Contabilidade

Categories: Trabalhos

0

1 . Defina Contabilidade. R: A Contabilidade – é uma ciência de natureza económica cujo objecto é a realidade económica passada, presente e futura, de qualquer entidade pública ou privada, analisada em termos quantitativos e por método especifico com o fim de obter informações económico-financeiras indispensáveis à gestão dessa entidade, nomeadamente ao conhecimento da situação patrimonial e dos resultados obtidos e, ao planeamento e controlo da sua actividade. 2. Indique as Divisõe R: Contabilidade priv natureza privada, ind Contabilidade Públic naçoes, camaras mu rs entidades de es desportivos, etc. dades públicas, Contabilidade Nacional: Que tem como objectivo o registo e cálculo da riqueza e da produção de um estado ou região, mediante o cálculo de grandezas tais como o Rendimento Nacional e o Produto Nacional. Neste nosso curso iremos dedicar exclusivamente a nossa atenção à Contabilidade aplicável às entidades de natureza pnvada, com especial incidência nas empresas. Apesar disso não vamos estar perante uma realidade homogénea dado a diversidade dos posslVeis destinatários da informação contabilística.

De facto os tomadores de decisão podem ser externos ou internos relativamente a cada entidade ou empresa. Da Swlpe to vlew next page Daí o desenvolvimento de duas grandes áreas de conhecimento contabilístico. Contabilidade Externa: Também designada por Contabilidade Financeira ou muito simplesmente Contabilidade. Regista as operações gerais da empresa do ponto de vista das necessidades dos sócios, do estado (cobrança de impostos), dos trabalhadores, dos credores (por vezes bancos).

O seu objectivo principal é dar uma imagem verdadeira e apropriada da posição financeira e dos esultados da sociedade, simultaneamente compreensível e útil aos que a utilizarão. Contabilidade interna: Também chamada Contabilidade Analítica ou de custos, que regista as operações de um ponto de vista interno. Tem com principal objectivo o apuramento de custos e análises de produtividade. 3. Distinga Contabilidade geral da Contabilidade aplicada. 4. A Contabilidade de Empresa, a Contabilidade Administrativa e a Contabilidade Nacional pertencem ao ramo da Contabilidade Aplicada.

Indique, exemplificando, as realidades onde elas se aplicam. R: Contabilldade Administrativa geralmente é a expressão que se usa para denominar uma ramificação de Contabilidade, que reúne funções cujo objetivo prático é o atendimento às necessidades de administradores e gestores sobre informações quantitativas e qualitativas em relação ao andamento dos negócios dos quais sejam os responsáveis. 5. Indique as relações existentes entre a contabilidade e as outras ciências. R: A Contabilid R: A Contabilidade é uma ciência social aplicada, assim como outras que tem caracterísitas econômico/administrativas como

Administração, Economia e Direito. A Relação das ciências contábeis com as demais ciências é Total, principalmente com a economia elas se unem possibilitando uma melhor gestão de suas finanças e projetos por duas óticas gerenciais – a da contabilidade para gerenciamento do patrimônio e a econômica com o gerenciamento dos valores, por exemplo. A contabilidade assim como as demais ciências sociais aplicadas também são indispensáveis estarem ligadas aos demais conhecmentos de forma a permitir uma evolução da sociedade. 6.

Faça breves considerações sobre a origem da contabilidade, estacando os aspectos que caracterizam o contexto em que ela surgiu ou desenvolveu- R: origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as prmeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.

Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escri PAGF3rl(FS relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a. C. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava- lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações nao eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista.

Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios. A medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a. C. ) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendi PAGF (200 a. C. já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões. No período medieval, diversas inovações a contabllidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá. podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:CONTABILlDADE DO MUNDO ANTIGO – período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

CONTABILlDADE DO MUNDO MEDIEVAL – período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frel Luca paciolo, publicado em 1494, enfatizando ue à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO – período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra “La Contabilit? Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO – período que se Inicia em 1840 e continua até os dias de hoje

Didjau

0

que fui Eu quem te fi essa situação ir além 2 Você começa choran pu , 10. Didjau Premium By

Read More

Monopolio e oligopolio

0

OBJETIVO Instituto Unificado de Ensino Superior ECONOMIA E MERCADO prof. Tony Stevao TIPOS DE MERCADOS * MONOPÓLIO * OLIGOPÓLIO DATA

Read More