Contabilidade e a controladoria, tema atual e de alta relevância para a profissão contábil – resenha

Categories: Trabalhos

0

Controladoria CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS -40 ano (A Contabilidade e a Controladoria, Tema Atual e de Alta Relevância para a Profissão Contábil – Resenha) ar 2 to view nut*ge Jerry do Monte Anápolis Abril – 2012 O autor OLIVIO KOLIVER é Bacharel em Ciências Contábeis e Controladoria e a figura do controller, notadamente no âmbito interno, como também no quadrante externo, passando a integrar o vocabulário corrente das pessoas ligadas à gestão de empreendimentos.

O livro faz uma reflexão quanto ao ramo do conhecimento sobre o qual está apoiada a Controladoria: Teoria Administrativa ou Teoria da Contabilidade? Conhecimento científico ou não? A semântica do termo percorre vários autores buscando resposta inclusive em nossos dicionários e se expande até o conceito dos nossos vizinhos do Mercosul.

Em função da existência de concepções variadas e antagônicas sobre os sistemas de informação nas entidades e sobre a natureza da controladoria e das atividades dos controllers, o autor analisa os conteúdos propostos em cursos de pós- graduação, lato e stricto sensu, consulta a conceituação de contabilidade na legislação oriunda do sistema cfc/crcs e examina as prerrogativas profissionais da contabilidade para delimitar o campo de plicação da controladoria e estabelece-lo dentro de um ramo do conhecimento científico.

A obra faz um estudo sobre a Controladoria e sua relação com a Contabllidade buscando em sua conclusão chamar a atenção da Classe Contábil para a necessidade de uma postura firme e permanente em relação ao surgimento de outros ramos de conhecimento ou profissões que, apesar de serem nitidamente contábeis, inaceitam a Contabilidade como ciência social na forma estabelecida pelo CFC, como neste caso, a Controladoria, para que se garanta a perpetuação da profissão contábil ao longo dos anos.

Caso cbc

0

O planejamento da organização nota-se desde o começo com a sociedade de duas pessoas com conhecimentos distintos, uma do setor

Read More

Segurança da informação

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – uca UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – uca Virtual DIRETORIA DE GRADUAÇAO A DISTANCIA PROJETO PEDAGOGICO

Read More