Consumo alimentar

Categories: Trabalhos

0

Métodos de avaliação do consumo alimentar Profa Greisse Viero da Silva Leal Prof Fany Govetri Sena Crispim Avaliação do consumo alimentar Avalia-se a participação de nutrientes na manutenção e prevenção da saúde Estima-se se a ingestão é adequada ou inadequada Verifica-se tendências de ingestão de diferentes alimentos Planeja-se de políticas públicas de intervenção Avalia- se custo-benefício dos programas de alimentação Pesquisa-se a relação entre alimentação e DCNT São Paulo, 2012 Objetivos da coleta d pesquisas de consu eficazes e de baixo c as características de to view em instrumentos ormações sobre rande parte da população MAS devido as limitações de cada método, a escolha do instrumento para medir a informação dietética constitui tarefa complexa.

Estimar a adequação da ingestão dietética de indivíduos ou grupos populacionais Investigar a relação entre dieta, saúde e estado nutricional Avaliar qualitativa e quantitativamente o consumo de almentos (recente ou habltual) Dimensionar a adequação de nutrientes Avaliar a intervenção nutricional Avaliar programas de suplementação alimentar Escolha do método Não há um “melhor método” Individual Grupos Dieta atual édia do consumo alimentar em curto período de tempo corrente. Dieta habitual – média de consumo alimentar em um período de tempo determinado (meses ou um ano). Tipo de na coleta dos dados Complexidade da dieta Hábitos alimentares Qualidade da informação Idade (extremas; 12 ou 13 anos) Memória do entrevistado Crenças Comportamento Cultura Status socioeconômico Escolaridade Nível de comprometimento Métodos de Avaliação do Consumo Qualitativos Quantitativos Dificultam o ato de registrar a ingestão de um indivíduo sem exercer influência sobre ele.

Avaliam qualidade da dieta Quais alimentos ou grupos onsumidos e com que frequência EX: QFA Descrevem alimentos consumidos e respectivas quantidades EX: Recordatório 24h ou diário alimentar Semiquantitativos É incorporada ao QFA uma porção de referência adotada para cada alimento presente no questionáno Retrospectivos Recordatório 24h História Alimentar Questionário de Freqüência Alimentar Prospectivos Recordatório de 24 horas Entrevista realizada pelo nutricionista, onde o entrevistado ou responsável, deve descrever e quantificar todos os alimentos e bebidas ingendos no periodo anterior à entrevista, que pode ser as 24 horas precedentes ou o dia anterior.

As quantidades consumidas são estimadas em medidas usuais, unidades ou porções de alimentos e transformadas, posteriormente em gramas. Avalia o consumo atual. 13 preparo e ingredientes utilizados em receitas usuais de consumo. Descrição detalhada de: alimento consumido (modo de preparo e ingredientes) quantidades (medidas caseiras), podendo-se utilizar materiais ilustrativos para auxílio horário em que os alimentos foram ingeridos local Evitar qualquer sinal de surpresa, aprovação ou desaprovação do padrão alimentar do individuo. Durante o relato do indiv[duo não se deve realizar comentários sobre o esmo. Não induzir as respostas.

Verificar se o consumo daquele dia não foi atípico. R24h – Especial Atenção!! Porcionamento Receitas Forma de preparo Temperos Alimentos de adição (sal, açúca ) Alimentos fortificados Suplementos R24h – Porções dos Alimentos Para a melhor estimativa do tamanho da porção, o participante deverá contar com o auxílio de medidas caseiras tradicionalmente usadas Pode-se usar fotografias de diferentes tamanhos de porções e modelos tridimensionais de alimentos Álbum fotográfico Recordatório 24 horas REFEIÇÃO (Horário e local) ALIMENTOS/ PREPARAÇÕES QUANTIDADE (Medida usual) Rec24h É necessária a elaboração de um manual para treinamento dos entrevistadores.

Apresentação Técnicas gerais Entrevista (atitude neutra) Não induzir respostas Não provocar respostas monossilábicas Não expressar juízo de valor Álbum de fotografias, medidas usuais de consumo Conhecer hábitos e costumes da população alvo, alimentos e preparações r nutrição e saúde (ou iniciando sua consulta de nutrição) e preciso saber do senhor(a)/você quais foram os alimentos consumidos no dia de ontem, desde o momento em que você acordou até a hora em que foi dormir. Natureza das informações: por favor, não se preocupe, pois as informações são confidenciais, ou seja, não serão divulgadas, apenas utilizadas para o estudo, sem identificação da sua pessoa. Você terá que me informar o horário, tipo de alimento e a quantidade. Início da entrevista (Marcar o horário da entrevista): Pode ser? Você está de acordo? Podemos começar? Pergunta (P): Bom, ontem depois que você levantou qual alimento você comeu ou bebeu? Resposta (R): Pão P: Qual tipo de pão?

R: Pão francês Manual para aplicação de Rec24h p: Que quantidade de pão você comeu? R: 2 fatias p: Fatia de qual amanho? R: Mais ou menos assim (a pessoa mostra o tamanho com 2 dedos da mão) P: Qual o horário? Atenção: os registros devem ser por período e hora sem colocar o nome da refeição. Ao término do questionário, de acordo com os horários, as refeições poderão ser denominadas, ex: 7:00h da manhã é café da manhã; 12:00h é almoço. R: 7h O entrevistador deverá anotar: Horário(h) Alimentos/Preparaçóes 7 pão francês 2 fatias Quantidade (medidas caseiras/g/unidade) Marca Comercial Observações fatia=2 dedos Elaborado por: Profa Dra Sonia T. Philippi Elaborado por: profa Dra Sonia T. Philippi

P: Você comeu ou bebeu mais alguma coisa? R: Passei manteiga no pão P: Qual a marca da mantei a usada? R: “‘Doriana com sal” P: Em qual quantidade? R: faca O entrevistador PAGF 13 Alimentos/Preparações 7 pão francês margarina Quantidade (medidas caseiras/g/unidade) 2 fatias 1 ponta de faca Marca Comercial doriana com sal Observações fatia=2 dedos P: O que mais você comeu ou bebeu neste horário de 7h? R: Café com leite P: Quanto de café e quanto de leite? R: Meio copo de café e completei com leite P: Leite de qual tipo e marca comercial? P: Leite de caixinha marca ‘Vigor”. P: Qual era o tipo do leite? R: Desnatado P: Qual tipo de copo?

R: Copo de requeijão Quantidade (medidas caseiras/g/unidade) 2 fatias 1 ponta de faca melo copo de requeijão meio copo de requeijão Marca Comercial doriana com sal Vigor Observações fatia=2 dedos 7 Pão francês margarina leite desnatado café Horário(h) Alimentos/Preparações Atenção: apesar do entrevistado ter dito manteiga, pela informação da marca comercial constatou-se ser margarina. Orientações Gerais – Primeiro anotar todos os alimentos citados. Voltar a cada um para informação sobre quantidades e modo de preparo. – Sempre que a informação for uma preparação ex: torta de palmito) procurar obter a recelta, ingredientes, quantidades e quanto da receita o indivíduo consumiu, para cálculos posteriores da porção ingerida. – A interação durante a entrevista é inevitável. Surgirão comentários sobre problemas familiares, receitas, novelas, aconselhamentos.

Na medida do poss[vel conversar, mas s ndo ao assunto dos Enquanto se desenvolve o diálogo volte as questões do recordatório sempre que possivel visando melhorar a qualidade das informações desejadas. p: Você costuma colocar açúcar ou adoçante no café? R: Uma colher de açúcar P: Qual o tipo de colher? R: Uma colher de sobremesa meio copo de requeijão meio copo de requeijão uma colher de sobremesa Marca Comercial doriana com sal Vigor Observações fatia=2 dedos 7 Pão francês margarina leite desnatado café açucar P: Você se lembra de mais alguma coisa nesse horário? R: Não Passar para o horário seguinte P: Após as 7h quais os alimentos que você comeu? R: Não me lembro P: Então vamos mais para frente, tente lembrar quais outros alimentos você comeu. Orientações Gerais -Tempo: Defina o tempo da entrevista.

Quando em domicílio, deve-se permanecer o tempo estritamente necessário. Entrevistas longas cansam e levam a divagações Dependendo do grupo entrevistado: * Mãe de criança menor de seis meses: Informações detalhadas sobre: aleitamento materno, mamadeira (tipo de leite, quantidade, modo de preparo, se sobrou resto na mamadeira) Sopinha (ingredientes, modo de preparo, quanto foi preparado, quanto foi consumido, quanto sobrou) * Pré-escolar: Lembrar de perguntar o que a criança comeu na creche. * Adolescente: Alimentação fora do domicilio, cantinas, lanchonetes, casa de amigos, eventos… * Adultos: Alimentação fora do domicilio e eventos. Elaborado por: Profa Dra

Philippl Vantagens Curto tempo de administração Facilita a recordação recente do consumo O procedimento não altera a ingestão do indivíduo Recordatórios seriados podem estimar a ingestão habitual Pode ser utilizado em qualquer idade e em analfabetos Desvantagens Depende da memória do entrevistado Depende da capacidade do entrevistador em estabelecer canais de comunicação Um recordatório não estima a ingestão habitual Não considera variabilidade do consumo alimentar Dificuldade em estimar o tamanho das porções História alimentar Consiste em uma extensa entrevista com o propósito de gerar nformações sobre hábitos alimentares atuais e passados. Informações coletadas: na de refeições, apetite, preferências alimentares, uso de suplementos nutricionais, Rec24h, frequência de consumo dos alimentos e variações sazonais, informações adicionais (fumo, prática de atividade física).

Avalia o consumo habitual. Vantagens Elimina variações do dia-a-dia Leva em consideração a variação sazonal Descrição da ingestão habitual em relação aos aspectos qual’tativos e quantitativos Desvantagens Requer nutricionistas treinados Dificuldades de padronização/ ariabilid ade Depende da memória do entrevistado Tempo de administração longo (1 a 2h) Questionário de Frequência Alimentar – QFA É um questionário que contém uma lista de alimentos onde o respondente é solicitado a relatar com que freqüência cada item é consumido em média, em número de vezes por dia, semana ou mês, em um dado período últimos 6 ou 12 meses).

Os alimentos incluídos na list os por razões específicas ser utilizados por uma proporção significativa dos indivíduos e apresentar o nutriente de interesse. Avalia o consumo habitual. O QFA resultou da necessidade de avaliar o consumo a longo razo, como alternativa ao Rec24h ou diário que estimam consumo atual e se tornam caros e trabalhosos quando repetidos por longos períodos. Devido à praticidade de sua análise é adequado para estudos de base populacional. Não leva à alteração do padrão de consumo por se tratar de um método retrospectivo. Não é o método indicado para estudos que requerem estimativas acuradas e absolutas do consumo almentar (descritivos). ?? Estudos epidemiológicos • Estima ingestão habitual • Pode ser auto-administrado • Capacidade de classificar os indivíduos em categorias de consumo • Rápida digitação • Envolve etapas etodológicas de validação e calibração QFA — Qualitativo ALIMENTO Leite Pão Francês FREQÚÊNCIA DE CONSUMO Nunca < l/mês 1-3/tnês l,'sernana 1,' QFA — Semi-quantitativo QFA - Quantitativo QFA - Classificação de Níveis de Consumo de Alimentos para Alimentos SAUDÁVEIS Excelente = todos os dias Bom = 5 - 6 vezes/semana Regular - 3 - 4 vezes/sem Ruim 1 —2 vezes/semana Péssimo menos de 1 vez/semana SAUDÁVEIS Péssimo = todos os dias Ruim = 5 - 6 vezes/semana Regular = 3 - 4 vezes/sem Bom = 1 - 2 vezes/semana Ótimo = menos de 1 vez/ Desvantagens Depende da memória dos hábitos alimentares assados Limitações em analfabetos e idosos Informação passada tem como "viés" a informação atual A validade deve ser testada a cada novo questionário Dificuldades para o entrevistador pelo número e complexidade da lista de alimentos Quantidade pouco exata Elaboração de QFA Etapas para desenvolvimento de um QFA 1 . Obtenção do banco de dados (pelo menos 2 rec24h ou diários) 2. Agrupamento dos alimentos do banco de dados 3. Elaboração de listas com os alimentos mais representativos e de maior contribuição para o consumo de nutrientes. 4. Definição do tamanho das porções . com ou sem) 5. Definição do tempo precedente (6 meses ou 1 ano) 6. Determinação da frequência de consumo (5 a 10 opções) 7.

Estrutura final do QFA (ajustes – inclusão ou exclusão de almentos) Exemplos de QFAS Willet Objetivo: avaliar a relação entre dieta e doenças crônicas não-transmisslVeis em estudos epidemiológicos. Possui 131 itens alimentares com 9 categorias de frequência Classifica os indivíduos de acordo com o nível de ingestão de nutrientes e determinados alimentos no ano anterior. Block Objetivo: relacionar dieta e fatores de risco para câncer. Possui 147 itens almentares e 9 categonas de frequêncla. No Brasil Sichieri e Everhart (1998) – adultos, 71 itens Cardoso e Stocco (2000) – mulheres de ancestrais japoneses morando no Brasil, 120 itens Slater et a itens – adolescentes Salvo 90 itens Colucci e Philippi (2003) — crianças de 2 a 5 anos Lima et al. (2003) – estudo caso-controle sobre dieta e câncer de mama, 76 itens.

Furlan-Viebig e Pastor-Valero (2004) – 98 itens, estudo de dieta e doenças não transmssiveis em adultos Diário alimentar Consiste na descrição detalhada dos tipos e quantidades de alimentos e bebidas consumidas diariamente, discriminados por horários elou refeição anotados em formulário próprio. Pode ser feito de duas formas: Pela estimativa do tamanho da porção em medidas usuais Pela pesagem dos alimentos e bebidas Devem ser anotados adição de sal, açúcar, óleos e molhos, se o almento foi consumido com ou sem casca e se o almento ou bebida consumido era regular ou light/diet. É necessário que o paciente tenha conhecimento das medidas usuais de consumo (fotografias). Avaliação da dieta atual. Pode ser repetido durante um certo número de dias, de forma contínua ou não, para estimar o consumo usual.

Pode ser aplicado durante 3, 5 ou 7 das – períodos supenores podem omprometer a aderência ao estudo e a fidedignidade dos dados. Devem ser dias alternados abrangendo um dia de final de semana. 3 dias permitem boa estimativa de energia. Pode haver subestimação do consumo: Sub-relato (principalmente em indivíduos com excesso de peso, com mais idade ou em regime de restrição alimentar); Redução do consumo durante a coleta de dados. Diário alimentar (DA) O DA tem sido utilizado na prática clinica para tratamento da obesidade, como uma ferramenta de intervenção, ou seja, o registro servindo para tomada de consciência e de mudança no comportamento alimenta

Tcc pedagogia

0

SUMÁRIO 230 CAPÍTULO 1 Como se dá o processo de alfabetização no Ensino Fundamental 1. Desenvolvimento Cognitivo e seu …

Read More

Química

0

1 – Defina: • Magmática plutônica (ou intrusiva): são tipos de rochas magmáticas, formadas a grande profundidade no interior da

Read More