Conservação e devolução dos livros didáticos

Categories: Trabalhos

0

Programa do Livro Título: “Conservação e Devolução dos Livros Didáticos” Sujeitos: Escola / Instâncias Colegiadas / Comunidade Escolar (docentes, discentes, funcionários, pais) Problema: Como cuidar do livro garantia de devoluçã Apresentação ora áti aze ra que se tenha a ano letivo? O projeto desta natureza, adotado na instituição, marca o início de uma atividade que revela a todos as dificuldades apresentadas quanto a conservação e devolução dos livros da biblioteca escolar.

Entende-se que este projeto contribuirá para a melhoria do nível dos trabalhos realizados pelos alunos do Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite, Colégio Estadual José Pavan e Colégio Estadual Luiz Setti, tanto em termos de conteúdo, quanto de apresentação e, recomenda-se sua continuidade. Espera-se dos colegas professores e da equipe pedagógica, colaboração e compreensão, no sentido de darem continuidade às orientações repassadas aos alunos durante a aplicação do projeto.

Acredita-se que isto seja de fundamental importância Gestores : Confiam plenamente no programa do livro que contribui diretamente para a melhoria do ensino e conhecimento. Organizam juntamente com a equipe pedagógica o processo e escolha assim que chega o Guia do Livro Dldático. Quanto a entrega e Siscort nunca ocorreu problemas. Professores : Participam plenamente da escolha em processo coletivo, discussões temáticas, conteúdos, interdisciplinaridade e adequação de linguagem.

Os professores aprovam o programa do livro e sentem-se valorizados de participarem da escolha. Alunos : Os discentes não tem conhecimento de todo o processo que envolve o programa do livro. Objetivo Geral: Favorecer o desenvolvimento de uma comunidade ativa e envolvente com as melhorias oferecidas às escolas pelos órgãos overnamentais e gestão democrática, oferecendo soluções a sociedade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: • Marcar o evento dos dias: da entrega do livro para os alunos e do dia da devolução e registrá-lo em Ata própria. • Promover o “dia de encapar” os livros para melhor preservação. • Sensibilizar a comunidade escolar da importância da devolução do livro didático em bom estado de uso para que outros alunos possam utilizá-los no próxmo ano. • Promover campanha de conscientização sobre o valor do livro para aprendizagem, sua conservação e devolução. ??? Ativar a biblioteca, bem c ua clientela, de forma METODOLOGIA O projeto foi realizado em várias etapas: • palestra no início do ano para pais e alunos; • solenidade para a entrega dos livros ( realizada em cada sala de aula juntamente com os professores com Ata com termo de responsabilidade); • alunos e professores realizaram o dia de “encapar” os livros; • cartazes no ambiente escolar com frases, acróstlcos criados pelos alunos com informações sobre a preservação e manuseamento do livro; • aplicação de conteúdos em sala de aula e utilização orientada e material informativo no ambiente escolar.

Com a elaboração dos planos de aula, fez-se o roteiro dos conteúdos e os recursos que seriam utilizados durante as aulas. As aulas expositivas, alternadas com atividades práticas, fizeram com que os alunos assmllassem os diferentes conceitos abordados. para a realização dos trabalhos práticos de pesquisa escolar, os alunos dirigiram-se à biblioteca da escola ou às suas casas à procura de informações.

Na biblioteca do colégio, tiveram a oportunidade de exercitar os conceitos trabalhados, compreendendo e utilizando os recursos existentes na mesma; ?? através de diálogo entre o professor, o coordenador da biblioteca e alunos, são procuradas saídas para evitar a depredação do acervo e buscar a conscientização para um bom manuseio do acervo bibliográfico. Estratégias: Expor no mural as datas d PAGF3ÜFd evolução dos livros; Palestras e teatros; Participação efetiva dos professores sobre o empréstimo e devolução dos livros. Criação de frases e acrósticos sobre a preservação dos livros.

CONCLUSÃO Entende-se que este projeto contribuirá para a melhoria do funcionamento do projeto do livro didático, pois proporcionará o educando além de seu crescimento intelectual sua responsabilidade de conservação do bem público que é a biblioteca escolar. O referido projeto tem a intenção de que se prolongue ao longo dos anos, a atividade de conservação e devolução dos livros pretende e deve ser inquieta, pois propõe que o aluno aprenda e reaprenda com responsabilidade, consciência e principalmente a participação coletiva, onde está presente a evolução cultural, educacional e social da comunidade estudantil.

Não adianta mudar por mudar, necessitamos muito mais do que sso, precisamos delimitar um caminho norteador e dar passos com intuitos de atingir nossos objetivos, lembrando aos alunos sempre que o livro didático tem durabilidade de três anos, por isso a idéia é estimulá-los a trabalhar com a comunidade e fazer com que a mesma perceba que a biblioteca é um bem cultural que lhes pertence e que dela deve fazer uso.

Acreditamos que o projeto “Conservação e Devolução dos Livros Didáticos” se transformará em uma ação permanente de conscientização e devolução dessa importante ferramenta de aprendizagem e de fortalecimento da qualidade da educação.

Revisão fisica

0

3. Um automóvel encontra-se parado diante de um semáforo. Logo quando o sinal abre, ele arranca com aceleração 5m/ 52,

Read More

Alimentação caprinos e ovinos

0

A colheita da forragem pelo animal compreende as atividades de apreensão de parte da planta pela boca por meio de

Read More