Contabilidade de custos

Categories: Trabalhos

0

PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 50 SEMESTRE Indústria, atividade que pelo trabalho, transforma matéria-prima diversos produtos, que podem ser ou não comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril. O processo de produção industrial conhecido também como setor secundário, em oposição à agricultura setor primário e ao comércio e serviços setor terciaria, de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo.

Sendo hoje em dia o processo industrial capitaneado pelas multinacionais. Indústria de bens de D u ors indústria que trabalh , S”ipe to view em matéria-prima pa Indústria de bens int e base é toda ta transformando-a de capital é aquela que tem como principal função equipar industrias de outros tipos, em especial indústrias do setor terciário indústria de bens de consumo ou leve. Indústria de bens de consumo é aquela que produz artigos para o a população em geral. 1 . Definições conceituais Sistemas de Acumulação de Custos; Sistema esse que representa a forma com que os custos são ransferidos aos produtos fabricados.

Depois de calculado os custos de cada centro de custo produtivo ou auxiliar, é necessário transferir tais custos aos produtos produtos. A contabilidade apura os custos de cada centro, depois ela deverá valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV. Sendo assim o esquema de trabalho na apuração dos custos sera: * Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros. * Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos. * Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os ustos de materiais diretos, para os produtos.

Esta transferência será debltada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta de transferência de custos no subgrupo das contas de centro de custos. Depois de os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados. Para se formar o valor do custo de cada produto, devemos utilizar o critério específico e coerente, de acordo com uma metodologia lógica, racional. Ao decidir quanto ao sistema ou modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de cumulação de custos, pelo sistema produtivo da empresa.

Existem dois sistemas básicos de produção: Sistema de produção por encomenda; caracteriza-se pela fabricação descontinua de produtos não padronizados. Este sistema de produção adotará c sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a indústria cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados, sob encomenda especfica dos s descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados, sob encomenda específica dos seus clientes.

Sistema de produção continua; caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados. A empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados geralmente adota o sistema de acumulação de custos por processo. De acordo a análise o sistema de produção, será definida o sistema de acumulação de custos: * Por processo; para produção continua * Por ordem de produção; para produção por encomenda. Ambos os processos são perfeitamente viáveis e aceitáveis contábil e fiscalmente. Ambos podem se aplicado com base no custo por absorção e pelos custos reais incorridos. b.

Custeio Variável; Também chamado de custeio direto, consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existlrem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. O custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaboração e produtos acabados só conterão custos variáveis. Os métodos de Custeio atribuem para cada custo uma classificação específica, na forma de custos fixos ou custos variáveis.

O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos. Sistema esse que produz informações importantissimas como a margem de contribuição e é o sist PAGF3rl(FS esse que produz informações importantissimas como a margem de contribuição e é o sistema que proporciona os subsídios necessários para a tomada de decisões nas empresas. Este método de custeio não é aceito para demonstrativos externos,ele fere um os princípios contábeis aceito no Brasil e também não é aceito perante a legislação do imposto de renda. c.

Custeio por Absorção; Também chamado de custeio integral é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos diretos e indiretos, fixos e varáveis, causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos. As principais características do custeio por absorção: * Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos elou indiretos. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos ustos indiretos, gastos gerais de produção, quando houver dois ou mais produtos ou semços. * É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas. * Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

QUEBRAS E PERDAS Consideram-se como integrantes do c PAGF sofrem influência direta do volume de produção. Consideram-se como integrantes do custo as perdas e quebras azoáveis, de acordo com a natureza do bem e da atividade, ocorridas na fabricação, no transporte e no manuseio, bem assim as quebras e perdas de estoque por deterioração, obsolescência ou pela ocorrência de riscos não cobertos por seguros, desde que comprovadas por laudos ou certificados emitidos por autoridade competente (autoridade sanitária, corpo de bombeiros, autoridade fiscal etc. que identifiquem as quantidades destruídas ou inutilizadas e as razões da providência. d. Custos Diretos e Indiretos; e. Custos Variáveis e fixos; f Rateio dos custos indiretos; Produtos em processo; . h. Produtos Prontos 2. Unidades equivalentes de produção . Formação do Preço de Venda a Com base nos custos; b. Com base no mercado. Curso de Graduação em Ciências Contábeis 4. postos sobre venda a. IPI sobre faturamento; Impostos sobre venda; . Contribuições sobre venda. 5. Análise Custo/volume/Lucro a. Margem de Contribuição; b. Ponto de Equillbrio. Importância de um sistema integrado para gerar informações 6. http://www. portaldeauditoria. com. br/tematica/contabilidade -custos_acumulacao-custos-atividade-industrial. htm http://pt. wikipedia. org/w’ki/Custeio direto

Junior

0

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLEGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DOS ANJOS GRAVATAÍ – RS GRAVATAI – RS Todos os

Read More

Plano de curso

0

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORD. DOS COLEGIOS DA POLICIA MILITAR COLEGIO DA POLICIA MILITAR FRANCISCO PEDRO DE

Read More