Contabilidade

Categories: Trabalhos

0

Contabilidade Premium gy elica726 anpenR 23, 2012 24 pazes Conceito de Contabilidade O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empr Presentemente, às e res histórico dos fatos p mc, to view next*ge é um fato relevante já não é entendida a penas o registro revisão do futuro ntabilidade o de simples recolha e interpretação de dados hist ricos, mas também uma técnica eficiente de gestão. De fato, a gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente.

Devido a diversos fatores, entre os quais os acréscimos concorrenciais, tornam- se necessário, cada vez mais, conhecer/prever o futuro a fim e estabelecer objetivos, e planear a atividade mediante uma prévia seleção das diversas alternativas posslVeis. para isso são necessários elementos de diverso tipo que fundamentem essas escolhas – os dados fornecidos pela contabilidade constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos.

Por outro lado, depois de estabelecidos os objetivos e formulado o planejamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controlo de ge gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controla. Devido à vastidão de problemas que abarca, o técnico de ontabilidade deve conhecer, além dos processos de registro das operações, outras matérias tais como direito fiscal, direito comercial, organização de empresas, gestão e análise financeira, entre diversas outras. http://www. notapositiva. om/trab_professores/textos apoio ‘contabilidade/01conccontabilidade. htm O objeto da contabilidade sabemos que é O PATRIMONIO DAS ENTIDADES, e através da metodologia racional obtem se o que chamamos de conhecimento, considerando as generalidades, certeza e identificação das ? Causas, em nível qualitativo equivalente às demais ciências sociais. por consequência, as emais classificações, método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, mais comuns, referem-se a simples facetas ou aspectos da Contabilidade, usualmente concernentes à sua aplicação prática, na solução de questões concretas.

Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro.

O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômca e administrativa. http://www. netlegis. com. br/index. jsp? arquivo- PAGF administrativa. detalhesArtigosPublicados. sp;cod2=446 A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza económica, financeira, física e e produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. As informações de natureza econômica e financeira, ainda assim, constituem o núcleo central da Contabilidade. O sistema de informação, todavia, deveria ser capaz de, com minimo custo, suprir as dimensões físicas e de produtividade.

Na evidenciação pnncpal (demonstrações contábeis publicadas), todavia, as dimensões físicas e de produtividade consideram-se acessórias. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação conômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mals tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

Isto não quer dizer que as demonstrações contábeis não se adaptam às finalidades provisionais, mas apenas que avaliar tendências pode implicar divisar ou admitir configurações econômicas, sociais e institucionais novas, para o futuro, em que não se permite estimar com razoável acurácia os resultados das operações, pois a previsão das própr permite estimar com razoável acurácia os resultados das operações, pois a previsão das próprias operações é insegura.

A Contabilidade pode, sim, ajudar a avaliação de tendências se: 1 as conjunturas do passado se repetirem, mesmo que numa erspectiva monetária diferente (inflação ou deflação, sem alteração profunda do mercado); ou 2. o agente (usuário) conseguir transformar o modelo informativo contábil num modelo preditivo, o que somente será possível dentro do esquema mental de conhecimento e da sensibilidade do previsor. O modelo informativo-contábil e o modelo preditivo são duas peças componentes, não mutuamente exclusivas do processo decisório.

Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo ecisório. Não tem sentido ou razão de ser a Contabilidade como uma disciplina “neutra”, que se contenta em perseguir esterilmente uma “sua” verdade ou beleza. A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.

Para a consecução desse objetivo da Contabilidade, e dentro pnncpalmente do contexto companhia aberta/usuário externo, dois pontos importantíssimos se destacam: http://contabilidade. wikidot. com/l -objetivos-da-contabilidade ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Numa época em que a importância da informação é indiscutível, arece ser óbvio que a escrituração contábil de qualquer empresa ou organização é uma necessidade e não um luxo. O Código Civil Brasileiro – Lei 10. 406/2002, a partir do artigo 1 . 79, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresária: Art. 1. 179. O empresário ea contábil, para o empresário e para a sociedade empresária: Art. 1. 179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em orrespondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

S 20 É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970. A Lei é clara em dizer que o empresário e a sociedade empresária estão obrigados e a única exceção é para o produtor rural e o pequeno empresário. Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação desta dispensa, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma da Lei Complementar 123/2006 que aufira receita bruta anual de até R$ 36. 00,00 (trinta e seis mil reais).

Desta forma, as empresas que não possuem as características para estarem inclusas na exceção, estão obrigados a efetuarem a escrituração contábil. A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis: Observe-se que o objetivo da contabilidade é o património, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração. Controlar o patrimônio não pode ser onsiderado um luxo, mas uma necessidade.

Há ainda aspectos cíveis, comerciais e tributários ois a escrituração regular comprova em juízo fatos c pendam de perícia PAGF s OF contábil com simples registros de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade, como ciência, utiliza- se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o inanceiro (contas a pagar e a receber).

A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão. No Livro Diário, registram-se (como o proprio nome esclarece), todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis. http://www. portaldecontabilidade. om. br/tematicas lescrituracaocontabll. tm CONTABILIDADE GERENCIAL A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.

A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações – e a ontabilidade é a principal delas. Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, concili o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc. ) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabllidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental.

Objetivamente, o custo médio de uma contabilidade de empresa de pequeno porte (faturamento até R$ 120. 000/mês) é acima de R$ 600,00. Numa empresa de médio porte (faturamento até R$ l. ooo. oowmês) este custo vai a R$ 3. 000,00 ou mais. ais empresas precisam aproveitar as informações geradas, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.

A contabilidade gerencial não “inventa” dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial. Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, estacam-se, entre outros: 1. Projeção do Fluxo de Caixa 2. Análise de Indicadores 3. Cálculo do ponto de Equillbrio 4. Determinação de Custos Padrões 5. Planejamento Tributário 6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário CONDIÇÕES O primeiro passo para uma contabilidade verdadeiramente gerencial, é que esta seja atualizada, conciliada e mantida com respeito às boas técnicas contábeis.

Desta forma, pressupõe-se, entre outros, que uma contabilidade para uso gerencial deva ter: Contas bancárias devidamente “fechadas” com os respectivos extratos, sendo as diferenças demonstradas e ue tais diferenças não afetem o resultado pelo regime de competência. Admite-se, tão somente, as típicas “pendências” bancárias, como cheques PAGF 7 regime de competência. Admite-se, tão somente, as típicas “pendências” bancárias, como cheques não compensados e pequenos valores de débitos e créditos a ajustar. Valores expressivos, como débltos de juros e encargos sobre financiamentos, devem estar contabilizados. . Provisões de Férias e 130 Salário feitas mensalmente, com base em relatórios detalhados do departamento de recursos humanos. A falta de provisão mensal distorce as demonstrações ontábeis, pois o regime de competência não é atendido. Depreciações, amortizações e exaustões, contabilizadas com base em controles do patrimônio. 4. Registro dos tributos gerados concomitantemente ao fato gerador, efetuando-se também a provisão do IRPJ e CSLI— conforme regime a que está sujeito a empresa (lucro real, presumido ou arbitrado). . Nas empresas que se dedicam às atividades imobiliárias, optar por contabilizar custos orçados das obras. Outras atividades também exigirão técnicas contábeis específicas, como as cooperativas e as instituições financeiras. Receitas, custos e despesas, reconhecidas pelo regime de 6. competência, como detalhado adiante. O REGIME DE COMPETENCIA CONTABIL O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.

Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, ortanto, de utillzação compulsória no meio empresarial. http://www. portaldecontabilidade. com. br/tematicas/ge PAGF 8 OF utilização compulsória no meio empresarial. http://•vw. vw . portaldecontabilidade. com. br/tematicas/gestaocontabll. htm 1.

INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de relatórios contábeis como ferramenta de Gestão, mostrando-se importante enquanto busca apresentar soluções para problemas de efetividade empresarial, com o uso da contabilidade como ciência, essencial para a tomada de decisão e instrumentos de controle. Esse fato, associado à acirrada competitividade do mercado, não somente viabiliza como torna o processo necessário e oportuno. Em face de possibilidade de dispensa de procedimentos contábeis, permitido pela Lei no 9. 17/96, para empresas não optantes pelo regime de tributação baseado no lucro real, percebe-se a prática de procedimentos contrários aos princípios contábeis relacionados à elaboração de demonstrações financeiras e outros relatórios gerenciais. Essa prática, além de dificultar as tomadas de decisões administrativas, gera perdas financeiras para as empresas, ou em último caso, reduz o seu ucro. Tudo isso associado ao comprometimento da transparência na gestão da empresa perante terceiros. A gestão transparente é um princípio fundamental que todo cidadão deve defender.

Assim sendo, a Contabilidade, ferramenta imprescindível para esta transparência, funciona como um catalisador de resultados financeiros e sociais, cuja mensuração torna-se de grande importância para o empreendedor. Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa exploratória à luz da metodologia bibliográfica e on-line. 2-A CONTABILIDADE A Contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o studo das variações, qualitativas e quantitativas, ocorridas no patrimônio da entidade. Porém ludícibus (2004) vai al qualitativas e quantitativas, ocorridas no patrimônio da entidade.

Porém lud(cibus (2004) vai além desse conceito e define a Contabilidade como a ciência que está associada à idéia de um mecanismo de identificação, mensuração e comunicação de informações destinadas a orientar decisões de natureza econômico-financeira. Apoiando-se em informações contábeis, espera-se que os indivíduos estejam mais instrumentalizados para tomar decisões racionais. A preocupação da Ciência Contábil não está apenas em aprender, quantificar, registrar e informar os fatos contábeis da entidade, mas também em analisar e revisar esses fatos, demonstrando suas causas determinantes ou constitutivas.

Seu objetivo é fornecer informações como suporte à tomada de decisão, tantos dos usuários internos[l], como dos usuários externos [2]das entidades. Os relatórios contábeis emitidos e que são tratados como obrigatórios pela Legislação societária[3]pela Contabilidade são os seguintes: Patrimonial: Relata os bens e direitos da sociedade, bem como as obrigações com terceiros e s recursos investidos pelos proprietários; aonnncnonnnacnnncnnnnoemonstraçao do Resultado do Exercício: Informa o Lucro ou Prejuízo apurado pela Companhia durante seu exercício social. as Mutações do Patrimônio Líquido: Menciona as modificações ocorridas nas contas dos acionistas da Companhia; do Fluxo de Caixa: Apresenta informações relevantes para o público interessado em avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa e equivalentes de caxa. do valor Adicionado: Evidencia a riqueza econômica produzida pela Companhia em determinado exercício. A Contabilida

O mundo como se vê

0

O mundo como se vê! A visão do mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo

Read More

Economia

0

1 – Para uma dada curva de demanda quando há um aumento acentuado no preço, tudo mais constante, deve-se esperar

Read More