Conceito dos so’s

Categories: Trabalhos

0

Conceitos Importantes para o Entendimento dos Sistemas Operacionais 1. Máquina de Niveis ou Camadas Podemos considerar o computador como tendo inicialmente dois mveis: o nível 0 (hardware) e o nível 1 (sistema operacional). Dessa forma, o usuário pode enxergar a máquina como sendo apenas o sistema operacional, ou seja, como se o hardware não existisse. Na realidade, um computador não possui apenas dois níveis, e sim tantos níveis quanto suas diversas aplicações Atualmente, a maiori mostrada na Figura Aplicações Utilitários Interpretador de Comandos Sistemas Operacionais Linguagem de Máquina Microprogramação

Circuitos Eletrônicos 2. Máquina virtual ora to view nut*ge adequar ao usuário sui a estrutura É o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real. pode ser definida como “uma duplicata eficiente e isolada de C] Final de uma operação de Entrada / Saída Divisão de um número por zero (exceção) As interrupções / exceções podem ser de hardware ou de software.

Ao final de cada instrução a Unidade de Controle do Processador verifica a ocorrência de alguma interrupção, e se tiver, o fluxo é desviado para uma rotina responsável por seu t ratamento (rotina de ratamento de interrupção) o Para cada tipo de interrupção existe uma rotina específica. 4. processos São módulos (pedaços) de diversos programas que podem ser carregados simultaneamente na memória principal do computador.

Quando o processador interrompe a execução de um programa para executar outro, o contexto do processo a ser interrompido é armazenado de forma a que o processador pode retomá -lo posteriormente. Um processo pode estar um dos seguintes estados: o New: processo está sendo criado o . Running: instruções do processo estão executando o . W aiting: processo está esperando ocorrência de algum vento o . Terminated: processo terminou a execução 5.

Thread É uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente As threads são definidas pelo programador Permite que o usuário de programa, por exemplo, utilize uma funcionalidade do ambiente en uanto outras linhas de execução realizam outros cálculos e -cores as linhas de execução(Threads) podem ser realizadas realmente de forma simultânea; Os sistemas que suportam apenas uma únlca linha de execução são chamados de monothread e aqueles sistemas que suportam múltiplas inhas de execução são chamados de multithread. 6.

Pipelining É uma técnica que permite ao processador executar múltiplas instruções paralelamente em estágios diferentes 7. Diferenças entre processadores RISC e CISC RISC asc Poucas Instruções Muitas Instruções Instruções executadas pelo HW Instruções executadas por microcódigos Instruções de tamanho fixo Instruções de tamanho vanado Instruções utilizam poucos ciclos de Instruções utilizam múltiplos ciclos de máquina PAGF3ÜFd sistema operacional? Quais s ao suas duas principais funções 2. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito? . Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas. 4. Quais os tipos de sistemas operacionais exis tentes? 5. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogamáveis? 6. Qual a grande diferença entre siste mas monoprogramáveis e multiprogramáveis? 7. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis? 8. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo. g. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis? 10. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser rocessadas neste tipo de ambiente? 1 . Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los? 12. Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real? 13. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá los? 14. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados? 15. O que é um sistema SMP? Qual a diferença para um sistema NUMA? 16. O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sist

Teorias da administração

0

Teoria Clássica da Administração No século XX já existia uma visão para a implantação e a inspiração de uma ciência

Read More

Agenda 21

0

O que é Agenda 21? A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio

Read More