Contabilidade

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo mostrar de forma clara as diversas maneiras de se conhecer a contabilidade, de aprofundar os seus conhecmentos de uma forma ampla e aumentar sua aprendizagem. to view nut*ge fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo. OBJETIVO DA CONTABILIDADE Analisar, Mensurar, Registrar e Controlar o “Patrimônio”. Fornecer constantes informações sobre o patrimônio aos seus usuários. Cabe ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Representa o registro de todas as movimentações corridas na empresa de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e demais normas envolvidas. Realizada no livro diário e livro razão. A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL Até hoje muitos veem a contabilidade apenas como geradora de tributos e obrigações e que isso tudo é sinônimo de burocracla. No entanto, a contabilidade também tem outro papel fundamental para as empresas: como ferramenta para a tomada de decisões.

Na maioria das vezes um empresário procura um escritório contábil simplesmente para executar obrigações com o Fisco, efetuar o cadastro da empresa junto aos órgãos necessários, etc. muitos acham que são capazes de administrar seus negócios sozinhos, sem nenhuma assessoria. Talvez a sorte ou até mesmo o perfil empreendedor façam com que a empresa consiga sobreviver por algum período sem essas informações, mas a longo prazo essa falta de conhecimentos básicos para a gestão dos negócios poderá levar a entidade ao fracasso.

Para uma tomada de decisão eficaz, a contabilidade deve ser o mais transparente possível, rocurando informar todos os fatos ocorridos na empresa. O normalmente é que as não enviam ao escritório de contabilidade todos os documentos ecessários para que lhes sejam dadas as informações que realmente necessitam, desta forma não é possível mensurar exatamente qual o valor de seus ativos, passivos, receitas e despesas e o resultado que se tem não reflete a real situação da empresa.

A partir de informações contábeis corretas é posslVel o administrador analisar onde tem mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos, por exemplo. Algumas vantagens da manutenção de uma contabilidade adequada: • Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade; • Facilita acesso ás linhas de crédito com bancos e fornecedores; ?? prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial.

DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS Devem evidenciar informações diferenciais para cada tipo de usuário (Internos e Externos). Devem prover informação útil para a tomada de decisões economicas. “A contabilidade é o grande banco de dados históricos da empresa. O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, atraves dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período. ” (Braga, 1995, p. 38) • INTERNAS E EXTERNAS Internas: para uso dos administradores e gerentes da empresa.

Não tem formado obrigatório. Externas: para uso pelo publico em geral. Tem formado e regras obrigatórias por lei. • NAO OBRIGATÓRIAS INTERNAS Fornecem informações importantes aos gestores: relatório de contas a receber, relatório de contas a pagar, relatório de custos e despesas por departamento relatório de inadimplência, relatórios de vendas, relat ssóes pagas, relatórios de vendas, relatórios de comissões pagas, relatórios de operações bancarias, outros. ?? OBRIGATORIAS EXTERNAS Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, Demonstração das mutações do patrimônio liquido, Demonstração do fluxo de caixa, Demonstração do valor adicionado, Notas Explicativas. BALANÇO PATRIMONIAL Demonstração que mostra um instantâneo da posição financeira da empresa em uma data especifica apresenta, a esquerda, os ativos e, a direita, o passivo. Evidenciar qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO Demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. ? apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida indica-se o resultado (lucro ou prejuízo). A MISSAO DA EMPRESA A maioria das empresas nacionais, principalmente micro e pequenas, não possuem qualquer estabelecimento de metas e objetivos. Além de não implementar tais objetivos e metas, muitas não compreendem sua importância para a organização.

Seus colaboradores e os próprios proprietários não sabem para onde e como a organização está indo_ E-stabelecer a missão e a visão de uma organização um caminho a seguir e qualquer organização. Para Andrade (2002), a missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. portanto para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negocio? Quem é o nosso cliente?

Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto?. Já Porto (2008), define que a missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e a transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade. Jesus (2008) ainda completa, que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

IDENTIFICAÇAO DA MISSAO Para Andrade (2002), antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos. Andrade (2008) ainda conclui que a missão dever ser voltada para m futuro a longo prazo, dever ter credibilidade, e todos os que trabalham na organização devem conhecê-la, compreende-la, vivê-la e sentir-se atraídos e comprometidos com seus objetivos.

A missão dever ser simples, clara e direta, não podem de forma alguma confundir o individuo e causar-lhe duvidas. A VISÃO EMPRESARIAL Andrade (2002), também define que visão de uma organização dever ser a situa ão futura desejada a longo prazo, dever ser u define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir omo um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. ara Zacharias (2008), simplesmente descreve que visão é o sonho da organização, é o futuro do negocio e onde a organização espera estar nesse futuro. Para Jesus (2008), a visão dever ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégas para alcançar o sucesso da organização.

DEFINIÇÃO DA VISÃO Para Porto (2008), visão deve estar alinhada como os alores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização. A organização precisa voltar seus olhos para dentro da própria organização para definir a visão, portanto um observador externo não pode considerar como certo ou errado a visão desta organização. A visão tem que ser inspiradora e impulsionadora, ela dever gerar uma energia positiva para seus colaboradores.

Visões com focos financeiros não costumam trazer estimulo e criatividade para a organização, o mesmo vale para a liderança e participações de mercados onde a organização atua. A visão será bem definida quando a resposta, “o que queremos criar? ‘ for respondida. PROCESSO ADMINISTRATIVO Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre as empresas brasileiras, torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de estão especializadas. Na realidade brasileira, entret as Micro e Pequenas especializadas.

Na realidade brasileira, entretanto, muitas das Micro e Pequenas Empresas não estão estruturadas para enfrentar tal desafio. Além disso, as dificuldades são aumentadas, na medida em que o fluxo de informações necessárias para uma boa gestão empresarial fica maior e mais complexo. O planejamento é um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funções gerenciais, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão.

A habilidade do gestor em utilizar-se da Contabilidade Gerenciai como ferramenta de gestão e suporte ao planejamento contribui fortemente para o sucesso da empresa. A Administração e Contabilidade são informações que se completam. O sistema contábil proporciona aos gestores e também aos usuários externos uma visão geral da organização, servindo de ligação entre os sistemas de informação, como marketing, recursos humanos, pesquisa e esenvolvimento e produção.

Nele as informações produzidas pelos outros sistemas são expressas entre termos financeiros, tornando possível desenvolver uma estratégia para atingir os objetivos do empreendimento. Em conjunto, o contador e o administrador, fazem parte de uma atividade onde o trabalho do administrador depende do contador, POIS o mesmo gera todos os conhecimentos necessários para o planejamento da empresa, visando à melhoria continua de seus saldos e negócios. Com este embasamento esse artigo objetiva demonstrar a Contabilidade Gerencial como uma atividade principal na vida econômica.

Ela tem por objetivo auxiliar os administradores de empresas em suas funções gerenciais, com isso tem como responsabilidade exercer atividades em agências de prestação de serviço, organizações sem desígnio, associações atividades em agências de prestação de serviço, organizações sem desígnio, associações governamentais e sociais, tornando- se uma atividade fundamental na vida econômica. O sistema de informação gerencial está direcionado para que os recursos econômicos tenham mais utilidade de modo a recolher, organizar e comunicar os dados sobre o desempenho das atividades na

Mesmo nas economias mais simples, é necessário sustentar os relatórios dos ativos, das dívidas e das transações com terceiros. A falta de planejamento de micros empresas leva ao fechamento da mesma. Sendo assim, a Contabilidade Gerencial contribui com dados que permitam o controle das atividades? Mas que também forneçam elementos que dêem suporte às decisões? Segundo Souza (2008, p. 21) A Contabilidade Gerencial por prescindir de princípios, no sentido em que estes são utilizados na Contabilidade Financeira, tem de refugiar-se no bom senso.

A pesquisa utilizada é de cunho bibliográfico fundamentada por eóricos atuais. Eles ressaltam que a Contabilidade apresenta mudanças constantes, passando a ser um instrumento de exercício futuro favorecendo aos seus diversos usuários informações sobre o patrimônio da organização e no processo de gestão da empresa. CONTABILIDADE GERENCIAL COMO AÇÃO ADMINISTRATIVA Toda organização pequena e grande que utilize a informação contábil no processo administrativo, é importante que a mesma seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade.

Os administradores fixam suas próprias regras a respeito dos relatórios internos, sendo que evem ser observados que os benefícios esperados do uso da informação excedam os custos da oferta, na análise e síntese de dados. PAGF da informação excedam os custos da oferta, na análise e síntese de dados. A contabilidade gerencial deve utilizar-se de técnicas desenvolvidas por outras disciplinas como financeira e custos; voltada pra fins internos, procurando suprir as necessidades dos gerentes sobre as principais informações, tendo como objetivo enfocar todos os temas no processo de tomada de decisão.

Ela só existirá se houver uma atividade que faça com que ela passe a existir. Uma organização contém o sistema gerencial se dentro dela tiver pessoas que consigam demonstrar os conceitos contábeis em atuação pratica. A empresa possui a contabilidade, a informação contábil, mas não são utilizadas nos procedimentos administrativos e gerenciais, logo, não ocorre gerenciamento contábil, e não existe contabilidade gerencial. AMBIENTE DAS ORGANIZAÇOES: AMBIENTE TAREFA E MACRO TAREFA.

Desenhado o modelo para a visualização da organização, resta saber em que contexto ela existe e funciona. As organlzaçáes não são absolutas, elas operam em um ambiente que as envolve e as rodeia. Denominamos ambiente a tudo quilo que envolve externamente a uma organização. É o contexto dentro do qual existe a organização. Para operacionalizar o conceito de ambiente, definiremos duas formas ambientais: ambiente geral (macro ambiente) e ambiente de tarefa (micro ambiente). Ambiente geral ou macro ambiente. ? constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral. Esses fatores compõem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam se antagoniza m, se anulam ou se hocam se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças. Por decorrência, a complexidade e a incerteza respeito das situações e circunstânclas que são criadas.

O cenáno ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando- as com maior ou menor impacto e criando condições mais ou menos favoráveis. Seu efeito é genérico e abrangente para todas as organizações. Forças que afetam o ambiente geral ou macro ambiente: variáveis econômicas, tecnológicas, sociais, politicas, legais, culturais, demográficas. Ambiente de tarefa ou micro ambiente O ambiente de tarefa é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É o ambiente específico de cada organização.

Cada organização tem seu próprio ambiente de tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados. Assim, no ambiente de tarefa estão as entradas e saídas do sistema, ou seja, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceinzadas, etc. ) de um lado, e os clientes ou consumidores de outro lado. Em seu ambiente de tarefa estão os concorrentes (que disputam com ela tanto suas entradas omo saídas) e as entidades regulamentadoras (como sindicatos, órgãos fiscalizadores, entidades reguladoras, etc. que impõem condições, restrições e limitações à atividade organizacional. É no ambiente de tarefa que a organização cria seu nicho de operações e estabelece seu domínio. O dominio define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais. O ambiente de tarefa oferece recursos, meios e oportunidades. Impõem também demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização. A organização bem sucedida é

Sindrome de down

0

Síndrome de Down e sua inclusão escolar SUMÁRIO 1 INTRODUÇAO . 3 2 0 QUE É SÍNDROME DE DOWN? —

Read More

Caso cbc

0

Parisiense de confecções, conhecendo profundamente todas as fases técnicas desta indústria, desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria. No

Read More