Conceitos de movimentação de materiais

Categories: Trabalhos

0

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECONOLOGIA DE BOTUCATU CURSO SUPERIOR EM LOGISTICA TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE LOGISTICA PROJETO INTERDISCIPLINAR Botucatu-SP Março – 2012 CENTRO ESTADUAL FACULDADE DE TECO CURSO SUPERIOR EM ar 8 to view nut*ge N GICA PAULA SOUZA PROJETO INTERDISCIPLINAR DO 10 CICLO Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na dlsciplina Logística do Curso Superior de Logística, da Faculdade de Tecnologia.

De Botucatu. otimizando a capacidade espacial fornecida pela empresa; soluções de baixo custo para as atividades de movimentação de materiais. Palavras Chaves Estacagem, métodos e processos, mercadoria, matéria-prima e produto final, principal objetivo, eficiência e segurança. Key Concepts of Materials handling logistics Summary The material handling refers to the movement of products in a small distance inside an area.

Displacement of any surface or material in any combination of surfaces, by any means including storage (move with zero velocity) in the same company. The movement of materials is no longer What combination of methods and processes, able to move all merchandise, raw materials and finished product to the right place, with the pecific amount and right time, in a sequence defined by the layout of the factory. The main objective of material handling process is to reduce operating costs in the design of the final product and its storage.

And also the efficiency and safety in the handling of materials, transportation of materials in a timely manner, the exact amount, to the desired location, storage of materials, optimizing the space capacity provided by the company, low cost solutions for handling activities materials. Keywor ds Storage methods and processes merchandise, raw material and final product, the Industry of America (MHIA) como “deslocamento, armazenagem, proteção e controle de materiais através da fábrica e nos processos de distribulção, incluindo seu consumo e disponibilidade”.

Alguns autores diferenciam o deslocamento de cargas no âmbito das fábricas do deslocamento externo, ou seja, entre fábricas, de fábrica para centros de distribuição ou de consumo. Dentro da fábrica, este deslocamento pode ser: Manuseio: deslocamento utilizando a força física dos operários. Movimentação: deslocamento utilizando equipamentos adequados. Fora da fábrica, o deslocamento é denominado transporte. Teoricamente existem alguns principios básicos formulados movimentação de materiais. São eles: 1. para – Princípio do Planejamento A movimentação de materiais deve ser o resultado de um plano, levando em consideração as necessidades, os objetivos de desempenho os benefícios dos equipamentos empregado cia diretamente nas suas PAGF3tf8 movimentação, dos equipamentos e das operações. Todo projeto deve considerar a segurança do operador. Esse principio engloba as tarefas fisicas e mentais. 1. 5 – Princípios da Carga Única (unitizada) As cargas unitizadas devem ter tamanhas e configuração propriados para alcançar os objetivos de movimentação de materiais e de inventário, em cada estágio da cadeia de suprimentos.

Um unitizador é algo que pode ser armazenado ou movimentado como uma entidade única em um intervalo de tempo, como paletes, contentores ou contêineres, sem considerar a quantidade de itens individuais que formam a carga. A movimentação de cargas unitizadas exige menor esforço e trabalho. 1. 6 – pnnc(pios da Utilização de Espaço O espaço em movimentação de materiais é tridimensional, normalmente considerado cúbico. Em áreas de armazenagem o objetivo da áxima densidade armazenada deve ser balanceado em relação à acessibilidade e ? facilidade de selecionar itens. . 7 – Principios Sistêmicos As atividades de movimentação e armazenagem devem ser totalmente integradas para formar um sistema operacional coordenado. Os fluxos de informação e físico de materiais devem ser integ todos devem prover PAGF40F8 considera automação os processos pré-existentes e métodos devem ser simplificados antes da instalação de sistemas mecanizados ou automatlzados. Cada análise deve eliminar os passos desnecessários no método. 1 – Princípios do Meio-ambiente

O impacto no meio-ambiente e o consumo de energia devem ser considerados como critério no projeto e seleção de alternativas de equipamentos e sistemas de movimentação de materiais. produtos classificados como perigosos têm necessidades especiais com vista à proteção contra vazamentos, combustibilidade e outros riscos. 1 . 10 – Princípios do Custo do Ciclo de Vida Uma análise econômica completa deve considerar o ciclo de vida total de toda a movimentação de materiais e os sistemas resultantes.

Um plano de manutenção preventiva ou preditiva deve ser preparado para os equipamentos; os custos de anutenção e substituição de partes devem ser incluídos na análise econômica. 2. Formas de movimentação de materiais Existem vários tipos de equipamentos de movimentação de materiais: veículos industriais, equipamentos de elevação e transferência, transportadores contínuos, embalagens, recipientes e unitizadores e estruturas para armazenagem.

Veículos Industriais são equipame PAGF dos ou não, usados para equipamentos destinados a mover cargas variadas para qualquer ponto dentro de uma área fixa, onde a função principal é transferir. Os tipos mais comuns são: talhas, guindastes fixos, pontes olantes, pórticos e semi-pórticos. 2. 2 – Transportadores Contínuos São mecanismos destinados ao transporte de graneis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou não e com posição de operação fixa.

São formados por um leito, onde o material desliza em um sistema de correias ou correntes sem fim acionado por tambores ou polias. Principais tipos são: Correias planas ou côncavas, elemento rolantes: rodízios, rolos ou esferas, correntes: aéreas ou sob piso, taliscas e elevador de caçamba contínuo. São utilizados onde haja grande fluxo de material a ser transportado em percursos fixos. . 3 – Embalagem Embalar um produto significa dar-lhe forma para sua apresentação, proteção, movimentação e utilização, a fim de que possa ser comercializado e manipulado durante todo o seu clico de vida.

A embalagem pode ser primária, de consumo, e proteger diretamente o produto. Ou secundária, de transporte, servindo para proteger a embalagem primária. Um dos grandes motivos de perdas ou avaria nas mercadorias durante a armazenagem, manuseio e transporte é a concepção da embalagem, que pode ser inadequada para deter uto ou não atender aos movimentação da carga sob forma mecanizada. Não constitui propriamente uma embalagem, é um acessório para o deslocamento ou transporte de carga, não integrando o produto ou o conjunto de produtos armazenados. 2. – Conteinerizaçáo Colocação da carga em contêiner (“cofre de carga”), que é um recipiente construído de material resistente o suficiente para suportar uso repetitivo, destinado a propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez, permitindo fácil carregamento e descarregamento e adequado ? movimentação mecânica e ao transporte por diferentes equipamentos. Existem vários tipos de Contêineres: Contêiner de teto aberto (Open Top), Contêiner térmico (aquecido ou refrigerado), Contêiner ventilado, Contêiner seco, Contêiner tanque. – Conclusão A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção, grupagem e todas as outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém. A movimentação de materiais deve ser feita de forma segura, eficiente, co o, na hora certa (o PAGFarl(F8 nas funções de movimentação. – Referências [Dicionário de Transportes] Dicionário de Transportes. “Movimentação de material”. Disponível em: < http://danilogs. sites. uol. com. br /dtmovimentacaomat. htm > Acesso em:2S mar. 2012 [FIESP, 2009] FIESP. “Equipamentos de http://www. fiesp. com. br/infra-estrutura/transporte/default _equipamentos. aspx > Acesso em. 25 mar. 2012 [Moura, 2010] Reinaldo Aparecido Moura. -“Técnicas de movimentação e armazenagem de materiais . ” • Editora IMAM – sao Paulo. P35-87 [Paokeschi, 2010] Bruno Paoleschi. -“Logística industrial integrada.

Do planejamento,produção, custo e qualidade á satisfação do cliente. ” -Editora Érica – São Paulo. P. 163-167 e 193-197 [Wikilivros, 2011] Wikilivros. “Logistica/Movimentação de materiais/lntrodução” Disponível http://pt. wikibooks. org/wiki/Log%C3%ADstica/Movimenta de Acesso em: 25 mar. 2012 [Wikilivros, 2011] Wikilivros. “Logística/Movimentação de materiais/principios de movimentação de materiais”. Disponível em: < http://pt. wikibooks. org/wiki/l_og de matenaÉ/Princ ovim e nta%C3 hA ateriais > Acesso em:25

Procon

0

O consumidor ao ter conhecimento do Código de defesa do consumidor perceberá que este possui uma Política Nacional de Relações

Read More

Resumo comentado do livro de maquiavel

0

1 * www. formspring. me — Criará um perfil do refrigerante no formspring onde os usuários seguidores da marca ZYW

Read More