logísticos envolvem apenas os custos com transporte”. Segundo os pesquisadores, essa confusão ocorre porque os custos com transportes representam o maior custo isolado da cadeia de logistica. Mas, como veremos no decorrer deste trabalho, existem vários outros componentes da cadeia que são relevantes na formação do montante dos custos.

O dicionário “Larousse” (1992) define logistica como sendo: “Parte da arte da guerra que visa a garantir provisões, transporte, alojamento, hospitalização etc. aos efetivos em operação” É neste contexto que a Logística Empresarial nos orienta, nos dias atuais, a visualizar que a diferença entre uma empresa vencedora uma perdedora esta vinculada a sua Administração da Logística, aplicada pelos seus administradores. Esta diferença ira refletir não só na redução de seus custos, como também na satisfação de seus clientes.

Para Robles (2001) o conceito de logistica pode ser melhor entendido a partir do que convencionou-se denominar os 7Cs (de sete certos) da logística: “Assegurar a disponibiliade do produto certo, na quntidade certa, na condição certa, no lugar certo, no momento certo, para o cliente certo, ao custo certo”. Acerca desse conceito Ballou 2001 afirma que um negócio ualquer possa gerar quat , lor em produt conceito Ballou (2001 ) afirma que um negócio qualquer possa gerar quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse.

A utilidade de forma está relacionada ao fato de o produto estar disponível e pronto para uso/consumo. Ao consumidor não interessa, simplesmente, a utilidade da forma, mas a de lugar e tempo, estando no lugar certo e disponível para compra (posse). O produto/serviço só terá valor efetivo se o cliente encontra-lo onde e quando precisar. Imagine uma campanha publicitária de vários milhões de reais e quando o onsumidor vai procurar o produto não o encontra na loja.

A utilidade de posse não é o resultado da Iog[stica, é considerada responsabilidade de Marketing, da Engenharia e Finanças, nos quais é agregado valor para ajudar o cliente a obter o produto e, depois, um suporte técnico no pósvenda, pelos descontos por volume ou prazos de pagamento que lhe permitirão tomar posse do produto. A logistica administra o valor de tempo e de lugar nos produtos, sobretudo, por meio dos transportes, fluxos de informações e inventários.

Para movimentar materiais e produtos em direção aos clientes disponibilizálos, de maneira oportuna, uma empresa incorre em custos, visando agregar um valor que não existia e foi criado para o cliente. Isso faz parte da missão da logística que está relacionada à satisfação das necessidades dos clientes internos / externos, viabilizando operações relevantes de manufatura e marketing, otimizando todos os tempos e custos, dadas as condições de cada elo da cadeia. Assim, muitas vezes certa região detém uma vantagem sobre as demais no que diz respeito a alguma especialidade produtiva.

Um sistema logístico eficiente permite uma região geográfica explorar suas vantag 22 produtiva. Um sistema logístico eficiente permite uma região geográfica explorar suas vantagens inerentes pela especialização de seus esforços produtivos naqueles produtos que ela tem vantagens e pela exportação desses produtos às outras regióes. O sistema permite então que o custo do pa’s (custos logísticos e de produção) e a qualidade desse produto sejam competitivos com aqueles de qualquer outra região.

Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é freqüentemente determinado pelo fato de que diferenças nos ustos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. Fatores de peso estão influenciando o incremento dos custos logísticos.

Dentre eles, os mais relevantes são: o aumento da competição internacional, as alterações populacionais, a crescente escassez de recursos e a atratividade cada vez maior da mão-de-obra no Terceiro Mundo. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. ? medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes.

Funções Típicas de Logística: Estratégias de compras; transporte; armazenagem; gerenciamento de materiais; serviços aos clientes; ordens de processamento; planejamento de produção; relatórios e sistemas de informações; suporte a outras atividades. Atividades primárias da logística Identifica aquelas ativi suporte a outras atividades. entifica aquelas atividades que são de importância primaria para que sejam atingidos os objetivos de custo e nível de serviço. Estas atividades são: Transportes; manutenção de estoques; processamento de pedidos.

Estas atividades são consideradas primarias porque ou elas contribuem com a maior parcela do custo total ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística, que detalhamos a seguir: Transporte: para a maioria das firmas, o transporte é a atividade mais importante, simplesmente por que ele é a mais visível e também porque ela é essencial. Nenhuma firma pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias primas ou de seus produtos acabados.

A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos. Manutenção de Estoque: muitas vezes não e possível entregar o produto ao cliente assim que acaba a sua fabricação. Da mesma forma, não e possiVel receber todos os suprimentos no exato momento em que eles são necessários na produção, embora muito se tenha feito dentro dos conceitos de “just-in-time”. A rmazenagem torna-se necessária quando por alguma razão temos que guardar uma matéria prima, componente ou produto acabado ate a sua utilização.

Os estoques agem então como “amortecedores entre a oferta e a demanda”. A manutenção dos estoques pode atingir de um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística. Processamento de Pedido e processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transporte ou de manutenção de estoque. Contudo, o processamento de pedidos é uma atividade logística primaria. Sua importância deriva do fato de ser elemento critico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. ? também uma atividade primaria que inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços. Abaixo demonstramos uma forma exemplificada das três atividades primaria para atender clientes, por alguns autores é chamado de o “ciclo critico”. FIGURA 2: O CICLO CRÍTICO DA LOGÍSTICA Processamento dos pedidos dos clientes Atividades de apoio da logística Apesar de transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma serie de atividades que apóiam estas atividades primarias.

Elas Armazenagem e guarda; movimentação de materiais; embalagem de transporte; suprimentos; programação de produção; manutenção de informações; estimativa de demanda; manuseio de devoluções; venda de sucatas e sobras; seleção de local para a fábrica e armazém. 5 Transporte ClienteEstoque Seu relacionamento com as atividades primarias e o nível de serviço visado esta mostrada na figura a seguir: FIGURA 3: RELACIONAMENTO ATIVIDADES DE APOIO X PRIMÁRIAS derivada do grego “Logos” (razão) que significa “a arte de calcular ou “a manipulação dos detalhes de uma operação”.

A palavra logística é usada para expressar “o planejamento e a gestão dos serviços relativos à documentação, manuseio, armazenagem dos bens objetos de uma operação de comercio nacional ou internacional”. Conforme Faria (2003), a primeira tentativa de definir log[stica foi feita pelo Barão Henri de Jomini, general de Napoleão [1779-1869], em seu compêndio Arte da Guerra, no qual declara que a logística é “a arte da prática de movimentar exércitos, ou eja, tudo ou quase tudo no campo das atividades militares, exceto o combate”.

Recentemente, o conceito de logística ganhou abrangência, e passando a ser entendido o seu potencial impl[cito de estratégia, proporcionando novas formas Nível de Serviço Transporteprocessamento de Pedidos Manutenção de Estoque Armazenagem Suprimentos Embalagem de Transporte Movimentação de Materiais Manutenção de Informações Programação de Produção de osicionar a empresa frente ao aumento da competitiv não apenas reduzir 8 22 Manuseio de Materiais Embalamento nventáno Prod. Acab. Planej. de Distribuição Processam. Pedidos Serviço a Cliente Manufatura Planej. Estratégico Inform.

Tecnológica Marketing Vendas Pesquisa e Desenvolva Gestão de Materiais Logística Distribuição Física Visualizando a evolução da logística através da figura 2 observamos que inicialmente a Iog[stica era considerada uma mera atividade de apoio, não vital ao sucesso dos negócios, transformando-se, no passar das últimas três décadas em importante atividade de gerenciamento. As operações logísticas em uma empresa ocorrem de acordo com processos estabelecidos para, basicamente, mover, estocar e entregar materiais e produtos a uem deles necessita, em onformidade com suas e atempo ea hora. compensatórias de custos (trade-offs).

Vale dizer: o custo (maior ou menor) de um elemento afeta o custo de outros elementos do processo. Evidentemente, interessará a quem planeja/opera o processo, o menor custo total e não reduções de custos em determinado elemento, que resultem em maior custo total. Por certo, a amplitude do processo em exame deferirá, substancialmente, em termos de complexidade. Uma coisa é o profissional de logistica estar empenhado em compreender as interações e posslVeis trade-offs de custos na logística da mpresa como um todo, outra, diversa, é buscar uma solução para o abastecimento de determinada peça na linha de montagem.

De acordo com Faria (2003), na aplicação do conceito de Logística Integrada, a solução ótima é aquela que melhor atende a equação nível de serviço ótimo / custo total mínimo. O processo analisado tecnicamente sob ótica de Logística Integrada, otimiza seu funcionamento, do menor custo total, atendendo ao nível de serviço demandado. A Figura 5 explorada por Bio apud Faria (2003) ajuda a evidenciar esse conceito. FIGURA S: CONCEITO DE LOGÍSTICA IN EGRADA

Copacino apud Faria (2003) afirma que o conceito de custo total, chave da Logística Integrada, é baseado no inter-relacionamento dos custos de suprimentos, produção e distribuição. A análise do custo total envolve a otimização dos custos totais de transporte, armazenagem, inventário, processamento de pedidos e sistemas de informações e do custo decorrente de lotes: ao mesmo tempo, tem como perspectiva os resultados econômicos como um sistema que se esforça para minimizar os custos totais, enquanto alcança um nível desejado de serviço ao cliente. Em um ambiente competi ssidade imperiosa de 0 DF 22

Alterações nas legislações tributarias

0

UNIRONDON CENTRO UNIVERSITARIO CANDIDO RONDON PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇAO DO CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO-TCC ±amViewer npvl

Read More

Resenha crítica – agenda para jovens pesquisadores

0

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ- UnED Itaguaí Resenha Crltica do Texto “Agenda para Jovens Pesquisadores”

Read More